Na foto dois pés usando tênis all star branco de cano alto em frente a uma parede amarela de ponta cabeça.

Há mais de 100 anos o All Star faz parte da vida de adolescentes e adultos por todo o mundo. Esse calçado repleto de história e estilo, é uma marca registrada dos Estados Unidos e é sobre ele que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil. Seja muito bem-vindo.

Fabricado pela marca Converse, o tênis All Star foi um ícone dos jogadores de basquete e dos roqueiros por muitas décadas. Hoje eles já são usados pelos mais variados tipos de pessoas e são versáteis e ideais para o dia a dia, existindo em versões para adultos e crianças.

E se você está pensando em adquirir um desses, mas não sabe qual modelo escolher, saiba que chegou ao lugar certo. Nesse texto te apresentaremos tudo sobre o All Star e mostraremos exatamente qual modelo é o ideal para você. Então continue com a gente e vamos lá!

Primeiro, o mais importante

  • O modelo tradicional do All Star é produzido até hoje e é chamado de Chuck Taylor, possuindo cabedal em lona e bico e sola em borracha.
  • Com o passar dos anos surgiram novas versões do All Star e é possível atualmente encontrar modelos mais esportivos, do tipo slip on, coloridos e estampados.
  • Existem opções para mulheres, homens e crianças e pode-se adquirir um desses por um preço inicial médio de R$ 80.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de All Star: Nossas recomendações

Possuindo uma história cheia de sucesso, o All Star evoluiu muito com o passar dos anos e atualmente existem inúmeros modelos desse calçado. Dentre tantas opções há as que mais fazem sucesso entre os consumidores. E para te mostrar quais são elas, criamos esse ranking com as melhores opções. Confira:

O modelo mais clássico

Esse modelo de All Star é o clássico preto e branco, que há muitos anos é encontrado nos pés de crianças, adolescentes e adultos. Seu cabedal é confeccionado em tecido resistente e confortável na cor preta e o fechamento é através de cadarço.

O tênis de cano baixo possui solado do tipo plataforma em borracha de três centímetros. Além disso, sua entressola é feita com uma tira emborrachada, que garante uma maior durabilidade ao calçado.

Ótima opção cano alto

Com cano alto de 11 centímetros e sendo chamado pelos mais íntimos de botinha All Star, esse é um modelo que combina bem com todas as ocasiões. Ele é confeccionado em tecido tipo lona e está disponível em diversas cores como vermelho, branco e preto.

Seu solado é em borracha e do tipo plataforma, o fecho é através de cadarços e ele recebe o logo da marca em relevo na sua lateral e apliques em ilhós.

A melhor opção com um toque diferenciado

Ideal para quem quer um All Star clássico, porém com um toque diferenciado, esse modelo conta com solado do tipo plataforma com 4 centímetros de altura. Nele o design tradicional ganhou um toque a mais de modernidade e estilo.

O tênis possui cabedal em tecido de algodão tipo lona, que garante maior conforto e leveza ao produto. Para uma melhor transpiração dos pés ele conta com dois ilhós na parte interna e sua sola é confeccionada em borracha. Além disso, esse modelo está disponível em quatro opções de cores.

Ótima opção para quem gosta de detalhes

Misturando o clássico com um toque diferenciado, esse modelo Ox de All Star tem como diferencial um pequeno detalhe em lona entre o cadarço. Ele é confeccionado em tecido e conta com o tradicional bico emborrachado da marca.

Seu solado é em borracha, possuindo 3 centímetros de altura, e o modelo está disponível em quatro opções de cores e diversos tamanhos.

Guia de Compra

Considerado muito mais do que um sapato, o All Star é para muitas pessoas um estilo de vida. Isso porque ele não é um simples tênis, e sim um calçado repleto de histórias e que representa uma forma de pensar e agir.

Ganhando os pés de pessoas por todo o mundo há mais de 100 anos, esse calçado está ou esteve presente na vida de muitos adolescentes e até hoje faz muito sucesso. E se você quer saber mais sobre ele basta ler esse guia de compra até o final, pois reunimos nele tudo o que há de mais importante sobre o All Star.

Na foto uma mulher pulando saltando em frente a uma parede azul de tijolinhos.

O All Star é um tênis casual ideal para todas as situações do dia a dia. (Fonte: Melody Jacob / Unsplash.com)

O que é um All Star?

Muito estiloso, o All Star é um tipo de tênis fabricado pela marca Converse que se tornou um ícone norte-americano e já foi usado por diversas celebridades em todo o mundo.

Tradicionalmente, esse tênis é confeccionado em tecido do tipo lona, possui bico redondo emborrachado e solado em borracha branco com uma listra preta. A partir disso surgiram diversas versões diferentes do All Star e todas elas fazem a cabeça de crianças, adolescentes e adultos.

Quantos anos tem o All Star?

O tênis All Star tem mais de 100 anos e a sua história teve início com Marquis Mills Converse, que em 1908 decidiu abrir uma empresa de calçados de borracha.

Nessa época o fundador ignorou um acordo que impedia que as empresas fizessem negócio diretamente com os seus varejistas. E foi a partir da sua ousadia que os caminhões passaram a sair direto da fábrica para entregar os calçados em diversas lojas espalhadas pelos Estados Unidos.

Em 1918 um marco aconteceu na Converse Rubber Company. Nesse ano Chuck Taylor, um apaixonado por basquete, decidiu se unir a ela para divulgar por todos os lugares esse esporte e vender os tênis necessários para praticá-lo.

Foi então que o All Star conquistou o mercado americano e já nessa época ele tinha como característica principal a sua sola de borracha com formato de diamantes. Porém, foi somente em 1958 que ele ganhou cores, sendo influenciado pelo crescimento do Rock & Roll e do basquete.

foco

Você sabia que o símbolo tradicional da marca só chegou em 1974, quando o tênis passou por uma modificação mais marcante. Esse novo modelo era feito em camurça colorida e possuía uma grande e imponente estrela na sua lateral.

Já em 1980 o All Star começou a ser produzido no Brasil e com o passar dos anos foram introduzidos no mercado novas opções desse calçado. Graças a isso o seu uso passou a aumentar a cada dia, seja por desconhecidos, atletas ou celebridades.

Atualmente existem dezenas de modelos de All Star e a cada ano a marca lança novas opções, seja no quesito cor, estampa, tecido ou formato.

Quais as vantagens e desvantagens de um All Star?

Por possuir um design relativamente simples, muitas pessoas acham que o All Star não tem tecnologia envolvida na sua criação, mas isso não é verdade. Desde o lançamento do seu primeiro modelo há mais de 100 anos ele evoluiu bastante.

Em todo esse tempo a Converse investiu não somente em novas versões, mas também em formas de deixar esse calçado mais confortável e adequado para os pés. Graças a isso são usados na sua produção materiais macios e flexíveis.

Além disso, a sua durabilidade é outro ponto alto. O tecido tipo lona que compõe seu cabedal é muito resistente, assim como a borracha e o acabamento da sua sola. Isso faz com que o All Star se mantenha intacto por muitos anos. Outra grande vantagem desse tênis é que ele dá muita firmeza para os pés e não escorrega.

Não pode-se deixar de destacar também que ele existe em diversas versões e é uma peça atemporal, ideal para quem quer criar um visual estiloso e cheio de atitude.

A desvantagem é que no All Star não existe sistema de amortecimento, como em alguns outros modelos de tênis. Isso o torna 100% casual e assim ele não é indicado para a prática de esportes.

Outro ponto negativo é que com o tempo os modelos de cores escuras acabam desbotando e a borracha da sua sola pode amarelar. Eles também não são impermeáveis e em qualquer contato com a água ficam molhados.

Vantagens
  • É estiloso
  • É atemporal e confortável
  • É muito resistente
  • Possui ótima durabilidade
  • Existe em diversos modelos
Desvantagens
  • Não tem amortecimento
  • Cores escuras desbotam com o tempo
  • A borracha pode amarelar
  • Molha facilmente

Em quais ocasiões o All Star pode ser usado?

Justamente por representar um estilo, o All Star é um calçado muito democrático e que é encontrado nos pés de pessoas nas mais variadas ocasiões. Ele possui uma pegada mais casual e graças a isso para o dia a dia é perfeito. Porém, até mesmo em situações mais formais ele costuma ser utilizado.

Um exemplo são os casamentos. Existem diversos casais que deixam de lado as sandálias de salto e os sapatos sociais para dizerem o tão esperado sim com o seu All Star acompanhando. Há ainda pessoas que vão ao trabalho com ele e se sentem muito bem.

A única restrição fica por conta da prática de atividades físicas. Por mais que no início ele tenha sido desenvolvido para jogadores de basquete, atualmente ele não é mais indicado para os esportes.

Isso acontece porque ele não possui o formato, os componentes e não é confeccionado com materiais específicos para essa forma de uso.

Na foto um casal de noivos em uma estrada vazia.

O All Star não é um simples calçado para muitas pessoas e existem diversos noivos que os utilizam no seu grande dia. (Fonte: Andrew Itaga / Unsplash.com)

Como limpar o All Star?

Muitas pessoas que usam esse tipo de tênis afirmam que All Star bom, é All Star sujo e velho. Porém, se você não faz parte desse grupo, saiba que limpar esse calçado é uma tarefa simples.

Por mais que muitos fiquem em dúvida sobre o que fazer justamente pelo fato de ele possuir partes em tecido e em borracha esse processo é fácil e existem diversas técnicas para isso.

Separamos abaixo duas delas para que você não tenha problemas na hora de deixar o seu All Star limpo como novo.

Lavando à mão

  1. Retire os cadarços.
  2. Encha um balde com sabão neutro e água.
  3. Coloque o tênis de molho no balde até que ele fique completamente coberto por água.
  4. Após alguns minutos retire-o do balde e esfregue as partes de borracha caso ainda estejam sujas.
  5. Enxague todo o tênis e retire o excesso de água.
  6. Se o modelo for de cor escura deixe-o secar na sombra, se ele for claro pode-se colocá-lo no sol.

Lavando na máquina

  1. Retire o excesso de sujeira do All Star usando a torneira.
  2. Encha a máquina com peças de roupa ou panos de cores similares a do seu tênis. Isso é importante para que ele não fique batendo no tambor enquanto é lavado.
  3. Coloque o tênis no meio de tudo usando um saco para lavar tênis.
  4. Insira o sabão de sua preferência.
  5. Ligue a máquina e deixe-a fazer o trabalho.
  6. Coloque-o para secar.

Na foto uma mulher com calça listrada preta e branca usando um All Star de cano alto branco.

Os All Star de cores claras são os que mais sujam e é fundamental limpá-los com frequência para que não fiquem manchados. (Fonte: Suganth / Unsplash.com)

Quanto custa um All Star?

O All Star é um tipo de tênis que possui um valor pouco variável e que tem um preço parecido na maioria das lojas. Dessa forma, dificilmente ele será encontrado em valores muito abaixo ou acima do normal, sendo que os infantis são mais baratos do que os modelos para adultos.

Com isso, é possível encontrar opções que custam a partir de R$ 80, até cerca de R$ 250.

Onde comprar um All Star?

O tênis All Star faz muito sucesso no Brasil e no mundo. Graças a isso é muito fácil de encontrá-lo em praticamente todas as lojas que vendem calçados. Portanto, se você quer comprar um desses em lojas físicas pode buscá-lo na Centauro, Passarela e Shoebiz.

Para quem é fã de fazer compras sem precisar sair de casa, as lojas online são outra excelente opção para adquirir o All Star. E existem diversos sites para isso, tal como:

  • Amazon
  • Netshoes
  • Dafiti
  • Americanas

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de tênis All Star

Se você está disposto a aderir ao estilo All Star chegou o momento de te mostrarmos como escolher o modelo ideal. Para isso você deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • Modelo
  • Altura do cano
  • Material
  • Cor
  • Sola
  • Tamanho

Abaixo explicamos com detalhes cada um deles.

Na foto três tênis All Star em cima de uma mala de madeira.

Os modelos mais tradicionais de All Star são os mais encontrados em todas as lojas de calçados. (Fonte: homar / Pixabay.com)

Modelo

Por mais que o All Star tenha ficado conhecido pelo seu modelo tradicional saiba que existem outras opções desse calçado que podem te agradar também. Se você quer um clássico, os da linha Chuck Taylor são os mais indicados.

Porém, há alguns modelos diferenciados e mais modernos. Um deles é o Thunderbolt, que lembra bastante os tênis esportivos e não possui o bico em borracha. Outras opções são o Marquise e o Skipgrid, que também não possuem o bico tradicional e contam com uma área de cadarço mais curta.

Para quem quer um All Star com menos aspecto de tênis existe o Core Slip. Esse é basicamente é um modelo de slip on, um tipo de calçado que lembra bastante as alpargatas.

Na foto um homem caminhando de All Star por uma rua.

Os tênis All Star mais vendidos são os tradicionais, porém a marca também lançou alguns modelos diferenciados. (Fonte: Erik Witsoe / Unsplash.com)

Altura do cano

No quesito cano o All Star é encontrado em duas opções, os que têm cano baixo e os de cano alto. Ambos são muito parecidos no design, porém a escolha entre eles depende de algumas questões.

Os de cano alto têm mais presença e se destacam mais.

A primeira delas é o visual que você quer criar. Os modelos de cano baixo são mais básicos e simples, chamando menos atenção. Já os de cano alto têm mais presença e se destacam mais.

O clima no qual eles serão utilizados também deve ser levado em consideração. Isso porque os de cano alto lembram botinhas e assim acabam esquentando mais os pés. Esse é um ponto positivo em dias frios, mas nos dias em que a temperatura passa dos 30ºC nem tanto. Portanto, pense sobre isso antes de decidir.

Material

O All Star tradicional é confeccionado em um tecido do tipo lona e esse tênis ficou conhecido dessa maneira. Porém, com o passar dos anos ele ganhou novas versões e já é possível encontrar opções feitas também em couro, jeans e camurça.

No quesito durabilidade e resistência o couro é excelente.

Os de lona são frescos, resistentes e muito macios, sendo uma ótima opção. Já os de couro são um pouco mais grossos, mas garantem uma boa transpiração aos pés. Além disso, no quesito durabilidade e resistência o couro é excelente, sendo um calçado que irá durar por muitos anos.

O jeans também tem características muito positivas e o seu ponto alto está no fato de combinar muito bem com todas as cores de roupa. Esses são básicos e ideais para todas as horas.

A camurça, por sua vez, possui uma aparência diferenciada e um pouco mais rústica. Ela é derivada do couro e graças a isso também possui ótima resistência.

Na foto um skatista em um parque.

O All Star de lona é o mais vendido, mas existem atualmente versões confeccionadas em camurça, couro e jeans. (Fonte: mahe haroutinian / Pexels.com)

Sola

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher um All Star é o tipo de sola que ele possui. Com relação a isso existem os tradicionais e os modelos platforms.

Os comuns possuem um solado de mais ou menos três centímetros e são encontrados nas mais variadas versões. Já os platforms possuem uma sola cerca de um centímetro maior e isso faz com que sejam calçados mais altos.

Esses tem como ponto positivo deixar a pessoa que os utilizam com uns centímetros a mais, o que pode ser bom caso esse seja o desejo. Além disso, eles são mais modernos.

Foto de uma sapateira com vários sapatos sociais de diferentes cores e estilos.

11 de julho de 2019

Cor

Falando em cores vale saber que a Converse não brinca em serviço e existem muitas opções que vão desde as básicas até as coloridas e cheias de estampa. Nesse sentido você deve analisar se o que deseja é um calçado mais básico e versátil ou uma peça chamativa.

Mas deixando de lado o gosto pessoal, é bom levar em consideração que os tons claros como branco sujam com muita facilidade. Portanto se você se importa em ter um tênis sempre limpo podem ser uma má escolha.

Por outro lado, os mais escuros como o preto têm o ponto negativo de desbotarem conforme o tempo passa. Com isso eles perdem a sua aparência tradicional ficando mais acinzentados.

Na foto três tênis All Star de cano alto sendo um azul marinho, um cinza e um branco.

O All Star é confeccionado em diversas cores e graças a isso consegue agradar todos os públicos. (Fonte: 5239640 / Pixabay.com)

Tamanho

O All Star é fabricado em versões femininas, masculinas e infantis. Porém, deve-se atentar na hora de escolher um deles que normalmente a forma desse tênis é um pouco maior do que o convencional.

Não são poucos os casos em que uma pessoa que usa tamanho 36, adquiri um All Star 35, por exemplo. Portanto, para não errar deve-se ou experimentá-lo antes de comprar ou verificar quantos centímetros o modelo escolhido possui e checar com as suas medidas.

(Fonte da imagem destacada: Hoang Loc / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.