Frascos de cosméticos de tamanhos e cores diferentes.
Ultima atualização: 7 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

61Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um item que virou febre entre aqueles que não dispensam um bom cuidado com a pele: a água micelar.

Confundida com demaquilante e tônico, a água micelar é na verdade a grande revolução entre os produtos que limpam e protegem a pele. Não à toa, hoje em dia, existem diversas opções, com composições variadas.

Neste artigo, vamos mostrar para você o que deve ser levado em conta para comprar a água micelar ideal para você, além de dicas e informações sobre a função desse produto e como usá-lo em sua pele.




Primeiro, o mais importante

  • A água micelar limpa, tonifica e protege a pele, além de remover a maquiagem sem causar irritação.
  • Livre de óleo e de álcool, esse é o produto do momento para quem quer cuidar da pele com eficiência e resultado.
  • Em meio a tantas opções oferecidas pelo mercado, vamos lhe mostrar o que diferencia uma água micelar da outra e como escolher a melhor para você.

Você também pode gostar:

Melhores opções de água micelar: Nossas recomendações

Quem já conhece a água micelar busca por eficiência na limpeza, na remoção da maquiagem e na proteção da pele. Os fabricantes, sabendo disso, investem cada vez mais em composições inovadoras. Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você as melhores marcas de água micelar disponíveis hoje em dia no mercado.

Água Micelar 5 em 1 L’Oréal Paris

A água micelar da L’oréal Paris, de 400ml, promete realizar cinco ações em sua pele: limpar, reequilibrar, purificar, suavizar e demaquilar até as peles mais sensíveis.

Além disso, essa água micelar não tem cheiro, não gruda na pele e funciona como um demaquilante para maquiagens mais leves.

Solução Micelar Bioderma

A água micelar da Bioderma, de 500ml, é ideal para pele mista, oleosa e acnéica. Com perfume suave, hipoalergênica e sem parabenos, essa água limpa suavemente e remove a maquiagem sem ressecar a pele.

Além disso, purifica a pele, diminui a oleosidade, regula a qualidade de sebo e é enriquecida com agentes purificadores da pele como glucanato de zinco, sulfato de cobre e sébium H2O.

Água micelar Effaclar La Roche-Posay

A água micelar Effaclar da La Roche-Posay, de 200ml, é recomendada para peles mista ou oleosa. Com alto poder demaquilante, possui em sua composição a água termal, que acalma, suaviza, hidrata e combate os radicais livres.

A Effaclar conta ainda com o ativo zinco, reconhecido mundialmente por seus benefícios no controle da oleosidade.

Guia de Compra

Não se engane. Comprar a água micelar parece fácil, mas não é. Existem muitas diferenças entre as opções disponíveis e é preciso considerar muitos fatores para garantir que a escolhida é a ideal para a sua pele.

Por isso, nós criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para escolher a melhor água micelar, além de dicas de como e onde usar esse produto.

Mulher limpando a pele do rosto.

A água micelar é ideal para limpar a pele, até as mais sensíveis e oleosas. (Fonte: rido / 123RF)

O que é a água micelar?

A água micelar é uma solução líquida e transparente que serve para higienizar, demaquilar e tratar a pele do rosto.

Muitos dizem que é como se fosse um misto de tônico e demaquilante. Porém, como veremos logo mais, a água micelar é mais suave do que esses dois cosméticos.

Em essência, a água micelar não tem óleo, álcool, parabenos, corantes, perfumes e nem sabão na sua fórmula, o que torna esse produto ideal para pessoas de pele sensível.

Composta por poucos ingredientes, mas com alta tecnologia, a fórmula da água micelar combina muita água com elementos de limpeza solúveis em água e em óleo, além de alguns aditivos.

Na pele, esses ingredientes formam micelas, que são um agregado de moléculas solúveis em água e óleo.

Como possuem uma característica polar (compatível com água) e uma apolar (não compatível com água), as micelas se tornam um imã de sujeira.

Frasco de cosmético transparente e azul.

A água micelar é um produto de múltiplas ações. (Fonte: Victoria Shibut / 123RF)

A característica apolar da água micelar é responsável por eliminar resíduos, como maquiagem, gordura e suor. Já a parte polar faz a pele ficar firme com uma sensação de frescor e não gordurosa.

O resultado? Uma pele limpa, sem alterar o pH e sem agredir a pele. Por isso, a água micelar tornou-se famosa já que limpa a pele sem provocar ardência, além de ser capaz de remover maquiagem.

As francesas, por exemplo, costumam substituir a limpeza diária da pele, antes feita com cleansers, pela água micelar.

Porém, para retirar maquiagem pesada e à prova d’água, a água micelar tradicional não é tão eficiente. Mas, como veremos mais à frente, já existem opções para isso.

Como surgiu a água micelar?

A água micelar ainda é um produto novo no Brasil, apesar de estar ganhando uma rápida popularidade, principalmente, mas não exclusivamente, entre as mulheres.

Mas o fato é que a fórmula da água micelar já é bem antiga e conhecida mundo à fora. As datas de sua criação são ainda muito divergentes. Mas há informações sobre a água micelar que datam do ano de 1913.

Há quem afirme que um estudo realizado na Universidade de Bristol, na Inglaterra, seria o responsável pela sua criação.

Mulher sendo maquiada.

A água micelar surgiu há muitas décadas e é mais conhecida por remover maquiagens leves. (Fonte: skeeze / Pixabay)

Por outro lado, há quem garanta que a criação da fórmula da água micelar partiu dos franceses, por volta de 1990.

Mas o fato é que a fórmula da água micelar e seus benefícios para a pele já é discutida há longos anos e, há muito tempo utilizada pelos europeus. No Brasil, a água começou a fazer sucesso por ser parecida com uma água e não conter óleo.

Afinal, como a maioria das peles brasileiras tem característica mais oleosa, não demorou muito para que a água micelar caísse no gosto popular.

Quais são as funções da água micelar na sua pele?

Como vimos, a água micelar é um cosmético com múltiplas funções. Mas para você entender melhor o poder desse produto, listamos a seguir todas as funções que a água micelar poderá ter na sua pele.

  • Tônico. Você pode usar a água micelar como tônico, já que ela possui agentes de ação tonificante. Ou seja, a água micelar reequilibra a pele e ajuda a deixá-la mais bonita e saudável.
  • Calmante. Após tratamentos estéticos, como o peeling, por exemplo, a pele costuma ficar irritada e sensível. Nesses casos, a água micelar minimiza as sensações incômodas.
  • Demaquilante. Essa é a função mais conhecida da água micelar. Mas o fato é que o produto demaquila a pele e retira maquiagens leves, usadas no dia a dia.
  • Removedor de oleosidade. A água micelar tem a função de retirar o sebo da pele, controlar a oleosidade e deixar a pele com uma aparência mais seca e refrescante.

Qual a diferença entre água micelar, demaquilante, tônico e água termal?

O fato é que a água micelar ainda é muito confundida com outros cosméticos, em especial o demaquilante. E, por ter propriedades semelhantes, esse produto também pode ser comparado com o tônico e até com a água termal.

Mas o fato é que a água micelar, apesar de ter ações parecidas com os outros cosméticos, é um produto mais completo e funcional.

Por exemplo, enquanto a maioria das fórmulas de água micelar não possui óleo, alguns tipos de demaquilantes são oleosos, o que não é indicado para peles acneicas.

Peles sensíveis, por exemplo, podem sofrer mais com alguns tipos de demaquilante. Os que contêm álcool podem acabar irritando a pele, principalmente na região dos olhos e boca, enquanto a água micelar limpa de forma mais suave e menos agressiva.

Outra diferença entre a água micelar e o demaquilante é que a primeira consegue remover todo tipo de sujeira, como poluição e excesso de oleosidade. Já o demaquilante retira apenas a maquiagem.

Além disso, os demaquilantes não possuem a função de tônico. Já a água micelar, além de demaquilar também age como tônico. Os tônicos, por sua vez, ajudam a limpar e a reduzir a oleosidade, além de equilibrar o pH da região.

Já a água termal é naturalmente enriquecida com minerais benéficos para a saúde da pele, como o manganês, o magnésio e o zinco. Por isso, ela tem ação antioxidante, além de hidratar, cicatrizar e acalmar a pele.

Assim, a principal diferença entre a micelar e a termal é que, a água termal não possui a função de limpeza.

Ainda assim, hoje em dia, já é comum encontrar a água micelar contendo água termal em sua composição, já que as duas águas são ótimos complementos.

Confira abaixo as principais diferenças entre água micelar, demaquilante, tônico e água termal:

Água micelar Demaquilante Tônico Água termal
Óleo Não Pode ter Não Não
Álcool Não Pode ter Pode ter Não
Remoção de sujeira e maquiagem Sim Apenas maquiagem Apenas sujeira, Não
Risco de alergias Pequeno Grande Pequeno Pequeno
Reduz oleosidade Sim Não Sim Não
Função Tonifica, acalma, demaquila e remove oleosidade Demaquila Limpa e reduz oleosidade Hidrata, cicatriza, acalma, antioxidante

Quais as diferenças entre a água micelar e a bifásica?

É importante que você saiba que, além da água micelar tradicional, já existe no mercado uma variação que pode ser muito útil para você. Falamos aqui da água micelar bifásica.

Como já vimos a água micelar além de limpar o rosto, ameniza a oleosidade e purifica a pele. Mas o fato é que ela é capaz de remover maquiagens leves, aquela que usamos no dia a dia.

E isso pode deixar a desejar para quem usa maquiagens mais duradouras. Por isso, a água micelar bifásica chegou para solucionar essa limitação.

O grande diferencial da água micelar bifásica é a sua capacidade de remover makes à prova d’água como máscaras, delineadores e batons de longa duração.

Para retirar maquiagens pesadas, opte pela água micelar bifásica que tem as mesmas propriedade da tradicional, mas realiza uma limpeza profunda.

Diferente dos demaquilantes bifásicos, que são compostos por óleos que ajudam na remoção da maquiagem pesada, a água micelar bifásica é livre de óleos e contém em sua fórmula 15% de emolientes e o restante de micelas.

E, justamente por isso, ela remove maquiagens pesadas em um só passo, sem precisar esfregar a pele e nem enxaguar depois. Ou seja, por conter emolientes e micelas ao invés de óleos, a água micelar bifásica é super leve, não é gordurosa e não entope os poros.

Outro diferencial presente na água micelar bifásica é o seu modo de usar: como as duas fases da fórmula têm cores parecidas, é preciso que elas sejam misturadas para que funcionem da maneira certa. Por isso é importante sacudir o frasco antes de utilizar a água micelar bifásica.

A seguir, você confere as principais diferenças entre a água micelar e a água micelar bifásica:

Água micelar Água micelar bifásica
Óleo Não tem Não tem
Fase emoliente Não tem Tem
Ação Remove maquiagem leve remove maquiagem pesada e à prova d’água

Quando e como aplicar a água micelar?

Segundo os dermatologistas, você deve usar a água micelar pela manhã e à noite. Quando você for usar o produto para tonificar ou então para preparar a pele, o recomendável é que use pela manhã, logo após lavar o rosto.

A seguir, você confere um passo a passo de como utilizar a água micelar pela manhã:

  • Lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele
  • Depois que a pele estiver bem seca, coloque um pouco da solução micelar num algodão.
  • Passe o algodão pelo rosto delicadamente, abrangendo todas as áreas: próximo aos olhos e à boca, nas bochechas, testa e pescoço.
  • Não é necessário enxaguar.

Em seguida, indicamos que você espere alguns minutos para a pele absorver o produto e depois continue com sua rotina. Só então é recomendado aplicar a maquiagem. Não esqueça de usar o protetor solar!

Uma dica interessante é usar um algodão em forma de disco, porque ele é geralmente mais fino e absorve menos produto. Dessa forma, você economiza mais a água micelar.

Já para remover a maquiagem, não esqueça que, se você estiver usando uma maquiagem mais difícil de tirar, você deve optar pela água micelar bifásica ou um demaquilante.

De qualquer forma, à noite, você deve usar a água micelar após lavar a pele com água e sabonete. Nesse momento, a água micelar vai desobstruir poros e retirar resíduos de sujeira e de maquiagem.

Em seguida, você pode aplicar um hidratante de sua preferência. Confira abaixo mais dicas de uso da água micelar:

  • Após a aplicação, não enxágue;
  • Aplique sempre antes de usar outros produtos de beleza e maquiagem;
  • Aplique também na linha do cabelo e no pescoço;
  • Não esfregue o algodão no rosto, passe ele com suavidade para que o líquido penetre na pele.
Mulher limpando o rosto com algodão.

Siga esses passos para aplicar a água micelar. (Fonte: Michael Simons / 123RF)

Quais as vantagens da água micelar?

A grande vantagem da água micelar, como já vimos, é que ela promove uma limpeza leve, pois são livres de álcool, parabenos ou corantes, sem irritar a pele.

Por isso, até a limpeza de áreas mais sensíveis, como a dos olhos e a próxima à boca, não vão sofrer com o produto. A águas micelar também evita que a pele fique oleosa ou pegajosa, já que é livre de óleos.

Ou seja, mesmo indicada para todos os tipos de pele, a água micelar é altamente recomendável para quem tem pele sensível, oleosa e acneica.

Outra vantagem é que alguns fabricantes incluem nas fórmulas outros ativos benéficos para a pele, seja para hidratar ou evitar espinhas, por exemplo.

A água micelar é indicada para todos os tipos de pele, mas é altamente recomendável para quem tem pele sensível, oleosa e acneica.

O fato é que esse é um produto de inúmeras vantagens por suas múltiplas ações. A água micelar não apenas demaquila, mas também purifica, reequilibra, retira resquícios de sujeira acumulados nos poros, diminui a oleosidade e suaviza aparência.

E por não deixar resíduos de produto na pele, diferente de outros tipos de demaquilante, ela não precisa de enxágue. Sem contar que a maioria das marcas oferece um preço bem acessível.

Confira a seguir as vantagens e desvantagens da água micelar:

Vantagens
  • Não ter álcool nem óleo
  • Limpar a pele e os poros
  • Remover maquiagem, eliminando os resíduos do rosto
  • Purificar e reequilibrar a pele
  • Suavizar e acalma a pele
  • Sem enxague
  • A versão bifásica remove makes à prova d’água
Desvantagens
  • A tradicional remove apenas maquiagens leves

Quanto custa?

O preço da água micelar varia bastante, principalmente, em função da marca fabricante, da composição e do tamanho do produto. Sendo assim, você vai encontrar a água micelar custando entre R$12 e R$120.

Vale ressaltar que as muito baratas provavelmente serão vendidas em embalagens menores e terão menos elementos adicionais benéficos para a pele.

Onde comprar?

A água Micelar pode ser comprada em farmácias, supermercados, lojas de cosméticos além de departamentos e hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Porém, nós recomendamos que você adquira a água micelar em lojas online como, por exemplo, a Amazon Brasil. Dessa forma, você terá mais opções de marcas renomadas, além de realizar a sua compra de forma prática e rápida.

Critérios de compra: Fatores para escolher a melhor água micelar

Antes de você comprar a água micelar é fundamental que você entenda as diferenças que existem entre as opções disponíveis no mercado.

Dessa forma, você irá garantir que a água micelar escolhida é a mais adequada para as suas necessidades, sua rotina e tipo de pele. Por isso, abaixo nós listamos para você os principais fatores que devem ser observados antes de comprar a água micelar.

  • Composição
  • Tipo de pele
  • Cheiro
  • Tamanho
  • Textura

A seguir, nós vamos explicar em detalhes cada um desse fatores para que você possa tomar a melhor decisão e comprar a água micelar ideal para você.

Composição

Apesar de em geral a água micelar ter uma composição padrão sem álcool, óleos e parabenos, a lista de ingredientes vai variar entre as marcas. Ainda assim, é possível dizer que alguns itens fazem parte da composição das melhores marcas.

Por isso, você deve se certificar que, ao comprar a sua água micelar, você vai encontrar as seguintes substâncias na composição:

  • Água;
  • Solubilizador: responsável por promover a limpeza; como, por exemplo, Disodium, Cocoamphodiacetate, Hexylene Glycol, PEG-6 Caprylic e Poloxamer 184;
  • Glicerol: age como umectante, mantendo a pele macia e hidratada.

Além disso, olhe o rótulo e confirme se a fórmula é mesmo isenta de álcool, corantes, parabenos e sabão.

Vale observar também que algumas marcas incluem outros componentes que irão potencializar ainda mais os benefícios da água micelar na sua pele.

Em geral, você vai encontrar aditivos como a água termal e zinco para controlar a oleosidade e aumentar a hidratação da pele, além de agentes hidratantes, calmantes e extratos botânicos.

Tipo de pele

Antes de comprar a sua água micelar também é fundamental que você considere o seu tipo de pele. E é justamente a composição do produto, que vimos acima, que vai definir para qual tipo de pele a água micelar é mais indicada.

Isso porque, apesar de esse produto ser, em geral, recomendado para todos os tipos de pele, em especial o tipo sensível e oleoso, existem variações dependendo da marca fabricante.

Mas, em geral, você encontrará a água micelar para os seguintes tipos de pele:

  • Peles sensíveis
  • Pele oleosa
  • Pele seca
  • Pele mista

Essa informação costuma vir exposta na embalagem da água micelar e é fundamental para garantir os efeitos que você procura em sua pele.

Mãos colocando água do tubo no algodão.

Apesar de líquida, algumas marcas de água micelar podem acabar dando a sensação de pegajosa na pele. (Fonte: akz / 123RF)

Cheiro

Outro fator importante que você também deve levar em conta antes de adquirir a sua água micelar é o aroma do produto. Em princípio, esse tipo de cosmético é feito para ser sem cheiro, justamente porque é uma solução usada diariamente.

No entanto, apesar de os melhores produtos realmente não terem cheiro, você vai encontrar algumas marcas de água micelar que possuem odor de leve a moderado, que lembra o cheiro de produtos de bebê.

Mas, algumas têm, inclusive, um cheiro muito forte e marcante. Nesse caso o uso da água micelar pode acabar se tornando enjoativo. Para não errar e se arrepender depois, cheque na pele antes para testar o cheiro que a água micelar exala.

Tamanho

É fundamental que você observe o tamanho da embalagem da sua água micelar antes de comprá-la. Afinal, o objetivo aqui é adquirir um produto com alto custo-benefício.

Em geral, você irá encontrar a água micelar em embalagens de 100ml, 200ml, 240ml, 400ml e 500ml. Recomendamos que você prefira os frascos maiores já que, em geral, possuem um preço mais em conta considerando a quantidade de ml.

Mas, além dos frascos com o líquido, você também poderá encontrar a água micelar em forma de lenço umedecido. Essa opção costuma ser mais utilizada para quem vai viajar ou passar o dia fora e precisa levar consigo a água micelar.

Frascos transparentes, creme, escova de cabelo e pincel de maquiagem.

O tamanho do frasco da água micelar vai influenciar na duração do produto e no preço também. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Textura

Apesar de toda água micelar ser líquida, elas possuem diferentes texturas, que podem lhe incomodar dependendo do seu tipo de pele.

Por exemplo, algumas dos tipos de água micelar podem ter no final uma textura mais pegajosa e acabam não deixando a sensação de frescor e leveza na pele.

Outras, acabam deixando uma sensação mais leve, já que possuem uma textura bem mais líquida, o que também é ideal para pele acneica e oleosas. Essa é uma escolha bem pessoal, por isso, nesse caso ideal é testar a água micelar antes de comprar.

(Fonte da imagem destacada: Charisse Kenion / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.