Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de uma joia que é muito mais do que um simples acessório: a aliança de compromisso.

Usado como símbolo de um relacionamento sério, o anel de compromisso já se tornou uma tradição. Tanto que, hoje em dia, existem os mais variados modelos.

Em meio a tantas opções, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar a aliança de compromisso ideal.

Primeiro, o mais importante

  • O anel de compromisso identifica um casal de namorados que está em um relacionamento estável e que deseja ter um símbolo de seu comprometimento.
  • Ainda que haja diversos modelos à venda, a aliança de compromisso tem como tradição seguir alguns padrões como cor e tamanho.
  • Nesse artigo, vamos mostrar para você tudo sobre essa peça e como observar as características que diferenciam um modelo de outro para comprar o anel de compromisso ideal.

Você também pode gostar

Ranking: Os 5 melhores modelos de aliança de compromisso

Se você procura por um anel de compromisso, quer uma peça exclusiva para você e seu amor. Com isso em mente, os fabricantes da joia investem em opções para todos os estilos.

Por isso, a seguir nós vamos apresentar para você os melhores modelos de aliança de compromisso disponíveis hoje em dia no mercado.

1º – Aliança de Compromisso 5mm Zafri

O anel de compromisso da Zafri é uma joia fabricada em prata de 5mm de largura. Esse modelo é decorado com uma fina linha dourada e o anel feminino conta com uma pedra zircônia.

Além disso, essa aliança de compromisso acompanha gravações de nomes e datas que você pode escolher. Disponíveis nos números de 11 a 35, essa joia vem em um estojo de veludo.

2º – Aliança de Compromisso Anazoz (US)

O anel de compromisso da Anazoz é uma peça fabricada em aço inoxidável de 6 mm. Com design de um coração que se forma como num quebra-cabeça, esse modelo está disponível na numeração 7.

Além disso, essa aliança de compromisso já vem com a seguinte gravação na parte interna: “I Love you”.

3º – Aliança de Compromisso 950 MCostajoias

A aliança de compromisso 950 da MCostajoias é uma joia fabricada em prata com 95% de pureza. Além disso, esse modelo conta com um design moderno e minimalista.

Com aro mais largo, que mede 8mm, esse modelo conta duas alianças que possuem um formato anatômico.

4º – Aliança de Compromisso Fate Love Jewelry (US)

O anel de compromisso da Fate Love é fabricado com aço inoxidável e pedras de zircônia cúbica.

Esse modelo já vem com gravações de palavras e símbolos.

Em um dos anéis, você encontra o desenho de um cadeado e no outro o de uma chave. Em ambas as alianças de compromisso está gravada a palavra “Love”.

5º – Aliança de Compromisso 7mm Zafri

O anel de compromisso da Zafri é uma joia fabricada em prata com 7mm de largura. Com design fino e arredondado, esse modelo possui ainda pedras de zircônias.

Além disso, essa aliança de compromisso acompanha gravações de nomes e datas, estojo de veludo e está disponível nos tamanhos que vão do 11 ao 35.

Guia de Compra

À primeira vista pode até parecer simples comprar uma aliança de compromisso. Mas o fato é que se trata de uma peça que representa um grande passo no relacionamento. Por isso é importante acertar na escolha.

Para ajudar você a saber tudo sobre o anel de compromisso, nós criamos este Guia de Compra que vai lhe ajudar a tomar a melhor decisão na hora de comprar a aliança ideal.

Mão de homem colocando anel de compromisso na mão da mulher.

A aliança de compromisso é o símbolo do compromisso de um casal de namorados.
(Fonte: Antonio Guillem / 123rf)

O que é uma aliança de compromisso?

A aliança de compromisso é, como o próprio nome indica, um anel que simboliza o compromisso entre duas pessoas.

Sendo assim, os anéis de noivado e de casamento também podem ser considerados tipos de alianças de compromisso.

No entanto, o termo “aliança de compromisso” acabou ficando conhecido por representar os casais de namorados que desejam expressar seu comprometimento com o parceiro(a).

Com origem na Europa, a tradição de trocar alianças começou pelo fato de os anéis traduzirem o infinito com sua circunferência, sem início e sem fim.

Anel prateado.

A aliança de compromisso que sela o relacionamento de namorados é, tradicionalmente, feita em prata.
(Fonte: tung256 / Pixabay)

Essa peça, que também é conhecida como anel de namoro, é usada por casais que atingiram um nível de maior estabilidade no relacionamento, e até dividem o mesmo travesseiro, mas ainda não tem intenção de se casar.

E, justamente por ser um anel de namoro, de acordo com a tradição, não é qualquer peça que pode ser considerada como uma aliança de compromisso.

Segundo especialistas, o anel de compromisso é feito de material valioso como ouro, prata, aço e pedras de diamantes, por exemplo. Mas, no caso da aliança de compromisso, o material correto seria a prata.

A aliança de compromisso é utilizada por casais que atingiram um nível de maior estabilidade no relacionamento.

No entanto, como veremos nos Critérios de Compra, hoje em dia existem anéis de compromisso feitos com materiais mais baratos, mas que nem por isso deixam de ser uma ótima opção de compra.

Além disso, a tradição também manda usar a aliança de compromisso no dedo anelar da mão direita. Sim, a mesma mão e dedo em que se usa o anel de noivado.

Mas, como veremos a seguir, existem várias diferenças entre a aliança de compromisso e o anel de noivado.

Qual a diferença entre a aliança de compromisso e a de noivado?

Usar a aliança de compromisso já é uma tradição no Brasil e no mundo. Esse é, em geral, o primeiro anel que o casal troca para simbolizar o relacionamento entre os dois, mas ainda na fase de namoro.

E é justamente essa a primeira diferença entre a aliança de compromisso e o anel de noivado.

Ainda que a aliança de noivado seja um tipo de anel de compromisso, essa peça sim significa que o próximo passo do relacionamento será efetivar o casamento e filhos.

No entanto, a aliança de compromisso, por ser usada na fase do namoro, não significa que haverá noivado e, posteriormente, casamento. É apenas um símbolo da estabilidade do namoro.

Mão de mulher colocando anel de compromisso na mão do homem.

Tanto a aliança de compromisso quanto a de noivado são usadas no dedo anelar da mão direita.
(Fonte: FrankWinkler / Pixabay)

Além das diferenças de significado, também existem diferenças estéticas quando comparamos o anel de noivado com a aliança de compromisso.

A aliança de compromisso é uma peça, em geral, mais simples do que o anel de noivado. Ou seja, com menos brilho e design, em geral, mais discreto.

Outra característica que marca a diferença física entre as duas peças, está no fato de que o anel de noivado é, tradicionalmente, feito de ouro amarelo. Enquanto que, como vimos, a aliança de compromisso costumar ser de prata.

O anel de compromisso simboliza uma etapa do relacionamento, embora ainda não exista a intenção de se casar como ocorre com a aliança de noivado.

Mas, se ainda assim, você preferir uma aliança de compromisso fabricada com ouro, os especialistas recomendam que você dê preferência para os modelos feitos em ouro branco.

Dessa forma, você consegue diferenciar o anel de compromisso do de noivado.

A seguir, você confere as principais diferenças entre a aliança de compromisso e a de noivado:

Anel de compromisso Anel de noivado
Significado Namoro sério e estável Casamento à vista
Design Simples e discreto Livre
Material Prata Ouro
Usado na Mão direita Mão direita

O que você deve gravar na aliança de compromisso?

Mesmo antes de você comprar a aliança de compromisso recomendamos que você tire um tempo para pensar sobre as gravações feitas nas peças.

Essa é outra tradição que acompanha todas as alianças: de compromisso, de noivado e de casamento.

O mais tradicional é que o anel de compromisso de um tenha o nome gravado do outro. No entanto, até os tipos de gravações possíveis evoluiu e se diversificou.

Hoje em dia, é possível comprar o anel de compromisso já com letras ou símbolos gravados na aliança.

Par de alianças com gravação interna “You and me” (você e eu).

Tradicionalmente, o anel de compromisso tem palavras, datas ou frases gravadas no interior da peça.
(Fonte: StockSnap
/ Pixabay)

Mas se você adquirir uma joia lisa, você também pode ter a mensagem gravada na aliança de compromisso depois que realizar a compra.

Além disso, você poderá escolher se quer a mesma gravação nos dois anéis ou se prefere gravar mensagens diferentes e/ou complementares em cada aliança de compromisso.

Para ajudar a despertar a sua criatividade, veja a seguir as gravações mais comuns feitas em alianças de compromisso:

  • Nomes
  • Datas
  • Letras
  • Símbolos
  • Frases

Lembre-se apenas de levar em conta que, em alianças muito finas, a gravação de palavras ou desenhos ficará menor o que, dependendo da opção, pode ficar difícil de enxergar.

Além disso, os especialistas recomendam que a gravação deve ser feita na parte interna da aliança de compromisso. Mas isso não é uma regra.

Quais as vantagens da aliança de compromisso?

Se você e sua parceira (o) decidiram representar a relação de vocês usando um anel de compromisso, saiba que essa peça tem muitas vantagens.

Para começar, a aliança de compromisso tem a vantagem de garantir a segurança do casal em relação ao relacionamento.

É como se vocês estivessem juntos sempre, mesmo com tantos compromissos no dia a dia. E, quando se encontrarem ainda podem apimentar a relação.

Além disso, como a aliança de compromisso costuma ser de prata, essa é uma peça versátil que combina com qualquer look, com outras joias e em qualquer situação.

No entanto, essa peça também tem desvantagens. O anel de compromisso, por ser em geral uma joia, não costuma ser um item barato. Por isso, as alianças fabricadas com materiais nobres demanda um alto investimento.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens a aliança de compromisso:

Vantagens
  • Representa afeto, união e compromisso
  • Valor simbólico
  • Acessório versátil
Desvantagens
  • Não significa nem noivado nem casamento
  • Investimento pode ser alto

Quanto custa?

O preço da aliança de compromisso varia bastante em função do material de fabricação e da marca. Por isso, em geral, você vai encontrar a aliança de compromisso custando entre R4 30 e R$ 1.000.

É claro que você não precisa comprar a mais cara. Hoje em dia, é possível encontrar um anel de compromisso exclusivo e de qualidade por preços acessíveis.

Onde comprar?

Você vai encontrar a aliança de compromisso à venda em lojas de joias, acessórios e de departamento como Lojas Americanas e Ponto Frio.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você terá mais opções de modelos para escolher e por preços muitas vezes promocionais. Sem contar que você ainda adquire a aliança de compromisso do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O considerar antes de escolher a aliança de compromisso

Agora que você já sabe o significado de um anel de compromisso e como deve usá-lo, chegou o momento de escolher o par de alianças ideais.

Para fazer isso é preciso, entre outras coisas, que você entenda o que diferencia um modelo de aliança de compromisso de outro.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a aliança de compromisso:

  • Material de fabricação
  • Design
  • Numeração
  • Gravação

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e investir na aliança de compromisso ideal.

Material de fabricação

O primeiro fator que você deve observar antes de comprar o anel de compromisso é o material de fabricação.

Como vimos, tradicionalmente esse tipo de anel é feito em prata. No entanto, hoje em dia você poderá optar por outros materiais que parecem com a prata e ainda são mais baratos e resistentes.

Assim, entre os metais mais utilizados na fabricação do anel de compromisso você vai encontrar, além da prata, o aço inoxidável e o tungstênio.

Se você optar pela aliança de compromisso de prata é preciso conferir o grau de pureza desse metal utilizado na produção da peça.

Par de alianças sobre um livro aberto.

A aliança de compromisso pode ser feita de prata ou outros tipos de metais, naturais ou não.
(Fonte: jeffbalbalosa
/ Pixabay)

Para ser considerada uma joia de prata, o anel de compromisso deve ter pelo menos 80% de pureza desse metal em sua composição.

Para saber esse dado, fique de olho em alguns modelos que trazem uma numeração que significa a porcentagem do metal como, por exemplo, a aliança de compromisso de Prata 950 que tem 95% de pureza em sua composição.

No entanto, vale lembrar que a prata é um metal suave e, por isso, é um material mais suscetível a arranhões e danos.

Outra desvantagem da prata é que ela é de fácil oxidação, o que faz com que a joia escureça com o tempo e que, portanto, precisa de mais cuidado e manutenção.

View this post on Instagram

I love you ❤️ #couple #rings💍 #aneldenamoro

A post shared by Milena (@milenaagostinho) on

Já a aliança de compromisso feita em aço inoxidável tem um ótimo custo benefício, grande durabilidade, resistência a corrosão e é a melhor opção para pessoas alérgicas.

Mas você também poderá optar pelo anel de compromisso feito com tungstênio, um metal natural e um dos mais resistentes que existem.

Por isso, a aliança de compromisso produzida com tungstênio não amassa, não sofre arranhões ou riscos e não precisa ser polida. Além disso, esse tipo de material mantém um brilho forte e natural.

A grande desvantagem do tungstênio, no entanto, é que se trata de um metal difícil de ser ajustado.

O aço inoxidável e o tungstênio são ótimas alternativas por serem anticorrosivos, altamente duráveis e esteticamente parecidos com a prata.

Ou seja, caso você escolha a aliança de compromisso fabricada com o tungstênio você não terá a possibilidade de alargar ou diminuir a numeração do anel. O que pode ser necessário caso você emagreça ou engorde.

Além disso, o tungstênio também dificulta a gravação de nomes, datas ou mensagens no interior do anel.

Confira abaixo as principais diferenças entre os materiais de fabricação mais usados na aliança de compromisso:

Prata Aço inoxidável Tungstênio
Origem Natureza Manufaturada Natureza
Durabilidade e resistência Alta Muito alta Altíssima
Sofre corrosão Sim Não Não
Pode ser ajustado Sim Não Não
Antialérgico Não Sim Não
Gravação Fácil Fácil Difícil

Design

O segundo fator que você deve levar em conta antes de investir na aliança de compromisso é o design.

Nesse quesito é preciso que você leve em conta algumas variáveis, mas a principal delas é, certamente, o estilo do casal. A boa notícia é que, hoje em dia, existem opções para todos os gostos.

Você vai encontrar, por exemplo, alianças com design mais arredondado, outra mais quadradas, com o aro fino ou grosso.

Para você ter uma ideia, em geral, a aliança de compromisso possui largura que varia entre 4mm e 9mm.

Homem de terno e gravata, sentado no banco, com aliança de prata larga no dedo anelar direito.

A aliança de compromisso com design largo pode criar um estilo exclusivo e moderno.
(Fonte: StockSnap / Pixabay)

Os especialistas concordam que, as alianças mais finas são, em geral, mais delicadas e discretas.

No entanto, os modelos que contêm uma largura maior podem ser mais versáteis e originais, indicados especialmente para casais menos formais.

Além disso, você poderá optar por um design mais simples, sem aplicações de pedras ou outros tipos de metais, ou por um modelo mais sofisticado.

No entanto, a maioria dos modelos de aliança de compromisso costuma ter outros materiais que tornam a peça exclusiva, como pedras Swarovski e a zircônia cúbica, que é um substituto do diamante.

Numeração

Em seguida, recomendamos que você leve em consideração a numeração do anel de compromisso.

O tamanho do anel para adultos é expresso em números que vão do 10 ao 35. Cada um desses números corresponde à medida em centímetros do diâmetro do dedo.

Por exemplo, o tamanho de anel número 10 corresponde, em geral, a 5cm; já o maior anel de número 35, correspondente a 7,5cm.

Existem até tutorais na internet mostrando como descobrir o tamanho da aliança.

No entanto, você também irá encontrar a aliança de compromisso anatômica. Esse tipo é mais confortável e, em geral, é produzida em um número menor do que o que você deveria utilizar.

Por exemplo, se o seu aro é 13, sua aliança anatômica deverá ter o tamanho 12, para que se ajuste melhor ao seu dedo.

Lembrando que, se você optar por uma aliança de aço inoxidável ou de tungstênio o tamanho do anel não poderá ser ajustado posteriormente.

Daí a importância de investir não apenas no material certo, mas, principalmente, na numeração que corresponde ao diâmetro do dedo anelar da mão direita.

Gravação

Por fim, nossa recomendação é que você também verifique se a marca fabricante da aliança de compromisso realiza o serviço de gravação nas peças.

É bem verdade que a maioria dos fabricantes incluem na venda a opção de você escolher o que deseja gravar no interior do anel de compromisso, seja nome, data, frase e até desenhos.

No entanto, como isso não é uma regra, vale conferir antes para evitar um aumento de gastos após a realizar a sua compra.

(Fonte da imagem destacada: Viparat Kluengsuwanchai / 123rf)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 4,03 de 5
Loading...