Imagem de uma médica segurando um adipômetro.
Ultima atualização: 7 de janeiro de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

25Horas investidas

5Estudos avaliados

45Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Neste artigo, vamos falar sobre o adipômetro, um instrumento utilizado para medir a espessura do tecido adiposo em diferentes regiões do corpo para calcular o percentual de gordura corporal do indivíduo.

Você encontra opções para todos os perfis, dos mais simples aos mais completos. O adipômetro pode ser clínico ou científico e de leitura analógica ou digital. Saiba mais sobre o instrumento neste Guia de Compra.




Primeiro, o mais importante

  • Profissionais que realizam muitas avaliações devem comprar um adipômetro científico, pois o instrumento fornece resultados em décimos de milímetros – o que aumenta sua precisão.
  • O adipômetro clínico é mais simples de usar, pois fornece as medidas em milímetros. É ideal para profissionais que não realizam tantas avaliações e procuram um instrumento com preço mais acessível.
  • Um modelo analógico possui ponteiros que indicam as medidas, enquanto um modelo digital fornece leitura rápida e precisa do percentual de gordura do indivíduo, entre outras funções.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de adipômetro: Nossas recomendações

O adipômetro é uma ferramenta muito utilizada no cotidiano de profissionais da área de saúde como nutricionistas, nutrólogos, avaliadores físicos e fisioterapeutas. O profissional deve encontrar um adipômetro com boa precisão, simples de manusear e com bom custo-benefício, como os modelos abaixo:

O adipômetro com melhor custo-benefício

Quem procura um instrumento com excelente custo-benefício deve investir no adipômetro clínico da Sanny. Bastante preciso, este instrumento é confeccionado em material resistente, leve e de simples manuseio. A medição varia de 0 a 55mm. O conjunto acompanha uma bolsa para transporte, trena e um disco de IMC. A fabricante oferece dois anos de garantia.

O adipômetro de maior precisão

Profissionais que realizam muitas avaliações diariamente devem investir no adipômetro científico da Avanutri, pois este é um dos instrumentos mais precisos do mercado. O medidor é confeccionado em aço inox, possui molas em aço zincado e ponteiras fixas de metal. A sensibilidade varia de 0,1 a 95mm e a pressão das pinças é de 10g/m². Acompanha trena, disco de IMC e avaliação de risco cardíaco.

O melhor adipômetro de leitura digital

Quem procura um equipamento tecnológico, eficiente, prático e preciso deve investir no adipômetro digital da Prime Med. Um diferencial deste equipamento é a localização automática da dobra através da estabilização de movimentos das hastes. Além disso, possui 29 funções programáveis que auxiliam nos cálculos de porcentagem de gordura corporal considerando inúmeras variáveis. Acompanha calibrador, cordão passante, disco de IMC, software de medição e bolsa para transporte.

Um modelo mais simples

Quem procura um instrumento mais simples, deve investir neste adipômetro clínico da Prime Med. O instrumento é fabricado em alumínio maciço, possui leitor analógico dupla face e corpo neutro – o que facilita o manuseio para profissionais destros e canhotos. A medição varia de 0 a 60mm. Acompanha software para avaliação física. Disponível em várias opções de cores.

Guia de Compra

Diferentes métodos são utilizados para avaliar a composição corporal de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O método mais utilizado é a medição das dobras cutâneas, técnica que requer a utilização de um adipômetro clínico ou científico.

No entanto, uma das grandes dúvidas do profissional de saúde é qual adipômetro utilizar durante a avaliação, pois somente um equipamento de qualidade será capaz de fornecer dados confiáveis. Saiba a resposta neste Guia de Compra.

Imagem de uma profissional segurando um adipômetro.

O adipômetro faz parte do cotidiano de muitos profissionais de saúde. (Fonte: Kleber Cordeiro Costa/ 123RF.com)

O que é um adipômetro?

O adipômetro é um instrumento utilizado em um método denominado antropometria das dobras cutâneas, que consiste em medir a espessura do tecido adiposo em determinados pontos da superfície do corpo para avaliar a composição corpórea.

O tecido adiposo é medido em milímetros (adipômetro clínico) ou décimos de milímetros (adipômetro científico). Essas medidas são colocadas em equações e o resultado dos cálculos indica o percentual de gordura corpórea.

Imagem de um homem utilizando um adipômetro.

O adipômetro pode ser utilizado em auto medições. (Fonte: Belchonock/123RF.com)

Quais são os benefícios de utilizar um adipômetro?

O adipômetro é o instrumento muito versátil, pois oferece variadas possibilidades de aferição do percentual de gordura corpórea. Essa avaliação é utilizada com uma variedade de finalidades.

  • Auxilia no acompanhamento da redução das medidas corporais em tratamentos médicos ou estéticos.
  • Possibilita o controle do desenvolvimento e crescimento infanto-juvenil.
  • Ajuda a monitorar o progresso de atletas frente ao treinamento físico e possibilita intervenções nutricionais.
  • Permite mensurar o processo de envelhecimento e queda no desempenho motor.

Conheça algumas vantagens de comprar um adipômetro na tabela abaixo:

Vantagens
  • O adipômetro pode ser clínico ou científico
  • O instrumento pode ser analógico ou digital
  • Acompanha acessórios
  • Garantia de 12 a 24 meses
Desvantagens
  • É um instrumento relativamente caro
  • A leitura de dados do adipômetro científico é mais complexa

Quem deve comprar um adipômetro?

A compra e uso do adipômetro é indicado para profissionais da área da saúde.

Apenas profissionais possuem conhecimento para usar um adipômetro.

São eles nutricionistas, nutrólogos, médicos endocrinologistas, fisioterapeutas, preparadores físicos e profissionais de educação física.

Somente esses profissionais possuem o conhecimento necessário para manusear o adipômetro e realizar as medições de maneira correta.

E mesmo com o instrumento adequado e o conhecimento necessário, dificilmente uma pessoa conseguiria fazer a avaliação corporal sozinha.

Como utilizar um adipômetro?

Não basta comprar o melhor adipômetro disponível se a avaliação for mal realizada ou se a interpretação da composição corporal do paciente for realizada de maneira incorreta. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como utilizar um adipômetro:

Escolha um modelo que tenha facilidade de manusear. Como já mencionamos, existem diferentes modelos de adipômetro: Clínico ou científico. A leitura de dados do adipômetro científico é mais simples mas o adipômetro científico é mais preciso.

Defina qual será o protocolo de avaliação utilizado, pois a leitura de dados é tão importante quanto a coleta. Existe uma grande variedade de fórmulas utilizadas para calcular o percentual de gordura indicadas para a avaliação de diferentes grupos – crianças, jovens, adultos e idosos.

Estabeleça quais dobras medirá. Você tem como opções as seguintes regiões: Subescapular, tricipital, suprailíaca, axilar média, peitoral, bicipital, abdominal, coxa e panturrilha medial. Lembre-se que é padrão coletar as medidas das dobras do lado direito do corpo.

Mesmo que você não utilize todas as medições para calcular o percentual de gordura, a medição das dobras cutâneas vai ajudá-lo a compreender como o paciente está respondendo ao tratamento e mensurar seu progresso.

Na hora de fazer a medição, certifique-se que os ponteiros estejam na marcação zero. Depois encontre a dobra com os dedos indicador e polegar com a mão esquerda, enquanto a mão direita segura o instrumento.

A medida deve ser feita em apenas alguns segundos. Lembre-se que as hastes do adipômetro devem estar perpendiculares a dobra coletada.

foco

Você sabe qual é o percentual de gordura considerável saudável? Para os homens de até 30 anos, esse índice varia de 9 a 15%. Homens de 30 a 50 anos devem apresentar de 11 a 17% de gordura corporal. Acima dos 50 anos, esse percentual sobe para 12 a 19%.

Para as mulheres de até 30 anos, o ideal é que o percentual de gordura varie de 14 a 21%. Dos 30 aos 50 anos de idade, essa medida varia de 15 a 23% e acima dos 50 anos sobe para 16 a 25%.

O adipômetro é melhor do que uma balança de bioimpedância?

Muitos instrumentos podem ser utilizados na avaliação corporal além do adipômetro, um deles é a balança de bioimpedância.

Nesse método, um aparelho de medição (que pode ser integrado à balança ou segurado com as mãos) libera uma corrente elétrica que utiliza a impedância para calcular o percentual de gordura corporal do paciente.

Alguns fatores influenciam nos resultados da avaliação com a balança de bioimpedância como calibração do instrumento e preparo do paciente para a realização do exame – a quantidade de água presente no organismo também pode influenciar nos resultados.

É importante manter a aplicação da metodologia escolhida durante todas as consultas do paciente é a melhor maneira para o sucesso da avaliação da composição corporal.

Critérios de compra: Características para comparar os modelos de adipômetro

O profissional deve escolher o adipômetro de acordo com as equações preditivas utilizadas durante a análise da composição corporal, pois os resultados da avaliação podem ser afetados pelo instrumento utilizado – por causa da mecânica e capacidade de precisão do adipômetro.

Agora que você já sabe como funciona um adipômetro e quais equações utilizará durante a avaliação, descubra quais critérios você deve analisar e comparar no momento da compra:

Vamos explicar cada um desses critérios ao longo da seção. Não esqueça de deixar um comentário nos dizendo qual foi o adipômetro escolhido.

Adipômetro científico ou clínico

Em termos de funcionamento, existem dois modelos de adipômetro: Clínico e científico. A diferença entre eles é a unidade de medida utilizada na avaliação do percentual de gordura das dobras cutâneas.

O adipômetro científico é muito preciso, pois as medições são indicadas por décimos de milímetros. Mas isso não quer dizer que os resultados apresentados pelo adipômetro clínico são imprecisos pela unidade de medida ser em milímetros, está bem?

No entanto, o manuseio do adipômetro científico é mais complicado do que o adipômetro clínico – caso o avaliador demore algum tempo para realizar a leitura do valor apresentado no mostrador do adipômetro científico, esses valores podem mudar.

Esse aparelho também é mais pesado e o valor do instrumento é consideravelmente mais alto. Por causa dessas características, o adipômetro científico é indicado para profissionais que realizam muitos atendimentos e apresentam uma vasta experiência na área.

Ainda está em dúvida sobre qual instrumento escolher? Compare-os abaixo:

Adipômetro científico Adipômetro clínico
Para quem é indicado? Profissionais experientes Profissionais que não realizam muitas avaliações clínicas
Precisão numérica Décimos de milímetros Milímetros
Manuseio Complicado Simples
Peso Mais pesado Mais leve
Preço Elevado Acessível

Analógico ou digital

O adipômetro – seja clínico ou científico – pode ser analógico ou digital. A diferença entre esses modelos é a simplicidade com a qual os resultados são apresentados no adipômetro digital – além disso há a estabilização da medida no painel, para que o profissional possa fazer a leitura com calma.

Outra diferença entre esses modelos, é que o adipômetro digital oferece até 30 funções pré-programadas que possibilitam uma avaliação mais completa dos dados.

Imagem de uma mulher utilizando um adipômetro digital.

O adipômetro digital é um excelente investimento. (Fonte: Sorapop Udomsri/ 123RF.com)

Ambos devem estar sempre calibrados para obtenção de resultados mais precisos – no caso do adipômetro digital, é recomendado realizar a calibração após determinada quantidade de avaliações.

Pinças

No momento da compra de um adipômetro, pense no conforto do seu paciente. Alguns modelos possuem pinças de metal que podem machucar ou irritar a pele de pessoas mais sensíveis - principalmente a pele delicada dos idosos.

No entanto, você encontra modelos com pinças especiais e ergonômicas que resultam em uma medição menos dolorosa para o paciente. Avalie também a pressão que as pinças exercem sob a pele e evite os modelos muito apertados.

Acessórios

A maioria dos modelos de adipômetro acompanha acessórios bastante interessantes como trena antropométrica, caneta dermatográfica, disco de IMC, paquímetro ósseo, balança digital, calibrador e bolsa para transporte.

Alguns modelos acompanham software de avaliação física e CD-ROM com vídeos e fotos que ensinam como medir as dobras cutâneas. Os acessórios encarecem o produto, mas o investimento vale a pena (e sairia mais caro se você resolvesse comprar esses instrumentos de modo avulso).

Preço

Você encontra o adipômetro clínico de leitura analógica por preços que variam de R$120 a R$380. O aparelho de leitura digital custa cerca de R$200.

Já o adipômetro científico é um pouco mais caro. Os modelos de leitura analógica custam entre R$700 a R$1300, enquanto os de leitura digital variam de R$750 a R$1000. Tenha em mente que este é um instrumento de trabalho, não economize comprando itens de baixa qualidade.

(Fonte da imagem destacada: Milkos/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.