Imagem mostra um alicate vazador ao lado de alguns ilhós sobre uma mesa.
Ultima atualização: 1 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Precisa de uma ferramenta compacta e eficiente para realizar furos ou pregar ilhós e rebites nos mais diversos materiais? Então a melhor solução é adquirir um alicate vazador! No artigo de hoje, falaremos mais sobre ele e te ensinaremos como fazer a melhor compra possível.

Um bom alicate vazador pode fazer furos em muitos materiais, como couro, papelão e tecidos, com diâmetros que também variam. Muitos profissionais precisam ter essa ferramenta sempre à mão, e até mesmo por hobby ou para reparos domésticos é bom deixar um ao alcance. Preparado para aprender sobre ele?




Primeiro, o mais importante

  • O alicate vazador é especializado em furos em materiais como papel, couro, tecidos e plásticos. É usado por profissionais de variadas áreas e especialistas em artesanato.
  • Você pode escolher um alicate vazador simples, mais especializado em furos, ou um de ilhós, capaz de fazer pregas de acessórios como rebites e botões no material trabalhado.
  • Há alicates vazadores com boas variações de diâmetros dos bicos, permitindo uma grande gama de serviços executados. A versatilidade é uma das vantagens dessa ferramenta.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de alicate vazador: Nossa opinião

Quer saber quais são os alicates vazadores mais recomendados? Não se preocupe! Testamos vários modelos e preparamos uma lista para te ajudar!

Um ótimo alicate vazador profissional

Indicado para profissionais, esse alicate vazador da Western é forte, robusto e muito versátil. Feito em aço carbono com um ótimo cabo de PVC, pode perfurar couro, papel, plástico, tecidos, cortiça, papelão e mais. Os diâmetros possíveis para furos variam entre 2 e 4,5 milímetros.

O melhor custo-benefício

É difícil encontrar uma ferramenta com custo-benefício tão bom como esse alicate vazador da EDA. Ele tem 21,5 centímetros e seis bicos, com diâmetros entre 2 e 4,5 milímetros, que ficam em uma roda giratória. Indicado para muitos materiais, tem um cabo bastante ergonômico feito em borracha que facilita seu uso.

O alicate vazador mais indicado para ilhós

Além de ser um alicate vazador de qualidade, com seis bicos bastante competentes e indicados para muitos materiais, esse modelo da Premier se destaca por acompanhar acessórios ideais para as pregas de ilhós e de matrizes. Assim, realiza ainda mais funções e ajuda muito artesãos, costureiras e outros profissionais.

Guia de compra

Você quer mais informações sobre o que pode fazer com um alicate vazador? Entender como usá-lo e o que ele traz para a sua vida?

Fique atento nas próximas linhas para ter todas essas dúvidas respondidas!

Imagem mostra uma mulher trabalhando em um ateliê de costura.

Costureiras são profissionais que fazem ótimo uso de um alicate vazador. (Fonte: nikolabelopitov/ 123rf.com)

O que é um alicate vazador e para que ele serve?

O alicate vazador, também chamado eventualmente de alicate vazador, tem como função primordial fazer furos em determinadas superfícies. Couro, tecidos, papelão e papel são as principais delas. É possível variar o diâmetro dessas perfurações, atingindo resultados variados.

Seu formato é similar ao de um alicate convencional, com um cabo e um mecanismo de abrir e fechar. Porém, apenas uma das pontas mantém a forma de haste, enquanto a outra apresenta uma roda com pinos, cada uma ideal para um tipo de perfuração.

Muitos profissionais, principalmente aqueles que lidam com tecidos, papelão e couro, fazem uso diário dos alicates vazadores. Também é importante citar que alguns modelos vêm com acessórios que ajudam a pregar ilhós, botões e rebites, aumentando ainda mais a utilidade da ferramenta.

foco

Você sabia que são muitos os tipos de alicate que são necessários para profissionais de diferentes áreas? Além do mais simples, de uso doméstico, há aqueles principalmente usados por eletricistas e encanadores.

Nesses grupos, podemos destacar os alicates de crimpar, desencapar, bomba d'água, de cortar e de fazendeiro. Cada um deles faz pequenas adaptações no formato original para ter novas utilidades!

Quais os principais usos de um alicate vazador?

O principal diferencial do alicate vazador é a sua capacidade de fazer furos. Por isso, ele é procurado por profissionais que mexem diariamente com tecidos, couro, papelão, plásticos e afins, seja para fins artesanais, seja em uma produção em grande escala.

O alicate vazador é ótimo para quem trabalha com artes em papel.

É uma ótima ferramenta para quem trabalha com artes em papel, como confecção de cartões, cadernos e scrapbooks. Permite que os furos sejam feitos de maneira livre e nos diâmetros ideais. Pessoas que fazem serviços com lembrancinhas em papelão, convites, certificados e afins também podem aproveitá-la bem.

Costureiras e sapateiros que mexem diretamente com tecidos e couros também precisam de um bom alicate vazador. Principalmente se falarmos de um modelo que aplica ilhós ou rebites, atividades exercidas constantemente por esses profissionais.

Também podemos destacar como profissionais beneficiados pelos alicates vazadores os artesãos que trabalham com bordados, panos detalhados, peças diversas em couro e artigos específicos de coleção. Até mesmo na confecção de fantasias ou de roupas típicas a ferramenta pode ser importante!

Quais as vantagens de um alicate vazador?

O alicate vazador é bastante compacto e tem um preço acessível. Com isso, ele pode estar sem problemas disponível para todos os tipos de profissionais, mesmo os que têm menos recursos ou não trabalham em um ateliê ou escritório físico.

Sua versatilidade também merece ser destacada, já que perfura vários tipos de materiais e, graças à roda com pinos, consegue fazê-lo em uma boa quantidade de diâmetros.

O manuseio é bastante simples, através de um movimento similar ao de um alicate comum, conhecido por todos. Não é necessário fazer força e qualquer um consegue fazer com que o mecanismo seja perfeitamente eficaz.

Como ponto negativo, temos que citar apenas a especificidade da ferramenta: Se você não é profissional de uma das áreas que a usa e eventualmente precisar contar com ela para um para um trabalho, pode ser que depois nunca mais precise dela.

Preparamos uma tabela com as principais vantagens e desvantagens dos alicates vazadores:

Vantagens
  • Ferramenta compacta e de preço acessível
  • É versátil nos materiais que pode furar
  • Consegue perfurar em vários diâmetros e alguns modelos colocam rebites e ilhós
  • Fácil de usar, não requer força ou técnica
Desvantagens
  • É um alicate de uso bastante específico

Alicate vazador tradicional ou de ilhós?

Você irá encontrar no mercado dois tipos básicos de alicates vazadores: Os tradicionais, capazes apenas de fazer furos nos materiais indicados, ou os de ilhós, que podem também pregar alguns tipos de acessórios após a perfuração.

Para saber qual é o mais indicado para as suas necessidades, você precisa pensar o quanto usa acessórios como ilhós, rebites e botões no seu trabalho. Obviamente, para quem trabalha com costura ou artesanato em couro, por exemplo, tal função é indispensável.

A boa notícia é que não existem grandes variações nos preços dos alicates por oferecerem também as funções de prega. Assim, um profissional que precisa delas pode fazer a opção sem sentir efeitos no bolso. E quem prefere apenas os furos simples também fica satisfeito com o modelo apenas perfurador.

Confira na tabela abaixo a comparação entre os dois tipos de alicates vazadores:

Alicate vazador simples Alicate de ilhós
Funções Fura diversos tipos de materiais em diâmetros variados Além de furar os materiais, aplica os ilhós ou rebites
Vantagens É mais eficiente e apresenta mais opções para furos Ajuda muito aos profissionais que precisam aplicar ilhós ou rebites
Indicação Profissionais que precisam apenas fazer furos, sem serviços de prega Profissionais que trabalham constantemente também com a prega de acessórios

Como usar um alicate vazador de maneira apropriada?

O uso de um alicate vazador comum é bastante simples. Primeiro, você precisa definir qual será o diâmetro do furo. Para isso, basta escolher o pino equivalente na roda e posicioná-la no centro, de modo que aponte para a haste que está do outro lado.

Agora, é só fazer o tradicional movimento de prensa que caracteriza um alicate e você terá o furo que desejava em seu material de trabalho. Não é preciso se esforçar, a ferramenta deve conseguir efetuar a perfuração de maneira natural.

No caso do alicate de ilhós, o uso é similar. A única diferença é que você deve posicionar o acessório que será prensado no material junto a ele antes de fazer o movimento com a ferramenta. Ainda assim, nenhuma necessidade especial de força!

Quanto custa e onde comprar um alicate vazador?

Os preços de alicates vazadores podem variar de acordo com a marca, a robustez e a qualidade do material. Durante nossas pesquisas, encontramos modelos que variam entre R$ 20 e R$ 100. Alguns dos mais baratos já apresentam uma excepcional qualidade.

Lojas especializadas em ferramentas, artesanato, artigos para papelaria ou para escritório podem oferecer bons modelos de alicates vazadores. Você também pode fazer sua compra pela internet: A Amazon brasileira tem alguns ótimos modelos, bem como Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores importantes na escolha de um alicate vazador

Agora vamos te ajudar com outra importante questão: Como escolher o modelo ideal de alicate vazador para você? Selecionamos quatro critérios técnicos que são fundamentais para tal decisão:

Leia com atenção as linhas abaixo para entender todos os detalhes sobre cada um deles!

Quantidade de bicos

Cada bico de um alicate vazador equivale a um diâmetro de perfuração. Portanto, quanto mais bicos ele apresentar, mais versátil e em mais tamanhos diferentes conseguirá fazer serviços.

O mais comum é encontrar alicates vazadores com uma média de seis bicos, enquanto os que fazem também prega de ilhós podem ter apenas um, não fazendo portanto uma variação de diâmetros, ou apresentarem uma roda que tenha uma quantidade regular.

De toda forma, você deve pensar se trabalha com vários diâmetros, se deseja um alicate com vários bicos ou se essa é uma questão apenas trivial.

Imagem mostra um alicate vazador ao lado de um cinto de couro.

Para quem trabalha com cintos, é excelente ter um alicate com vários diâmetros de bicos. (Fonte: powerofflowers/ 123rf.com)

Diâmetro dos bicos

Associado diretamente à quantidade de bicos, está o diâmetro dos bicos. Mesmo modelos que contenham um número similar pode ter medidas diferentes, o que gera algumas variações importantes entre alicates.

A maior parte dos alicates tem diâmetros de bicos variando entre 2 e 4,5 milímetros.

Normalmente, os alicates têm diâmetros de bicos que variam entre 2 e 4,5 milímetros. Porém, com alguma pesquisa você irá encontrar leques maiores de opções, com os menores chegando a 1 milímetro e os maiores alcançando 6 ou 7 milímetros.

Se você precisa fazer furos muito pequenos ou muito grandes, procurar por esses modelos especiais pode ser necessário. Caso contrário, modelos regulares já serão mais que suficientes!

Material

Como acontece com toda ferramenta, quem compra um alicate vazador deseja que ele tenha uma durabilidade alta, robustez e bastante resistência a possíveis quedas ou colisões.

Não há como fugir do aço carbono como material para a ponta do alicate. Ele é sempre o mais recomendado, não só no caso do vazador. Porém, é melhor quando há proteções especiais contra oxidação, como pintura eletrostática.

Para o cabo, o melhor a fazer é optar pelo PVC, apesar da borracha também ser uma boa ideia.

Dimensões

Um alicate vazador pode ser maior, o que o torna também mais robusto, porém, um pouco mais difícil de manusear, ou mais reduzido, o que é ideal principalmente para trabalhos artesanais, especialmente com papel ou materiais leves.

Quanto mais pesado for o trabalho que você realiza com maior frequência (com couro, por exemplo), melhor é optar por um alicate mais robusto. Assim, ele oferecerá mais facilidade para a execução do seu serviço.

(Fonte da imagem destacada: Sergii Molodykov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.