Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você é daqueles que ama viajar e não fica sem seus eletrônicos? Então, confira o artigo de hoje sobre adaptador universal, para escolher o seu e não ficar na mão em nenhum lugar do mundo.

Se você ama viajar, provavelmente já se deparou com algumas tomadas diferenciadas ao redor do mundo. Mas o que fazer quando os seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos não encaixam nelas? A solução é simples: usar um adaptador universal.

No entanto, a escolha desse item pode não ser tão fácil quanto o seu uso. Isso porque existem diversas funcionalidades e modelos de adaptador universal. Por isso, neste artigo vamos abordar todas as informações necessárias, como vantagens, desvantagens, modelos e usos deste aparelho super útil e versátil.

Primeiro, o mais importante

  • Mesmo que você escolha o adaptador mais completo disponível no mercado, ainda há o risco de você não ter todas as tomadas que precisa em um só item.
  • Opte por modelos de adaptadores universais que sejam compactos e fáceis de carregar, assim, não ocuparão muito espaço em sua mala de viagem.
  • Fique atento à voltagem do país de destino, pode ser que você precise de um adaptador universal com conversor.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores adaptadores universais

Manter os eletrônicos carregados tornou-se uma necessidade durante a viagem. Mas, se você estiver indo para o exterior, saiba que a voltagem e as tomadas funcionam de maneira um pouco diferente. Em muitos casos, os viajantes precisarão de um adaptador para encaixar o plugue em uma tomada.

Separamos alguns destes itens que são verdadeiros salva-vidas para que você não tenha nenhum estresse ao viajar, quando sua tomada não encaixar na parede. Confira quais são eles.

1º – Carregador & Adaptador Rock T20 Viagem (Multi-padrões)

Encontre esse produto em Amazon.com.br

Quer se trate de uma viagem curta ou de uma aventura ao redor do mundo, ter um adaptador universal é uma necessidade absoluta. Este adaptador universal oferece suporte para mais de 160 países, incluindo áreas como EUA, Europa e Austrália.

Além disso, ele tem um design universal que permite uma infinidade de opções de tomadas. A inclusão de portas USB na frente permite o carregamento simultâneo de diversos dispositivos ao mesmo tempo, o que é perfeito para os amantes de tecnologia!

2º – Adaptador Tomada Universal Padrão 150 Países Viagem Bivolt

Amplamente considerado como um dos melhores produtos do mercado, este adaptador é um excelente produto que oferece o melhor de dois mundos: é um adaptador e conversor em um só.

Como uma solução completa, ele não só oferece adaptadores de tomadas internacionais juntos, que atendem mais de 150 países, mas também funciona como um conversor de 220v para 110v para reduzir a carga e evitar o superaquecimento de seus itens mais preciosos.

3º – Adaptador De Tomada Universal Duplo

Viajar para fora do Brasil com dispositivos eletrônicos é sempre um pouco complicado, pois você precisa converter a voltagem de 110 volts para 220 volts em muitos países. Felizmente, existem opções como este adaptador universal.

Ele torna a viagem para mais de 150 países muito mais fácil e agradável. Esta opção all-in-one oferece o conforto de saber que você pode usar dispositivos de menor potência nas tomadas sem queimar seus dispositivos e ainda carregar itens extras na mesma tomada.

4º – Adaptador Tomada Universal 2 Usb Uk Eua Europa Asia Mundial

Se todos os seus dispositivos estiverem equipados com uma porta USB, este adaptador universal é uma ótima opção. Isso porque ele tem duas portas USB para conectar e carregar telefones, iPads e muito mais.

A entrada pode suportar cargas de 110 e 220 volts e se ajusta automaticamente, portanto, nenhum conversor é necessário para os dispositivos conectados. Além disso, ele é compacto o suficiente para caber facilmente na mala de mão ou mochila.

Guia de Compra

Não tem como fugir de carregar seus aparelhos eletrônicos durante uma viagem. Pelo menos o celular é necessário carregar para não deixar de registrar seus momentos preciosos. No entanto, é possível que você não consiga fazer isso sem um adaptador universal, pois as tomadas mudam muito de um país para outro.

Por isso, separamos um guia completo com todas as informações necessárias para você escolher o melhor adaptador universal e não ficar na mão por aí!

Imagem mostra diversos adaptadores ligados em tomadas.

O adaptador é um item indispensável em qualquer viagem ao exterior, se você não quiser ficar na mão. (Fonte: thamkc / 123RF)

O que é um adaptador universal?

Um adaptador universal é um item que permite que você carregue seus eletrônicos e eletrodomésticos em tomadas diferentes com padrões diferentes do seu país de origem.

Eles contam com saídas de diversos lugares do mundo, que você pode utilizar de acordo com suas necessidades.

No Brasil, por exemplo, as novas tomadas são de três pinos desalinhados, em forma de triângulo. Já na Itália, você vai encontrar tomadas de três pinos em linha reta. Por isso, um adaptador universal será necessário se você estiver visitando Roma ou Napoli e quiser carregar seu secador, por exemplo.

Um adaptador universal também é ótimo pois, normalmente, dispõe de mais de uma entrada para tomadas ou cabos USB, permitindo que você carregue dispositivos simultaneamente, o que facilita ainda mais a vida de viajante internacional.

Quais as vantagens e desvantagens de um adaptador universal?

Um adaptador universal é um item muito útil na bagagem de qualquer viajante que goste de conhecer outros países e culturas. Por isso, você irá encontrar uma infinidade de vantagens ao comprar um produto deste tipo.

A primeira e mais importante é que você poderá carregar qualquer um dos seus eletrônicos em qualquer lugar, permitindo que você registre seus momentos, se comunique e até mesmo se localize durante a viagem. Além disso, ele pode ser por muito tempo, ou seja, em todas suas viagens por um bom período.

Para completar, ele é um item versátil e que permite carregar até mesmo aparelhos via USB. E não só isso, o adaptador universal também regula a voltagem para fazer com que você não queime seus aparelhos no exterior.

A desvantagem é que você não pode ter todas as tomadas do mundo em um adaptador só. Por isso, você terá que escolher apenas cerca de cinco tomadas para ter em seu item. Outro ponto negativo é o preço, que pode ser um pouco salgado.

Benefícios
  • Permite carregar qualquer um dos seus eletrônicos durante sua viagem
  • Pode ser usado em diversas viagens
  • É versátil
  • Regula a voltagem
Desvantagens
  • Não é possível ter todas as tomadas do mundo em um adaptador só
  • Pode ser caro

Quais os tipos de tomada existentes pelo mundo?

Apesar do adaptador universal ser uma ferramenta versátil, é necessário, em primeiro lugar, saber se as tomadas do seu país de destino estão presentes no adaptador escolhido. Os adaptadores têm um tamanho limitado, por isso, eles contam apenas com as tomadas mais comuns no mundo.

Existem 14 tipos de plug diferentes em uso comum em todo o mundo. Por isso, até mesmo o adaptador universal deve ser escolhido com cuidado, já que ele pode comportar, em média, apenas cinco destes tipos de tomada.

Se você está explorando um único país ou região, muitas vezes você pode usar 1 ou 2 tipos de tomadas no mesmo. Mas faça sua pesquisa pois há regiões, como as Maldivas, que podem requerer mais de 7 modelos diferentes. O que pode gerar uma grande dor de cabeça se você não levar um adaptador universal.

Confira alguns tipos de tomadas:

Países Tipo de tomada
México, Cuba, Japão, Taiwan, República Dominicana, Guatemala, Colômbia, Jamaica, e Bahamas A, B
Reino Unido G
França e Marrocos C, E
China A, C, I
Espanha, Islândia, Alemanha e Holanda C, F
Itália C, F e L
Brasil C, N
Filipinas A, B, C
Austrália e Nova Zelândia I

Se você não vê seu destino listado acima, pode encontrar uma lista abrangente de tipos de plug no site da Comissão Eletrotécnica Internacional.

Adaptadores universais também convertem a voltagem?

Além de ajudar a encaixar seus eletrônicos nas tomadas do exterior, o adaptador universal também pode fazer a função de converter os aparelhos para a voltagem do país. Isso é importante porque os países da América, como Brasil (boa parte do país), operam com a voltagem 110 / 127V, enquanto a maioria dos lugares ao redor do mundo opera em 220 / 240V.

No entanto, isso não costuma ser um problema muito frequente, uma vez que quase todos os smartphones, tablets, câmeras digitais e laptops feitos na última década aceitam uma variedade de voltagens. No entanto, ainda existem aparelhos que não são adaptados, como secadores e chapinhas de cabelo, por exemplo.

Para verificar a tensão, procure no carregador do seu dispositivo ou na tomada dele. Se você vir um intervalo, por exemplo, 110-240V, ou duas voltagens listadas, como 120V/240V, seu dispositivo poderá aceitar ser carregado em qualquer tomada.

Se seus equipamentos eletrônicos tiverem apenas uma tensão listada, você deverá utilizar um conversor ou um transformador, que podem ser parte do seu adaptador universal. Sem um, o seu dispositivo de voltagem única inferior queimará quando você conectá-lo a um sistema de voltagem mais alta.

Quanto custa?

Adaptadores universais vão variar bastante de preço de acordo com as funcionalidades que comportam. Quanto mais funções eles possuírem, mais caro serão. Em média, um adaptador universal custa R$ 50, mas eles podem ficar mais caros se comprados em locais como aeroportos.

Versões mais elaboradas, com mais funções e com a possibilidade de converter voltagens, podem custar quase R$ 100. Por isso, ao comprar um adaptador esteja bastante atento às suas necessidades e saiba que este item deve durar um bom tempo.

Onde comprar?

É muito comum que o adaptador universal seja vendido em lojas de itens para viagem. No entanto, nesses lugares, apesar de uma boa variedade deste item estar disponível, ainda é difícil achar carregadores com um bom preço ou de países menos comuns.

Outra opção é comprá-los no aeroporto. Porém, mesmo ainda no Brasil, o adaptador universal é muito caro. Agora, se você deseja um adaptador universal que tenha bom preço e esteja disponível em uma variedade verdadeiramente enorme, a saída é comprar online, em lojas como a Amazon.

Três tomadas americanas na parede.

Lembre-se de conferir as tomadas do país de destino antes de comprar seu adaptador, isso porque eles têm modelos de tomadas limitados disponíveis. (Fonte: Hans / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar os adaptadores universais

A eletricidade é um mistério para a maioria de nós. Mas mesmo que você não saiba nada de volts ou watts, se você viajou para fora do Brasil, sabe que os plugues e tomadas são diferentes em outros países.

Por isso, é necessário escolher um adaptador para lhe acompanhar durante as viagens. Porém, ele deve ser escolhido com cuidado e seguindo alguns critérios, como esses listados a seguir.

  • Tipo de tomada
  • Fusíveis
  • Portas USB
  • Tamanho

Dito isso, vamos detalhar cada um desses critérios para que você possa escolher o melhor adaptador universal para suas necessidades.

Tipo de tomada

Esta é a parte mais importante a se considerar de um adaptador. Isto porque é o que fará com que ele seja mais ou menos útil para suas necessidades. Certifique-se sempre de escolher um modelo versátil e que poderá te acompanhar para o máximo possível de viagens.

Fusíveis

Alguns adaptadores universais têm fusíveis incorporados neles. O fusível funciona como uma rede de segurança para dispositivos de tensão única. Se houver um pico na voltagem, o fusível queimará, impedindo que a maior potência danifique seu dispositivo.

Melhor um fusível simples queimado do que o seu dispositivo. Não é mesmo? Por isso, opte por aparelhos que possuam esta funcionalidade, principalmente em locais onde a distribuição de energia é instável.

Portas USB

Alguns adaptadores universais múltiplos incorporaram portas USB. Essas portas integradas produzem a mesma tensão que seu dispositivo precisa, independentemente da localização.

Esse pode ser um artifício incrível se você possui diversos aparelhos para carregar no mesmo dispositivo. Você pode aproveitar as entradas USB para carregar os celulares, enquanto utiliza outro item na tomada.

Imagem mostra adaptadores para tomada com entrada USB.

Dispositivos USB são os mais facilmente adaptáveis, pois quase todo adaptador universal conta com portas USB. (Fonte: jipen / 123RF)

Tamanho

Quando escolher um adaptador, certifique-se de que o tamanho não é grande demais, para que você possa transportá-lo com facilidade para onde quer que você vá. Escolha modelos compactos, mas lembre-se: quanto menor, menos funções seu adaptador universal provavelmente terá.

(Fonte da imagem destacada: aixklusiv / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
30 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX