Imagem de par de absorventes ecológicos

Como escolhemos

Products

10Produtos analisados
Hours

25Horas investidas
Studies

6Estudos avaliados
Comments

62Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o site com as melhores análises de produtos da internet. Hoje vamos falar sobre o absorvente ecológico, seus benefícios e como incorporá-los à sua rotina.

Nós raramente paramos para considerar, mas como as mulheres menstruam por boa parte de sua vida, a quantidade de absorventes sendo utilizados e descartados é imensa. Veja como mudar isso com nosso artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Por ser um produto reutilizável e que ficar em contato com a região genital, é extremamente importante higienizar bem o absorvente ecológico.
  • Diferente dos modelos descartáveis, os absorventes ecológicos são mais saudáveis, pois não possuem produtos químicos nocivos à saúde.
  • Escolher o tamanho certo é essencial para evitar desconfortos e até mesmo vazamentos.

Você também pode gostar:

Os melhores absorventes ecológicos: Nossas recomendações

Com tantas opções disponíveis e muitas marcas investindo em absorventes reutilizáveis feitos a mão, encontrar o modelo ideal pode ser um verdadeiro desafio. Para ajudá-la, veja aqui alguns exemplos que separamos especialmente para você.

O modelo ideal para as mulheres em busca de mais conforto

Medindo apenas 17 cm, esses absorventes são perfeitos para mulheres com um fluxo menstrual mais leve. Com uma camada externa de PUL, um tecido impermeável e respirável, além de suedine para oferecer maior conforto.

O absorvente ecológico para as mulheres que gostam de estampas

Desenvolvido para as mulheres com um fluxo de moderado a intenso, os absorventes da Korui se destacam não só por seu conforto e as suas quatro camadas absorventes, mas também por belíssimas estampas

O melhor modelo para as mulheres com consciência ecológica

Com alto poder de absorção, os absorventes reutilizáveis da Lilind são fabricados em cotton de altíssima qualidade, evitando manchas e vazamentos. Ele é compacto, fácil de limpar e indicado para fluxos moderados. Esse produto é vendido pela Amazon americana, mas pode ser enviado para o Brasil.

Guia de Compra

As mulheres estão cada vez mais preocupadas com sua própria saúde, sempre em busca de produtos que sejam mais saudáveis e seguros. Mas, com a crescente onda de sustentabilidade, é natural se preocupar também com os efeitos disso no meio-ambiente.

É aqui que os absorventes ecológicos brilham, já que eles são reutilizáveis. Para entender um pouco mais sobre eles e como lidar com dois problemas de uma só vez, não deixe de conferir nosso guia de compras.

Imagem de pessoa segurando um absorvente ecológico

Muitos absorventes ecológicos são feitos a mão e com materiais mais saudáveis e confortáveis. (Fonte: sonjachnyj / 123RF.com)

Como utilizar um absorvente ecológico?

A forma de utilização é bem semelhante aos absorventes descartáveis. A diferença aqui é o fator de praticidade. Ao invés de simplesmente jogá-lo fora, basta retirar o absorvente e colocá-lo para lavar.

Então, o ideal é que você possua mais que um para realizar mais facilmente a troca durante seu ciclo, utilizando um modelo limpo e seco enquanto o outro está lavando.

Os especialistas também recomendam que eles não sejam utilizados por mais de seis dias seguidos para evitar irritações e até mesmo problemas de saúde.

Se perceber manchas ou odores desagradáveis, é hora de trocar. Outra dica é utilizá-lo em conjunto com um bom sabonete íntimo.

foco

Você sabia que uma mulher chega a usar de 10 a 15 mil absorventes descartáveis ao longo de sua vida?

Como higienizar meu absorvente ecológico?

Você pode higienizar seu absorvente ecológico de várias formas. Por ser feito de tecido, o ideal é deixá-lo de molho em um balde, até que o fluido menstrual seja diluído.

Depois, basta torcer no tanque e lavá-lo com ajuda de uma esponja macia e sabão neutro.

Ele também pode ser levado a máquina de lavar ou até mesmo ser higienizado durante o banho, semelhante a forma que muitas mulheres lavam suas calcinhas.

Deixe secar bem e preferencialmente na sombra, para que as cores e estampas não desbotem. Caso não esteja em casa, você pode retirar o absorvente, enrolá-lo em lencinhos umedecidos e guardar na bolsa.

Quais as vantagens e desvantagens dos absorventes ecológicos?

Os absorventes ecológicos têm suas vantagens, afinal eles são reutilizáveis, o material é mais confortável e eles ajudam a diminuir o impacto do descarte sobre o meio-ambiente.

Porém, é preciso ter mais que uma unidade para realizar as trocas. Algumas mulheres podem demorar a se acostumar e realizar a troca fora de casa é um pouco mais complicado, já que é necessário guardá-los apropriadamente em uma nécessaire.

Vantagens
  • Os terços de noiva podem ser utilizados após o casamento
  • Eles ajudam a compor o visual
  • Simbolizam a fé do casal
Desvantagens
  • Pode ser difícil encontrar cores específicas
  • Eles custam mais caro que terços comuns
  • Modelos com joias exigem manutenção especial

O absorvente ecológico fica manchado?

Isso depende muito do modelo e da higienização realizada. Atualmente, a maioria dos modelos possui camadas absorventes bem fáceis de limpar para evitar as manchas.

Seu absorvente ecológico pode durar até por dois anos.

Para evitá-las, opte por modelos onde o tecido absorvente é removível, tornando a lavagem mais fácil. Deixar de molho também ajuda. Seguindo essas dicas, seu absorvente ecológico pode durar até por dois anos.

O que é mais sustentável: absorventes ecológicos ou coletores menstruais?

Tanto o absorvente ecológico quanto o coletor menstrual são excelentes formas de diminuir o impacto do descarte no meio-ambiente, mas existem algumas diferenças essenciais.

Os absorventes são de uso externo, o que facilita realizar a troca. No entanto, como é preciso adquirir mais de um para realizar a troca, eles acabam custando um pouco mais caro.

Por ser de uso interno, os coletores menstruais são indicados para mulheres que já passaram da adolescência. Eles oferecem maior capacidade de armazenamento e menos chances de vazamento. Outra vantagem é que eles custam mais barato a longo prazo.

Então, a grande diferença fica mesmo por conta do conforto. Por isso muitas mulheres preferindo os absorventes ecológicos por lembrarem mais dos modelos descartáveis mais tradicionais.

Absorvente ecológico Coletor menstrual
Utilização Uso externo Uso interno
Benefícios É mais fácil realizar a troca Oferece maior capacidade e menos chances de vazamento
Preço São um pouco mais caros Custam mais barato

Para quem é indicado o uso desses absorventes?

Atualmente, é possível encontrar absorventes ecológicos de todos os tamanhos e com diferentes níveis de poder de absorção, tornando-os ideais para mulheres de todas as idades e com diferentes fluxos menstruais.

Como eles são fabricados em tecidos e não utilizam produtos químicos nocivos em sua composição, eles são perfeitos para as mulheres que possuem restrições ou sofrem com alergias e irritações.

Imagem de coletor menstrual e absorvente ecológico

Começar a utilizar o absorvente desde a adolescência facilita na adaptação. (Fonte: Vanessa Ramirez / Pexels.com)

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um absorvente ecológico

Ao longo de nossa análise você pôde entender um pouco mais sobre os absorventes ecológicos e todas suas vantagens e benefícios, tanto para sua saúde quanto para a do planeta.

Mas, antes de realizar a compra, é preciso estar atento a alguns critérios para ter certeza que você está escolhendo o melhor modelo para você. Veja os tópicos abaixo:

  • Material
  • Tamanho
  • Cores e estampas
  • Sistema de fechamento

Após ler com atenção, você estará pronta para mudar a sua vida, obter mais conforto e ainda ajudar a diminuir o descarte de lixo.

Material

Os absorventes ecológicos são feitos em três camadas principais. A parte interna é produzida em algodão ou cotton. No meio ele conta com diferentes camadas de tecido absorvente para reter o fluxo, enquanto a parte externa deve ser produzida em material respirável e impermeável.

O mais recomendado é que a parte interna seja em 100% algodão para aumentar o conforto enquanto a parte externa seja de material conhecido como PUL, mais resistente e que ajuda a evitar vazamentos e a formação de odores.

Tamanho

Assim como nos modelos descartáveis, é possível encontrar absorventes ecológicos de vários tamanhos e com vários níveis de absorção, para diferentes tipos de fluxo.

Por exemplo, os mini são excelentes para o dia a dia e mulheres com fluxos mais leves, enquanto os normais são indicados para fluxos moderados. Os modelos noturnos são um pouco maiores, para fluxos mais intensos.

Antes de realizar a compra, verifique as especificações do produto para ter certeza que o modelo atende ao seu fluxo sem que seja preciso abrir mão do conforto.

Cores e estampas

Outro destaque dos absorventes ecológicos é que eles podem ser encontrados em várias estampas e cores. Além da função estética, isso também ajuda a diminuir o risco de manchas.

Por isso, o mais recomendado é que as cores sejam mais escuras, principalmente na parte interna. Agora, quando se trata da parte externa, você pode abusar de cores e estampas divertidas.

Imagem de absorvente ecológico estampado

Cada marca investe em cores e estampas diferenciadas para agradar mesmo as mulheres mais exigentes. (Fonte: Divulgação / Amazon.com)

Sistema de fechamento

Por último, é muito importante estar atento ao sistema de fechamento, pois isso ajuda a evitar vazamentos e desconfortos. Muitos absorventes ecológicos possuem abas, que podem ser presas na calcinha para que ele fique bem fixado.

Além disso, muitos modelos possuem botões ou velcros. Antes de realizar a compra, se possível, teste esses sistemas para garantir que eles não vão se abrir conforme você se movimenta e realiza suas atividades.

(Fonte da imagem destacada: Diana Varela / 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.