Imagem de um abajur de parede.
Ultima atualização: 14 de julho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

57Comentários coletados

Um elemento que faz toda a diferença na decoração e ambientação da casa é a iluminação. A fonte de iluminação correta proporciona conforto e aconchego e deve ser escolhida de acordo com o ambiente. Para os quartos, sala de estar e escritório, recomendamos utilizar um abajur de parede.

O abajur de parede deve ser utilizado como fonte de luz adicional, pois proporciona iluminação suave, perfeita para desfrutar de momentos de descanso e relaxamento. E não se esqueça que o abajur compõe a decoração. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • No quarto, o abajur de parede deve ser colocado ao lado da cabeceira da cama para proporcionar iluminação difusa durante momentos de descanso e lazer.
  • Independente do cômodo, o abajur de parede vai além do propósito de iluminar o ambiente. Devido aos diferentes formatos, tamanhos, materiais e cores, este é um objeto decorativo.
  • Ao escolher onde posicionar o abajur de parede no cômodo, não esqueça de procurar um ponto com saída para fiação elétrica.

Você também pode gostar:

Os melhores abajures de parede: Nossas escolhas

Um abajur de parede pode repaginar o quarto, sala de estar ou escritório, pois serve como fonte de iluminação e objeto de decoração. Para inspirá-lo no momento da compra, preparamos uma lista com os melhore modelos a venda.

O abajur de parede mais moderno

Para ambientes com decoração moderna, recomendamos a compra deste abajur de parede da Quality. Esse modelo possui cúpula de vidro cinza com acabamento fosco e estrutura em metal no tom ouro rose. Acomoda lâmpada com 40W de potência.

O melhor abajur de parede para quarto infantil

Para quarto infantil, recomendamos o abajur de parede da Potinho de Mel. Além do design delicado, com estampa e enfeites personalizados feitos a mão, a iluminação promovida pela luminária é ideal para os olhos delicados do pequeno.

O abajur de parede mais versátil

Este abajur de parede é ideal para quem procura um modelo tradicional que combine com diferentes estilos de decoração. O abajur possui estrutura em metal cromado, cúpula em tecido, articulação na haste e função liga e desliga na base.

O melhor abajur de parede para quarto feminino

Para quarto com decoração romântica, sugerimos a compra deste abajur de parede da Quality. Este modelo possui cúpula em vidro fosco leitoso e estrutura em ouro rose. Um diferencial deste modelo é a articulação que permite direcionar a iluminação para o ponto desejado.

Guia de Compra

Ninguém gosta de acordar de madrugada e sair tateando os móveis no escuro até alcançar o interruptor, não é mesmo? Ou precisar deixar a luz principal acessa enquanto atualiza a leitura antes de dormir

São por esses e outros motivos que um abajur de parede é perfeito para quem busca praticidade e conforto no quarto, sala de estar ou escritório. Saiba mais sobre o objeto neste Guia de Compra!

Imagem de uma mulher se espreguiçando.

Com a iluminação adequada, você dormirá melhor. (Fonte: Bruce Mars/ Unsplash.com)

Por que devo comprar um abajur de parede?

O abajur é uma peça utilizada na iluminação residencial. É colocada no quarto, sala de estar e escritório, como fonte de iluminação indireta, estrategicamente posicionada para proporcionar sensações de conforto, aconchego e relaxamento.

O estilo de iluminação proporcionado pelo abajur é baseado em ponto focal de iluminação que promove um jogo de sombras nas paredes e é perfeito para leituras, bate-papos ou seções de cinema em casa.

Além de iluminar, o abajur é um objeto de decoração.

Além de iluminar, o abajur atua como um objeto de decoração e adiciona muito mais estilo ao cômodo. Tanto que você encontra três modelos de abajur: Abajur de parede, mesa e piso.

Como também funciona como um objeto de decoração, é importante encontrar um modelo com dimensões proporcionais aos móveis, demais objetos de decoração e cômodo como um todo.

Imagem de um quarto.

O abajur de parede deve funcionar como fonte de iluminação complementar. (Fonte: Francesca Tosolini/ Unsplash.com)

Em quais cômodos posso utilizar um abajur de parede?

Ao decidir colocar um objeto de iluminação em um cômodo da residência, você deve levar em consideração a necessidade de luz no ambiente como um todo e nos pontos específicos.

A sala de estar é o primeiro ambiente que deve receber um projeto de iluminação. Você deve escolher uma fonte de iluminação direta e indireta. Para a iluminação direta, utilize um plafon ou um lustre.

Para a iluminação indireta, você pode utilizar uma luminária ou um abajur de parede, piso ou bancada – o abajur de parede é o mais versátil. A cor da lâmpada pode ser branca ou amarelada, dependendo do clima desejado ao ambiente. As mesmas recomendações se aplicam ao quarto.

Imagem de um dormitório.

O abajur de parede substitui o abajur de bancada. (Fonte: Divulgação/ Amazon.com)

Quando utilizado no escritório, o abajur de parede deve utilizar lâmpada de luz branca, pois o tom amarelado remete aos momentos de descanso e isso pode causar sono e atrapalhar o rendimento nos estudos ou trabalho.

Se você também utilizar esse ambiente para leitura e entretenimento, aposte no abajur de parede com fonte de iluminação indireta, que pode ser direcionada a estantes, prateleiras ou objetos que mereçam destaque.

Quais as diferenças entre abajur de parede, bancada e piso?

O abajur de mesa deve ser colocado em mesas de cabeceira e utilizado para proporcionar iluminação suave no quarto. Embora menos comum, também pode ser utilizado na sala de estar, fornecendo uma iluminação tênue que impede a escuridão completa a cômodo.

Outra opção é o abajur de piso. Atendendo aos mesmos propósitos dos demais modelos, deve ser colocado na sala de estar ou escritório próximo a poltronas de leitura. Com proporção robustas, recebe destaque na decoração do ambiente.

Para um cômodo pequeno, considere um abajur de mesa. Para ambientes pequenos ou médios, opte pelo abajur de parede. Já para um cômodo espaçoso, o abajur de piso é a melhor alternativa.

Imagem de um quarto.

Uma opção bastante parecida é o abajur de mesa. (Fonte: Jean Van Der Meulen/ Pexels.com)

Qual a importância da lâmpada utilizada no abajur de parede?

Antes de mais nada, um abajur de parede é um objeto de iluminação, por isso é fundamental analisar o tipo e tonalidade da lâmpada. Existem diferentes opções que variam no tamanho, formato, material, potência e tom.

Para acertar na escolha, considere o cômodo em que você instalará o abajur de parede. Por exemplo, em um escritório você estuda ou trabalha, ambas tarefas exigem concentração e pedem iluminação neutra.

Já a sala de estar e quarto você utiliza para descansar, portanto, deve criar um ambiente aconchegante e relaxante e escolher lâmpadas com tons amarelados – apenas tome cuidado para não deixar o ambiente escuro.

Imagem de uma lâmpada.

O tipo e coloração da lâmpada influenciam no efeito. (Fonte: Jack Carter/ Unsplash.com)

Já as lâmpadas com tonalidades puxadas para o branco criam sensação de amplitude e espaçamento que pode gerar certo desconforto visual – lembre-se que o branco é uma cor que reflete muita luz. Nesse caso, equilibre a decoração com elementos decorativos em tons vibrantes ou neutros.

Outra opção são as lâmpadas coloridas. As cores alteram completamente a impressão que você tem do ambiente, portanto, é preciso tomar cuidado para não escolher uma tonalidade exagerada.

E esqueça a ideia de que a tonalidade da lâmpada está relacionada com o consumo energético, pois isso é um equívoco. Você pode escolher entre um modelo halógeno, fluorescente ou LED. Para o quarto ou sala prefira as duas primeiras opções e para o escritório escolha uma lâmpada e LED.

Lembre-se que ao escolher as lâmpadas erradas, um abajur de parede pode desvalorizar ou mesmo prejudicar a execução de tarefas que seriam desempenhadas no cômodo.

Juliana Sodré SampaioArquiteta

"O abajur combina mais com a luz emitida pelas lâmpadas incandescentes, por conta da cor dourada, da intensidade da luminosidade e da qualidade da luz, que tem menor chance de ofuscar a vista."

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de abajur de parede

A variedade de modelos de abajures é enorme, e considerando essa variedade, você pode encontrar o abajur de parede perfeito para iluminar e decorar qualquer ambiente de sua residência.

No entanto, lembre-se que o abajur de parede é um objeto funcional e não apenas decorativo. Ou seja, é necessário avaliar algumas características que mudam de um modelo para o outro:

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo desta seção. Para receber mais dicas de decoração, continue acompanhando o ReviewBox Brasil.

Tamanho

Uma das características que devem ser analisadas ao comprar um abajur de parede é o tamanho deste objeto de iluminação. Sempre considere a proporção do objeto e do cômodo em questão.

Embora um abajur de parede grande ajude a difundir melhor a luz pelo ambiente, o objeto pode incomodar quem está sentado ou deitado na cama, pois o foco da iluminação pode atingir os olhos.

Já o abajur de parede pequeno ou médio, promove um foco de iluminação pontual e apenas serve de apoio à iluminação central.

Imagem de um abajur de parede.

Um abajur de parede deve ser proporcional ao cômodo. (Fonte: Kam Idris/ Unsplash.com)

Material

Outra característica que merece sua atenção é o material do abajur. Conheça as características dos principais modelos abaixo:

Abajur de vidro confere sofisticação e delicadeza ao ambiente. Combina com os estilos de decoração minimalista, clássico e romântico. Além disso, o vidro lembra bastante o cristal e combina com plantas ornamentais.

O abajur de madeira é uma opção versátil, pois pode ser utilizado junto a outros móveis e objetos de decoração também de madeira para um estilo de decoração rústica ou em contraste com móveis e objetos de decoração sofisticados.

Outra opção é o abajur de cerâmica. Existem opções em diferentes tonalidades que se adaptam a diferentes estilos de decoração. É ideal para a sala de estar.

Cúpula

Um abajur é divido em duas peças: Base e cúpula. A base serve de suporte para a cúpula e exerce função decorativa, enquanto a cúpula está relacionada à propagação da iluminação.

Um abajur deve ter cúpula clara.

Para que desempenhe bem a função de iluminar o ambiente, um abajur de parede deve ter a cúpula clara, não importa o material – pode ser linho, algodão, palha, vime, metal ou plástico.

Outra opção é o abajur de parede com cúpula translúcida, que permitirá que a iluminação se difunda por todo o ambiente. Por fim, um abajur com cúpula escura assume função meramente decorativa.

Lâmpadas Led de vários formatos.

6 de agosto de 2020

Design do abajur

Em relação ao design do abajur de parede, você deve analisar dois critérios: Estilo da peça e paleta de cores. A paleta de cores é importante para manter a harmonia da decoração do ambiente, seja no quarto, sala ou escritório.

Já o estilo da peça deve ser bastante compatível com o estilo de decoração do cômodo. Os modelos tradicionais são ideais para quem possui estilo de decoração clássico, pois adicionam elegância, requinte e imponência ao ambiente.

Os modelos minimalistas são perfeitos para quem prioriza a funcionalidade, praticidade e simplicidade. As opções de abajur de parede com design vintage deixam o cômodo divertido e despojado.

Por fim, os modelos de abajur de parede em estilo moderno são ideais para quem valoriza a decoração contemporânea. Esses modelos se adaptam a diferentes estilos de decoração.

Articulação do abajur

Um abajur de parede pode ser articulado, ou seja, possibilitar algum tipo de movimento. Essa característica adiciona funcionalidade ao abajur de parede, pois permite que você altere o direcionamento da luz para o ponto desejado – pode ser a escrivaninha, penteadeira, espelho, entre outras opções.

Se você costuma ler enquanto está na cama, considere comprar um abajur de parede com articulação, desse modo, você desfrutará de iluminação focalizada, podendo direcionar a claridade para o livro sem prejudicar a pessoa que está deitada ao seu lado.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Amazon.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.