Hoje, na ReviewBox Brasil, vamos falar sobre as melhores opções de alicate de pressão e como escolher o modelo mais adequado para você. Em linhas gerais, alicates de pressão são ferramentas utilizadas para segurar e fixar peças para diversos fins, incluindo pequenos reparos, construção civil e metalurgia.

Dentre os diversos modelos existentes, iremos focar naqueles que são mais usados e que você não pode deixar de ter nas suas ferramentas. Também vamos falar sobre o que você deve levar em conta ao comprar um alicate de pressão.

Primeiro, o mais importante

  • Um alicate de pressão é uma ferramenta na qual você pode manter fixa uma determinada peça sem precisar manter o alicate pressionado. Seu uso é bem variado e versátil, podendo ser utilizado para uma grande variedade de aplicações.
  • A parte do alicate de pressão onde você colocará a peça a ser presa é chamada de mordente. Seu alicate pode ter diversos formatos e tamanhos de aberturas.
  • Depois de terminado o serviço, basta liberar uma alavanca (as vezes chamada de gatilho) para soltar a peça.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de alicate de pressão

Um alicate de pressão é uma ferramenta simples, mas que pode lhe ajudar muito em suas tarefas cotidianas. Se você está precisando comprar um novo ou vai escolher o seu primeiro alicate, aqui está uma lista com alguns dos melhores do mercado.

1º – Alicate de Pressão Gedore 137-10

Alicate de pressão com uso variado. Seu tamanho é 10 polegadas (aproximadamente 22,5 cm), medindo desde o início do mordente até o ponto final do cabo, na outra extremidade.

Seu mordente tem formato triangular. Este modelo possui regulagem de abertura do mordente (por parafuso de ajuste), que pode chegar a 29mm. O material utilizado na construção da peça é o aço-cromo-vanádio. O acabamento da ferramenta é niquelado e cromado. Seu peso é pouco mais de meio quilograma.

2º – Alicate Tramontina 44014/110

Este alicate de pressão tem mordente com perfil curvo e possui alavanca para destravar. O tamanho da abertura do mordente pode ser ajustado e chegar em 20 mm, o que é uma abertura menor do que a do produto anterior.

O acabamento é cromado. Da mesma forma que o alicate anterior, seu tamanho também é de 10 polegadas.

3º – Alicate Tramontina 41070/110

Outro modelo de alicate de pressão bastante versátil. Este modelo tem diversas características iguais ao anterior, mudando apenas o formato do mordente, que é triangular.

Esse modelo tem material em aço carbono especial nos mordentes, que lhe dá uma resistência maior. Infelizmente, o fabricante não especifica a abertura máxima para este modelo.

Guia de Compra

Arregace as mangas e prepare-se para trabalhar. Mas a tarefa de hoje não será exatamente colocar a mão na massa, e sim saber como se preparar para o que está por vir. Siga lendo esse Guia de Compra e descubra tudo o que é preciso saber antes de comprar o seu alicate de pressão.

homem com uniforme de trabalhando dando um salto em frente a uma casa

É muito mais divertido trabalhar quando você tem as ferramentas certas. (Fonte: jarmoluk / PIxabay)

O que é um alicate de pressão?

Alicates de pressão são uma ferramenta com uso bem diverso que provavelmente não ficarão muito tempo sem utilização em nenhuma casa. Eles são uma forma prática de segurar um material sem precisar fazer muita força. Alguns usos comuns do dia a dia são:

  • Remoção de parafusos sextavados que estejam danificados;
  • Segurar peças com diversos perfis, desde placas finas até espessas;
  • Segurar tubos metálicos em geral;
  • Remoção de um castelo danificado numa torneira de um chuveiro.

Muitas vezes em nossas casas, por improvisação, utiliza-se um alicate de uso geral para muitos destes fins. Isso não costuma ser nada prático porque a peça acaba soltando-se e muitas vezes se desgasta.

Imagem mostra alicate de uso geral sendo utilizado para segurar um prego.

Alicates de pressão facilitam muito o trabalho de fixação quando comparados a alicates de uso geral. (Fonte: LeoNeoBoy / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens do alicate de pressão?

Considerando o preço dos alicates de pressão, mesmo que você utilize poucas vezes por ano, essa é uma opção bem interessante mesmo se você quiser ter poucas ferramentas em sua casa. Eles são muito baratos.

A versatilidade do alicate de pressão é tanta que às vezes eles acabam sendo usados de forma improvisada como uma peça – o que não é indicado. Mas essa é uma ferramenta que não pode faltar na maleta de ninguém, seja para uso profissional ou não.

Além disso, é uma ferramenta resistente que pode durar por muitos anos. Mas também possui suas desvantagens. É necessário limpar com frequência e lubrificar as articulações. Fazer a manutenção da pressão também é importante para seu funcionamento.

 

Benefícios
  • Barato
  • Versátil
  • Resistente
Desvantagens
  • Limpeza e manutenção frequente necessária

Como escolher o mordente (bico) do alicate?

Sem dúvida, o principal ponto a observar é o mordente do alicate (ou bico, como é chamado algumas vezes). Ele teve ter o tamanho e formato certo para o seu uso. Felizmente muitos dos alicates de pressão mais comuns tem uma ampla faixa de aplicações e são bastante versáteis.

De qualquer forma, a fixação de uma peça em alicates de pressão muito versáteis nem sempre é perfeita. O uso não é recomendado se você precisar utilizar força desproporcional.

O principal ponto a observar é o mordente – ou bico – do alicate.

Vale lembrar que quanto maior a área de contato da sua peça com o alicate, mais bem fixo ele ficará. Se a área de contato por pequena, há risco de deformação do alicate em casos extremos, além de acidentes.

Dependendo do seu caso, especialmente se você trabalhar com soldagem de materiais com formatos diversos, pode ser necessário adquirir um conjunto de alicates de pressão.

Os três principais tipos de perfis de mordente são:

  • Triangular: neste perfil, um dos lados do mordente é reto e o outro tem formato de “V”. Ele pode ser utilizado em tubos, perfis retangulares, sextavados e até mesmo com placas. Um exemplo de perfil triangular pode ser visto abaixo.
  • Curvo: neste caso a abertura do mordente tem aspecto oval. Este formato pode ser utilizado principalmente em perfis retangulares e sextavados e, eventualmente, em placas.
  • Reto: utilizado para segurar placas ou perfis retangulares bem estreitos.

De um modo geral, os mordente curvo e triangular costumam ter uma maior gama de aplicações que o reto. Há mordentes com formatos especiais para fixação de placas, mordentes longos, além de muitos outros. Alguns exemplos destes alicates de pressão mais raros são explicados no vídeo abaixo:

Quanto custa?

A maior parte dos alicates de pressão, especialmente os tipos mais comuns e de uso geral, custam em torno de R$ 40. Já os modelos com aplicações mais específicas (por exemplo, utilizados para cortar tubulação, segurar placas para soldagem, etc) possuem preços mais elevados, chegando na faixa dos R$ 400.

Onde comprar?

Você encontrará alicates de pressão na maioria das lojas de ferramentas. Uma outra alternativa é comprar no conforto da sua casa utilizando sites como Amazon, Mercado Livre, dentre outros. A maioria das lojas online possui uma grande variedade de produtos que nem sempre você encontra nas lojas convencionais.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de alicate de pressão

Agora, vamos listar os pontos que você precisa levar em conta antes de tomar a decisão de qual é o alicate de pressão ideal para você:

  • Alavanca de rápida liberação e abertura regulável
  • Tamanho
  • Material
  • Abertura máxima da boca
  • Recomendação de uso

A seguir, vamos detalhar cada um deles, para que você possa fazer a melhor escolha.

Alavanca de rápida liberação e abertura regulável

A grande maioria dos modelos possui tanto a alavanca de rápida liberação como a abertura regulável. De qualquer forma, convém confirmar se o modelo que você encontrou possui estas facilidades.

A abertura regulável é feita em um dos cabos por meio de um parafuso. Já a alavanca de rápida liberação é um pequeno dispositivo que pode ser visto na parte interna de um dos cabos.

Quando o alicate estiver fechado, a alavanca geralmente ficará contraída e aderida ao cabo. Somente quando o alicate de pressão estiver segurando algum objeto é que ela se afasta do cabo. Neste caso basta pressioná-la para abrir o alicate, não sendo necessária muita força.

Imagem mostra detalhe de um alicate de pressão com mordente reto.

Exemplo de um alicate de pressão com mordente reto. (Fonte: ThomasWolter / Pixabay)

Tamanho

A grande maioria dos alicates de pressão tem tamanho de 10 polegadas, o que é pouco mais de 22 cm. Este tamanho é ideal para a maioria das aplicações já que é grande o suficiente para ficar bem acomodado em qualquer mão. Entretanto, há opções de alicates de pressão especiais de diversos tamanhos, incluindo tamanhos maiores e menores.

Material

Aço-cromo-vanádio costuma ser o material utilizado na maioria dos alicates de pressão de maior qualidade. Este é o nome dado a um tipo especial de aço que recebe materiais cromo e vanádio na sua composição.

A vantagem deste material é ter mais dureza, o que significa não deformar com esforços maiores.

Nem todos os modelos apresentam especificação de qual o tipo de aço utilizado, nem no site do fabricante, nem da descrição do produto nas lojas. Neste caso é provável que os materiais utilizados são de menor qualidade. Em outros casos é especificado apenas o material utilizado no mordente.

O Aço-cromo-vanádio costuma ser o material utilizado na maioria dos alicates de pressão de maior qualidade.

O acabamento pode ser niquelado e cromado ou apenas cromado. Mas afinal, qual a diferença entre eles?

Tanto um acabamento quanto outro oferecerem bons níveis de resistência a desgaste e corrosão. Em termos de dureza, o acabamento cromado é considerado levemente superior. Por outro lado, o acabamento niquelado e cromado apresenta uma certa vantagem no que se refere a corrosão.

Imagem mostra um alicate de pressão totalmente enferrujado.

Os alicates de pressão com acabamento cromado ou cromado e niquelado apresentam boa resistência a corrosão. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Abertura máxima do mordente

A abertura máxima do mordente é uma medida importante a ser observada. Ela que determinará se a sua peça poderá ou não ser fixada com o alicate de pressão.

A maior parte dos modelos tem abertura máxima do mordente entre 2 e 3 cm. Por exemplo, há modelos com abertura de 1 1/8 (pouco mais que 28mm), outros modelos têm abertura máxima de 20 mm.

Nem todos os modelos fornecem uma abertura máxima da boca, especialmente nos casos em que o alicate de pressão é utilizado para perfis variados. Estes alicates são recomendados para uso geral. Se você já tiver um uso específico em mente, eles modelos não são a escolha ideal.

Uso recomendado

A maioria dos produtos costuma identificar o seu nicho de utilização. Ele pode ser para uso doméstico, profissional ou pode ser algo intermediário (geralmente para usuários domésticos mais exigentes).

Se você utilizar a ferramenta para uso profissional, é recomendável que você adquira um alicate de pressão específico para isso. Do contrário, você correrá o risco de comprar um alicate de pressão com pouca durabilidade.

(Fonte da imagem destacada: AnikaKruemel / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX