Apesar dos avanços da infraestrutura para cobertura das redes de telefonia móvel no Brasil, ainda enfrentamos dificuldades para ter um sinal perfeito, seja em áreas distantes ou mesmo nas próprias cidades. A solução para compensar este problema existe e tem nome: amplificador de sinal de celular.

Nós, da ReviewBox Brasil, vamos ajudar você a entender melhor como funciona essa tecnologia, assim como apresentar as melhores opções do mercado, e suas especificidades.

Mais do que isso, vamos lhe orientar para que você consiga fazer a melhor opção possível caso esteja sofrendo com problemas com sinal para seu celular.

Primeiro, o mais importante

  • Os amplificadores de sinal de celular são aparelhos portáteis que captam e distribuem sinal das operadoras de celular para diversos aparelhos dentro de seu raio de alcance.
  • Práticos e de fácil instalação, podem ser utilizados com grande efetividade desde ambientes residenciais até escritórios.
  • É bastante importante prestar atenção nos diferentes modelos devido à questão de compatibilidade com aparelhos e operadoras.

Ranking: Os 6 melhores amplificadores de sinal de celular

Precisando ampliar o sinal de celular em algum local afastado ou em áreas com uma alta concentração de pessoas? Confira abaixo seis dos melhores modelos de amplificador de sinal de celular do mercado e não passe mais apuros quando precisar fazer aquela ligação urgente.

1º – AquárioRP-2660

[amazon box=”B076447Z5J” description_items=”0″]

O primeiro colocado de nossa lista possui incrível custo x benefício. É uma versão menor do nosso 3º colocado e possui a mesma cobertura de operadoras.

A junção de dois fatores dá ao Aquário RP-2660 o primeiro lugar em nossa lista. Primeiro, seu preço acessível, comparável ao de modelos mais antigos. Depois, sua tecnologia 4G em um dispositivo portátil com um bom alcance. Ou seja, com esse modelo, você terá o melhor da tecnologia com preço acessível.

2º – Kit Bit EletronicsRC851 + Antena Setorial 15dBi

[amazon box=”B01DNJWQBU” description_items=”0″]

O peso pesado de nossa lista é o ideal para quem precisa do máximo de desempenho na captação de sinal. Conta com duas antenas com respectivamente 26 e 15dBi, proporcionando um enorme ganho de antena.

O termo utilizado acima vale tanto para a potência do aparelho, quanto para seu peso em quilos, que é de aproximadamente 71 kg. Certamente, você vai precisar de ajuda na instalação. Mas, uma vez instalado, você terá o melhor que a tecnologia pode oferecer neste amplificador que potencializa a frequência 3G de 850mhz.

3º – AquárioRP-2670

[amazon box=”B07643DK93″ description_items=”0″]

Este modelo é um dos lançamentos mais recentes. É mais robusto e pesado (aproximadamente 6,5kg) e opera com a tecnologia 4G na faixa entre 2500 a 2690 mhz.

É preciso destacar a grande compatibilidade deste modelo com a maioria das principais companhias de telefonia: Claro, Oi, Tim, Vivo. Perfeito para manter a alta velocidade de conexão para seus aparelhos celulares que possuem compatibilidade com este tipo de cobertura. Também é importante ressaltar seu grande alcance, de até 2.000m².

4º – Aquário RP-2160

[amazon box=”B075BGWX5N” description_items=”0″]

Já na faixa de 2100 mhz, ou seja, uma das frequências da cobertura 3G, a melhor opção do mercado é o RP-2160. Ele opera entre 1920 a 2170 mhz com grande desempenho, garantindo lugar cativo em nossa lista.

É compatível com operadoras como Claro, TIM e VIVO.

5º – AquárioRP-1860

[amazon box=”B0766192VN” description_items=”0″]

Se você necessita de grande desempenho em cobertura GSM (ou 2G), a opção imperdível é o modelo RP-1860, grande destaque entre os amplificadores que operam na frequência dos 1800mhz.

Nesta frequência há uma variedade maior de companhias de telefonia móvel: Claro, Oi, TIM, Vivo (fora de Minas Gerais). Este aparelho também é capaz de distribuir sinal em áreas internas num raio de até 1.000m² (com restrições para barreiras como paredes).

6º – Bit Eletronics RC8502

[amazon box=”B0791JBQPN” description_items=”0″]

Produto de marca brasileira e homologado na Anatel. Possui grande desempenho nos interiores, sendo referência no sinal 3G de 850mhz.

Nessa faixa, as operadoras de telefonia móvel abrangidas são: Claro, Vivo, CTBC e TIM (algumas regiões).

Guia de Compra

Já foi o tempo em que falávamos de celular e pensávamos apenas em ligações e SMS. Há pelo menos uma década os smartphones invadiram nosso dia a dia para nunca mais sair e, com isso, vimos aumentar ainda mais a importância de um bom sinal de celular em qualquer lugar.

Se você está tendo problemas quanto a isso em sua casa, sítio ou local de trabalho, continue lendo nosso Guia de Compra e saiba como um amplificador de sinal de celular pode ajudar a resolver essa questão.

homem falando no celular em uma mesa de café

Há tempos os celulares não servem apenas para ligações e mensagens. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

O que é um amplificador de sinal de celular e quais suas vantagens?

Os amplificadores de sinal de celular são aparelhos que captam traços de sinal de telefonia móvel, amplificando-os e distribuindo-os em um ambiente para diversos aparelhos.

Esses aparelhos são indispensáveis para áreas remotas ou mesmo em locais nos grandes centros onde o sinal de telefonia é baixo. Como vimos acima, há diversos tipos de modelos, divergindo em tamanho, alcance e frequência. Por isso, pode ser um desafio escolher o modelo que melhor atenda seu aparelho celular e que seja compatível com sua operadora.

Sabemos que nem todas as pessoas em uma família ou grupo de amigos utilizam as mesmas operadoras e modelos de celular. Por isso, também é importante levar em conta as frequências em que os celulares trabalham.

Eles podem funcionar em dual-band, tri-band ou quad-band, esta última a tecnologia mais completa. Tendo isto em vista, é preciso escolher um amplificador de sinal de celular que se alinhe com seu aparelho e sua operadora.

A seguir, veja quais são as vantagens e desvantagens de um amplificador de sinal de celular:

Vantagens
  • Fácil Instalação
  • Garante maior bateria no celular
  • Reduz frequência de queda de chamadas
  • Suporta diversos aparelhos simultaneamente
  • Maior velocidade de conexão de internet
Desvantagens
  • A frequência precisa ser compatível com a operadora
  • É preciso identificar torres de telefonia de direcionar antena
  • Necessidade de sinal mínimo na área

Amplificador de sinal de celular: no que você precisa prestar atenção?

Antes de comprar um amplificador, é fundamental se certificar de que exista um mínimo de sinal na área onde ele será instalado. O aparelho precisa captar um mínimo de sinal captar para poder amplificar e entregar uma qualidade satisfatória.

Também é fundamental que não haja muitas barreiras físicas no ambiente, já que esse é um fator que prejudica a distribuição de sinal. Por último, a frequência do aparelho deve ser compatível ao do amplificador.

Uma antena externa deve ser instalada (e bem posicionada) do lado de fora para captar o sinal de celular.

Através do cabo, ela envia o sinal para o repetidor que está instalado no ambiente interno em que se deseja ter sinal. Depois, o repetidor distribui o sinal dentro do ambiente para diversos aparelhos.

Quanto custa?

Apesar de não existirem muitos modelos no mercado, é possível encontrar uma grande diferença nos preços, levando em consideração os diferentes modelos e o que cada um entrega.

Aparelhos mais portáteis e de menor alcance custam a partir de R$ 300,00. Já os modelos com antenas mais potentes, recomendado para áreas mais remotas ou otimização do sinal, podem custar até R$ 6.000.

Onde comprar?

Apesar de não haver muitas marcas disponíveis no mercado, é bastante fácil adquirir este produto na internet nos principais sites de e-commerce. Alguns exemplos são Amazon, Mercado Livre, Ebay, Submarino, Extra e Casas Bahia.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de amplificador de sinal de celular

Ao comparar os produtos, é muito importante entendermos os principais aspectos dos modelos. Por isso, não podemos ser levados por propagandas. É muito mais prudente pesquisar e prestar atenção aos detalhes que interessam.

Para lhe auxiliar nisso, gostaríamos de concluir apontando para você os principais aspectos para se observar ao fazer sua escolha:

  • Frequência
  • Alcance
  • dBi da antena
  • Tamanho e peso

A seguir, vamos falar detalhadamente sobre cada um destes quatro fatores.

Frequência

As operadoras de telefonia móvel possuem freqüências diferentes, podendo inclusive a mesma operadora atuar em faixas diferentes em determinadas cidades e estados. É possível também que operadoras diferentes utilizarem a mesma frequência.

Atualmente contamos com 3 tipos de tecnologias:

  • 2G: No Brasil desde a década de 90, utiliza-se o GSM (Global System for Mobile Communications) que é utilizado principalmente para ligações telefônicas. No que diz respeito à internet, essa tecnologia deixa muito a desejar. Suas frequências são 900 e 1800mhz.
  • 3G: Utiliza as tecnologias WCDMA ou CDMA, é a mais popular no Brasil. Possui velocidade a partir de 200kbps e está nas frequências 850 e 2100mhz.
  • 4G: Está cada vez se tornando mais popular no Brasil, utilizando o padrão LTE (LongTerm Evolution). Entrega velocidade e performance superiores às tecnologias 2G e 3G, possuindo disponibilidade nas freqüências 700, 1800 e 2500mhz.

Infelizmente os amplificadores não são compatíveis com todas as frequências, portanto é importantíssimo verificar a compatibilidade de sua operadora, a tecnologia de seu plano de telefonia e a frequência entregue pelo amplificador de sua escolha.

Alcance

O alcance é a capacidade de distribuição de sinal pelos amplificadores. Nesse caso “quanto mais, melhor”. Porém, é importante também analisar o ambiente onde você instalará o amplificador de sinal de celular, pois barreiras como paredes e encanamento influenciam negativamente na distribuição de sinal.

dBi da antena

Decibel é uma medida para quantificar o som e suas ondas. Ela também é utilizada para medir a perda de potência em antenas.

A medida que mais importa no caso das antenas é o dBi, decibel isotrópico, que é importante para mensurar o ganho de antena, que é o que avalia a potência do sinal. Portanto, devemos procurar por amplificadores com antenas que possuem maior índice de dBi para termos uma melhor experiência.

Tamanho e peso

Este aspecto pouco influencia no desempenho do aparelho, com exceção do detalhe que os menores e mais portáteis geralmente têm menor alcance e potência.

É relevante mencionar a praticidade para instalação, desinstalação e locomoção do aparelho se você desejar utilizá-lo em mais de um lugar. Neste caso, quanto menor e mais leve for o amplificador de sinal de celular, melhor.

(Fonte da imagem destacada: rawpixel / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 3,50 de 5
Loading...

Publicado por REVIEWBOX