Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

28Horas investidas

8Estudos avaliados

82Comentários coletados

Nesta ocasião nós gostaríamos de falar com você sobre amêndoas, um superalimento carregado de vitaminas e nutrientes essenciais para energizar o corpo e fortalecer os ossos. Eles também regeneram e reparam o tecido danificado da pele.

Nós lhe contaremos tudo sobre as características desta poderosa fruta seca multivitamínica, incluindo as diferentes variedades no mercado, e as diferentes marcas e preços, entre outros fatores, para que você possa escolher as amêndoas perfeitas para você.

Também o informaremos sobre os aspectos que você deve levar em conta antes de comprar amêndoas, sejam naturais ou industrializadas, para que você possa avaliar todas as particularidades deste produto antes de tomar uma decisão de compra. Não perca isso!




O mais importante

  • A amêndoa é uma noz energética que se caracteriza por seu alto teor de nutrientes, especialmente vitamina E, fibras, minerais, proteínas e gorduras saudáveis. Ele proporciona grandes benefícios para a pele, ossos e sistema digestivo, entre outras vantagens.
  • As amêndoas podem ser diferenciadas pelo tipo de casca (casca mole e casca dura) e pelo sabor (doce e amargo). Estas características também determinam a forma, textura, variedades e usos desta porca.
  • Ao comprar amêndoas, certos fatores devem ser levados em consideração para fazer a melhor escolha de compra. É por isso que é importante conhecer os diferentes produtos que são feitos com esta porca, seus usos e contra-indicações, por exemplo.

Amêndoas: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre amêndoas

O principal objetivo deste guia de compras é que você conheça o produto que está pensando em comprar com mais detalhes. É por isso que vamos lhe falar sobre as características mais importantes das amêndoas, incluindo suas principais vantagens e seus aspectos não tão benéficos.

As amêndoas fornecem energia e vitalidade. (Foto: Ian Allenden/ 123rf.com)

O que são amêndoas e quais são seus benefícios?

Amêndoas são nozes da amendoeira doce, e são comidas como um lanche entre as refeições, ou como um ingrediente principal em pratos doces e salgados. Elas também são usadas na preparação de cremes, óleos e loções para uso cosmético.

Amêndoas contêm vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9, E e A, assim como proteínas, minerais, fibras e gorduras saudáveis. Especialistas dizem que com apenas 20 amêndoas por dia nós cobrimos nossas necessidades diárias de vitamina E, pois é a noz com a maior porcentagem desta vitamina.

Entre os muitos benefícios desta superalimentação, poderíamos mencionar que ela fornece energia, é excelente para a pele e ossos, previne doenças cardiovasculares, melhora e facilita a digestão e ativa a função cerebral, entre muitas outras vantagens.

Vantagens
  • Fornecem energia
  • Fortalecem os ossos
  • Melhoram a aparência da pele
  • Reparam o cabelo
  • Prevenem ataques cardíacos
  • Reduzem o colesterol no sangue
Desvantagens

    São ricos em calorias

  • Em alguns casos causam alergias
  • Amêndoas amargas podem ser tóxicas

Amêndoas macias ou duras - A que você deve prestar atenção?

Um dos aspectos que diferenciam os diferentes tipos de amêndoas é a casca, que pode ser macia ou dura. Abaixo descreveremos suas características para que você possa compará-las e escolher a melhor para você, dependendo de seus gostos e possibilidades de compra.

Soft. As amêndoas de casca macia, cultivadas principalmente na Califórnia, são as mais valorizadas e consumidas, uma vez que sua textura é macia e é fácil de descascar a pele. Elas também são sempre doces, o que as torna muito mais caras do que as amêndoas de casca dura.

Dura. As amêndoas de casca dura, cultivadas principalmente na Espanha e em Portugal, podem ser doces ou amargas. Eles não são comidos tanto quanto os de casca mole, porque sua textura pode ser muito seca para algumas pessoas.

Soft Hard
Flavour Sweet Sweet ou amargo
Shape Rounded Redondo ou alongado
Tipos mais populares Mollar, Marcona, etc. Marcona, Planeta, Largueta, etc.

Como escolher entre amêndoas doces e amargas?

Outro fator que diferencia as amêndoas é o sabor, que pode ser doce ou amargo. Embora as primeiras sejam as mais comuns e comercializadas, vamos discutir as características de ambos os tipos para que você possa escolher a melhor amêndoa para você.

Doce. As amêndoas doces são as mais valorizadas e comercializadas por seu sabor saboroso e versatilidade, pois podem ser consumidas como lanches entre as refeições, ou para preparar diferentes tipos de alimentos. Eles contêm a maioria dos nutrientes, vitaminas e minerais.

Amargo. Amêndoas amargas, também conhecidas como amêndoas em grão, têm amígdalina, que é um componente tóxico; por esta razão elas não são geralmente uma variedade comestível de amêndoas. Entretanto, eles são usados em pequenas doses para fazer alimentos, bebidas e óleos.

Sweet Bitter
Texture Smooth Rough
Shape Rounded Alongado
Use Culinary Cosmetic and culinary (em doses muito baixas)

Critérios de compra: Fatores para comparar os amêndoas

Nesta última seção nós lhe diremos quais são os fatores mais importantes que você tem que levar em consideração ao escolher amêndoas, quer sejam naturais ou através de produtos comerciais. Esta informação irá ajudá-lo a escolher as amêndoas certas para você.

Cru ou assado

Como mencionado acima, as amêndoas podem ser comidas por conta própria, como um lanche ou aperitivo, ou com outros alimentos. Eles também podem ser comidos crus ou assados, o que influenciará a preservação de suas propriedades naturais:

Cru. Amêndoas brutas, como não foram previamente tratadas, mantêm intactos todos os seus aminoácidos essenciais. Eles também têm um menor conteúdo de gorduras insaturadas, portanto são a melhor opção para aproveitar todas as suas propriedades sem adicionar tantas calorias.

Torrado. Embora elas mantenham muitas de suas numerosas propriedades, as amêndoas torradas têm mais gorduras insaturadas e não conservam os aminoácidos essenciais, pois foram previamente cozidas com óleo. Eles também têm um maior conteúdo calórico.

Você pode encontrar esta porca nutritiva em ambas as variedades no mercado (embora seja mais comum encontrá-la crua). Nós recomendamos que você opte por amêndoas brutas ao invés de amêndoas torradas, devido às particularidades acima mencionadas.

Amêndoas são usadas para preparar uma grande variedade de produtos. (Foto: Anawat Sudchanham/ 123rf.com)

Produtos

As amêndoas são um superalimento que se caracteriza, além de suas muitas propriedades, por sua versatilidade. Por esta razão, o mercado oferece uma grande variedade de produtos de amêndoa para a indústria alimentícia e cosmética.

Leite de amêndoa. Apesar de seu nome, ele não contém leite mas amêndoas embebidas e processadas com água. Ela fornece vitaminas, promove o metabolismo, melhora a digestão e a atividade intestinal, razão pela qual é amplamente consumida, principalmente por veganos, como substituto do leite de vaca.

Farinha de amêndoa. Como o nome sugere, esta farinha é feita moendo amêndoas, geralmente descascadas. Devido à sua alta porcentagem de fibras e gorduras saudáveis, é uma boa opção para substituir a farinha branca, que tem mais carboidratos e menos nutrientes.

Creme de amêndoa. O creme de amêndoa, também chamado de manteiga de amêndoa, é um alimento que preserva todas as propriedades desta fruta, tornando-a muito nutritiva. Apesar de seu nome, ele não contém nenhum creme adicional, mas obtém esta textura através de sua preparação.

Óleo de amêndoa. O óleo de amêndoa é composto de gorduras monoinsaturadas e ácidos como o Omega 3 e 6. É um dos óleos mais versáteis disponíveis, usado principalmente na indústria cosmética para hidratar a pele e fortalecer o cabelo, e também para aplicar em massagens.

Conservação

Para aproveitar todas as propriedades naturais das amêndoas, é importante que você leve em conta os dois aspectos que detalharemos abaixo ao escolhê-las. Pequenos detalhes podem permitir que você tire proveito de seus poderosos benefícios por mais tempo.

Shell. Amêndoas descascadas retêm melhor todos os seus nutrientes naturais. Portanto, embora seja mais fácil e prático comê-las sem a casca, é aconselhável comprar amêndoas com a pele posta. Além disso, as amêndoas descascadas às vezes são lavadas com produtos químicos para fazê-las durar mais.

Aroma. Como as amêndoas têm um alto teor de lipídios, elas às vezes ficam rançosas, especialmente quando estão em lugares quentes ou úmidos. Quando compramos este alimento devemos verificar seu aroma, o que nos dá o sinal de que eles são mantidos frescos.

Por outro lado, como mencionamos no parágrafo anterior, as amêndoas tendem a se decompor ou perder suas propriedades quando estão em lugares quentes, úmidos ou muito brilhantes, por isso é recomendado mantê-las em recipientes herméticos, armazenados em lugares frios e escuros.

Contraindicações

Embora haja muito mais vantagens do que desvantagens deste alimento, é importante levar em conta certos efeitos colaterais que poderiam gerar o consumo de amêndoas, já que em alguns casos pode ser muito perigoso.

Alergia. As amêndoas contêm substâncias altamente alergênicas, portanto, elas são estritamente proibidas para pessoas alérgicas em geral e para nozes em particular. Os efeitos colaterais do consumo de amêndoas dependem do grau de alergia da pessoa que as consome.

Crianças. Não é de todo recomendado que crianças menores de três anos consumam essa noz, uma vez que ela pode gerar alergia prematura. Além disso, como as amêndoas são duras e pequenas, elas podem engasgar e sufocar ao tentar mastigá-las e engoli-las.

Intolerância a nozes. Neste caso, as conseqüências seriam muito mais leves do que as de uma alergia a nozes. A intolerância pode levar a dores de cabeça, enxaquecas, diarréia, etc., enquanto uma alergia pode causar inchaço, urticária ou problemas respiratórios.

Excessos. Nós sabemos que os excessos são maus em si mesmos e altas doses de amêndoas podem ser contraproducentes. Portanto, é aconselhável comer um punhado de entre 20 e 25 amêndoas por dia para aproveitar suas propriedades e não sofrer efeitos colaterais.

(Fonte da imagem em destaque: Yelenayemchuk/ 123rf.com)

Resenhas