Na foto um adaptador de tomada universal.
Ultima atualização: 30 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

32Horas investidas

7Estudos avaliados

75Comentários coletados

Quem já viajou para outros países sabe que muitas vezes o modelo das tomadas é diferente do usado no Brasil. Isso cria um transtorno principalmente na hora de colocar o celular e outros aparelhos elétricos para carregar. No entanto, para resolver esse problema existe o adaptador de tomada universal.

Esse produto é equipado com entradas e conectores que podem ser usados em todos os padrões de tomada. Graças a isso, mesmo que se esteja na Europa, Ásia ou em qualquer outro lugar será possível ligar os eletrônicos na energia elétrica. Então, se quiser saber mais sobre esse item, continue lendo!




O mais importante

  • O adaptador de tomada universal conta com conectores e plugues que se adaptam ao padrão das tomadas de diversos países.
  • Esse produto pode ser encontrado para comprar em diferentes modelos, existindo opções maiores e outras mais compactas. Para viagens o ideal é adquirir uma versão pequena e leve.
  • Para uma maior segurança existem adaptadores de tomada universais equipados com fusíveis, que protegem os aparelhos conectados à eles caso aja uma descarga elétrica na tomada.

Adaptador de tomada universal: nossa recomendação dos melhores produtos

Basta uma pequena busca para descobrir que existem diversos modelos de adaptador de tomada universal. Porém, nem todos apresentam boa qualidade e para você não errar na compra a seguir te mostramos quais são os melhores.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre Adaptador de tomada universal

O adaptador de tomada universal é um produto muito útil para quem vive viajando, principalmente para fora do Brasil. Todavia, ainda existem algumas dúvidas com relação a ele e agora chegou o momento de respondermos todas elas.

Na foto uma pessoa sentada escrevendo em um caderno com o celular carregando ao lado.

Para carregar o celular em qualquer tipo de tomada o adaptador de tomada universal é o produto ideal. (Fonte: Tamarcus Brown/ Unsplash)

Quais são os padrões de tomada que existem no mundo?

Em um mundo ideal os padrões de tomada usados em todos os países seriam os mesmos. O que significa que um conector do Brasil poderia ser utilizado nos Estados Unidos, na Itália e em qualquer outro lugar.

Porém, infelizmente isso não é uma realidade e é aí que entra o adaptador de tomada universal. Esse produto tem justamente a função de possibilitar conectar os aparelhos elétricos e eletrônicos brasileiros em qualquer tomada ao redor do mundo.

Logo, cada tipo de tomada é identificado com uma letra e na tabela abaixo você confere quais são os principais padrões de tomada de alguns países:

Tipo de tomada Países
A Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, México, Equador, Bolívia, Colômbia e Peru
B Japão, Tailândia, Nigéria, Venezuela e Jamaica
C Brasil, Chile, Uruguai, Alemanha, Bélgica, Dinamarca e Espanha
D Mônaco, África do Sul e Hong Kong
E República Tcheca, Dinamarca, França e Polônia
F Dinamarca, Grécia, Hungria, Itália, Holanda e Portugal
G Reino Unido, Irlanda e Malta
H Israel
I China, Argentina, Austrália e Nova Zelândia

Vale destacar ainda que alguns países podem ter um ou mais padrões de tomada. Um belo exemplo disso é o Brasil e por aqui é comum que em locais mais antigos ainda sejam utilizados modelos de tomada diferente dos atuais.

Como usar o adaptador de tomada universal?

Utilizar um adaptador de tomada universal é muito simples e esse é mais um dos pontos positivos desse produto.

Portanto, por mais que existam muitos modelos de adaptador, a forma de usar é basicamente a mesma para todos.

Deste modo, sempre de um lado são encontrados os conectores no qual você irá ligar o cabo do seu aparelho, podendo ser o carregador do celular, o fio do secador de cabelo e assim por diante.

Já do lado oposto estão os diferentes plugues que devem ser ligados na tomada do local onde se está. Com isso, basta ligar o seu aparelho no adaptador e em seguida selecionar o plugue que mais se adapta a saída de energia do seu hotel, por exemplo.

Quais aparelhos podem ser conectados no adaptador de tomada universal?

Praticamente todos os aparelhos eletrônicos podem ser conectados a um adaptador de tomada universal.

Dessa maneira, se na sua viagem você tem o costume de utilizar secador de cabelo, notebook, tablet ou qualquer outro aparelho que precise ser ligado na tomada para carregar ou funcionar, saiba que ele será muito útil.

Além disso, se o adaptador de tomada universal tiver entrada USB também poderá ser usado para recarregar a bateria de câmeras fotográficas e filmadoras.

Na foto um iPhone conectado a um cabo de carregador.

Os adaptadores de tomada universais são muito utilizados para carregar os celulares durante viagens. (Fonte: Andreas Haslinger/ Unsplash)

O adaptador de tomada universal é bivolt?

É muito comum que as pessoas pensem que o adaptador de tomada universal funciona com voltagens específicas, existindo opções 110 ou 220 volts. No entanto, pode-se dizer que esse é um produto bivolt, porque ele pode ser conectado em tomadas de qualquer voltagem.

Inclusive, algo bastante interessante sobre isso, é que alguns adaptadores universais podem ter a função de converter a voltagem dos eletrônicos para a voltagem da tomada em que serão conectados.

O adaptador de tomada universal pode ser utilizado em locais com voltagem 110 ou 220 volts.

Deste modo, se você tem um aparelho que é 100v e irá ligá-lo em uma tomada 220v o próprio adaptador com transformador fará a conversão e não permitirá que ele queime.

Porém, tenha em mente que não são todos os adaptadores de tomada universal que possuem essa função.

Então, é fundamental checar se o seu modelo funciona dessa maneira para não ter nenhum problema.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de adaptador de tomada universal

Existem muitos modelos de adaptador de tomada universal e para saber qual escolher deve-se avaliar alguns critérios que fazem a diferença nesse produto. A seguir te explicamos tudo sobre eles.

Tamanho e peso

Um dos principais pontos a serem analisados no momento de comprar um adaptador de tomada universal é o seu tamanho e peso. Isso porque se a ideia é levar esse produto em viagens o ideal é que ele seja compacto, certo?

Atualmente existem modelos desse aparelho com os mais variados tamanhos e pesos. Inclusive, é possível encontrar opções que são relativamente grandes se comparadas com outros adaptadores de tomada.

Portanto, avalie se o produto apresenta peso e dimensões que se adaptam a sua necessidade, principalmente se a ideia é levá-lo em bolsas e malas pequenas.

Na foto dois adaptadores de tomada com conectores de diferentes padrões.

O adaptador de tomada universal está disponível em diversos modelos e existem opções menores e maiores. (Fonte: Call Me Fred/ Unsplash)

Fusíveis de segurança

Uma questão bastante interessante a respeito do adaptador de tomada universal é que algumas opções contam com fusíveis de segurança.

Isso significa que caso exista um pico de tensão no momento que esse produto está ligado na energia o que irá queimar será o fusível e não os dispositivos que estão conectados nele.

Graças a isso, aumenta-se a segurança dos aparelhos eletrônicos. Logo, vale a pena comprar um adaptador que conte com esse recurso.

Quantidade de portas USB

Os modelos de adaptador de tomada universal mais modernos são equipados com portas USB, que podem ser muito úteis no dia a dia.

Dessa forma, além dos conectores de tomada, neles há uma, duas ou três entradas USB, que permitem conectar o carregador de celulares, por exemplo.

Com isso, é possível ligar diversos dispositivos na energia ao mesmo tempo, algo interessante principalmente quando mais de uma pessoa precisa usar o adaptador.

Você sabia que já houveram tentativas para criar um padrão universal de tomada para todos os países?

A própria Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), que é uma entidade internacional de normalização do setor, já buscou formas de realizar essa padronização, porém até hoje isso não deu certo.

Modelo de tomada

Por fim, não deixe de checar se no adaptador existe o conector exato para o padrão de tomada do local onde você está indo.

Por mais que, em tese, esse produto deva poder se usado em qualquer lugar, nem sempre ele é equipado com absolutamente todos os modelos de tomada.

Portanto, vale a pena dar uma pesquisada nisso na hora da compra.

Resumo

Se você costuma viajar bastante, com certeza em algum momento teve problemas para usar a tomada de outros países. Felizmente existe o adaptador de tomada universal para resolver esse impasse.

Nesse artigo buscamos reunir todas as informações mais relevantes sobre esse produto e te mostramos quais são os pontos a serem avaliados na hora de adquirir um desses.

Levando em consideração tudo o que falamos aqui sem dúvidas você fará a melhor compra. Se gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos. Agradecemos pela visita!

(Fonte da imagem destacada: 罗 宏志 / 123rf)

Resenhas