Imagem de gel de Aloe Vera.

Como escolhemos

Products

16Produtos analisados
Hours

27Horas investidas
Studies

6Estudos avaliados
Comments

68Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a Aloe Vera – também conhecida como babosa – uma planta que possui diversos benefícios medicinais e estéticos.

Você encontra a Aloe Vera em gel para uso tópico ou cápsulas, e a escolha está relacionada às necessidades de uso. Quer saber tudo sobre esse cosmético natural? Continue lendo este artigo.



Primeiro, o mais importante

  • A Aloe Vera fornece 12 vitaminas, 20 minerais, 18 aminoácidos e 200 componentes vegetais ativos. Você encontra Aloe Vera em gel – para uso tópico apenas – ou cápsulas.
  • A Aloe Vera em gel pode ser aplicada na pele do corpo, rosto ou no cabelo. Você pode usá-la pura ou misturá-la com outros cosméticos de origem vegetal como óleos essenciais, argilas e óleos vegetais.
  • Se você preferir consumir a Aloe Vera, invista em um suplemento em cápsulas. Você deve ingerir uma cápsula, três vezes ao dia, meia hora antes das principais refeições.

Você também pode gostar:

Melhores produtos de Aloe Vera: Nossas recomendações

O extrato de Aloe Vera é amplamente utilizado como princípio-ativo em cosméticos, suplementos alimentares e medicamentos fitoterápicos, mas você também pode aproveitar os benefícios da Aloe Vera pura, basta comprar um dos produtos abaixo:

A melhor opção para uso cosmético

O gel de Aloe Vera da By Samia é a melhor opção para quem quer aproveitar os benefícios estéticos da babosa. O gel pode ser usado para tratar pele oleosa e acneica, como pós-barba, hidratante corporal e nos cuidados com o cabelo. O produto é absorvido em até três camadas da pele.

Opção para quem prefere cápsulas

As cápsulas de Aloe Vera da Puritan’s Pride – produto importado – complementa a dieta balanceada, pois fornece cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio, zinco, polissacarídeos e as vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C. A recomendação de consumo é uma cápsula, três vezes ao dia.

A melhor opção para uso profissional

O gel corporal de Aloe Vera da Depil Bella é enriquecido com microesferas de vitamina E, que possuem propriedades antioxidantes e hidratantes e auxiliam na regeneração celular da pele. O produto pode ser usado após a depilação, manicure, pós-barba e pós-sol, para quem deseja uma pele macia e livre de irritações.

Um produto multifuncional

O gel multifuncional de Aloe Vera da Livealoe serve como base neutra para tratamentos estéticos e terapêuticos – incluindo aromaterapia. Com textura aquosa, livre de aromatizantes e corantes, o produto pode ser aplicado puro ou usado para diluir argila, óleos essenciais e óleos vegetais.

Guia de Compra

Você provavelmente já comprou algum cosmético com Aloe Vera na composição, certo? O que muitas pessoas não sabem é que você encontra Aloe Vera pura em diferentes apresentações: gel para uso tópico, líquido e em cápsulas – os dois últimos para consumo.

Conhecida popularmente como babosa, a Aloe Vera pode ser utilizada com objetivos medicinais e cosméticos. Descubra mais sobre este produto natural, seus benefícios e modos de usar neste Guia de Compra.

Imagem do rosto de uma mulher.

A Aloe Vera proporciona efeitos incríveis na pele, cabelo e corpo. (Fonte: Ali Pazani / Unsplash)

O que é Aloe Vera e quais são suas propriedades?

A Aloe Vera é uma planta, também conhecida como babosa, que possui inúmeros benefícios medicinais e cosméticos devido às propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, anti-inflamatórias, nutritivas e regeneradoras.

A Aloe Vera tem ação nutritiva, pois fornece 18 dos 23 aminoácidos essenciais para o organismo – esses componentes estimulam a formação das células e tecidos – além de 12 vitaminas e 20 minerais.

Por ser rica em vitaminas, incluindo a vitamina E, a Aloe Vera tem ação hidratante e efeito firmador da pele do corpo e do rosto.

Devido à ação regeneradora, a babosa auxilia na eliminação de células mortas e formação de células novas, favorecendo a cicatrização de feridas e queimaduras.

Por ser rica em enzimas, a Aloe Vera tem ação digestiva: Facilita a digestão, combate a prisão de ventre, auxilia no tratamento da gastrite e facilita o processo de emagrecimento saudável.

Aloe Vera também possui ação anti-inflamatória, por isso o extrato em gel ou cápsulas auxilia no tratamento de inflamações de todos os tipos, inclusive doenças inflamatórias crônicas como artrite.

Saiba mais sobre as propriedades da Aloe Vera com o Dr. Dayan Siebra:

Quais são os benefícios estéticos da Aloe Vera?

O gel de Aloe Vera pode ser aplicado diretamente na pele do corpo e do rosto, para quem deseja aproveitar as propriedades deste hidratante natural e conquistar uma pele macia e viçosa.

Um dos efeitos do uso regular da Aloe Vera é a redução da celulite, mas o gel deve ser aplicado diretamente na área afetada com o auxílio de uma bucha vegetal – a bucha potencializa os efeitos da Aloe Vera.

Imagem de uma mulher de biquini.

A Aloe Vera pode ser usada para tratar celulite. (Fonte: Yoann Boyer / Unsplash)

A Aloe Vera ajuda a estimular a microcirculação sanguínea da região, regenera a pele e possui efeito tonificante. Para obter esses resultados, concilie o uso do gel com alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Por ter antioxidantes, o gel de Aloe Vera trata linhas de expressão e rugas, pois combate os radicais livres, aumenta a elasticidade natural da pele e estimula a produção de colágeno.

O gel de Aloe Vera pode ser usado como loção pós-barba.

Para quem tem acne, também é uma excelente opção, pois a Aloe Vera auxilia no controle da oleosidade, mata a bactéria causadora dos cravos e espinhas e ajuda a secar a acne. O gel deve ser usado diariamente sobre a pele.

Outra aplicação da Aloe Vera é após a depilação com lâmina de barbear ou cera. O gel alivia a irritação, coceira, ardor e vermelhidão da pele após a depilação, além de hidratar e suavizar a pele. É uma loção pós-barba natural.

Quais são os benefícios da Aloe Vera no cabelo?

A Aloe Vera também ajuda a fortalecer o couro cabeludo e fios, pois o gel é rico em vitaminas, minerais e substâncias hidratantes. Quando aplicado no cabelo, limpa, hidrata, diminui a quebra e aumenta o brilho – experimente misturá-lo com óleo de coco.

Outro benefício da Aloe Vera é estimular o crescimento do cabelo, pois o gel desobstrui os poros, estimula a circulação sanguínea a age diretamente no córtex capilar (estrutura interna dos fios).

Quando aplicado em áreas calvas pode auxiliar na recuperação do cabelo perdido. Concilie o uso da Aloe Vera com um shampoo antiqueda.

Para tratar caspa e seborreia, aplique o gel diretamente sobre o couro cabeludo, massageando-o, antes de lavar o cabelo. O gel ajuda a aliviar coceira, ardência e descamação. Conheça mais vantagens da Aloe Vera na tabela abaixo:

Vantagens
  • Diferentes apresentações: Líquido, em gel ou cápsulas
  • A versão em gel é indicada para uso cosmético
  • Aloe Vera líquida ou em cápsulas deve ser ingerida
  • O produto serve como base para tratamentos terapêuticos, medicinais e cosméticos
Desvantagens
  • Os efeitos medicinais são conquistados apenas com o uso regular da Aloe Vera
  • A versão líquida tem um sabor pouco agradável

Quais são as propriedades medicinais da Aloe Vera?

A Aloe Vera pode ser usada para prevenir, tratar e curar queimaduras solares, por isso é tão utilizada em protetores solares e produtos pós-sol. A textura em gel acalma a pele assim que o produto é aplicado.

O gel também pode ser usado em massagens, seja para aliviar as dores musculares, ósseas ou nas articulações – artrite, artrose e artrite reumatoide. Esses efeitos são promovidos pelas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias da Aloe Vera.

Para aliviar dores de cabeça e enxaqueca, você pode acrescentar algumas gotas de óleo essencial de menta ao gel e aplicá-lo nas têmporas e nuca com movimentos circulares.

Imagem de uma mulher sendo massageada.

O gel de Aloe Vera pode ser usado em massagens. (Fonte: Pixabay / Pexels)

O gel de Aloe Vera também alivia problemas bucais, basta aplicar o gel em feridas como afta, gengivite ou estomatite. Alguns estudos indicam que Aloe Vera fortalece os dentes e as gengivas – nesse caso, o ideal é usar um creme dental natural com o ativo.

Outros benefícios incríveis da Aloe Vera em gel aliviar a coceira, desconforto, inchaço e vermelhidão causados pelas picadas dos insetos.

Quais são os benefícios da Aloe Vera em cápsulas?

Você sabia que a Aloe Vera também é vendida em cápsulas? O consumo deste suplemento traz inúmeros benefícios para a saúde.

Por aumentar a circulação sanguínea e estimular a dilatação das veias, a Aloe Vera também auxilia no controle da pressão arterial. Rica em vitamina C, a Aloe Vera também fortalece os vasos sanguíneos.

Outro benefícios do suplemento é melhorar a digestão, pois Aloe Vera contém ácidos graxos que ajudam a reduzir o inchaço e irritação do estômago, intestino e cólon, prevenindo o desconforto abdominal.

O consumo também auxilia na eliminação de toxinas através das fezes (babosa tem propriedades laxativas) e ajuda no tratamento de distúrbios gastrointestinais como úlcera e gastrite – mas não substitui os medicamentos.

Imagem de uma mulher tomando uma cápsula.

Você também encontra a Aloe Vera em Cápsulas. (Fonte: Antonio Guillem / 123RF)

Diabéticos também se beneficiam do consumo das cápsulas, devido ao controle dos níveis de açúcar no organismo, limitação da absorção de insulina e direcionamento da utilização de glicose no corpo.

Outro benefício é a redução do colesterol e prevenção de problemas cardíacos. Por ser rico em antioxidantes, a Aloe Vera também protege o organismo contra a ação dos radicais livres.

O consumo regular aumenta a imunidade, pois a Aloe Vera estimula a produção de linfócitos T. Graças às propriedades antibióticas e bactericidas, o suplemento também pode auxiliar na prevenção de gripes e resfriados.

Saiba mais sobre os benefícios da Aloe Vera com a nutricionista Patrícia Leite, num vídeo em seu canal no Youtube, que conta com quase um milhão e meio de inscritos:

Há alguma contraindicação ao uso de Aloe Vera?

Não há contraindicações ao uso tópico da babosa, entretanto, o consumo da Aloe Vera em cápsulas é contraindicada para crianças, mulheres grávidas, lactantes, com inflamação no útero ou ovários, quem tem hemorroidas, fissuras anais, varizes, pedra na bexiga, cistite, desinteria, nefrite, apendicite e prostatite.

foco

Você sabia que a comercialização de alimentos industrializados contendo Aloe Vera é proibido pela Anvisa?

Segundo parecer técnico do Órgão, faltam evidências científicas que comprovem que a Aloe Vera é segura para consumo.

Critérios de compra: Fatores para comparar as diferentes apresentações de Aloe Vera

Agora que você conhece as propriedades e indicações de uso da Aloe Vera, chegou a hora de analisar alguns critérios de compra, ou seja, características que devem observadas quando você for escolher o produto:

  • Gel ou cápsulas
  • Aloe Vera líquida
  • Quantidade de produto
  • Vitamina E
  • Embalagem

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo da seção.

Gel ou cápsulas

Quem pretende usar Aloe Vera na pele ou cabelo, deve comprar o gel.

Você encontra a Aloe Vera nas seguintes apresentações: em gel ou cápsulas. A escolha está relacionada às necessidades de uso. Se você quer usar a Aloe Vera na pele ou cabelo, recomendamos que você compre a Aloe Vera em gel.

Caso o uso da Aloe Vera esteja relacionado ao tratamento de pressão alta, diabetes, colesterol, problemas digestivos, mau funcionamento do intestino, controle de doenças respiratórias e aumento de imunidade, recomendamos o uso de Aloe Vera em cápsulas. Compare as duas apresentações no quadro abaixo:

Em gel Cápsulas
Modo de usar Uso tópico Ingestão
Indicação de uso Cosmético Medicinal
Vantagem Variedade de uso Facilidade de uso

Importante informar que a Aloe Vera em cápsulas não é fabricada no Brasil, por esse motivo, o preço do suplemento costuma ser elevado.

Aloe Vera líquida

Outra opção é consumir Aloe Vera líquida. A dose diária recomendada do extrato de babosa varia de 30 a 300ml. Você encontra o suco de Aloe Vera em lojas de produtos naturais. Dica: Nunca consuma a seiva da planta in natura.

O extrato de Aloe Vera é um complemento à uma dieta balanceada, pois fornece vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas e enzimas. Mas antes de incluir o suco de Aloe Vera em sua dieta, procure orientação de um profissional de saúde.

Para os desavisados, o suco de Aloe Vera não possui aroma nem sabor muito agradável – embora você encontre versões saborizadas – mas com tantos benefícios, vale a pena, não é mesmo?

Imagem de Aloe Vera líquida.

Você encontra facilmente a Aloe Vera líquida mas deve observar as quantidades recomendadas a serem tomadas. (Fonte: Phonlawat Chaicheevinlikit / 123RF)

Quantidade de produto

Você encontra frascos com gel de Aloe Vera em diferentes tamanhos, desde a versão pocket, com 60 ou 100ml, versões de uso doméstico com 200 a 300g a produtos de uso profissional, com 700g ou mais.

Já a versão em cápsulas é vendida com 30, 90, 100, 150 ou 250 comprimidos. Vale informar que o consumo recomendado é de uma a três cápsulas ao dia, meia hora antes das principais refeições.

Vitamina E

Quando for comprar Aloe Vera atente-se se o produto é puro ou enriquecido com vitamina E. Os produtos com esse ingrediente são ainda mais eficazes, pois a vitamina E tem propriedades antioxidantes complementares às da babosa.

Se você optar por um gel de Aloe Vera com vitamina E, vai encontrar algumas opções com microesferas. Vale lembrar que, naturalmente, a Aloe Vera é fonte dessa vitamina.

Hidratando a pele com aloe vera.

A vitamina E potencializa os efeitos hidratante e antioxidante da Aloe Vera. (Fonte: Torwai Suebsri / 123RF)

Embalagem

Deixamos este critério por último, pois ele não está relacionado à funcionalidade do produto, e sim à usabilidade do cosmético. Você encontra o gel de Aloe Vera em pote, frasco com tampa comum ou pump.

Sem dúvidas, a tampa com pump é a opção mais prática, outra vantagem é que preserva o produto do contato com o ambiente. Já a versão em pote deve ser manuseada com o auxílio de uma espátula, para que não haja contaminação do produto.

(Fonte da imagem destacada: Lovesevenforty / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.