mulher na academia em casa
Ultima atualização: 9 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Acordar cedo, seguir uma dieta pré-treino adequada, colocar o tênis correto e sair com o sol raiando para praticar exercícios… Seria a rotina perfeita para manter a saúde. Mas, com a rotina atribulada, isso nem sempre é possível. O jeito é praticar algumas atividades da academia em casa mesmo!

Se você já se pegou pensando em como seria bom montar uma estrutura para se exercitar sem ir para a academia, a hora pode ser agora! Neste artigo, vamos mostrar que é possível. Basta ter os aparelhos corretos e seguir as orientações de um profissional. Quer saber mais? Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • Com aparelhos e acessórios simples, como halteres e roda de exercícios, já é possível praticar boa parte das atividades que você faria na academia, mas sem sair de casa.
  • Manter uma estrutura de academia em casa é ideal para quem prefere se exercitar com mais privacidade e em família.
  • Quem tem uma casa mais espaçosa, pode dedicar um cômodo exclusivamente para acomodar os aparelhos de ginástica, mas é possível praticar quase todas as atividades de academia em casa, mesmo em locais menores.

Melhores aparelhos para academia em casa: nossas recomendações

Foi o tempo em que era preciso investir muito dinheiro para ter uma academia em casa. Com aparelhos simples, você pode criar o seu circuito de treino. Para mostrar, selecionamos os mais procurados nas lojas on-line. Veja os destaques:

Guia de escolha: tudo o que você precisa saber sobre uma academia em casa

Acabaram as desculpas! Nem o orçamento apertado ou a rotina corrida são empecilhos para montar sua academia em casa e criar hábitos que vão melhorar a sua qualidade de vida. Nesta seção, vamos responder às questões de pessoas que, como você, ainda não sabem por onde começar. Acompanhe.

mulher em exercícios de academia em casa

Manter uma estrutura de academia em casa é ideal para quem prefere se exercitar com mais privacidade e em família. (Fonte: Sirawit Hengthabthim / 123rf.com)

O que significa, exatamente, ter uma academia em casa?

Quando falamos em ter uma academia em casa, a primeira imagem que vem à mente são as mansões dos famosos com salas enormes e circuitos completos de exercícios e aparelhos caríssimos, não é?

Mas não precisa de tudo isso! Você pode se exercitar em casa com alguns acessórios básicos, seguindo a orientação de um profissional de educação física ou fisioterapia. o importante é seguir a rotina e não parar de se movimentar.

Quem pode praticar exercícios em uma academia em casa?

Todas as pessoas podem praticar exercícios em casa. Alguns vão requerer mais cuidado na execução das atividades, como os idosos e pacientes com problemas na coluna ou em articulações.

Mesmo nesses casos, basta respeitar os limites do corpo e as recomendações do especialista para que não haja qualquer problema relacionado a essa prática. Se você tem algum problema de saúde específico, converse com seu médico de confiança antes de começar a treinar em casa, sozinho.

Quais os aparelhos necessários para montar uma academia em casa?

Não precisa investir em uma esteira ultra tecnológica, comprar uma plataforma vibratória ou uma estação de ginástica completa. Aparelhos simples e leves podem incrementar o seu treino para praticar da mesma forma que faria na academia, em casa.

Há pouco mostramos alguns produtos que selecionamos entre os mais procurados. Entre os mais comuns, e que vale a pena ter em casa, estão:

  • Simulador de caminhada;
  • Step;
  • Bicicleta ergométrica;
  • Esteira ergométrica;
  • Banco de supino;
  • Cama elástica (ou jump).

A estação de musculação costuma ser cara. Considere essa compra apenas se você sabe que realmente vai usar a sua academia em casa. Além disso, você também pode considerar investir em caneleiras, halteres, roda de exercícios, bolas e corda de pular.

homem praticando exercícios de academia em casa.

Com aparelhos e acessórios simples, como halteres e roda de exercícios, já é possível praticar boa parte das atividades que você faria na academia, mas sem sair de casa. (Fonte: Antonio Diaz / 123rf.com)

Quais as vantagens de ter uma academia em casa?

Manter uma rotina de exercícios é sempre uma atitude que traz mais saúde e qualidade de vida. Assim, montar a estrutura de uma academia em casa já traz consigo essa vantagem. No entanto, temos outros pontos — positivos e negativos — a destacar. Confira com a gente:

Vantagens
  • Permite a flexibilidade de treinar em qualquer horário
  • A família pode praticar junta
  • É mais econômico do que pagar academia mensalmente
  • Ideal para quem quer mais privacidade durante as atividades
Desvantagens
  • Pode ser mais difícil criar a rotina de exercícios sem sair de casa
  • É preciso contar com acompanhamento profissional, mesmo que apenas periódico

Vale a pena investir em uma academia em casa?

Como dissemos, manter uma rotina de exercícios físicos é sempre um investimento na sua saúde, mais do que qualquer outra coisa. Por isso, nossa resposta para essa pergunta é “sim, vale a pena montar uma estrutura de academia em casa”.

No entanto, é sempre bom ter em mente que não basta se preparar com aparelhos e acessórios de ginástica se não aderir — de verdade! — a essa prática regular. Ao contrário, deixar tudo encostado vai fazer você sentir um tremendo peso na consciência!

Quais os cuidados na hora de praticar exercícios em casa?

Para treinar em casa com segurança é importante contar com orientação profissional, que poderá indicar os exercícios ideais para suas necessidades e condição física. Feito isso, é fundamental ter alguns cuidados na hora da prática para evitar lesões.

Abaixo, deixamos alguns pontos que merecem atenção para manter a rotina de academia em casa, sem risco para os seus músculos e articulações:

  1. Use roupas confortáveis e tênis adequados;
  2. Respeite o limite do seu corpo;
  3. Mantenha a hidratação;
  4. Lembre-se do alongamento;
  5. Varie os exercícios e obedeça o tempo de descanso entre treinos.

Critérios de escolha: O que levar em conta ao montar uma academia em casa

A essa altura, você já entendeu que não precisa criar uma mega estrutura para manter o hábito de praticar exercícios sem sair de casa, não é mesmo? Então, se a sua ideia é ir para o carrinho de compras e montar sua academia particular agora mesmo, observe os seguintes pontos antes de decidir por um aparelho.

Finalidade

Por que você precisa se exercitar? Se pretende manter o condicionamento e controlar o peso, optar por aparelhos para exercícios aeróbicos, como esteira, bicicleta e corda, é a melhor escolha.

Já se a ideia é aumentar a massa muscular com treino para hipertrofia, talvez seja interessante optar por uma estação de musculação. O orçamento está curto? Comece com anilhas, roda de exercícios e barra de porta.

Carga

Aqui de novo é importante conversar seriamente com um profissional qualificado, que poderá orientá-lo sobre os melhores exercícios, o volume de treinos semanais e a carga aplicada a cada um deles.

Para o bem da sua saúde, não deixe estas recomendações de lado. Assim, e o seu personal trainer avaliar que é melhor não usar muito peso, não faz sentido investir em um banco de supino, por exemplo.

sala dedicada a academia em casa

Quem tem mais espaço, pode dedicar um cômodo exclusivamente para acomodar todos os aparelhos de ginástica em um só lugar, montando uma verdadeira academia em casa. (Fonte: Iriana Shiyan / 123rf.com)

Ergonomia

Este ponto complementa o anterior e também diz respeito à segurança da sua saúde na hora de trazer os treinos da academia para casa. Então, antes de comprar, verifique se o aparelho escolhido proporciona condições para que você faça o exercício, respeitando a postura correta.

Em algumas situações, um modelo um pouco mais em conta pode esconder uma armadilha para a prática adequada do exercício. Por isso, se ficar em dúvida, busque ajuda profissional antes da compra.

Espaço

Imagina comprar uma esteira ergométrica ou uma estação de musculação e descobrir, só na hora da entrega, que ela não cabe no espaço que você tem disponível para montar sua academia em casa… Além da frustração, em algumas situações pode ser muito trabalhoso fazer a troca.

Por isso, quando encontrar um aparelho que goste, verifique as medidas e certifique-se de que tem espaço para ele e para a circulação. Lembre-se que alguns exercícios precisam de mais área livre que outros!

Resumo

Se você prefere ficar sozinho na hora de praticar seus exercícios ou quer colocar toda a família no ritmo da malhação, montar uma academia em casa é a alternativa perfeita. E, para ajudar na sua busca pelos aparelhos ideais é que preparamos este artigo.

Aqui, você ficou sabendo mais sobre as vantagens de manter a rotina de atividades físicas sem sair de casa, conheceu os aparelhos e acessórios mais vendidos na Amazon em 2021 e ficou com algumas dicas para treinar em casa sem riscos de lesões.

Esperamos ter ajudado na montagem da sua academia em casa. Depois que estiver tudo pronto, conte para nós como foi a experiência. Um abraço!

(Fonte da imagem destacada: Vladyslav Dmytrenko / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas