Você sabe o que é um ábaco e as maravilhas que esta ferramenta faz no processo de aprendizagem? Pois hoje é dia do ReviewBox falar sobre este instrumento de cálculo milenar que continua em alta dentro e fora das salas de aula.

Considerado a primeira calculadora do mundo, o ábaco facilita o aprendizado de crianças e estimula a capacidade lógica e cognitiva de jovens e adultos.

Neste artigo, vamos mostrar a importância de se ter um ábaco, como utilizá-lo e como escolher o melhor modelo entre os existentes no mercado. Vem com a gente!

Primeiro, o mais importante

  • O ábaco é uma calculadora manual milenar comprovadamente eficaz para o aprendizado do sistema numérico decimal e de operações matemáticas.
  • Estudos acadêmicos já comprovaram que o ábaco pode ser mais rápido do que as modernas calculadoras.
  • Neste artigo, vamos lhe mostrar como e por que usar um ábaco desde a infância até a idade adulta e como escolher o melhor ábaco para você.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores ábacos do mercado

Seja para uso doméstico, ou porque a escola solicitou, o ábaco é um instrumento muito eficaz para ambos ambientes. Pensando nisso, reunimos nesse ranking os melhores modelos para facilitar sua busca e escolha.

1º – Ábaco Pais e Filhos

O ábaco Pai e Filhos, também conhecido como contador, é o mais recomendado para crianças em fase de aprendizagem. Com 10 hastes horizontais, este ábaco é feito de plástico e possui 100 contas.

Como é um ábaco fechado, as representações e operações numéricas são feitas ao se deslizar as bolas para a esquerda e para a direita.

2º – Ábaco E.V.A Shrink

O E.V.A shrink, apesar de menor e de possuir apenas 5 hastes verticais (correspondente a cinco casas decimais), é feito de madeira, o que confere a ele uma maior durabilidade.

Além disso, é um ábaco aberto o que permite retirar e colocar as contas coloridas facilitando, assim, a realização de operações matemáticas como a subtração.

3º – Ábaco Carimbras

O ábaco Carimbas é feito de madeira e, portanto, é mais resistente. Fechado, este ábaco possui 10 hastes horizontais com 100 contas, que devem ser movidas de um lado para o outro.

Além de representar os números e realizar as quatro operações matemáticas, também permite trabalhar noções de classe e ordem numéricas.

4º – Ábaco de plástico Soroban

O Soroban é um ábaco japonês que entra na categoria voltada a jovens e adultos. O diferencial dele é o sistema japonês que divide o instrumento e as hastes ao meio, com uma conta acima e quatro contas abaixo.

Feito de plástico, este ábaco possui 13 hastes verticais, permitindo a representação de números maiores e de operações matemáticas mais complexas.

5º – Ábaco de madeira Soroban

O Soroban de madeira é o mais tradicional no Japão e no mundo por ser o mais resistente e durável.

Com 13 hastes verticais, este ábaco é indicado para operações matemáticas simples e complexas como adição, subtração, divisão, multiplicação e raiz quadrada.

Guia de Compra

Pode ser que você não lembre mais como se usa um ábaco, mas essa ferramenta é muito importante no desenvolvimento infantil. Um antigo instrumento de cálculo que não caiu em desuso.

Quer aprender mais sobre os benefícios dessa ferramenta milenar? Siga lendo que traremos todas as informações essenciais para que você saiba escolher o seu.

Mãe e filha usando ábaco em uma sala de brinquedos.

O ábaco é um instrumento de cálculo milenar importante para o desenvolvimento da criança na fase escolar. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

O que é um ábaco e para que serve?

O ábaco é considerado o primeiro instrumento de cálculo criado e utilizado pelo homem. Sua origem não é totalmente conhecida, mas acredita-se que tenha surgido em algum lugar da China, Egito, Índia ou Mesopotâmia há mais de 5.500 anos.

Apesar de tão antigo – e mesmo com o surgimento das calculadoras eletrônicas – ainda é uma ferramenta muito usada no mundo todo, inclusive no Brasil.

Criado para a representação dos números e a realização de operações matemáticas simples e complexas, hoje o ábaco é usado principalmente como ferramenta pedagógica.

Ábaco de madeira colorido.

O ábaco, embora milenar, ainda é um instrumento usado nas escolas. (Fonte: terimakasih0 / Pixabay)

Ele é formado por uma moldura com hastes e contas. Cada haste corresponde a uma posição decimal (unidades, dezenas, centenas, etc.). E em cada haste estão as contas, que são movimentadas para representar os números e as operações matemáticas.

Para que você possa entender, de forma simplificada, lhe daremos um exemplo: para representar o número 5 em um ábaco com hastes verticais, você deve colocar cinco contas na haste das unidades.

Já para representar o número 15, acrescenta-se uma conta na haste à esquerda, que representa as dezenas.

Este é um processo fundamental, adotado em muitas escolas, para ajudar crianças em fase de aprendizagem a entenderem o nosso sistema numérico decimal. Confira como utilizar o ábaco nesse vídeo do canal Uma pedagoga:

Atualmente, existem ábacos que vão desde o modelo simples, conhecido como contador, ao mais complexo como o Soroban japonês, o chinês e o russo. Vamos aprofundar este assunto no tópico Critérios de Compra.

Quais as vantagens e desvantagens do ábaco?

Como dito acima, apesar de milenar e de hoje existirem calculadoras ultramodernas, o ábaco é uma ferramenta poderosa na educação infantil.

Com ele, a criança compreende de forma mais rápida e efetiva o sistema numérico de base 10 e as operações básicas, como somar e subtrair. Mas suas vantagens não param na primeira infância.

O ábaco também é muito utilizado por jovens e adultos porque estimula o raciocínio lógico, a concentração e atua como um reforço da memória, enquanto o praticante faz as contas de cabeça.

De acordo com estudos acadêmicos, os estudantes chineses conseguem fazer contas complexas de forma mais rápida com um ábaco do que um ocidental utilizando uma moderna calculadora.

Em níveis mais elevados, também é possível utilizar o ábaco para contas complexas como multiplicação, divisão e resolução de problemas com frações e raízes quadradas.

Em algumas regiões da Ásia, por exemplo, até hoje comerciantes preferem utilizar o ábaco às máquinas de calcular. Existem até competições mundo afora que já comprovaram que o cálculo feito com o ábaco pode ser mais rápido do que o feito em calculadoras.

Além de todas essas vantagens, o ábaco também é um importante instrumento de ensino para os deficientes visuais.

Alunos chineses conseguem fazer contas complexas de forma mais rápida com um ábaco do que um ocidental utilizando uma moderna calculadora.

Por outro lado, existem pequenas desvantagens no uso do instrumento. O ábaco exige treino e prática. Mas, hoje, com a tecnologia, é possível aprender fácil e rapidamente a usar o ábaco até mesmo em vídeos no Youtube.

Outra desvantagem é que, com o ábaco, se você errar uma conta é preciso recomeçar do zero. Ainda assim, como você verá na tabela de vantagens e desvantagens abaixo, os benefícios do uso do ábaco são maiores.

Vantagens
  • Facilita o aprendizado do sistema numérico
  • Facilita o aprendizado de operações matemáticas
  • Estimula o raciocínio lógico, a memória e a concentração
Desvantagens
  • É preciso prática e treino para dominar a ferramenta
  • Em caso de erro é preciso recomeçar o cálculo
  • Não registra as operações

Quanto custa?

O ábaco é um produto que varia bastante de preço. Essa variação ocorre em função do material de fabricação, do tamanho e do número de hastes e peças que cada um possui. Por isso, os preços do ábaco variam entre R$ 10 e R$ 300.

Para o aprendizado inicial e de crianças não é preciso investir em um instrumento muito caro. Os ábacos mais caros são mais indicados para jovens, adultos e profissionais porque tem maior durabilidade.

Ábaco horizontal de madeira com contas pretas e brancas.

Existem vários modelos de ábaco. O preço varia de acordo com o material de fabricação e o tamanho. (Fonte: fotoblend / Pixabay)

Onde comprar?

É muito comum encontrar ábacos em grandes redes de papelarias, livrarias, lojas de departamento e hipermercados como Kalunga, Livraria Cultura, Lojas Americanas e Extra.

Porém, a maior variedade de modelos e preços você encontra nas lojas de vendas online como a Amazon e o Mercado Livre. Além, é claro, da comodidade em poder escolher a melhor opção para você sem sair de casa.

Critérios de compra: Fatores a considerar antes de comprar o seu ábaco

Antes de escolher qual ábaco comprar, seja para você, seus filhos ou alunos, é importante entender o que diferencia um modelo do outro. Para ajudar na sua decisão compra listamos abaixo os fatores mais importantes a considerar:

  • Ábaco Escolar e Ábaco Soroban
  • Material de fabricação
  • Número de hastes
  • Horizontal ou Vertical

Abaixo, vamos detalhar cada um desses fatores para que você possa tomar a melhor decisão.

Ábaco Escolar e Ábaco Soroban

Existem vários tipos de ábacos, mas os principais e mais utilizados atualmente são os ábacos escolares e os ábacos japoneses. A diferença entre os dois é sutil e muito mais estrutural, já que ambos realizam as mesmas funções.

O ábaco escolar é um material pedagógico ideal para trabalhar com as crianças o valor posicional dos números. Este tipo de ábaco pode ser tanto vertical quanto horizontal, fechado ou aberto, como você verá nos tópicos abaixo.

Já o ábaco japonês, conhecido como Soroban, possui apenas hastes verticais que, assim, como no ábaco escolar, representam unidades, dezenas, centenas e etc.

A diferença é que no Soroban existe uma barra divisória horizontal. Acima dela você encontra uma conta, correspondente ao número 5. E, abaixo, estão quatro contas cada uma valendo 1.

De forma simplificada, quando movemos uma conta da parte inferior até encostar-se à barra divisória temos representado o número 1. Movendo mais uma conta, temos o número 2 e assim por diante.

Já para representarmos o número 5, basta mover uma conta da parte superior para baixo até encostar na barra. A partir daí é possível realizar operações matemáticas complexas com prática e treino, como você pode ver no vídeo abaixo.

Material de fabricação

É importante saber de antemão de que material é feito o ábaco já que isso irá influenciar na durabilidade da sua ferramenta.

O ábaco tradicional, e também o mais durável e mais caro, tem sua moldura e hastes feitos de madeira. Existem opções tanto para crianças como para profissionais.

Por outro lado, você também encontra no mercado os ábacos de plástico. Apesar de serem mais frágeis, é possível mantê-los por bastante tempo tomando certos cuidados.

Número de hastes

O número de hastes é um dos fatores mais importantes a se considerar antes de decidir qual ábaco comprar. Isso porque, cada haste representa uma casa numérica: unidade, dezena, centena e assim por dia.

Assim, quanto maior o número de hastes, maior a capacidade de cálculo do ábaco e mais complexas serão as operações matemáticas.

Hastes de madeira do ábaco com contas coloridas e crianças ao fundo.

Quanto maior o número de hastes do ábaco, maior será o número a ser calculado. (Fonte: Skitterphoto / Pixabay)

Por exemplo, em um ábaco de apenas quatro hastes o maior número que pode ser representado será o 9.999. Já em um ábaco com sete hastes, é possível representar até o número 9.999.999.

Para crianças em fase de aprendizagem o recomendado é começar com ábacos de quatro a cinco hastes, podendo chegar até o de 10 hastes. Já para jovens e adultos, o número de hastes pode variar de 13 a 27. O Soroban japonês, por exemplo, possui 23 hastes.

Horizontal ou vertical

Existem dois tipos de ábacos, considerando o posicionamento de suas hastes: os verticais e os horizontais.

Os ábacos com hastes horizontais são sempre fechados. Neste caso, você deve mover as contas da direita para a esquerda dependendo da operação que deseja realizar.

Já os ábacos com hastes verticais podem ser tanto abertos, nos quais você coloca e retira as contas; quanto fechados, nos quais as contas são arrastadas para cima ou para baixo.

O soroban japonês, como dito anteriormente, sempre será fechado com hastes verticais. O ábaco vertical tem uma grande vantagem com relação ao ábaco horizontal, principalmente para crianças que estão em fase de aprendizado.

É que este tipo de ábaco possibilita a movimentação das peças de forma que possam ser colocadas e retiradas. Nas atividades de subtração, por exemplo, esse tipo de ábaco facilita o processo já que o usuário precisa retirar e reagrupar peças em diferentes posições.

(Fonte da imagem destacada: Pexels / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
24 Voto(s), Média: 4,17 de 5
Loading...