Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

25Horas investidas

5Estudos avaliados

76Comentários coletados

Bem-vindo de volta à ReviewBox! Temos notado que o mundo dos instrumentos musicais é amplo, assim como o mercado. Então, desta vez queremos falar sobre o acordeão, um instrumento musical que se caracteriza por sua versatilidade. Nós lhe falaremos sobre os aspectos que você precisa saber para adquirir o acordeão ideal para você.

Os acordeões são caracterizados por serem muito versáteis, pois permitem tocar uma grande variedade de gêneros, muito diferentes uns dos outros. Portanto, embora não seja muito comum ver um músico tocar este instrumento, ele é popular especialmente na América Latina e no Caribe. Mas tocá-lo requer uma técnica muito precisa.

Aspectos como tamanho, peso e tipo de acordeão são algumas das coisas que você deve verificar ao escolher um acordeão. Para ajudá-lo, explicamos estes critérios e todos os outros que você precisa saber para fazer a compra ideal.




O mais importante

  • Os acordeões são instrumentos de sopro harmônicos que funcionam pela ação de um fole selado, que expulsa o ar de dentro a diferentes pressões e através de diferentes furos, para criar diferentes notas musicais. A precisão das notas é modulada usando um sistema de botões ou teclas.
  • Os acordeões vêm em diversas variedades, o que diversificou ainda mais o campo de uso. Existem 4 tipos de acordeões: acordeões cromáticos (eles usam botões para controlar as notas), acordeões de piano (ao invés de botões eles têm teclas de piano), acordeões diatônicos (eles podem produzir dois tons com a mesma nota) e concertinas (uma versão mais compacta)
  • Para escolher o acordeão perfeito, você deve estar ciente de vários aspectos. Por um lado, determinar se o usuário é uma criança ou um adulto, porque em cada caso o acordeão tem um perfil particular. Por outro lado, considere cuidadosamente o país de fabricação e o peso do modelo em que você está interessado.

Acordeão: nossa recomendação dos melhores produtos

Uma das principais características dos acordeões é a enorme variedade que o mercado tem a oferecer. E porque às vezes com maior variedade vem maior confusão, nós listamos os melhores acordeões do mercado. Estas referências são um bom lugar para procurar o ideal para você.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre acordeões

Os acordeões são instrumentos que muitas pessoas conhecem, mas apenas superficialmente. Todo bom músico sabe como funciona seu instrumento, então aqui nós lhe dizemos em detalhes o que é um acordeão e que vantagens ele lhe oferece.

O acordeão é um instrumento muito versátil, que é usado para vários gêneros musicais (Foto: Michelangeloop / 123rf.com)

O que são acordeões?

Os acordeões são instrumentos musicais de sopro, consistindo de um fole fechado nas laterais por placas de madeira. Eles funcionam por meio de um mecanismo complexo, no qual um fole é operado para que o ar comprimido seja soprado do instrumento criando diferentes notas musicais. Em cada prato de madeira há teclas ou botões de piano.

A precisão das notas é controlada por estas teclas (em acordeões cromáticos) ou botões (em acordeões cromáticos). Como regra geral, as teclas ou botões na placa da direita correspondem a tons médios ou altos, enquanto que na placa da esquerda os baixos estão localizados. Os acordeões de esquerda têm este arranjo invertido.

Você sabia... Os acordeões foram patenteados pelo Cyrill Demian austríaco em 1829?

Quais são as vantagens dos acordeões?

Uma das grandes características do acordeão é que ele é um instrumento incrivelmente versátil e pode ser tocado em uma enorme variedade de gêneros musicais. Esta grande versatilidade fez dele um instrumento popular na música popular em várias partes do mundo: Espanha, Alemanha, França, México e Colômbia são alguns desses países.

Para um intérprete que domina o acordeão, ele abre muitas possibilidades musicais, por isso é uma ferramenta valiosa. Além de ser resistente e durável, requer manutenção constante, mas não é muito cara. Entretanto, é um instrumento complexo, e para adquirir a melhor qualidade é necessário pagar muito dinheiro.

Vantagens
  • São instrumentos versáteis
  • Você pode tocar uma grande variedade de gêneros
  • Uma vez que você aprende a técnica, seu uso é quase instintivo
  • São resistentes e duráveis
  • Seu som é universal e intemporal
Desvantagens
  • Um grande investimento é necessário para um de excelente qualidade
  • Devem ter manutenção rigorosa
  • A técnica pode ser complexa para iniciantes
  • Podem cansar o intérprete por causa do peso

Acordeão cromático, cromático de piano, diatônico ou concertina?

Acordeões são instrumentos complexos, e ao longo do tempo se desenvolveram variações que resultaram em 4 tipos de acordeão: cromático, cromático piano, diatônico e concertina. Estes geram sons diferentes, adequados para diferentes gêneros e níveis de dificuldade. Nós lhe falamos sobre isso para que você possa tomar uma decisão informada.

Acordeon cromático. Este é um dos maiores modelos e o modelo clássico europeu, no qual as notas são produzidas operando o fole e uma série de botões em uma das placas do acordeão. O número de botões varia de acordo com o modelo, mas está na faixa entre 40 e 70 botões. No outro prato há botões de baixo, geralmente 12.

Acordeão cromático de piano. Este é o clássico americano, e deve seu nome ao fato de que ao invés de botões, ele tem teclas, dispostas como as teclas de um piano. E, claro, isto implica que, assim como no piano, as teclas brancas produzem sons "puros" e as pretas produzem sons "alterados".

Acordeão diatônico. Este é um tipo de acordeão que se destaca do resto por causa de um grande aspecto: ele é bisonjeiro. Ou seja, as mesmas notas produzem tons diferentes quando o fole é fechado ou aberto, tanto nos tons médios e altos como nos tons baixos. Isto torna a gama de som mais ampla e as possibilidades de experimentar na criação de música são multiplicadas.

Concertina. Este é um tipo de acordeão com uma aparência peculiar e marcante. Ele difere de outros acordeões de várias maneiras. Por um lado, é ligeiramente menor e, por outro, a direção na qual os botões são pressionados é diferente. Estes podem ser ou bisontes (como o acordeão diatônico) ou simples.

Acordeão cromático Acordeão cromático de piano Acordeão diatônico Concertina
Versatilidade Alto Alto Alto Médio
Mecanismo Botões Keys Buttons Buttons
Número de botões ou teclas 40 - 70 24 - 41 12 - 36 12 - 24
Size Large Large Medium Small

Como proteger um acordeão?

Instrumentos musicais em geral requerem cuidados minuciosos e constantes, caso contrário eles não serão tão produtivos e resilientes. O acordeão não é exceção a esta regra geral, e há inimigos mortais para o bem-estar de seu instrumento. Nós lhe falamos sobre eles para que você possa ser avisado.

Umidade. Este é um inimigo direto de qualquer objeto feito de madeira, especialmente se você vive em áreas úmidas. Como você não pode combater o tempo, o melhor escudo contra a umidade é manter uma substância absorvente de umidade em sua caixa de acordeão.

Sopros. É claro que eles são um grande perigo, qualquer instrumento é vulnerável a pancadas. Para proteger seu acordeão contra estes acidentes, é recomendável que você compre uma caixa acolchoada que irá absorver o impacto e evitar danos ao seu instrumento.

Traças. Esta é uma das razões mais comuns para a deterioração dos instrumentos musicais feitos de madeira. Para evitar este grande problema é aconselhável comprar acordeões com madeira tratada contra eles, ou envernizados para que estas pragas não possam se alojar.

Os acordeões são instrumentos relativamente caros e, como regra geral, quanto maior a qualidade, maior o custo. (Foto: pitrs / 123rf.com)

Critérios de compra

Os acordeões, como todos os instrumentos musicais, têm uma configuração específica e são delicados de fabricar. Portanto, ao comprar um acordeão não basta confiar na opinião do vendedor ou de conhecidos, você deve saber qual perfil de acordeão atenderá suas necessidades.

Nós lhe informamos sobre os critérios de compra que você deve observar a fim de obter e identificar o acordeão dos seus sonhos. Preste atenção e você saberá tudo o que precisa saber para tomar a decisão perfeita:

Idade do usuário

Um instrumento feito para crianças não é o mesmo que um instrumento feito para adultos. No caso particular dos acordeões, muitos aspectos mudam, incluindo tamanho, peso e design. Portanto, é da maior importância considerar a idade do usuário.

Adultos. Em geral, os adultos podem usar qualquer acordeão que desejarem, mas você deve prestar atenção se você é destro ou canhoto. Na verdade, as dimensões e o perfil dos acordeões adultos são a referência contra a qual são feitos os acordeões infantis.

Crianças. Os jogadores mais jovens requerem circunstâncias especiais, portanto os acordeões para crianças são menores e mais leves que os acordeões para adultos, e também têm menos botões ou chaves (muitas vezes um máximo de 12). Além disso, os desenhos para eles são mais coloridos e são feitos de plástico ao invés de madeira.

Os acordeões são instrumentos que qualquer um pode aprender a tocar. (Foto: Andrey Shupilo / 123rf.com)

Amateur ou profissional

A música tem diferentes níveis de desempenho, e consequentemente todos os instrumentos musicais também têm diferentes níveis de fabricação, dependendo do nível de uso. Assim, existem acordeões amadores e acordeões profissionais.

Acordeões amadores. Estes são aqueles projetados para praticar ou estudar o instrumento. Sua complexidade é baixa, o que se traduz em poucos botões - geralmente não mais do que 24 - e eles são menores e mais leves. Os acordeões infantis são geralmente acordeões amadores.

Acordeões profissionais. Estes são projetados para músicos profissionais que fazem apresentações e gravações ao vivo. Estes acordeões são complexos, com aproximadamente 40 botões ou chaves, e normalmente não são usados para prática ou estudo.

País de origem

Os instrumentos musicais devem sua qualidade em grande parte ao seu fabricante, pois este é o processo que garantirá um som excelente. No caso dos acordeões, existem 3 países fabricantes que servem de apoio na busca de qualidade: Itália, Alemanha e China.

Itália. Muitas das marcas mais prestigiadas são de origem italiana, tais como Scandalli e Toscani. E eles estão entre os melhores do mundo, devido à perfeição da afinação italiana e à delicadeza dos materiais. Hoje ainda é a referência de qualidade.

Alemanha. Os acordeões germânicos estão entre os mais premiados, com a marca Hohner, que é desta nacionalidade, se destacando acima de todas as outras. A proximidade deste país com a região de origem do acordeão (Áustria) permitiu aos luthiers alemães usar métodos tradicionais de fabricação para gerar inovações.

China. Eles provavelmente oferecem a qualidade mais pobre. Isto se deve em parte ao fato de que a qualidade dos materiais utilizados nestes modelos não é a melhor. Além disso, o processo de montagem é muito menos delicado. Isto também torna estes modelos particulares mais baratos do que outros modelos mais prestigiados.

Peso

Este é um aspecto muito importante para qualquer jogador, pois definirá em grande parte quanto tempo você será capaz de jogá-lo sem pausas. O acordeão é segurado usando cordas que são passadas por trás, portanto, quanto mais pesado o acordeão, mais esforço o músico terá que fazer.

Neste sentido, a concertina tem a vantagem, pois é a mais compacta e leve de todos os tipos de acordeões, pesando cerca de 500 gr. Os acordeões cromáticos, piano e diatônicos podem pesar até 5 kg.

(Foto em destaque: Rafael Ben-Ari / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas