Cama com pillow top sobre o colchão.
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Não existe uma boa noite de sono sem um bom colchão. E a verdade é que para aumentar ainda mais o conforto, o pillow top é um acessório indispensável. Se você está em busca de informações sobre ele, seja bem-vindo!

No artigo a seguir, vamos mostrar o que é e para que serve pillow top. Você também vai descobrir como escolher o melhor modelo com a seleção de pillow tops que criamos para você.




O mais importante

  • O pillow top é uma camada extra que vai em cima do colchão e serve para aumentar a maciez. Mas é possível encontrar modelos mais ou menos macios.
  • Além disso, o pillow top ajuda a reduzir aquele balanço que o colchão faz quando alguém ao lado se mexe.
  • O modelo ideal deve ser escolhido, principalmente, com base no material de fabricação e no tamanho.

Almohadilla: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre pillow top

Assim como não é simples escolher o melhor colchão, também não é fácil comprar o melhor pillow top. São muitas as variáveis que podem interferir no seu conforto na hora de dormir. Por isso, criamos um Guia de Compra para ajudar você a entender tudo sobre esse acessório antes de comprá-lo.

pillow top

Conforto e maciez é o que todo mundo espera em uma noite de sono, e o pillow top por potencializar isso. (Fonte: Claudio_Scott/ Pixabay)

Para que serve o pillow top?

O pillow top é uma camada de espuma que é colocada em cima do colchão. O objetivo inicial é aumentar o seu conforto, deixando o colchão ainda mais macio.

No entanto, como veremos mais adiante nesse artigo, hoje já existem versões diferenciadas do pillow top que conferem mais ou menos maciez.

Ainda assim, é essa a característica que talvez não agrade a todos. Quem prefere colchões mais duros, por exemplo, pode não se adaptar tão bem com um pillow top.

Mesmo assim, esse é um acessório que vale a pena investir. Isso porque, além de melhorar o conforto de quem se deita sobre ele, o pillow top também é capaz de aumentar a durabilidade do colchão.

Casal de idosos deitados na cama.

O pillow top, além de garantir mais conforto, amortece o peso do corpo e reduz a percepção de movimentos no colchão. (Fonte: 13107714/ Pixabay )

Afinal, ele acaba servindo como um amortecedor do peso corporal, preservando a parte estrutural do colchão por mais tempo.

Por isso também, o pillow top é ideal para quem já está com o colchão velho, mas ainda não pode trocá-lo por um mais novo. Nesse caso, basta acrescentar o pillow top para voltar a dormir com conforto.

Tamanha sua importância na qualidade do sono que, hoje em dia, o mais comum é comprar o colchão da cama já com o pillow top incorporado nele.

Qual a diferença entre Euro Pillow, OrtoPillow e Pillow top?

Pensando em agradar a todos, os fabricantes começaram a diversificar nos modelos de pillow top. Para tanto, eles investiram em diferentes graus de maciez, mais ou menos como ocorre com a densidade dos colchões, que pode variar da muito mole à super dura.

Com isso, você vai poder escolher entre um pillow top mais ou menos macio o que, por consequência, terá relação direta com o grau de firmeza do seu colchão.

No quadro abaixo, nós destacamos as principais características de cada um desses modelos de camada extra:

Euro Pillow OrtoPillow Pillow top
Camada Mais grossa Mais grossa Mais fina
Firmeza Maior Maior Menor
Função Tornar o colchão um pouco mais firme Reduzir pontos de pressão na área do pescoço, ombros, quadris e joelhos, e ajudar a manter a correta sustentação da coluna e das articulações Aumentar a maciez de colchões mais duros

Quanto tempo dura o pillow top?

Como serve de proteção também para o colchão, o pillow top costuma ser fabricado com material bem resistente. Por isso, de modo geral, esse acessório pode durar até 5 anos se bem cuidado.

Para mantê-lo em bom estado, o ideal é seguir as instruções do fabricante. Isso porque, dependendo do material de fabricação, tanto o pillow top quanto o colchão não podem ser higienizados com qualquer produto.

Colchão, com travesseiro e um ursinho de pelúcia em cima.

A forma de conversar um pillow top é parecida com a do colchão. (Fonte: congerdesign/ Pixabay )

Por exemplo, os pillow tops que são fabricados com látex não podem entrar em contato com produtos que contenham petróleo e óleo em sua composição. Já o colchão e o pillow top feitos com espuma, não resistem a produtos com álcool.

E os confeccionados com viscoelásticos, não devem ser molhados nem expostos ao sol. Na dúvida, a limpeza do pillow top deve ser realizada apenas com um aspirador de pó, a não ser que o acessório tenha uma capa que possa ser removida e lavada.

Você sabe qual é o melhor colchão? Para encontrar essa resposta é importante considerar a densidade da peça e o seu peso corporal. Veja:

  • D18 e D20: Até 15 kg;
  • D23: Até 30 kg;
  • D28: Até 50 kg;
  • D33: Até 80kg;
  • D45: Até 130 kg.

Quais são as vantagens do pillow top?

Se você ainda tem dúvidas sobre a funcionalidade de um pillow top, vale a pena conhecer todas as vantagens dessa camada extra que vai sobre o colchão. Confira:

  • Conforto: O pillow top confere uma cama extra de conforto sobre o colchão, o que pode melhorar a qualidade do seu sono;
  • Resistência: Outra vantagem do pillow top é que se trata de um produto resistente e pode durar muitos anos;
  • Redução de movimentos: O pillow top é especialmente funcional para os casais. Afinal, ele reduz o impacto de movimento feito por uma pessoa de um lado do colchão.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os pillow tops

Você já viu que é importante considerar o grau de maciez dos diferentes modelos de pillow top. Mas existem outros critéiros que interferem na qualidade de um acessório como esse. Veja:

Com ou sem colchão

Antes de mais nada é preciso tomar uma decisão: Você deseja manter o seu colchão antigo ou comprar um novo? Se a ideia é trocar o seu colchão, então o melhor é comprar um que já venha com o pillow top.

Mas, não se preocupe. Se você quer manter o seu colchão antigo, ou ainda não pode pagar por um novo, também é possível comprar o pillow top separadamente. Apenas verifique com atenção as dimensões, tanto do colchão quanto do pillow top.

Dimensões

Se você for comprar o pillow top avulso é indispensável que a peça tenha as mesmas medidas que o seu colchão, que podem ser: queen, casal, solteiro e king. Isso porque o pillow top tem que cobrir toda a extensão do colchão.

Na dúvida, veja abaixo as dimensões dos tamanhos padrões:

  • Solteiro: 188 cm x 88 cm;
  • Casal: 188 cm x 138 cm;
  • Queen: 198 cm x 158 cm;
  • King: 203 cm x 193 cm.

Material

Antes de comprar o melhor pillow top, você precisa saber quais são os materiais de fabricação dessa peça. É o material que vai determinar o grau de maciez da peça.

Existem diversos tipos de materiais de fabricação com os quais se pode confeccionar um pillow top. Os mais comuns e populares são feitos de espuma, de viscoelástico e de mola. Veja a seguir a descrição de cada um:

  • Pillow top de espuma: É mais firme e evita que o colchão afunde com facilidade;
  • Pillow top de molas: Muito macio, esse modelo afunda um pouco mais;
  • Pillow top de viscoelástico: Material usado em travesseiros ortopédicos, é indicado para quem tem dor ou problemas nas costas.

Extras

Finalize sua análise para escolher o melhor pillow top para o seu colchão garantindo que a peça possui outros itens importantes, tanto em termos de conforto como de praticidade e de segurança. Confira alguns deles:

  • Capa removível e impermeável;
  • Elásticos para fixação no colchão;
  • Tecido externo impermeável.

Resumo

O pillow top é uma camada extra de espuma que é colocada por cima do colchão. Com isso, ele atua para aumentar o conforto, seja tornando o colchão mais macio ou até um pouco mais firme. Além disso, o pillow top também ajuda a preservar o colchão, aumentando a sua vida útil.

Mas como existem várias opções à venda, vale considerar algumas características que variam de um para outro para escolher o melhor modelo. São elas: a dimensão, que deve ser a mesma do colchão; o material de fabricação, que influencia na maciez; e a presença ou não de capa e de elásticos.

(Fonte da imagem destacada: Didkaew: 92592890/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas