Três modelos de abafador de ruídos pendurados lado a lado.
Ultima atualização: 15 de setembro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

64Comentários coletados

Bem vindo ao ReviewBox Brasil. Nas próximas linhas, você vai ficar por dentro de quais são os melhores modelos de abafador de ruídos disponíveis nas lojas. Vamos explicar quais são as diferenças entre os principais produtos e o que você não pode deixar de prestar atenção.

A perda auditiva é uma doença ocupacional que pode afetar muitos trabalhadores. Ela é provocada quando a pessoa é exposta a um excesso de ruídos no ambiente de trabalho. Segundo pesquisas recentes, a cada dez profissionais que trabalham em indústrias, pelo menos cinco sofrem desse problema.

Pois é. E para evitar que algo assim aconteça, um abafador de ruídos pode ser bastante útil. E há vários outros momentos em que ele pode ser utilizado, até mesmo em casa. Mas você sabia que nem todos os abafadores são iguais uns aos outros? Continue lendo para conhecer todas as vantagens desse produto.




Primeiro, o mais importante

  • Abafadores de ruído são equipamentos de proteção para trabalhadores que atuam em ambientes com muito barulho.
  • Apesar da principal função seja ser um objeto de trabalho, os abafadores de ruído podem ser utilizados em situações domésticas.
  • O valor de atenuação de ruídos é um dos pontos que mais merecem atenção por parte do consumidor.

Você também pode gostar:

Melhores abafadores de ruído: Nossas recomendações

Vamos apresentar agora os melhores modelos de abafador de ruídos. Todas as principais características do produto foram levadas em conta para chegar nesse ranking.

Entre os pontos que devem ser notados estão o nível de atenuação de ruídos, o conforto na hora do uso e o material de que ele é produzido.

Abafador de Ruídos Carbografite

A atenuação de ruídos deste equipamento é de 25 dB. As conchas ovais são feitas de material plástico resistente. O produto da Carbografite conta com bordas almofadadas em espuma de nylon.

Além de apresentar um design diferenciado, o arco é regulável e de fácil ajuste, Ele é fabricado em polipropileno e possui revestimento em espuma, o que traz mais conforto para quem o estiver utilizando.

Abafador De Ruídos Tipo Concha 1426 3m

O nível de redução de ruído deste produto chega a 19 dB. A haste do equipamento é lisa. Dessa forma, o abafador de ruídos não acumula sujeira.

Fora isso, outra característica importante do equipamento da 3M é que tanto as conchas como as hastes são laváveis. Assim, a vida útil do produto é maior.

Abafador de Ruídos Tipo Concha Vonder

Este abafador de ruídos da marca Vonder tem um nível de atenuação de sons que chega a 9 dB.

O produto possui almofadas de espuma de poliuretano revestidas com lâminas em PVC, o que garante que o produto alcance seus objetivos. Além disso, conta com haste regulável em plástico ABS.

Abafador de Ruidos Brasfort

O abafador de ruídos da fabricante Brasfort tem um arco com regulagem de tamanho, o que propicia mais conforto para quem estiver o utilizando. Além disso, ele é leve, pois pesa apenas 110 gramas.

Guia de Compra

Você sabia que barulho em excesso pode fazer mal? As pessoas que se expõem a altos níveis de ruídos podem até mesmo perder a audição. Isso é muito comum para aqueles profissionais que atuam em obras, fábricas e outros locais com muitos maquinários.

Nesses casos, o abafador de ruídos é essencial. Mas também é possível utilizá-lo em outros momentos. Neste guia de compra, vamos falar o que você tem que levar em consideração na hora de escolher qual modelo vai comprar.

Homem de costas usando abafador de ruído amarelo.

Um abafador de ruído serve para preservar a saúde auditiva. (Fonte: Weera Prongsiri / 123RF)

O que é um abafador de ruídos e quais são suas vantagens?

O abafador de ruídos é um protetor de ouvido constituído por duas conchas de plástico interligadas por um arco. Por conta disso, também é conhecido como protetor tipo concha.

Essas cavidades têm sua parte interna revestida com almofadas de espuma. Tem como função proteger o sistema auditivo, por meio da redução da exposição aos níveis perigosos de sons indesejados.

Na aparência, esse produto lembra muito um fone de ouvido. A sua função, no entanto, é justamente a contrária de um headset. O objetivo, nesse caso, é bloquear a intensidade dos sons externos.

Um abafador de ruído é fundamental para quem está exposto a muito barulho durante o trabalho.

Quais trabalhos precisam do abafador de ruídos como EPI?

Não é difícil encontrar lugares barulhentos por aí. Mas alguns ambientes de trabalho extrapolam e muito o que é considerado aceitável. Diversas atividades são realizadas em locais em que há excesso de ruídos.

É o caso, por exemplo, de fábricas e indústrias da construção civil, automobilística e metalúrgica. Em todos esses locais, os níveis de decibéis estão bem acima do que é saudável e recomendado.

Diante disso, o abafador de ruídos é considerado um EPI, ou seja, Equipamento de Proteção Individual. Esses produtos têm como finalidade proteger seus usuários de riscos existentes a sua saúde.

Algumas normas regulamentadoras, que tem força de lei, determinam que as empresas forneçam esse tipo de equipamento a seus funcionários. Estes, por sua vez, são obrigados a utilizá-los.

A longa exposição a uma grande quantidade de ruído pode contribuir para que o trabalhador perca a concentração. Isso pode provocar um grave acidente. Fora isso, outros problemas de saúde podem ocorrer como dores de cabeça, náuseas e perda da memória.

Em casos mais graves, o trabalho que não utiliza um abafador de ruído pode até mesmo perder a audição de forma irreversível.

Imagem mostra abafador de ruído, capacete e outros EPI sobre mesa.

O abafador de ruído é um dos EPI mais utilizados. (Fonte: Igor Sokolov / 123RF)

Qual a utilidade de um abafador de ruídos fora do trabalho?

Aposto que você já passou pela seguinte situação: tirou um dia inteiro para estudar e acabou não conseguindo porque algum vizinho não parava de fazer barulho.

É um problema comum, que afeta muitas pessoas que acabam não conseguindo se concentrar.

Para resolver isso, o abafador de ruído tem sido muito procurado por concurseiros e estudantes em geral. Essa é uma forma simples de se livrar dos barulhos produzidos por animais de estimação, trânsito, obras, família ou vizinhos.

Mulher com expressão de dor e mãos nos ouvidos.

Nem só como EPI serve um abafador de ruídos. (fonte: studio Grand Web / 123RF)

Abafador de ruídos ou protetor auricular: Qual escolher?

Na hora da compra, muitas pessoas podem ficar na dúvida entre um abafador de ruídos e um protetor auricular do tipo plug, que é mais tradicional.

Ambos os produtos podem ser utilizados tanto por quem trabalha em ambientes com muito barulho, como por quem quer isolar sons externos durante o estudo, por exemplo. Mas há diferenças entre esses dois tipos.

O conforto é uma das principais vantagens dos abafadores de ruído. O modelo pode ser ajustado tanto na parte de cima quanto nas laterais, para que haja um melhor encaixe na cabeça.

Já o modelo do tipo plug é mais fácil de manusear e transportar, por conta do tamanho. Em geral, também tem um custo menor na comparação com o modelo de concha.

Dessa forma, antes de definir sua compra, avalie qual é o modelo que vai atender suas expectativas. Veja na tabela a comparação entre esses dois tipos:

Abafador de ruído Protetor auricular
Tamanho Grande Pequeno
Transporte Mais difícil Fácil de carregar em bolsos
Onde pode ser guardado Não pode ser guardado em caixas de ferramentas. Apenas em lugares apropriados Pode ser guardado em qualquer lugar.

Quanto custa?

Abafadores de ruído custam entre R$ 15 e R$ 70. Um dos pontos que certamente vão influenciar no preço é o nível de atenuação de ruído. Outro fator determinante é a qualidade do material de que ele é produzido.

foco

Você sabia que com o passar dos anos, todos os seres humanos perdem parte da capacidade auditiva?

Quanto mais velha uma pessoa é, pior ela vai escutar frequências mais altas. A exposição prolongada a ruídos fortes pode acelerar esse processo. Para que consigamos ouvir algo, as ondas sonoras passam pelo conduto auditivo e produzem vibrações no tímpano.

Na sequência, estímulos nervosos fazem a informação chegar ao cérebro. O barulho excessivo faz com que esse processo seja prejudicado.

Onde comprar?

Abafadores de ruído podem ser comprados em lojas especializadas em segurança do trabalho e casas de material de construção.

Pela internet, você encontra esse tipo de produto nas principais lojas virtuais, como a Amazon, o Submarino e as Lojas Americanas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de abafador de ruídos

Quando você for escolher um abafador de ruído, leve os seguintes pontos em consideração antes de decidir por um modelo ou outro:

  • Nível de atenuação
  • Tamanho
  • Qualidade do material
  • Ajustes

Vamos falar detalhadamente sobre cada um desses itens na sequência, para que você possa fazer a melhor escolha ao comprar o seu abafador.

Nível de atenuação

Essa é a característica mais importante para avaliar antes da compra. O nível de atenuação é a capacidade que o equipamento tem de eliminar o ruído.

Dessa forma, quanto maior esse nível, maior será o barulho que ele poderá bloquear. Esse valor é indicado em decibéis. Para quem vai comprar para trabalhar com máquinas pesadas, o ideal é sempre optar pela máxima atenuação possível.

Em ambientes de trabalho, o nível máximo de barulho permitido por lei é o seguinte:

  • 80 decibéis. O trabalhador pode ficar exposto até 8 horas;
  • 85 decibéis. O trabalhador pode ficar exposto até 4 horas;
  • 90 decibéis. O trabalhador pode ficar exposto até 2 horas.

Qualquer valor acima desses limites vai exigir a utilização de recursos que atenuem o som, e um deles é o abafador de ruídos.

Tamanho

O abafador de ruído pode ser utilizado por diversas pessoas. Verifique, no entanto, se o tamanho dele é o mais indicado para você.

Como se trata de um produto que você vai usar durante muitas horas, o ideal é que ele seja confortável. Dessa forma, veja se o tamanho é adequado.

Homem trabalhando com maquinário pesado.

Antes da compra, verifique qual é o nível de atenuação de ruídos. Ambiente com máquinas exigem um valor maior. (Fonte: stux / Pixabay)

Qualidade do material

Como já dissemos, o abafador de ruído do tipo concha tem sua parte interna revestida com almofadas de espuma. É esse material que vai fazer com que o som seja bloqueado.

Antes da compra, verifique se a fabricante é confiável e se a qualidade do material é boa. Dessa forma, sua audição estará sendo bem cuidada.

Ajustes

Para garantir o maior conforto possível na hora do uso, o ideal é que o equipamento possa ser ajustado. Alguns modelos de abafador de ruído podem ser ajustados tanto no arco superior como as próprias conchas.

(Fonte da imagem destacada: Mimzy / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.