Saudações da ReviewBox Brasil! Sua visita é sempre muito bem-vinda. Hoje vamos falar de um aparelho importante para qualquer pessoa que precise lidar com fiações e eletricidade, o alicate amperímetro!

Somos dependentes desta energia, e sua utilidade é tão grande quanto o perigo em manuseá-la de forma imprópria. Usar um equipamento adequado pode salvar sua vida, e esta ferramenta é considerada indispensável aos profissionais do ramo!

Curioso? Esperamos que sim, pois agora vamos mostrar o que você precisa saber (características, modelos, critérios para escolha) sobre o alicate amperímetro, para que você faça mais uma ótima aquisição a suas ferramentas.

Primeiro, o mais importante

  • Um alicate amperímetro, apesar do nome, tem pouco em comum com um alicate normal, e funções totalmente diferentes. O que ele faz é “prender” o fio dentro de suas pinças, e lhe fornecer dados numa tela digital.
  • É considerado uma ferramenta ideal para medição de voltagens – em corrente contínua ou alternada – até “moderadas” (na faixa dos 480 volts), ainda que tal especificação seja descrita no produto, o que vai facilitar sua escolha.
  • Diferente de outros equipamentos, como o multímetro, o alicate amperímetro não precisa estar conectado ao circuito para fazer a medição da corrente. Ao medir o campo magnético de um fio, se torna um meio mais prático e seguro.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores alicates amperímetro

Se você busca pelo melhor alicate amperímetro, está no lugar certo. Nós selecionamos os 5 melhores do mercado para que você tenha opções de escolha. Afinal, somente você pode avaliar qual deles poderá atender suas necessidades. Confira o ranking abaixo:

1º – Alicate Amperímetro Digital Minipa

Aparelho com pouco mais de 30 cm de altura e abertura da garra em 57mm, utiliza bateria de 9V e mostrador LCD de 3 dígitos. Acompanha o produto uma alça de segurança e bolsa para transporte, além de pontas de prova, encaixáveis no alicate.

Proporciona mudanças de faixa por meio manual, com seus botões de seleção indicando a capacidade de suporte para cada uma das grandezas possíveis de medição (Até 1000V para tensão DC e 200 – 750V para tensão AC).

2º – Alicate Amperímetro Digital Portátil Hikari

Aparelho portátil com 23 cm de altura e abertura da garra em 60mm. Utiliza bateria de 9v para funcionamento, com mostrador em LCD de 3 dígitos. Tem indicação de polaridade automática e proteção de sobrecarga.

As mudanças de faixa para medição são realizadas manualmente por um seletor embutido no produto, realizando medição em tensões DC e AC, nesta última até 1000A. Acompanha pontas de prova e bola para transporte, além de possuir proteção de sobrecarga e data hold (congelar a mediação no display).

3º – Alicate Amperímetro 6 funções HYX

Equipamento de considerável portabilidade, apresenta 23 cm de altura com abertura da garra em 57mm, operando por meio de uma bateria de 9v num display de 3,5 dígitos.

Tem desempenho satisfatório em uso profissional ou doméstico com medição em DC e AC, com mudança de faixa para operação manual, possuindo botão “Peak Hold”. Acompanha pontas de prova e bolsa para transporte.

4º – Alicate Amperímetro Digital MINIPA – Profissional

Encontre esse produto em Amazon.com.br

Extremamente portátil, possui 18 cm de altura e abertura da garra de 17mm, sendo facilmente guardado no bolso. É ideal para medições de baixa corrente em tensões de até 600V, tendo maior resolução entre faixas menores.

Conta com display LCD de 3,5 dígitos alimentado por 2 pilhas AAA, com iluminação do mostrador para trabalho em ambientes escuros. Sua mudança de faixa é manual, com função data hold e proteção de sobrecarga.

O aparelho vem com bolsa de transporte e pontas de prova, realizando medições de tensão DC e AC, corrente DC e AC, resistência, frequência, temperatura, além de testes de diodo e continuidade.

5º – Alicate Amperímetro Digital Profissional Ha-3700 Hikari

Equipamento de uso profissional, possui 23 cm com abertura da garra de 30mm. Trabalha com bateria de 9v e display LCD de 3,5 dígitos, com iluminação no mostrador para trabalhos em ambientes de pouca luz.

Possui função data hold, indicação de polaridade automática e bateria fraca, além de proteção contra sobrecarga. É o único da lista que conta com mudança de faixa automática e sistema de desligamento automático por inatividade.

O aparelho vem com bolsa de transporte e pontas de prova, realizando medições de tensão DC e AC, corrente DC e AC, resistência, frequência, temperatura, além de testes de diodo e continuidade.

Guia de Compra

Para comprar um alicate amperímetro, primeiro, é importante entender um pouco mais sobre esse equipamento. Por ser um produto que pode colocar a vida de quem utiliza em risco – caso não sejam tomados os devidos cuidados – fizemos um guia completo para que você anote todos os detalhes antes de finalizar sua compra.

Eletricista trabalhando em um painel usando alicate amperímetro

É importante saber usar um alicate amperímetro corretamente, caso contrário, o equipamento pode colocar sua vida em risco. (Fonte: TEMISTOCLE LUCARELLI / 123rf.com)

 

O que é um alicate amperímetro e como usá-lo?

Alicates amperímetros são equipamentos utilizados prioritariamente para medir a corrente elétrica de circuitos de menor voltagem (os limites do alicate para todas as medições são indicados em seu manual), sendo considerado um dos instrumentos mais seguros e práticos para esta demanda.

Diferente de outras formas de medição, em que as agulhas precisam tocar um local de passagem da corrente, sua principal característica é o fato de não precisar estar em contato direto com a eletricidade, realizando a medição por informações magnéticas a partir do fio.

Com os cuidados adequados de manuseio e utilização (bem detalhados nos manuais de instrução de cada produto), oferece grande segurança para o utilizador, além de resultados rápidos para qualquer medição que você fizer.

Veja como usar um Alicate Amperímetro:

Quando lançados, os alicates amperímetros só tinham como propósito a medição das correntes elétricas e ainda enfrentavam oposição (muitos profissionais alegavam medições falhas). Mas, com o passar do tempo, foram sendo aperfeiçoados e melhorados.

Hoje muitos equipamentos passam por aferição pelo INMETRO, garantindo a qualidade de seus dados, além de terem como característica a possibilidade de medir outras grandezas elétricas, além da corrente.

O alicate amperímetro é, sem dúvida, uma ferramenta muito versátil para medições elétricas, entregando a informação com segurança e agilidade para seu utilizador.

Alicate amperímetro é a melhor escolha para medir corrente?

Até o lançamento do alicate amperímetro, todos os métodos para medir correntes dentro de um circuito envolviam o contato direto do aparelho, ou de uma extensão dele, com a eletricidade.

Estas condições representam um risco potencial à saúde do utilizador, bem como aumentam o tempo necessário para as medições. O alicate amperímetro é uma aposta mais recente da indústria, com o objetivo de tornar a medição mais ágil e segura para você.

Grupo Saúde e VidaSegurança no Trabalho

“Um ambiente de trabalho seguro garante um trabalhador saudável”

Com o passar dos anos, os alicates amperímetros foram acumulando funções antes existentes apenas nos equipamentos mais tradicionais (voltímetros e multímetros, por exemplo), sendo hoje instrumentos muito completos de medição.

Um dos seus principais concorrentes diretos é o multímetro, instrumento de medição com diversas possibilidades – tal qual o alicate – existente no mercado há bem mais tempo.

Existem entusiastas dos dois aparelhos, e, realmente, podemos encontrar excelentes opções nas duas categorias. Sendo assim, acreditamos que uma tabela comparativa possa auxiliar:

Alicate Amperímetro Multímetro
Realiza medição em corrente alternada Realiza medição em corrente alternada
Realiza medição em corrente contínua Realiza medição em corrente contínua
Realiza medição em tensão DC e AC Realiza medição em tensão DC e AC
Realiza testes de diodo Realiza testes de diodo
Necessária calibração periódica Necessária calibração periódica
NÃO PRECISA estar conectado ao circuito PRECISA estar conectado ao circuito

Como você percebeu, um Alicate Amperímetro é capaz de realizar tudo que um Multímetro se propõe, e o contrário também é verdadeiro.

A principal diferença está na possibilidade que o primeiro fornece de realizar a medição sem contato direto com o circuito, reduzindo o risco de vida do usuário.

E, se ainda sim você precisar fazer a medição num local que não possui fiação, mas sim dois polos de energia, a maioria dos alicates amperímetros mantém em seu corpo entrada para pontas de prova, o que permitirá esta medição da mesma forma realizada por um multímetro.

Veja nesse vídeo um teste de medições envolvendo alicates amperímetros e multímetros:

Para evitar descontentamentos, procure sempre identificar sua necessidade e, então, quais características o produto deve possuir para satisfazê-las.

Quais as vantagens e desvantagens de um alicate amperímetro?

Se você chegou até aqui, com certeza já entendeu os benefícios desse aparelho. Falando das suas vantagens, podemos destacar sua segurança. Além disso, é um dos aparelhos de medição mais completos e versáteis.

Ainda existem diferentes modelos para todos os bolsos. Porém, os mais completos ainda são bem caros, custando até mesmo mais de R$ 500.

Outra desvantagem é que por ter funcionamento a pilha, ele pode te deixar na mão quando você mais precisar. Embora a pilha costume durar bastante, sempre fique atento antes de começar um serviço.  

Benefícios
  • Aparelho altamente seguro
  • Completo e versátil
  • Acessível
Desvantagens
  • Modelos mais completos custam caro
  • Recarregamento ou troca de pilha é necessário

Quanto custa?

Quando falamos de instrumentos de medição, que é o caso deste alicate amperímetro, você deve levar muito em conta qual a finalidade da aquisição e como pretende utilizá-lo.

Para uso mais “doméstico”, ou para entusiastas da eletricidade, preços podem variar de R$ 50 a R$ 120. Se devidamente calibrados e cuidados, fornecem a mesma informação que outros mais caros.

Existem, portanto, opções que ultrapassam esta primeira faixa de preços, e facilmente os R$ 500, os quais fornecem uma quantidade maior de grandezas para medição, e maior amplitude de resultados.

Logo, você precisa levar em conta que tarefas pretende realizar com a ferramenta, escolhendo ou indicando para a empresa a melhor opção de compra.

Imagem mostra eletricista de costas, com fios nos ombros.

Alicates amperímetros mais profissionais, utilizados por eletricistas, podem custar mais de R$400. (Fonte: jarmoluk / Pixabay)

Onde comprar?

Por se tratar de um produto voltado a uma atividade específica e a um público bem definido (trabalhadores da área elétrica e entusiastas), estes produtos têm sua venda mais concentrada em lojas do ramo (como construção civil, instaladoras, materiais elétricos), e mesmo em grandes lojas de departamento.

Muitas vezes, para este tipo de produto, existe a opção de compra também no site do fabricante.

Caso opte pela solução de compra online, utilize estas informações para uma boa pesquisa e filtro de aparelhos adequados à sua necessidade, para em seguida localizar as melhores opções de preço, em lojas virtuais como Amazon.

Critérios de Compra: Compare e qualifique os modelos de alicate amperímetro

Por ser um instrumento de medição para energia elétrica, é necessário que você tenha muita cautela em seu manuseio e nos cuidados de armazenamento.

Já para a escolha do melhor produto à sua necessidade, sugerimos que preste atenção em:

  • Tensão de uso
  • Tipos de medição
  • Local de trabalho
  • Kit

A seguir, vamos detalhar cada um dos tópicos, levando a você informações diferenciadas, capazes de lhe auxiliar em fazer a melhor escolha na hora de comprar um Alicate Amperímetro.

Tensão de uso

Os alicates amperímetros possuem determinados limites de medição que precisam ser cuidadosamente observados, sobre riscos de graves acidentes (que, ao envolverem eletricidade, podem ser letais).

Na hora de escolher seu alicate, procure observar a categoria de emprego dele, que dirá em que voltagem ele é capaz de trabalhar com segurança (um valor em geral de até 1000V, ainda que vários aparelhos trabalham apenas até 600V).

Então, tome cuidado quando for escolher o seu, para comprar um que tenha o alcance de voltagem apropriado.

mão masculina usando alicate amperímetro

Fique atento a tensão antes de escolher seu alicate amperímetro. (Fonte: TEMISTOCLE LUCARELLI / 123rf)

Tipos de medição

Apesar do alicate amperímetro ser um instrumento para medir corrente, muitos deles são capazes de realizar outros levantamentos, como fazer teste de diodo e continuidade, ou mesmo medir frequência e temperatura.

Vale a pena, quando você estiver escolhendo, observar que tipos de medição o aparelho se propõe a fazer e se a quantidade delas é adequada a sua necessidade, ou mesmo ao preço do produto frente a outros com maior possibilidade.

Local de trabalho

É importante pensar nesta condição, quando você lida com elementos capazes de causar risco imediato à sua saúde ou de terceiros.

Existem modelos que permitem a utilização de pontas de prova para acesso a situações que o Alicate não consegue.

Da mesma forma, para trabalho em locais de pouca iluminação, alguns modelos oferecem display iluminado, o que permite a medição mesmo em condições pouco favoráveis, como dentro de grandes maquinários ou em ambientes escuros.

Kit

Alicate amperímetro dentro de estojo

Verifique se a oferta acompanha bateria e estojo de transporte. (Fonte: Divulgação Brasfort / Amazon)

Antes de comprar, verifique se o alicate amperímetro já vem com bateria inclusa, e que outros itens acompanham o produto. Eles ainda podem ter um estojo para transporte.

Confira ainda se a bateria é recarregável e qual a voltagem dela. Comprar a bateria separadamente pode encarecer a sua compra.

(Fonte da imagem principal: MaFree / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX