Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

26Horas investidas

6Estudos avaliados

87Comentários coletados

Nesta casa estamos sempre atentos aos produtos que não só são benéficos para o seu corpo, mas que sua origem natural ajuda você a reduzir quaisquer efeitos colaterais e levar uma vida mais longa, plena e saudável. Neste caso, nosso protagonista é o amaranto.

É uma semente usada desde os tempos antigos, que tem se destacado pelos benefícios nutricionais que traz para aqueles que a consomem.

De fato, estudos indicam que ele fornece mais proteína do que arroz integral, trigo e outros cereais.

Desta vez queremos parar não apenas para apreciá-lo, mas para mostrar a você as diferentes maneiras pelas quais você pode comê-lo e desfrutar de seus maravilhosos benefícios, bem como os produtos à base de amaranto mais notáveis no mercado hoje. Leia em!




O mais importante

  • Amaranto é uma planta cujos grãos, folhas e frutos são grandes aliados da nutrição diária, graças às suas poderosas propriedades. Eles podem ser usados por pessoas de todas as idades através de diferentes apresentações.
  • Existem basicamente 2 maneiras de adquirir amaranto: obtendo-o naturalmente (em suas folhas ou grãos) ou através de produtos processados. Cada um deles pode ser adaptado às suas preferências, gostos e ritmo de vida, bem como aos recursos que você tem à sua disposição.
  • Antes de escolher o produto de amaranto que mais lhe agrada, leve em conta as diferentes apresentações em que você pode encontrá-lo, o uso que diferentes pessoas podem fazer dele de acordo com sua idade, a quantidade de produto que ele contém e a embalagem em que está contido.

Amaranto: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o amaranto

Amaranto proporciona ao seu corpo uma nutrição mais completa, por isso é tão popular entre os atletas e pessoas comuns que querem otimizar sua dieta sem se preocupar em ganhar peso.

Aqui nós lhe contamos um pouco mais sobre esta maravilha da natureza.

Amaranto pode ser consumido de diferentes maneiras, e barras energéticas são uma das opções preferidas pelos atletas. (Foto: citalliance / 123rf.com)

O que é amaranto e quais são seus benefícios?

Amaranto é uma planta (considerada um pseudo-cereal devido às suas propriedades semelhantes às dos grãos) reconhecida como um superalimento, graças a todos os benefícios nutricionais que pode proporcionar ao organismo.

Este alimento sem glúten tem estrelado em diferentes receitas destinadas a melhorar a dieta de crianças, adultos e atletas, complementando a dieta dos veganos e ajudando-nos a combater a ansiedade tortuosa através de lanches deliciosos e saudáveis. Aqui estão algumas de suas vantagens.

Vantagens
  • Rico em proteínas, minerais e fibras
  • Fornece energia sem glúten
  • Aumenta o desempenho físico e mental
  • Previne a osteoporose
  • Regula o colesterol
  • Adequado para mulheres grávidas e crianças
Desvantagens
  • Não recomendado em caso de síndrome do intestino irritável
  • A ingestão excessiva pode causar cólicas

Amaranto puro ou combinado - A que você deve prestar atenção?

Amaranto pode ser encontrado em diferentes apresentações, mas como sabemos que é uma planta, podemos tomá-la diretamente da natureza para nossa ingestão.

Cada uma dessas opções lhe dará um resultado que vale a pena conhecer:

Puro. Você pode obter amaranto em sua forma mais pura através de suas folhas, sementes ou grãos, diretamente da planta ou em lojas. É importante prepará-los antes de comê-los, dependendo de sua apresentação: as folhas devem ser cozidas e as sementes devem ser cozidas. O processo não deve levar mais de 15 minutos.

Combinado. Há várias opções de produtos de amaranto em lojas de alimentos saudáveis, lojas de alimentos saudáveis e supermercados em geral. Há opções para consumo imediato como barras de amaranto, lanches, flocos e óleo. No entanto, outros exigirão preparação prévia, como a proteína de amaranto ou farinha de amaranto (não mais do que 3 minutos).

Pure Combinado
Acesso Direto da planta ou lojas de alimentos saudáveis Lojas de alimentos saudáveis, lojas de alimentos saudáveis e supermercados
Apresentação Folhas, sementes ou grãos Óleo, flocos, farinha, proteína em pó, salgadinhos, barras
Entrada direta No Em alguns casos
Preparação 5 minutos a 15 minutos 0 a 3 minutos

Quais são as propriedades do amaranto?

As propriedades e benefícios do amaranto são comparáveis às de outros super-alimentos como a quinoa, especialmente a forma como o corpo os absorve rápida e favoravelmente.

Aqui estão os principais que você encontrará ao consumi-lo.

Melhora seu desempenho. Tanto física quanto mentalmente, o amaranto proporciona a otimização dessas áreas através de seu alto conteúdo de fibras (muito mais do que você encontrará em outros cereais), o que ajuda na boa digestão dos alimentos. Seu baixo índice glicêmico, vitaminas e proteínas promovem a atividade cerebral e neuronal.

Protege seu coração. As gorduras presentes no amaranto não são prejudiciais; pelo contrário, sua qualidade polinsaturada ajuda a regular os níveis de colesterol e a manter um coração saudável e funcional. É também uma boa fonte de antioxidantes e compostos fenólicos.

Fortalece seus ossos. Esta é uma das razões pelas quais devemos comer cereais regularmente, e esta superalimentação é fortificada com cálcio, magnésio e fósforo para ajudar a prevenir a osteoporose ou apoiar seu tratamento.

Cuida da sua saúde. Em geral, o amaranto é uma grande fonte de ferro, vitaminas, minerais, zinco, selênio e oligoelementos que, além de todos os acima mencionados, o ajudarão a fortalecer seu sistema imunológico e a prevenir infecções e doenças freqüentes.

O amaranto será um ingrediente ideal para seu café da manhã, pois você pode misturá-lo com sua farinha de aveia, iogurte ou até mesmo assar bolachas de grãos inteiros com um toque de grãos de amaranto ou farinha. (Foto: Olga Tkachenko / 123rf.com)

Critérios de compra

Nós sabemos que não há razão para não comprar amaranto, porque até mesmo suas contra-indicações são mínimas.

É por isso que queremos que você obtenha o produto ideal e através das seguintes variáveis nós o ajudaremos a escolher a melhor opção:

Apresentação

Já mencionamos que existem várias formas de obter amaranto, então aqui nós lhe contaremos um pouco sobre cada uma dessas apresentações que você pode adquirir para adaptá-las à sua vida diária ou à de sua família.

Lanches. Esta versão é ideal para ficar por perto caso queiramos comer alguma comida saudável entre as refeições, tais como churritos, batatas fritas e similares.

Eles normalmente vêm em porções diferentes para que você possa escolher a que mais lhe convém. Escolha-os para mantê-los no escritório ou para que seus filhos tenham alguns petiscos deliciosos e saudáveis.

Bares. Os bares são ótimos para manter em sua bolsa, carro ou apenas em algum lugar que você freqüenta quando os desejos batem. Verifique se os ingredientes são todos (ou principalmente) naturais para que você não só tenha um lanche saboroso, mas também ajude você a se alimentar de uma maneira melhor.

. Nós podemos encontrar farinhas para cozinhar de uma forma mais integral e saudável. Você também verá proteínas em pó para criar batidos para complementar sua rotina de fitness ou dieta. O ótimo dessas opções é que elas requerem poucos outros ingredientes para criar um alimento potente, como água, leite ou ovos.

Semente ou grão. As sementes de amaranto ou grãos podem ser adicionados às refeições como acompanhamento (para saladas ou pratos principais), ou como parte integrante da mistura (como em pães ou bolos). É uma maneira inteligente para seus filhos consumirem, caso não tenham vontade de comê-los individualmente.

Sai. As folhas de amaranto podem ser preparadas de 2 maneiras básicas: através de infusões e combinadas com outros ingredientes, como mel ou ervas; e em alimentos cozidos como um substituto para outras folhas, como espinafres. Neste caso, será importante cozinhá-lo bem antes de adicioná-lo.

Óleo. O óleo de amaranto tem sido uma boa escolha para uso cosmético, graças às suas propriedades antioxidantes, vitaminas A e E. Ele pode ser usado tanto na pele quanto na pele. Ele pode ser usado tanto na pele quanto no couro cabeludo para hidratar, nutrir e revitalizar os tecidos para uma aparência mais saudável. Você pode comprá-lo de 20 a 200 mililitros.

Alimentos com amaranto fornecerão fibras, proteínas e outros nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado. Se você comprar os grãos, você pode preparar uma variedade de pratos e petiscos. (Foto: espies / 123rf)

Utilização

Dependendo das características das pessoas que vão consumi-lo, o amaranto pode proporcionar benefícios específicos para o desenvolvimento, nutrição e melhorias em cada organismo. Nós falamos sobre os casos de crianças e adultos.

Crianças. Amaranto é um alimento ideal para a dieta das crianças, especialmente por sua fonte de vitaminas e minerais que irão melhorar seu desenvolvimento físico e mental e sua capacidade. Você pode encontrar papas prontas para bebês ou adicionar um pouco de farinha de amaranto às suas preparações 1 ou 2 vezes por semana.

Adultos. Está provado que é um dos melhores alimentos para consumo humano em todas as idades. E como a vida adulta é muitas vezes muito agitada e com pouco tempo para os cuidados com a saúde, lanches de amaranto e alimentos serão uma solução rápida e segura para incluir este produto em nossas vidas.

Adultos mais velhos. Amaranto provou ser um grande aliado contra o Alzheimer e o câncer, além de todas as suas propriedades nutricionais que ajudarão as pessoas idosas a manter uma condição ideal. Pode ser consumido em grãos, como um batido em sopas ou como você preferir, 2 ou 3 vezes por semana.

Quantidade de produto

A quantidade de produto contida na opção que você está procurando será importante para saber quanto tempo levará para consumi-lo completamente.

Se você é alguém que só quer consumi-lo de vez em quando, opte por kits com poucas unidades (30 a 70 gramas) ou versões individuais para evitar uma data de validade antecipada.

Mas se você quiser incluí-lo mais frequentemente em sua dieta, você pode optar por opções de quantidades maiores, como proteínas, pacotes de lanches ou farinhas que podem começar de 100 gramas a 1 quilo, em alguns casos.

O importante é que você experimente o resultado e decida a quantidade que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Embalagem

É muito importante considerar o tipo de embalagem na qual a quantidade de amaranto que você comprou está contida, pois desta forma você pode ter maior conveniência ao transportá-la, armazená-la e servi-la. Aqui estão os recipientes básicos que você pode encontrar:

Descartáveis. Este é o mais comum de todos. É provavelmente um recipiente de plástico ou papel que, uma vez quebrado, você não será capaz de selar novamente. Geralmente é a opção mais barata, então recomendamos comprar esta opção se ela contiver pouco produto ou se você for compartilhá-la com outras pessoas, para garantir que não restarão resíduos no saco.

Resealable. Há opções que podem ser novamente seladas após a abertura para preservar a parte restante do produto por muito mais tempo. Esta opção é ideal se você quiser consumir um pouco durante o dia, para que você possa selá-la e mantê-la em sua bolsa sempre que precisar.

(Fonte de imagem em destaque: Tetep_cs / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas