Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

25Horas investidas

5Estudos avaliados

69Comentários coletados

Desta vez vamos falar sobre a água de coco, uma bebida requintada obtida do coco verde e que, graças às suas inúmeras propriedades, proporciona grandes benefícios para o nosso organismo. Nós lhe informaremos sobre as diferentes formas de uso e comercialização desta bebida exótica.

Ao final deste artigo, você estará ciente das principais características da água de coco, suas diferentes variedades, combinações, tamanhos, marcas e preços, entre outros aspectos fundamentais que lhe permitirão fazer a melhor escolha de compra.




O mais importante

  • A água de coco é encontrada em cocos verdes jovens, dos quais é bebida diretamente. Também é comercializado industrialmente em garrafas embaladas feitas de papelão ou vidro, que são vendidas em lojas de alimentos saudáveis e mercearias.
  • Por causa de seu sabor e suas muitas propriedades nutricionais, o coco oferece uma variedade de usos. Além da água, leite de coco e óleos de coco também são usados para cozinhar, cuidados com a pele, cuidados com o cabelo e outros fins.
  • É importante que antes de comprar água de coco industrializada, você conheça suas particularidades e diferenças com a água de coco natural, assim como seus componentes, embalagens e usos, entre outros aspectos importantes.

Água de coco: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre a água de coco

O principal objetivo deste guia de compras é fornecer a você todas as informações necessárias sobre a água de coco, incluindo seus principais benefícios e características menos favoráveis, para que você possa analisar em profundidade o que é este produto antes de comprá-lo.

A água de coco tem múltiplos benefícios para o organismo. (Foto: Gadini / 123rf.com)

O que é água de coco e quais são seus benefícios?

A água de coco é encontrada dentro de cocos verdes jovens, dos quais ela pode ser bebida diretamente. Os cocos marrons maduros possuem uma espessa camada de polpa e pouca água de coco, por isso é aconselhável colher as frutas quando estão verdes para aproveitar esta deliciosa água.

Como os cocos verdes só são encontrados em áreas tropicais, esta fruta também é comercializada industrialmente em vários países como uma bebida natural, refrescante e purificante, seja na forma de caixas de papelão (principalmente) ou em garrafas de vidro.

Entre seus muitos benefícios, a água de coco ajuda na perda de peso, facilita a digestão, desintoxica o corpo, combate a constipação, previne infecções, regula a pressão arterial, reduz o risco de câncer e melhora a função renal.

Vantagens
  • É um antioxidante natural
  • Acelera o metabolismo
  • Melhora a digestão
  • Hidrata a pele
  • Protege o coração
  • Reduz a retenção de líquidos
Desvantagens
  • Não é uma bebida hidratante
  • Aumenta o açúcar no sangue
  • Em altas doses pode atuar como laxante

Água de coco, leite de coco ou óleo de coco - A que você deve prestar atenção?

O coco é uma fruta que tem múltiplas propriedades e formas de uso. Abaixo descreveremos as características da água de coco, do leite de coco e do óleo de coco, para que você possa conhecer suas principais diferenças e peculiaridades.

Água de coco. A água de coco é uma bebida extraída diretamente dos cocos mais jovens e tem grandes benefícios à saúde, pois contém numerosas vitaminas e minerais, incluindo potássio e magnésio. A água de coco é geralmente consumida diretamente da fruta ou através de produtos embalados industrialmente, geralmente comercializada em garrafas de papelão ou vidro de 330 ML, 500 ML ou 1 LT.

Leite de coco. A água de coco é freqüentemente confundida com o leite de coco, mas a principal diferença entre os dois é que o leite de coco é feito pela moagem da polpa do coco maduro. Também é mais cremoso e mais branco que a água de coco. Muitos veganos consomem leite de coco como substituto do leite de vaca, mas também é usado para fazer sobremesas e produtos de beleza, pois tem inúmeras propriedades, e sua textura espessa o torna muito versátil e manipulável.

Óleo de coco. O óleo de coco, também conhecido como manteiga de coco, é uma substância gordurosa extraída, como o leite de coco, da polpa de coco maduro. Apesar de sua alta porcentagem de lipídios, ele é recomendado como alimento básico de uma dieta saudável. Devido aos seus muitos benefícios, o óleo de coco é usado para a preparação de alimentos, assim como para a saúde da pele e dos cabelos. É também antibacteriano, antioxidante, regenerador de tecidos e cicatrizante, entre muitas outras coisas.

Água de coco Leite de coco Óleo de coco
Principais usos Bebidas Bebidas, alimentos Alimentos, cosméticos
Textura Líquido Cremoso, espessado Oleoso
Valor energético 19 calorias x 100 gramas 230 calorias x 100 gramas 862 calorias x 100 gramas

Critérios de compra

Abaixo discutiremos os aspectos mais importantes a serem considerados ao comprar água de coco, para que você possa diferenciar os diferentes produtos e suas particularidades, assim como seus nutrientes e utilidades.

Água de coco natural ou industrial

Como mencionamos ao longo do artigo, a água de coco pode ser bebida diretamente da fruta, ou pode ser consumida em embalagens de papelão ou vidro vendidas em supermercados, lojas de alimentos saudáveis e lojas de alimentos saudáveis.

Água de coco natural: Idealmente, você deve beber a água diretamente do coco para aproveitar todas as suas propriedades. Isto é muito mais saudável e barato. Mas a verdade é que existem lugares onde os coqueiros não crescem e, portanto, é mais difícil obter a fruta, ou ela é importada a preços altos e com conservantes adicionais.

Água de coco industrial: Em geral, no processo de industrialização não há geralmente uma grande perda nutricional, pois os minerais são preservados e a única vitamina que pode ser perdida é a C, que é a mais sensível. Mas também é verdade que a água de coco embalada contém conservantes e aditivos.

Se você for comprar água de coco industrial, é aconselhável procurar por marcas conhecidas e verificar os rótulos cuidadosamente. No mercado você pode encontrar água de coco orgânica, que embora mais cara, tem menos aditivos químicos e acima de tudo menos glicose, já que a água de coco industrializada geralmente tem muito açúcar adicionado.

Tipos de embalagens

Embalagens de vidro ou papelão irão proteger o meio ambiente 

Também mencionamos que a água de coco é vendida no mercado através de bebidas saudáveis, embaladas em garrafas de vidro ou papelão (estas são as embalagens mais comuns para água de coco). Também é vendido em latas, embora isto seja muito raro.

A embalagem ajudará você a preservar o sabor natural 

O ideal é procurar recipientes de vidro, pois é o material mais higiênico disponível, não contamina ou interfere com o sabor natural da água de coco, é versátil, reutilizável e, portanto, mais benéfico para o meio ambiente.

Os recipientes de vidro são mais caros per se, especialmente para a água de coco, já que a variante orgânica, que é muito mais cara, geralmente é embalada neste material, mas vale a pena pagar um pouco mais e aproveitar todos os seus benefícios.

Utiliza

Embora a água de coco seja utilizada principalmente como bebida natural (e um pouco exótica), devido aos seus inúmeros nutrientes, suas propriedades também são utilizadas para cozinhar, estética e saúde. Aqui estão alguns de seus outros usos para você considerar:

Cuidados com a pele. Devido às suas propriedades hidratantes e regenerativas da pele, a água de coco também é usada como ingrediente principal em máscaras faciais anti-envelhecimento. Na verdade, a indústria cosmética já a incorporou em cremes e loções, especialmente para a acne.

Ressaca. Embora possa parecer estranho, há uma razão nutricional por trás deste fato: quando você bebe muito álcool, seus níveis de potássio caem, causando desconforto e, acima de tudo, dor de cabeça, e se há uma coisa que a água de coco tem em abundância é o potássio, então ela ajudará a repor este mineral em seu corpo.

Aromatização. Devido ao seu estado líquido, a água de coco é a forma menos usada de coco na culinária. Entretanto, devido ao seu sabor saboroso, muitas pessoas a utilizam para substituir a água utilizada para ferver os alimentos e aproveitam seu sabor e aroma particulares para dar um toque diferente a pratos doces e salgados.

A água de coco refresca e hidrata a pele. (Foto: Pexels/ pixabay.com)

Componentes

A esta altura já está mais do que claro para você os muitos benefícios da água de coco. Eles são devidos a seus muitos componentes, incluindo vitaminas C e B, e minerais como potássio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, cobre, sulfatos e cloretos. De todos esses componentes, destaca-se o potássio, pois ele compreende mais de 50% da concentração de água de coco. Além disso, esta bebida contém certos aminoácidos que excedem as porcentagens encontradas no leite de vaca. É uma ótima maneira de esfriar.

(Fonte da imagem em destaque: Valentina Gabdrakipova/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas