Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

68Comentários coletados

Bem-vindo de volta à ReviewBox! Desta vez vamos falar sobre o alho preto e sobre as coisas que você provavelmente não imagina sobre esta variedade exótica, como o fato de ser o mesmo alho branco transformado através de um processo de fermentação e controle de temperatura por um longo período de tempo.

Graças a esta modificação natural, o alho adquire uma cor preta a jato muito particular e marcante. Mas o mais interessante é que este processo melhora suas propriedades, adoça e suaviza sua textura e aroma, tornando-o uma jóia culinária com inúmeros benefícios.

Ao longo do artigo nós lhe diremos as características mais importantes deste alimento de origem japonesa, incluindo suas diferentes formas de consumo, apresentações e locais de venda, entre outras particularidades. Esta informação o ajudará a escolher o melhor alho preto e a aproveitar todos os seus benefícios.




O mais importante

  • O alho preto é obtido através de um processo natural de fermentação e controle de temperatura do alho branco. Esta modificação gera sua cor escura, e também a amacia e adoça, eliminando o sabor forte e o aroma intenso.
  • Existem diferentes variedades de alho, e muitos deles são nomeados por cor. Você pode encontrar alho branco, roxo, rosa e preto, entre outras variantes, que diferem umas das outras em seu sabor, aroma, textura, modos de preparo e consumo.
  • Ao comprar alho preto, é importante que você leve em conta certos fatores, tais como suas diferentes apresentações, usos, quantidades recomendadas e possíveis contra-indicações ou efeitos colaterais, entre outros aspectos.

Alho preto: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o alho preto

O principal objetivo deste guia de compra é fornecer informações sobre o produto que você está interessado em comprar.

Portanto, nós lhe diremos quais são as particularidades mais importantes do alho preto, incluindo suas vantagens e aqueles aspectos que não são tão benéficos.

O alho preto tem um sabor doce, uma textura cremosa e um aroma muito suave. (Foto: Michelle Coppiens / 123rf.com)

O que é o alho preto e quais são seus benefícios?

Alho preto é a transformação do alho branco através de um processo de fermentação natural e controle de temperatura e umidade por um longo período de tempo.

O resultado? Tem sabor doce e suave, tem uma textura muito cremosa, não pica, não tem cheiro forte e não produz mau hálito.

Compartilha as mesmas propriedades do alho branco, mas sua concentração e compostos são dez vezes maiores.

Entre seus muitos benefícios, o alho preto ajuda a regular a pressão arterial, diminui os níveis de colesterol ruim, fortalece os ossos, eleva o açúcar no sangue e elimina enxaquecas.

Também é um antioxidante, anticarcinogênico, anti-séptico, expectorante e energizante. É também um grande aliado contra diabetes e doenças cardiovasculares, aumenta as defesas, reduz o estresse, ansiedade e depressão, reduz a asma e limpa os rins.

Vantagens
  • É um antioxidante
  • reduz o estresse
  • regula a pressão arterial
  • fortalece os ossos
  • previne doenças cardiovasculares
  • ajuda a curar feridas
Desvantagens
  • É mais caro que o alho branco
  • não é recomendado para quem sofre de hipotireoidismo
  • não é recomendado durante a gravidez e amamentação

Alho preto, alho branco, alho roxo ou alho rosa A que você deve prestar atenção?

Existem diferentes variedades de alho nomeadas de acordo com sua cor. Abaixo, mencionaremos as principais características do alho preto, branco, roxo e rosa, mas tenha em mente que você também pode encontrar variedades roxas, marrons e vermelhas.

Alho preto. O alho preto é na verdade o alho branco que, graças a um processo de fermentação natural e controle de temperatura, obteve aquela cor particular e marcante do ébano. Sua textura é muito cremosa, seu sabor é suave e doce, e tem as mesmas propriedades da variante clara, mas muito mais concentrada.

Alho branco. Este é o alho mais comum e amplamente utilizado, e é caracterizado por seu intenso sabor e aroma, sua textura carnuda e seu excelente tempo de conservação. A cabeça deste alho geralmente tem mais dentes do que as outras variedades e pode ser usado em uma grande variedade de pratos, crus ou salteados.

Alho roxo. O alho roxo tem um sabor intenso e um pouco picante sem ser invasivo, embora também existam variedades mais fortes ou mais suaves, dependendo de sua origem. Este alho, com pele branca e cabeça roxa, é amplamente comercializado por sua qualidade, versatilidade e sabor.

Alho rosa. O alho rosado, também chamado de alho de bruxa ou alho de cobra, é uma das variedades mais fortes, intensas e selvagens. Quando colhidas, a parte branca das folhas também é usada e cozida junto com os bulbos, seja cozida, salteada, frita ou crua em saladas.

Black White Purple Pink
Flavour Sweet Moderadamente suave Mais apimentado Forte
Aroma Mild Intenso Intenso e muito aromático Muito intenso
Texture Cremoso Carne, firm Fleshy, firm Fleshy, firm
Forma de consumo Em molhos, sobremesas, cremes, etc. Salteado, em saladas, etc. Frito, em saladas, etc. Cru, cozido, salteado, frito
Principais características Não pica ou dá mau hálito. É doce e suave É a variedade de alho mais comum e consumida É valorizada por seu sabor e aroma É uma das variedades de sabor mais forte

Como o alho preto é obtido?

Qual é o processo específico para fazer um alho branco tradicional mudar não apenas sua cor, mas também seu sabor, textura e aroma, e também intensificar seus benefícios?

É um processo algo complexo, realizado por profissionais, mas com um pouco de prática e muita disciplina pode ser alcançado em casa.

Deve ser esclarecido novamente que este procedimento é totalmente natural, pois não há aditivos ou suplementos químicos que interfiram, acelerem ou otimizem esta antiga técnica descoberta por um cientista japonês quando ele queria eliminar o cheiro forte do alho branco que costumava consumir.

De volta ao assunto, a fermentação dos bulbos de alho branco ocorre a altas temperaturas em salas com controle de umidade, durante um período que dura quase um mês.

O alho fermentado é então deixado a oxidar em uma sala limpa por mais 45 dias para atingir seu característico sabor doce.

A cor preta é causada pelo tempo excessivo de cozimento? Não, a cor do ébano é realmente conseguida pelas melanoidinas, que são substâncias de cor escura que dão a este alimento sua cor de jato.

Estes são produzidos pelos açúcares naturais e aminoácidos durante a fermentação.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de alho preto

Nesta última seção do artigo discutiremos os critérios de compra mais importantes na compra de alho preto.

Esta informação será de grande ajuda para você escolher o produto mais adequado para você e aproveitar ao máximo suas inúmeras propriedades e benefícios.

Utiliza

Além de ser extremamente benéfico, o alho preto é um produto muito versátil, por isso pode ser incorporado em diferentes tipos de usos para aproveitar e otimizar todas as suas propriedades de acordo com nossas preferências e interesses. Aqui citaremos alguns dos usos deste fantástico vegetal.

Gastronômico. Como mencionado em todo o artigo, o alho preto tem um número infinito de usos gastronômicos ou culinários, devido ao seu sabor suave, doce e textura cremosa. Você pode comê-lo cozido, frito, cozido e até cru.

Também pode ser adicionado à carne, massas, legumes, pizzas, cremes doces ou salgados, etc., graças ao seu aroma agradável, que não é forte nem invasivo. Também é delicioso para barrar em pães como manteiga ou geléia.

Medicinal. Nós também detalhamos todos os benefícios que este vegetal proporciona ao organismo, prevenindo doenças como diabetes, câncer e patologias cardiovasculares.

Também é anti-séptico, antioxidante, expectorante e energizante.

Pode ser consumido oralmente, através de alimentos e sucos, ou através de suplementos vitamínicos, como cápsulas.

É aconselhável escolher a primeira opção, que pode não ser tão prática quanto a segunda, mas garante a máxima conservação de todas as propriedades deste vegetal.

Cosmético. O alho preto tem enormes benefícios para a pele, pois ajuda a nutrir, restaurar tecidos danificados, eliminar rugas e linhas de expressão prematura e combater a acne.

Ele também repara pontas duplas, elimina a caspa e hidrata as unhas.

Embora os cremes cosméticos de alho preto não estejam normalmente disponíveis comercialmente, você pode fazer seu próprio gel nutritivo combinando o alho preto com azeite de oliva ou de coco, aloe vera, mel, etc., para otimizar seus benefícios.

O consumo oral deste alho também produzirá excelentes resultados estéticos.

O alho preto é altamente valorizado na indústria gastronômica, e é utilizado na preparação de vários pratos. (Foto: bbtreesubmission / 123rf.com)

Apresentações

No mercado você pode encontrar diferentes apresentações de alho preto, adaptadas a diferentes preferências e formas de uso.

Abaixo, mencionaremos alguns deles para que você possa conhecer suas principais características e escolher o mais conveniente e apropriado para você.

Em bulbo. Esta é a apresentação mais natural que existe, e portanto a mais recomendada. Bolbos de alho preto podem ser encontrados em algumas lojas comerciais, mas acima de tudo em lojas de alimentos saudáveis, onde geralmente é vendido por peso como um vegetal orgânico.

Em pasta. A pasta de alho preto é uma versão comercial do alho preto que vem pronta para comer, poupando você de picar e picar o alho. É extremamente versátil, pois você pode adicioná-lo como tempero para massas, carnes, peixes, arroz, vegetais e muitos outros pratos.

Em cápsulas. As cápsulas de alho preto são suplementos vitamínicos feitos para concentrar os benefícios deste poderoso vegetal em uma única pílula. Embora não retenha todas as propriedades naturais do alho preto devido ao seu processo de encapsulamento, é uma opção prática e barata.

O alho preto vem em diferentes apresentações, adaptadas a diferentes usos, preferências e necessidades. (Foto: Marcin Jucha / 123rf.com)

Quantidades recomendadas

Qual a quantidade de alho preto que deve ser consumida? A realidade é que não há uma dosagem exata, mas há uma estimativa que varia de acordo com cada tipo de apresentação.

Abaixo, discutiremos a dosagem aproximada deste alimento para que você tenha uma referência estimada.

Bulb. É recomendado o consumo diário de 1 a 3 bulbos de alho preto, de preferência com o estômago vazio, para aproveitar ao máximo suas propriedades e benefícios. Se você não estiver convencido com a idéia de comer alho preto no café da manhã, você pode optar por cápsulas, embora o bulbo seja melhor porque mantém intactas as propriedades deste alimento.

Massas alimentícias. A massa ou molho de alho preto também pode ser consumido com o estômago vazio ou em qualquer outra hora do dia com a freqüência que você desejar, já que seu consumo abundante não apresenta maiores riscos, exceto nos casos mencionados no ponto seguinte.

Capsules. As caixas de cápsulas ou comprimidos de alho preto (que podem vir sozinhas ou combinadas com outros ingredientes naturais) podem conter 30, 50, 60, 60, 90 ou até 150 unidades a serem consumidas 2 a 4 por dia um pouco antes (aproximadamente meia hora) das refeições.

(Foto em destaque: Oleksandr Rybitskyi / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas