Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

77Comentários coletados

A música é uma arte complexa, portanto os músicos têm muitas ferramentas para ajudar a aliviar a carga. O afinador de violão é um deles, e há muitos aspectos que você precisa considerar a fim de escolher o certo. É muito, mas não se preocupe, nós lhe diremos tudo o que você precisa saber.

Os afinadores de violão têm um nome que se refere diretamente ao seu propósito: afinar o violão. Eles ajudam a alcançar a sintonia ideal e aumentar o desempenho do instrumento. Por isso, eles são uma ferramenta muito útil entre os músicos e se difundiram no mercado musical.

Estes são instrumentos que devem estar em perfeitas condições para proporcionar a máxima eficácia. Também é necessário que ele esteja bem posicionado para dar as indicações corretas. Alguns dos aspectos que discutiremos neste artigo são o tipo de apoio, o prestígio da marca, o tipo de sintonizadores, entre outros.




O mais importante

  • Afinadores de guitarra são ferramentas muito úteis para qualquer músico. Eles ajudam a otimizar o ajuste em menos tempo, o que é uma vantagem para o usuário. É por isso que eles ganharam um lugar importante no mercado da indústria musical.
  • Alguns dos aspectos a serem observados são a resposta em freqüência e a direcionalidade. A resposta de freqüência refere-se ao nível de sensibilidade do microfone, enquanto que a direcionalidade é a sensibilidade de acordo com o ângulo em que ele recebe as ondas sonoras. Nós entraremos nisto com mais detalhes mais tarde.

Afinador de guitarra: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre afinadores de violão

Quando você tiver qualquer dúvida sobre o produto que você vai comprar, o que você deve procurar é um guia de compra completo. Com este, que nós montamos para você, você terá todas as informações necessárias para fazer a compra perfeita.

Com um afinador de violão você pode tornar suas tarefas musicais mais fáceis. (Foto: man64 / 123rf.com)

O que é um afinador de violão e quais são suas vantagens?

Os afinadores são dispositivos eletrônicos usados para otimizar a precisão das notas emitidas pelos instrumentos musicais. Neste caso eles são afinadores para violões, mas podem ser usados para outros instrumentos de corda. Estas são ferramentas muito úteis na indústria musical, especialmente entre os músicos novatos, que se ajudam a si mesmos.

Os afinadores modernos são uma evolução dos afinadores anteriores, como o garfo de afinação ou o afinador do apito. Estes trabalhavam emitindo um tom específico, que o músico usava para guiá-lo e afinar seu instrumento pelo ouvido. Também é possível afinar qualquer instrumento pelo ouvido.

Vantagens
  • Permite afinação precisa
  • Ideal para iniciantes
  • Muito fácil de usar
  • Ajuda a poupar tempo
Desvantagens
  • O uso excessivo pode criar dependência
  • Se usado como iniciante pode encorajar maus hábitos
  • O músico pode perder prática na afinação

Afinador de guitarra com grampo ou a pedal?

Há vários aspectos aos quais prestar atenção ao escolher o afinador de guitarra perfeito. E um dos que você deve verificar é o tipo de sistema de sustentação que você prefere. Isto se refere ao mecanismo que eles usam para anexar ao instrumento. No caso do violão há dois tipos, afinadores de clipe e afinadores de pedal.

Afinadores de clipe. Estas são versões menores e mais compactas, que são presas no pescoço do violão ou do baixo. Adequados para violões acústicos ou elétricos, eles funcionam detectando as vibrações do instrumento e com sensores que determinam a nota.

Sintonizadores de pedal. Estes são projetados para instrumentos elétricos e oferecem afinação mais precisa. Eles consistem em pedais que são conectados ao instrumento através de cabos e ao mesmo tempo são inseridos na mistura de pedais da guitarra.

Clamp-on Pedal-on
Ideal para... ....violões acústicos ou elétricos ...instrumentos elétricos
Localização Instrumentos de arco de instrumento Conecta-se ao mix de pedais de violão
System Detecta vibrações de instrumentos no pescoço Conecta-se via cabos
Portabilidade Alto Baixo

Critérios de compra

Comprar um afinador de violão não se trata apenas de escolher o mais atraente. Se você quer ter o afinador de violão perfeito para você, leve em consideração estes critérios que resumimos e explicamos em detalhes, para que você tenha toda a informação que precisa.

Tipo de afinador

Um dos primeiros critérios a considerar é o tipo de afinador que você quer comprar. Este é um aspecto que muda completamente o perfil do afinador, então você precisa considerar que tipos estão disponíveis e o perfil que cada um oferece. Há dois tipos de sintonizadores no mercado: sintonizadores padrão e sintonizadores cromáticos.

Padrão. Os sintonizadores padrão são entendidos como sendo os clássicos e são amplamente utilizados. Entre as vantagens desses afinadores estão o fato de serem mais acessíveis que os afinadores cromáticos e serem fáceis de usar para músicos novatos. Nestes afinadores as notas do violão são pré-ajustadas para uma afinação padrão.

Analógico. Os sintonizadores de alguns anos atrás eram analógicos, mas os sintonizadores modernos usam um display digital. Estes são projetados para detectar a nota emitida por uma corda e indicar quão próximo ou distante o som emitido está da nota desejada. Também indica se você está acima ou abaixo dele.

Cromático. Os sintonizadores cromáticos são mais complexos do que os sintonizadores padrão. Eles são muito mais precisos e lhe dizem exatamente a que nota a corda está afinada. Isto permite que você fique de olho nas configurações do seu violão enquanto toca.

Simplicidade

É importante comprar um produto que torne seu trabalho mais fácil. Portanto, você deve considerar um modelo de afinador que seja fácil de usar e que você possa manusear com facilidade. A primeira coisa a levar em conta é que quanto mais funções tiver, mais complexo será o seu funcionamento.

Modelos simples. Em geral, os modelos de sintonizador padrão são simples porque o funcionamento do sintonizador é simples. Enquanto os modelos cromáticos são mais complexos porque oferecem mais opções, mas muitos modelos têm uma interface simples e clara.

Modelos complexos. Portanto, mesmo que você tenha que optar por um modelo com muitas funções, é possível encontrar um que mantenha uma interface simples. É aconselhável interagir com o sintonizador antes de comprá-lo, ou assistir a vídeos mostrando como ele funciona e determinar se é confortável para você.

Prestígio da marca

Este é um dos mais importantes indicadores de qualidade, pois o respaldo de uma boa marca é geralmente uma garantia de um bom produto. Portanto, você precisa considerar a marca como um dos aspectos que definirão sua decisão.

Você poderia rever as marcas no mercado e o histórico que elas têm, para ter uma idéia do perfil da marca. Existem algumas com referências muito boas que nem são tão caras quanto as marcas conhecidas. Entre as marcas mais destacadas podemos citar Yamaha, Shure, Arieta, Snark e Neewer.

(Foto em destaque: Eu sou Kulz / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas