Imagem mostra um homem ao lado de uma mulher que pratica airbike.
Ultima atualização: 1 de maio de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

67Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre um equipamento capaz de revolucionar seus treinos cardiovasculares ou ser uma ótima opção em sua academia: A airbike! Presente cada vez mais no mundo fitness, ela traz incríveis benefícios a todos que passam a usá-la com frequência!

Podemos dizer que a airbike é uma evolução da bicicleta ergométrica, já que proporciona treinos bem mais completos. Mas, afinal, quais são essas vantagens que ela oferece? E como escolher o modelo perfeito para sua casa ou academia? Falaremos sobre todos esses assuntos nas próximas linhas!




Primeiro, o mais importante

  • Ter uma airbike é uma excelente opção para quem deseja fazer exercícios dentro de casa. Ela permite que todo o corpo seja movimentado de forma simultânea.
  • Além de benefícios cardiorrespiratórios, com a airbike também é possível treinar partes específicas do corpo, queimar calorias, ganhar velocidade e explosão.
  • Para o uso perfeito de uma airbike, pode ser preciso o auxílio de um profissional capaz de fazer os ajustes corretos e a definição ideal do programa de exercícios.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de airbike: A opinião da redação

Escolher um bom equipamento para exercícios pode ser difícil se você não tem prática no assunto. Não se preocupe: Nossa redação avaliou diversos modelos e preparou uma lista com aqueles que são os melhores!

Uma airbike de confiança

A Kikos é uma das marcas mais respeitadas quando o assunto é equipamentos fitness: São 30 anos no mercado e distribuição nacional. Essa airbike tem várias funções importantes, como tempo, velocidade e medidor de calorias. Feita de aço carbono, é compacta, cabe até mesmo em um apartamento e pesa apenas 26 kg.

O modelo doméstico ideal

Quer uma airbike para usar dentro de casa? Não há modelo melhor que esse da Podiumfit! Além de ter um ótimo custo-benefício, ele se destaca pelo quanto é silencioso: Não incomoda vizinhos, nem as pessoas que moram com você! O design também é pensado para uma harmonização completa com o ambiente doméstico.

A airbike com o melhor sistema de resistência

Schwinn Airdyne Bike Series

Schwinn Airdyne Bike Series




a partir de

$ 500,00

mais informação

O grande destaque das airbikes da Schwinn é o incrível e tecnológico sistema de resistência ao ar que elas oferecem. Com ele, as extremidades do corpo ganham um exercício bem mais completo, capaz de gerar resultados rápidos. São equipamentos bastante silenciosos e te ajudam com avançados programas de treino

Guia de compra

O guia de compra é o principal setor de nosso artigo: Nele, oferecemos respostas às questões mais comuns do público sobre a airbike.

Fique conosco para conhecer as vantagens desse equipamento, diferenciá-lo de outros, saber a melhor forma de usá-lo e muito mais!

Imagem mostra uma mulher se exercitando em uma airbike.

A airbike é excelente para diversos tipos de exercícios. (Fonte: ammentorp/ 123rf.com)

O que é uma airbike e para que ela serve?

Os treinos cardiovasculares são muito populares dentro das academias. Como o nome diz, eles têm como principais benefícios as melhorias que levam aos sistemas respiratório e vascular, e normalmente usam equipamentos como bicicletas ergométricas e esteiras.

A airbike é um equipamento que ajuda a elevar os treinos cardiovasculares para outro nível. Ela permite que se trabalhe ou isoladamente braços e pernas, ou todo o corpo de uma vez, que haja variações de intensidade e de velocidade e que o esforço seja controlado de acordo com a necessidade do praticante.

Seja em academias ou para uso pessoal, a airbike é uma ótima opção para melhora cardiorrespiratória e vascular. A maior parte dos modelos lembra bastante uma bicicleta ergométrica, inclusive pelas informações que oferece no monitor, mas tem mais funções e possibilidades.

foco

Você sabia que o crossfit é um dos grandes responsáveis pela popularização da airbike? Conhecido pelos seus treinos intensos, esse estilo de exercício buscou por equipamentos que permitissem movimentos mais amplos e potentes.

Assim, o crossfit substituiu a bicicleta ergométrica pela airbike, movimento que é cada vez mais visto também nas academias comuns!

Quais as vantagens de uma airbike?

Ao vermos uma airbike, notamos que ela permite que exercícios sejam feitos também com os braços. Vemos logo de cara seu diferencial: A possibilidade de mover todas as partes do corpo de uma só vez, gerando resultados imediatos que não são apenas em um local.

Porém, a principal vantagem da airbike é a sua tecnologia: Quanto mais intenso é o ritmo imposto pelo usuário, seja com as pernas ou com os braços, mais resistência o equipamento impõe. Isso faz com que o desafio sempre cresça e o exercício nunca fique fácil ou trivial.

A airbike permite aos treinadores ou usuários escolherem diferentes tipos de exercícios, a cada momento focando em um músculo ou uma parte do corpo. Não se trata de um equipamento repetitivo, nem que restringe as opções de treinamento.

É compacta, cabe dentro de casa e permite um grande leque de exercícios e benefícios. O único ponto negativo é o preço um pouco salgado demais.

Veja na tabela abaixo as principais vantagens e desvantagens da airbike:

Vantagens
  • Permite exercícios para todo o corpo
  • Aumenta a intensidade de acordo com o usuário
  • Há diversas possibilidades de treinos com apenas um equipamento
  • Compacta: Cabe até mesmo em um apartamento
Desvantagens
  • Preço costuma ser bastante elevado

Quais os maiores benefícios de uma airbike para o corpo?

Falamos muito nos benefícios que os exercícios feitos com a airbike podem trazer, mas ainda não demos maiores demonstrações práticas sobre isso. É hora de listarmos quais sistemas, características e partes do corpo são mais beneficiados por esse equipamento!

  • Sistema respiratório e vascular: A capacidade de respiração e de oxigenação do corpo, bem como a circulação sanguínea, estão entre os principais beneficiados pela airbike. Treinos frequentes levam a uma constante sensação de bem-estar e a uma maior longevidade.
  • Emagrecimento: Para emagrecer com o uso de uma airbike, é preciso focar em treinamentos constantes de intensidade moderada. Junto a uma boa alimentação, os resultados na queima de calorias devem trazer ótimos resultados.
  • Definição de grupos musculares: A airbike permite que pernas, braços, costas ou peito sejam treinados isoladamente. Com boas sequências, é possível ganhar massa muscular e resistência nessas regiões, eliminando gordura e gerando bons resultados tanto para estética, como para qualidade de vida.
  • Velocidade e explosão: Treinos constantes com grande resistência na airbike fazem com que a velocidade e a explosão do usuário cresçam bastante com o tempo, o que pode ser ideal na prática de determinados esportes.

Airbike ou bicicleta ergométrica?

A diferença física entre uma airbike e uma bicicleta ergométrica é bastante clara: A primeira também conta com manoplas que permitem a movimentação dos braços junto com o tradicional movimento de “pedalada”. Isso leva, também, às diferenças de exercícios.

Uma bicicleta ergométrica já é um equipamento bastante eficiente para o treinamento cardiovascular, já que permite uma movimentação intensa e várias regulagens de esforço. O que muda é justamente o fato da airbike ser mais completa, trabalhando mais partes do corpo.

Caso você queira fazer exercícios simples dentro de casa, apenas para se manter ativo, gastar menos e adquirir uma bicicleta ergométrica pode ser uma boa ideia. Porém, para quem quer mais possibilidades e treinos mais complexos, a airbike é a melhor opção.

Academias, sem dúvidas, devem oferecer as duas opções, permitindo assim uma gama maior de equipamentos para os usuários.

Comparamos os dois aparelhos em uma pequena tabela:

Airbike Bicicleta ergométrica
Exercícios permitidos Cardiovasculares, pernas, braços, costas, peito Cardiovasculares, pernas
Características próprias Permite uma ampla gama de exercícios, tecnologia aumenta a resistência de acordo com o usuário Serve como tradicional e efetivo equipamento de treinamento cardiovascular
Preço Elevado Acessível

Como usar uma airbike da melhor maneira possível?

É possível escolher entre muitos exercícios possíveis em uma airbike: Pedalar de forma simples, como em uma bicicleta ergométrica, mover apenas os braços, fazer movimentos de “remada”, optar por uma sequência mais completa, capaz de ter efeitos em todo o corpo, entre outros.

Você sempre deve conhecer qual seu principal objetivo com a airbike.

Para saber qual é a sequência mais recomendada, você deve conhecer bem quais os seus objetivos: Melhorar a capacidade vascular? Definir partes específicas do corpo? Emagrecer? Ganhar velocidade? Sabendo essa resposta, poderá aproveitar tudo o que airbike oferece.

A melhor forma é ter acesso a um personal trainer, capaz de montar exercícios que sirvam para as suas necessidades. Isso pode ser feito em uma academia, via internet ou até mesmo com aplicativos específicos.

Existem ainda alguns ajustes importantes que precisam ser feitos, como a altura e a distância do banco, além do alinhamento do joelho. Para te ajudar com isso, selecionamos um vídeo do canal Crossfit City Wolves:

Quanto custa e onde comprar uma airbike?

A airbike ainda é um equipamento caro no Brasil. Encontramos modelos com preços que variam entre R$ 1.000 e R$ 5.000, com essa diferença acontecendo principalmente por causa da marca e das tecnologias aplicadas.

Você pode comprar uma airbike em lojas especializadas em equipamentos fitness ou em artigos para academias. Outra opção é a internet: A Amazon brasileira conta com alguns excelentes modelos. É possível também buscar bons negócios na Amazon internacional e o Mercado Livre.

Critérios de compra: No que prestar atenção ao comprar uma airbike

Nós trouxemos acima as vantagens, os benefícios e os diferenciais da airbike. Caso você esteja convencido a comprar uma, precisa agora saber diferenciar modelos. Quais as características técnicas mais importantes para a sua escolha? Selecionamos quatro!

A seguir, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas!

Programas de treino

A tecnologia é um grande destaque das airbikes. Elas contam com painéis muito bons, muitas vezes em LCD, capazes de mostrar características e informações importantes, além de permitirem a inclusão de diferentes programas de treino.

Os programas de treino podem ser ajustados no monitor e mostrar tipos diferentes de exercícios, contagem de tempo, de calorias e outras informações valiosas. Assim, você tem no painel um verdadeiro acessório que te ajuda durante os exercícios.

Comparar o que os modelos de airbike oferecem em questão de programas de treino pode te ajudar muito a escolher o melhor modelo!

Imagem mostra um homem pedalando em uma airbike.

Airbikes oferecem programas de treino com variadas funcionalidades. (Fonte: Aleksey Satyrenko/ 123rf.com)

Ajustes possíveis

Mencionamos há pouco que é preciso fazer ajustes corretos na airbike para aproveitá-la da melhor maneira possível: Questões como altura do banco e distância entre banco e pedais são bastante importantes.

Ajustes de altura, inclinação e distância são importantes em uma airbike.

Se você quer extrair o máximo de conforto e eficiência de sua airbike, precisa de um modelo que ofereça diversos ajustes de altura, inclinação, distância e pressão. Quanto mais for possível mexer, mais será possível colocar o equipamento à sua disposição.

Também podemos citar alguns ajustes ergonômicos que podem ser desejados por algumas pessoas, como guidão flexível e cinta para os pés. Caso eles sejam fundamentais para você, procure por modelos que os ofereçam!

Funções do display

Em equipamentos como bicicletas ergométricas, esteiras e, claro, airbikes, o display é um dos melhores amigos do usuário. É ele que exibe muitas informações importantes que permitem entender a real eficiência dos exercícios.

Procure por modelos de airbike que sejam capazes de ler uma quantidade satisfatória de informações. Um bom diferencial é a pulsação, que requer um acessório especial, mas ajuda no entendimento das atividades cardiovasculares.

Estrutura

Investir em uma airbike significa destinar para o seu corpo uma quantia significativa de dinheiro. E você certamente deseja fazer bom uso dele, com um equipamento durável, resistente e que te permita se exercitar por muitos anos.

Confira do que é feita a airbike: Aço carbono para o corpo, gomos de cromo-molibdênio para os pedais e espuma de qualidade para o banco são as melhores escolhas. Exija também pintura e acabamento de qualidade, de preferência com características anti-oxidação.

(Fonte da imagem destacada: Olena Kachmar/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.