Seja bem-vindo a ReviewBox Brasil que hoje irá lhe ajudar a encontrar a melhor almofada de amamentação para contribuir em uma fase tão importante e desafiadora da maternidade.

Se você é mãe ou está esperando um bebê, certamente já ouviu falar sobre as inúmeras dificuldades que podem surgir com o nascimento do bebê. Para quem deseja amamentar o recém-nascido, cercar-se de informação e de acessórios facilitadores é uma boa dica.

Continue por aqui para saber mais sobre os diferentes modelos e os inúmeros benefícios da almofada de amamentação.

Primeiro, o mais importante

  • O leite materno é o primeiro e mais importante alimento para um bebê nos primeiros 6 meses de vida, e indicado para crianças até 2 anos.
  • Amamentar exige dedicação, entrega e comprometimento da mãe e de todos ao redor dela. Quanto mais apoio, mais chances de sucesso.
  • A pega correta do seio é um dos fatores mais importantes na amamentação e a posição correta da mãe e da criança interferem nesse processo. A almofada de amamentação é grande aliada nos primeiros meses.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores tipos de almofada de amamentação

Segurar aquele bebezinho tão pequeno e indefeso nos braços durante horas requer certa habilidade. A almofada de amamentação é uma forma de facilitar as melhores posições e ainda garantir que a mamãe esteja confortável durante a amamentação. Confira agora os melhores modelos á venda no mercado:

1º – Almofada de amamentação – Laura Baby

A almofada em formato de U Laura Baby é confeccionada em tecido 100% algodão na parte superior e percal 100% algodão na parte inferior. O enchimento é de silicone 100% antialérgico e a capa possui um zíper para facilitar a lavagem.

Simples, prático e disponível em uma infinidade de estampas, esse modelo de almofada de amamentação é ideal para se encaixar ao corpo da maior parte das mães.

Acessível ela representa um excelente custo-benefício para quem está investindo em outros diversos itens do enxoval ou para quem deseja presentear uma gestante.

2º – Almofada de amamentação – Garcia

Confeccionada em tecido 100% algodão com forro de poliéster e capa de tricoline, a almofada de amamentação Garcia é lavável e o preenchimento é feito em fibra virgem siliconada.

Seu formato é arredondado, ideal para mamães com estrutura menor que desejam se sentir mais seguras com uma almofada que esteja bem próxima ao corpo. Pode ser encontrada nas mais variadas estampas.

3º – Almofada de amamentação – Brown Ergobaby

Possui um formato oval que proporciona encaixe ao corpo da mãe e dá suporte ao bebê. Contém uma capa protetora em plush na parte superior para dar conforto ao bebê. Essa capa é removível e lavável.

A almofada envolve o quadril da mãe nas laterais e oferece apoio para os braços durante a amamentação. Tem espuma firme e mantém a forma mesmo com uso contínuo. Posiciona o bebê em uma altura confortável para evitar dores nas costas. Ideal para mães com tronco longo.

4º – Almofada de amamentação impermeabilizante – Basic Fibrasca

Como o próprio nome já diz essa é uma almofada básica e impermeável que evita que líquidos passem para o enchimento da almofada. Desenvolvido em malha 100% algodão, ela tem um formato triangular.

Ela é neutra, na cor branca. Uma opção simples e interessante é providenciar capas para esse tipo de almofada.

Guia de Compra

Bebês recém-nascidos mamam no peito por muitas horas ao longo do dia e da noite. Segurá-lo no colo na posição correta para a pega do seio pode ser um trabalho extra para as mamães e por isso a almofada é um auxiliar importante.

Continue por aqui para saber mais sobre essa aliada e como escolher a melhor para auxiliar na sua rotina materna.

Imagem destaca um bebê sendo amamentado e acalentado pela mãe.

Procurar uma consultoria de amamentação faz parte da preparação da futura mamãe. (Fonte: 102Messmanos / Pixabay)

Por que é bom ter uma almofada de amamentação?

Todo conforto ainda é pouco durante os primeiros meses de maternidade. Na hora de montar o quartinho e o enxoval da criança pensamos em ter tudo de bom e melhor para eles.

Mas lembre-se que a mãe também precisa de alguma atenção especial e principalmente facilidades para o dia a dia. Banheira que fique na altura dos quadris, poltrona confortável e específica para amamentação e também uma almofada que ofereça conforto e facilidades na hora de alimentar o bebê.

Por mais que seja considerado natural e faça parte do extinto materno, amamentar é uma tarefa que requer aprendizado, paciência apoio e suporte.

A posição correta de amamentação é aquela em que ambos estejam confortáveis, mãe e bebê. Os braços e os seios não devem doer, as costas devem estar eretas e o bebê precisa estar com a cabeça levemente inclinada.

Independente da escolha de amamentar na cama, no sofá ou em uma poltrona de amamentação, a mãe deve ter suporte nas costas. Travesseiros, almofadas comuns ou um pouco mais resistentes são ideais.

Profissionais da saúde em geral, pediatras e consultores de amamentação recomendam o uso da almofada de amamentação para contribuir com a posição ideal para pega correta do seio.

O bebê deve ser segurado nos braços na altura em que possa abocanhar toda aréola do seio da mãe. Geralmente as mamadas duram entre 30 e 45 minutos quando os bebês são recém-nascidos e ocorrem de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas. Isso significa passar a maior parte do dia amamentando.

Bebês ainda pequenos exigem mais atenção e esforço. Segurá-lo tão perto do seio pode ser incômodo e com o tempo as dores nos braços começam a aparecer. Além disso, deixar o braço relaxado é mais uma dica para uma amamentação tranquila.

Como relaxar o braço se você precisa segurar o bebê? É aí que entra em cena a almofada de amamentação. Ela dá o suporte que o bebê precisa para que fique na altura ideal e consiga mamar o tempo que for necessário.

Posso usar um travesseiro comum?

Adaptações no mundo materno são sempre bem-vindas. Almofadas, travesseiros e até rolinhos com toalha de banho podem substituir uma almofada de amamentação.

Porém, vale lembrar que esse último foi estudado e criado especialmente para atender uma necessidade das mães e dos bebês. O formato da almofada de amamentação vem ao encontro de tudo que a amamentação exige.

Diferente de uma almofada comum, a almofada de amamentação “abraça” o quadril da mãe e dá o encaixe perfeito para acomodar o bebê. Na altura ideal e com uma textura que não afunda independente do tempo que a criança fique mamando.

Além do bebê os braços da mãe também podem ficar apoiados na lateral da almofada mantendo os ombros relaxados e as costas eretas, pontos essenciais no sucesso da amamentação.

Fique atento a essas diferenças para lhe ajudar na sua decisão sobre a compra de uma almofada de amamentação:

Travesseiro Almofada de amamentação
Formato São retangulares e não se encaixam ao corpo Tem formato ideal que se encaixa ao corpo
Densidade Podem ser muito macios Tem densidade indicada para que o bebê não afunde
Outras utilidades Você vai poder usar depois para dormir Você vai poder usar como suporte quando o bebê começar a sentar

Como usar a almofada de amamentação?

Você pode estar se perguntando: Vou ter que andar com essa almofada para todo lugar que for? Certamente que não. A amamentação é algo que parece simples, mas no primeiro momento pode não ser tão fácil quanto parece.

Por outro lado, assim que mãe e bebê entram em sintonia a rotina se torna prazerosa e adaptável conforme cada rotina familiar. Para quem escolhe a amamentação exclusiva, a almofada deve ser uma parceira por um bom tempo, até que ambos comecem a encontrar outras posições de amamentação.

Amamentar o bebê enquanto estiver deitada ou na posição de cavalinho são momentos em que você irá abrir mão da almofada de amamentação e não tem problema nenhum.

Arte das diferentes posições de amamentação.

A mamãe pode escolher entre diversas posições, a almofada de amamentação ajuda em quase todas. (Fonte: Larisa Vasileva / 123RF)

A almofada de amamentação é um suporte para você, uma auxiliar para ajudar na sua adaptação e na rotina exaustiva de amamentação nos primeiros meses.

Tenha sempre por perto a sua almofada de amamentação, em casa, seja no quarto do bebê, dos pais ou até na sala. Confira algumas dicas:

  1. Acomodação: Antes de posicionar a boca do bebê no seio, acomode a criança sob a almofada e certifique-se que a altura é suficiente para que ele alcance a aréola sem que você precise curvar suas costas ou ombros.
  2. Encaixe: Depois que o bebê estiver posicionado, com as mãos em formato de pinça, segure o seio e encaixe a aréola na boca da criança. Os lábios do bebê devem ficar virados para fora, como se fosse um peixinho. Sempre que necessário auxilie com a mão para que os lábios voltem para a posição ideal.
  3. Auxílio: Para as primeiras mamadas é indicado que você busque uma consultoria de amamentação. Por mais leituras que você faça e experiência de toda a família, ter um profissional por perto pode fazer toda diferença no sucesso da sua amamentação.
Laura GutmanEscritora argentina especializada maternidade

“Quando o bebê nasce, o reflexo de sucção é muito intenso. Como as palavras indicam, ele age sob o reflexo de procurar, encontrar e sugar o leite materno. Para isso, só é preciso que o bebê fique perto do peito. Muito tempo. Todo o tempo. Porque o estímulo é o corpo da mãe, o cheiro, o tom, o ritmo cardíaco, o calor, a voz, enfim, tudo que ele conhece.”

Quanto custa?

A almofada de amamentação está longe de ser um dos itens mais caros do enxoval do bebê. O investimento pode variar em torno de R$ 70 a R$ 150 e muitas vezes você acaba comprando junto com os itens de decoração. Sem saber o quão importante e eficiente pode ser.

Atente-se para fazer uma compra pensando mais na utilidade do que na beleza da almofada. O real valor está nas características de conforto e qualidade.

Onde comprar?

Como já citamos, as lojas que vendem os kits de berço e todo o enxoval de bebê geralmente oferecem itens como a almofada de amamentação. Na maioria dessas lojas existem as almofadas que combinam com todo o kit.

Mas é na internet que você vai encontrar as marcas especializadas e uma maior diversidade de estilos, preços e modelos. A Amazon, uma das mais completas lojas virtuais do Brasil oferece excelentes opções.

Critérios de Compra: Fatores para comparar as almofadas de amamentação

Este não é um item de decoração. A almofada de amamentação é fundamental para auxiliar você em uma das tarefas mais exaustivas da maternidade e também uma das mais importantes.

Escolher o formato ideal e o material que lhe proporcione conforto e segurança é o mais importante. Veja abaixo os três fatores que podem fazer o diferencial na hora da sua escolha.

  • Formato
  • Material
  • Limpeza
  • Estilo

Abaixo, vamos detalhar a importância de cada um desses itens. Afinal, queremos que você tenha a melhor experiência nessa fase tão importante da sua vida.

Formato

A maioria das almofadas de amamentação tem o formato de meia lua, um arco que se encaixa nos quadris da mãe. Algumas são mais fechadas outras mais abertas, porém todas têm a mesma função.

Uma das questões a serem consideradas é o tamanho da mãe. Em especial a circunferência dos quadris e a altura do tronco. Para algumas mães, com tronco mais curto, as almofadas mais robustas acabam prejudicando mais do que contribuindo.

Verifique as medidas nos sites se sua opção for pela compra online. Caso você queira experimentar, pode ir até uma loja física e procurar por aquele modelo na internet para garantir uma oferta mais atrativa.

Imagem destaca uma mãe amamentando seu bebê.

Formato, material e estilo são critérios a serem observados na hora de escolher sua almofada de amamentação. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Material

Materiais impermeáveis e antialérgicos são importantes. Os dois fatores devem ser levados em conta. A questão da impermeabilidade é bastante pertinente visto que durante a amamentação geralmente há vazamentos de leite dos seios ou da boca do bebê.

Já o tecido de fabricação é um fator importante, pois o material ficará em contato direto com a pele do rosto e cabeça do bebê. Algumas almofadas são forradas com tecido macio e confortável.

Limpeza

Para garantir a saúde do seu bebê, é importante higienizar a almofada de amamentação com frequência.

Como vimos, o vazamento de leite pode acabar sujando sua almofada com frequência. E mesmo para os materiais impermeáveis essa limpeza frequente se faz necessária.

Para facilitar esse processo, verifique se todo esse material é lavável. Almofadas com zíper para remover a parte interna da capa protetora facilitam nesse processo. Dessa forma a mamãe pode lavar a capa enquanto o preenchimento pega um pouco de sol.

Estilo

A almofada de amamentação será a companheira da mamãe e do bebê. Geralmente ela fica no quartinho da criança, sob a poltrona de amamentação ou a cama.

Escolha um estilo que combine com você ou com a decoração do quarto ou da casa. Existem as mais variadas estampas e com certeza você encontrará o modelo ideal para seu bebê.

Para quem pensa em levar a almofada para onde for, uma opção os estilos mais compactos e discretos.

Imagem de um recém-nascido deitado em almofada de amamentação.

Além de ser um item que facilita a vida da mamãe e oferece mais segurança, a almofada ajuda a compor o quarto do bebê. (Fonte: Trendsetter Images / 123RF)

(Fonte da imagem destacada: Trendsetter Images / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...