Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Ficamos feliz em tê-lo por aqui. Hoje iremos conversar sobre um artigo que acompanha nossas melhores memórias há muitos anos: o álbum de fotos!

Se engana quem acredita que organizar fotografias em um álbum ficou no passado! Este ainda é um hábito muito comum entre as pessoas, não só por trazer agradáveis lembranças, mas também por garantir que as fotos não se percam com o passar dos dias.

Se você pretende comprar um artigo desses, mas ainda tem algumas dúvidas quanto a sua funcionalidade, acompanhe o nosso guia de compras recheado de informações!

Primeiro, o mais importante

  • Os álbuns de fotos são como livros onde você armazena fotos reveladas ou impressas de diferentes momentos da sua vida.
  • A relação com um álbum de fotografias é super especial, pois você pode personalizá-lo, e, por vezes, fazer anotações.
  • Apesar de existirem outras formas de armazenamento de fotos e arquivos digitais, o álbum ainda é a escolha mais segura, pois você só perde as imagens caso queira jogá-las fora.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores álbuns de fotos

Não pense que os álbuns de fotos são todos iguais, pois não são! Hoje em dia, você encontra diversos modelos com diferentes estilos à venda, e tem a oportunidade de comprar aquele que for mais a sua cara!

Pra te ajudar a escolher, montamos um Ranking com os 4 melhores álbuns de fotos do mercado! Vamos lá?

1º – Kit álbum de fotos com caixa ICAL

Abrimos a nossa lista com um produto de custo benefício inquestionável. Além de toda praticidade, esse kit com dois álbuns de fotos tem um valor bem em conta! Cada um dos álbuns possui capacidade para 250 fotos, sendo duas em cada página, totalizando 500 imagens.

Ele acompanha um box feito em plástico rígido impresso, que serve como capa e protege os álbuns. E claro, o seu design também não deixa a desejar. A estampa floral em fundo branco é delicada e charmosa na medida certa!

2º – Álbum de fotos Descubra o Mundo ICAL

Esse álbum foi idealizado especialmente para aqueles que amam conhecer novos lugares e é um ótimo presente para o amigo viajado. Apesar de não estar entre os mais baratos, sua qualidade é altíssima e o design é de primeira.

Ele tem capacidade para 400 fotos com tamanho de 10×15 cm em suas folhas de plástico texturizado branco, mas conta com a vantagem de possuir um sistema de inclusão de mais páginas, caso não seja suficiente.

3º – Álbum de fotos Clássic Yes

Se você busca um modelo mais sofisticado e que também comporte muitas memórias, aqui está uma excelente opção. Ele aceita até 400 fotos em 10×15 cm, sendo que na capa há uma janela personalizável, que também aceita uma imagem.

Além disso, o álbum é feito de courino preto, material bastante resistente e elegante, que garante não só boa durabilidade, mas também beleza.

4º – Álbum de fotos Histórias Incríveis ICAL

Para fechar o nosso ranking com chave de ouro, um álbum moderno, compacto e bastante criativo. Este modelo comporta 160 fotos, sendo duas por página, em um tamanho de 10×15 cm cada.

Além da capa possuir um estilo diferenciado, o seu preço também é muito atrativo, uma vez que quase não pesa no bolso.

Guia de Compra

Hoje em dia temos muita facilidade em fotografar, mas dificilmente conseguimos guardar aquele registro por muito tempo, principalmente no formato digital.

A proposta do álbum de fotos é justamente eternizar as memórias em um pequeno livro que você tenha fácil acesso e que te acompanhe por toda sua vida!

Foto de uma mulher sentada em um sofá, olhando um álbum de fotos.

Ter um álbum de fotos é uma forma de eternizar momentos da sua vida. (Fonte: Studio 7042 / Pexels)

O que é um álbum de fotos?

O álbum de fotografias é uma verdadeira ponte entre o seu presente e o seu passado. Ele funciona como um livro de memórias sobre a sua própria vida, que permite que você vá adicionando novos registros com o passar dos anos.

Em uma era totalmente digital, muita gente acabou deixando esse artigo de lado por uma questão de comodismo. No entanto, nós devemos te lembrar que para perder arquivos em um celular ou um computador, basta que o aparelho estrague.

Quais as vantagens de ter um álbum de fotos?

Apesar de parecer mais prático, os meios tecnológicos não são os mais seguros se você pretende eternizar suas memórias, e por isso o álbum de fotos acaba saindo na frente!

O legal desse artigo é que ele é totalmente personalizável e cria um vínculo especial com você, que acaba montando-o com um carinho único. Afinal, é uma linha do tempo da sua vida, né?

Este é um produto muito fácil de encontrar no mercado, e os seus valores não irão te assustar. De maneira geral, é uma compra bem interessante, e excelente presente para os amigos, afinal, relembrar é viver!

Para não sobrar nenhuma dúvida sobre as vantagens e desvantagens desse produto, montamos um comparativo bem claro. Dá uma olhada:

Vantagens
  • Meio mais seguro de guardar fotos
  • Cria um vínculo especial
  • As fotos podem ser trocadas com facilidade
  • Valores acessíveis
Desvantagens
  • Necessita que a foto seja impressa ou revelada
  • Não permite o compartilhamento digital

Qual o melhor: Álbum de fotos ou HD externo?

Quando nós falamos sobre todas as vantagens do álbum de fotos, muita gente se questiona: “Mas e o HD externo?”. A verdade é que ambos são produtos muito diferentes e dificilmente você conseguirá compará-los. O uso de um, não excluo a funcionalidade do outro.

Diferente do álbum de fotos, o HD é um aparelho digital, que funciona como um pen drive de enorme memória, que serve para você pode guardar arquivos, fotos, vídeos e músicas. Ele é prático, pode ser conectado em qualquer computador que tenha entrada USB e pode ser carregado na bolsa ou na mochila com muita facilidade.

O seu uso é um grande aliado no uso profissional, pois em várias situações existe a necessidade de guardar arquivos e abri-los em diferentes aparelhos. Para guardar fotos, ele também é uma saída, no entanto, é importante lembrar que assim como qualquer outro aparelho digital, o HD externo pode estragar.

Apesar de ser uma forma mais moderna e prática de manter seus registros, é interessante que você tenha os arquivos salvos em mais de um HD, ou em um HD e em um computador.

Já com o álbum o esquema é outro! É verdade que você irá ter um pouquinho mais de trabalho pois precisará imprimir suas fotos escolhidas, no entanto, ele funciona como um artigo pessoal único, que você com certeza desenvolverá um carinho especial.

O seu álbum de fotos pode ser personalizável. Você pode adicionar a ele não só fotos, mas pequenas recordações em outros formatos, fazer colagens e escrever. É, literalmente, sua linha do tempo de memórias.

A Ju Cirqueira compartilhou um álbum de fotos dela em seu canal no YouTube, confira para se inspirar na hora de montar o seu:

Outra vantagem é que você não irá perder as fotos a menos que opte por jogar seu álbum fora, o que seria uma opção totalmente sua. E, por fim, em questão de valores, ele é muito mais em conta que um HD externo, fazendo-o acessível à todos os públicos.

É interessante que você tenha um HD externo, mas não abra mão de montar álbuns de fotografias que poderão ser futuramente divididos com seus familiares e amigos, ok?

HD externo Álbum de fotos
Funcionalidade Guarda qualquer tipo de arquivo digitalmente Guarda fotos e alguns registros em papel
Capacidade Alta Variável, depende do álbum
Segurança Média, pode estragar Alta, só se perde se você jogar fora
Preço Médio a alto Baixo

Quanto custa?

O preço do seu álbum de fotos não deverá ser um problema, isso porque a maioria das opções é bem barata, apesar de existirem as mais caras. Em média, o valor desse produto varia entre R$ 30 e R$ 140.

Onde comprar?

Muitas lojas vendem opções bem legais de álbuns, e esse não é um artigo difícil de achar no mercado. Você pode começar sua busca pelas papelarias, pois este é um dos locais onde a variedade é maior.

Em lojas de artigos diversos como a Imaginarium, você também encontra modelos divertidos. O Carrefour, as Lojas Americanas e o Walmart também são boas opções.

E, se você gosta do conforto de comprar online, te recomendamos a Amazon, o Mercado Livre e o Submarino. Comprando online com certeza a variedade de modelos é maior e você ainda pode conseguir as melhores ofertas. Sem contar que nem precisa sair de casa!

View this post on Instagram

// Fotografia: o remédio para saudade 🌿

A post shared by Francine de Mattos (@fotografeumaideia) on

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de álbum de fotos

Não vamos negar que não há muito mistério com relação à escolha do seu álbum de fotos, no entanto, selecionamos alguns critérios que devem ser levados em conta na hora da sua compra:

  • Capacidade
  • Modelo
  • Material
  • Tamanho das fotos

Abaixo, vamos explicar cada uma dessas características! Confira aí!

Capacidade

Este é um fator que varia muito. Existem álbuns de fotos que possuem capacidade apenas para 50 fotografias, assim como alguns aceitam até 500!

Essa é uma questão muito variável e, claro, os melhores são aqueles com maior capacidade. Alguns modelos possuem a vantagem de possuir um sistema de inclusão de páginas, o que pode ser bastante útil.

Questione-se como vai usar seu álbum. Se você pretende criar um álbum específico para um momento da sua vida, como uma festa ou uma viagem, um modelo com menor capacidade pode ser que seja suficiente.

Agora, se a ideia é ter um álbum de fotos que guarde os mais variados momentos, como que acompanhando as etapas da sua vida, investir em um modelo com capacidade maior – e expansível – é a melhor opção.

Modelo

Escolher o modelo é a parte mais legal de escolher o álbum. Hoje em dia existem inúmeras possibilidades de cores, estilos e estampas, e com certeza você encontrará algo que combine com você, independentemente de quais sejam as suas preferências.

Ainda falando sobre o modelo, existem também aqueles que são específicos para algumas situações como o de maternidade e o de casamento! Legal, né?

É uma questão de gosto pessoal. O modelo também tem relação com o material do álbum. Você vai encontrar alguns com aparência mais simples, outros com acabamentos que podem deixar o objeto com aspecto muito luxuoso.

E todos esses detalhes contam para o design. Um álbum de formatura, por exemplo, geralmente é revestido de veludo, com fechos em cor prata ou dourada. Já um álbum de batizado, tem tendência a ser branco e delicado. Defina qual estilo combina com você e com esse momento que você quer eternizar.

Material

Observe de que material seu álbum é feito, e priorize aqueles que são mais resistentes, principalmente a capa. O ideal é que ela seja bem firme, para não correr o risco de rasgar.

Já o espaço onde as fotos são armazenadas normalmente são feitos de plástico. Mas alguns modelos são mais firmes que outros. Alguns é necessário colagem, outros você apenas encaixa a foto e pode remover quando quiser.

O material determina a durabilidade do seu álbum de fotos, e considerando que você quer guardar esses momentos por longos e longos anos, vale a pena investir em um modelo mais durável.

Tamanho das fotos

Foto de um álbum de fotos de casamento, em uma página com uma foto do bolo.

O álbum de fotos é uma verdadeira linha do tempo dos acontecimentos mais importantes da sua vida. (Fonte: freestocks.org / Pexels)

O tamanho padrão do espaço das fotos normalmente é de 10×15 cm, no entanto, em alguns álbuns essa medida pode ser maior ou menor, e por isso é importante que você tenha essa informação antes de revelar ou imprimir suas fotos, ok?

Outros modelos suportam diferentes tamanhos de imagens. Dessa forma, você pode variar na revelação e deixar seu álbum bem diversificado.

(Fonte da imagem destacada: markito / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
21 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...