Cama, criado mudo, abajur e armário.
Ultima atualização: 27 de julho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

50Comentários coletados

Você procura por um abajur para quarto, mas não sabe como escolher o melhor? Pois, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, nós vamos tratar desse objeto cujo papel vai muito além do decorativo.

Importante para proporcionar uma iluminação adequada ao descanso, o abajur no quarto de dormir também ajuda na leitura e no trabalho. A seguir, vamos mostrar quais os melhores da categoria e o que você deve analisar para escolher o ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O abajur para quarto é um objeto decorativo e funcional, que pode tanto oferecer uma iluminação mais leve quanto mais intensa.
  • Existem diversos modelos de abajur para quarto, por isso, antes de comprar a peça é importante considerar o seu objetivo de uso e o local a ser instalado.
  • Para investir no melhor abajur vale considerar também o tamanho, a altura e o tipo da cúpula.

Você também pode gostar:

Melhores abajures para quarto: Nossas recomendações

O abajur para quarto mais clássico de todos

Com a cúpula em tecido voil, e medindo 36 cm de altura e 22 cm de diâmetro, esse abajur para quarto da Tech Led tem um estilo clássico. Além disso, o corpo desse abajur é feito de cristal, vidro e zinco, e a sua base tem um efeito platinado.

O melhor abajur rústico para quarto

Rústico e moderno ao mesmo tempo, o abajur para quarto da Carambola Luminárias possui uma cúpula arredondada feita de tecido, que é ideal para criar uma iluminação aconchegante. Com a base de ferro, esse abajur mede 49 cm de altura, sendo que a cúpula mede 20 cm.

O abajur ideal para quarto infantil

O abajur para quarto infantil da Carambola Luminárias tem a cúpula feita de metal, acetato e tecido na forma de um unicórnio. Com isso, esse modelo é perfeito para divertir os pequenos e criar uma iluminação relaxante na hora do dormir.

Guia de Compra

Com tanta variedade de modelos, cores e estampas é sempre um desafio escolher um abajur para o quarto. Por isso, criamos um Guia de Compra.

A partir daqui, você vai encontrar respostas para as principais dúvidas que podem surgir na hora de escolher o melhor abajur para quarto, seja de casal, de solteiro, de bebê ou infantil.

Mulher se espreguiçando na cama com abajur ao lado.

O abajur é um item essencial no quarto de dormir. (Fonte: Nenad Aksic/ 123rf.com)

Abajur para quarto: Por que você precisa de um?

O quarto de dormir é um dos principais ambientes da casa. Afinal é ali que relaxamos após um longo de dia de trabalho, estudo e atividades.

Por isso, é comum investir em uma decoração e iluminação aconchegantes. Nesse contexto, um dos objetos mais importantes é o abajur para quarto.

Muito mais do que um objeto decorativo, o abajur para quarto é funcional. Além de ajudar na iluminação do ambiente, geralmente criando uma luz amarelada e relaxante, o abajur de quarto ainda ajuda na hora de estudar e trabalhar.

Cama e a abajur sobre criado mundo.

O abajur decora e ajuda na iluminação do quarto. (Fonte: stevepb/ Pixabay.com)

Não raro, o abajur é seu aliado na hora de assistir TV, navegar na internet ou ler livros sem que seja preciso ligar a luz principal do quarto.

Além disso, são inúmeros os locais onde você pode colocar o abajur em um quarto, seja ao lado da cama, seja próximo a uma poltrona. Por esses e outros motivos, hoje em dia existem os mais variados tipos de abajur para o quarto de dormir.

foco

Você sabia que a palavra abajur vem do francês “abat-jour” e significa abaixar a luz?

Isso porque o abajur sempre teve como principal função conferir uma iluminação suave, difusa e relaxante.

Para que serve o abajur de quarto?

Como vimos, o abajur para quarto é multifuncional. O objeto serve tanto como peça decorativa, quanto acessório para auxiliar na leitura, por exemplo.

Assistir TV no quarto também pode se tornar mais agradável com uma iluminação menos direta. A seguir você confere as principais utilidades de um abajur no quarto de dormir e dicas de como usá-lo:

  • Leitura: O abajur para quarto é ideal para quem gosta de ler, mas se incomoda com a luz central do ambiente. Nesse caso, você poderá optar por abajures que são direcionáveis;
  • TV, telas e celulares: Para usar o abajur de quarto para assistir TV ou visualizar telas de notebooks ou de smartphones, a dica é posicionar a peça em uma altura que não gere sobras, de preferência ao seu lado ou atrás.
  • Relaxamento: Se o seu objetivo é ter um abajur no quarto para ajudar na hora do descanso, o ideal são os modelos cuja cúpula tenha tecido mais fino e a luz seja amarelada.

Existe um abajur para cada tipo de quarto?

Sim. Ainda que a escolha de um abajur para quarto seja bem pessoal, o fato é que existem peças que são mais indicadas dependendo do tipo de quarto, seja ele de casal, solteiro ou infantil.

De modo geral, os abajures para quarto de casal e de solteiro se diferenciam apenas por conta do estilo, material de fabricação, tamanho e cor.

Vale destacar que, se a ideia é comprar dois abajures para compor cada lado da cama, você pode abandonar aquela ideia de que os objetos devem formar um par. De acordo com decoradores, você pode e deve ousar e brincar com estilos e texturas diferentes.

Abajur no criado mudo, ao lado de cama de solteiro.

O abajur para quarto feminino deve seguir o estilo da dona. (Fonte: J4U/ Pixabay.com)

Já com relação ao abajur para quarto infantil e o abajur para quarto de bebês, as opções são mais específicas.

Você vai encontrar modelos com formatos lúdicos, de bichinhos e de personagens de desenhos e filmes infantis, que ajudam a compor a decoração do quarto do bebê.

Mas o fato é que, também nesse contexto, o abajur para quarto deve ir além do fator decorativo.

Em quartos infantis, o abajur é um ótimo aliado das crianças que têm medo de escuro e serve também para ajudar pais que precisam checar os filhos no meio da noite sem acordá-los.

Além disso, é importante ficar atento ao material de fabricação para evitar acidentes com as crianças. Por exemplo, sempre escolha peças pintadas com tinta atóxica.

Onde colocar o abajur no quarto?

Depois de definir o uso que será dado ao abajur, de acordo com o tipo de quarto, é hora de pensar onde a peça será colocada.

Também aqui vale considerar como você irá utilizar o abajur. Por exemplo, se a ideia é usar a peça para auxiliar na leitura, o abajur para quarto deve ficar próximo à cama, na mesinha de cabeceira, ou ao lado de uma poltrona.

Também é possível colocar o abajur para quarto sobre uma escrivaninha, seja para trabalhar, seja para estudar.

Porém, nada impede que você coloque o abajur de quarto em uma cômoda ou até mesmo em prateleiras. Alguns modelos podem até mesmo ser instalados na parede.

Confira a seguir algumas das opções mais populares de locais de instalação do abajur para quarto:

  • Mesa de cabeceira;
  • Prateleiras;
  • Cômoda;
  • Escrivaninha;
  • Parede.

Qual a melhor luz para o abajur de quarto?

A lâmpada usada no abajur do quarto de dormir é ainda mais importante do que o abajur em si. Isso porque dependendo da lâmpada os efeitos de iluminação serão diferentes.

Por exemplo, a luz amarela vai conferir um ar acolhedor e aconchegante ao ambiente. Já uma luz branca será mais indicada para os momentos de leitura ou o uso do computador.

No abajur para quarto infantil, ainda que a luz amarelada seja mais recomendada, é possível investir em luzes coloridas que favoreçam o sono da criança. Alguns exemplos são: Lâmpada azul clara, lilás e verde.

Abajur para quarto: Quais os prós e os contras?

Como vimos até aqui, as vantagens de se ter um abajur no quarto de dormir são grandes e vão muito além do efeito decorativo que o objeto confere ao ambiente.

O fato é que o abajur para quarto tem inúmeras funções. Ele pode, por exemplo, ser utilizado como luz indireta, criando uma atmosfera aconchegante e ajudando na hora do descaso.

Além disso, o abajur no quarto pode ser utilizado para assistir TV, acessar dispositivos com telas e ler. Tudo isso sem que seja preciso acionar a luz central do quarto.

Abajur na mesa, com notebook e janela ao fundo.

O abajur no quarto também serve para quem trabalha até tarde. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Hoje em dia também é possível encontrar diversos tipos de abajur, com tamanhos, modelos e estilos diferentes para agradar aos mais variados gostos e bolsos.

Por outro lado, assim como a maioria dos objetos elétricos, o abajur para quarto pode apresentar problemas técnicos e defeitos. Não raro é preciso enviar para conserto e trocar as lâmpadas.

Ainda assim, como você confere na tabela abaixo, as vantagens de ser ter um abajur no quarto são infinitamente maiores dos que os seus possíveis pontos negativos. Veja:

Vantagens
  • Peça decorativa
  • Ajuda no relaxamento e descanso
  • Serve para leitura
  • Variedade de modelos, tamanhos e estilos
  • Pode ser colocado em vários locais
Desvantagens
  • Pode apresentar defeitos e problemas técnicos
  • Lâmpada precisa ser trocada de tempos em tempos

Quanto custa um abajur para quarto e onde comprar?

Você vai encontrar modelos de abajures para quarto custando entre R$ 10 e R$ 5 mil. É claro que não é preciso investir na opção mais cara de todas. De modo geral, até os modelos mais baratos costumam cumprir a sua função.

Para escolher onde comprar o abajur para quarto as opções também são vastas. Lojas de departamento, como Casas Bahia e Lojas Americanas, e supermercados, como o Extra, estão cheios de opções.

Mas se você preferir comprar do conforto da sua casa, e ainda contar com preços promocionais, a melhor opção é adquirir o abajur pela internet, em lojas de credibilidade como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como comparar os abajures de quarto

Além de levar em conta o objetivo de uso e o tipo de quarto onde você colocará o abajur, é importante analisar outros aspectos. Listamos os principais para vocês:

A seguir, você vai entender melhor como avaliar cada um desses pontos.

Tamanho e altura

Um quesito importante a ser levado em conta na hora de comprar o abajur para quarto é o tamanho e a altura da peça. Esses fatores devem ser proporcionais à dimensão do seu quarto.

De modo geral, especialistas recomendam que quartos pequenos devam receber abajures menores e vice-versa.

Nesse aspecto, você vai encontrar abajures para quarto de tamanhos variados, desde os pequenos, passando pelos médios até os grandes.

Estilo

Outro critério importante a observar é o estilo do abajur. Ainda que não existam regras quanto a isso, a dica é optar por uma peça moderno para um quarto moderno; e um abajur clássico para um ambiente clássico.

O abajur desempenha um papel estético importante no quarto.

Afinal, mesmo quando não está sendo utilizado, o abajur desempenha um papel estético importante no quarto.

Mas se você gosta de investir em materiais, texturas e estilos diferentes para criar uma decoração única, vale arriscar também.

A dica é sempre tentar manter uma sintonia entre as peças, para não criar uma poluição visual.

Material de fabricação

Analise também o material de fabricação do abajur para quarto. Atualmente existem peças fabricadas com a base em madeira, cerâmica, vidro, metal, plástico, etc.

O material é importante para compor o estilo de decoração que você deseja, seja clássico, contemporâneo, rústico ou minimalista.

Cúpula

O tipo de cúpula do abajur para quarto é outro critério que merece a sua atenção. Você vai encontrar cúpulas arredondadas, quadradas, retangulares e feitas com os mais variados tecidos e cores.

(Fonte da imagem destacada: Fonte: Mary Whitney / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.