Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

14Horas investidas

4Estudos avaliados

23Comentários coletados

Todas as plataformas de vídeo, os aplicativos de vídeochamadas e outras formas de ver o mundo agora cabem na palma da mão! Basta um smartphone conectado à Internet para acessar seus conteúdos preferidos. E, se tiver dificuldade para enxergar tudo, você pode usar um amplificador de tela de celular.

Nunca tinha ouvido falar dele? Tudo bem, muita gente ainda não conhece esse gadget. E é justamente por isso que preparamos este artigo. Aqui, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a “lupa de celular” e como escolher a melhor para suas necessidades. Vem com a gente?




O mais importante

  • O amplificador de tela de celular é um utensílio que permite expandir em até três vezes qualquer imagem reproduzida pelo smartphone, mantendo a qualidade, brilho e resolução originais.
  • As pessoas que têm problemas de visão e sentem dificuldade ao ler a tela do smartphone podem se beneficiar com o uso do amplificador de tela de celular.
  • O tamanho da tela de um amplificador pode chegar a até 14 polegadas. Neste caso, é importante avaliar se ele é capaz de manter a qualidade da imagem ampliada.

Amplificador de tela de celular: nossa recomendação dos melhores produtos

Sucesso em outros países, o amplificador de tela de celular está chegando com tudo ao Brasil. Já são muitos modelos no mercado e, por isso, selecionamos os mais bem avaliados na Amazon, para te ajudar a escolher o seu!

Guia de compra: o que você precisa saber sobre o amplificador de tela de celular

Se você viu no amplificador de tela de celular uma forma mais confortável de assistir seus filmes e séries, mas ainda tem dúvidas sobre este utensílio, chegou a hora de esclarecer todas elas. Nesta seção, vamos responder às perguntas mais recorrentes dos compradores on-line.

lupa com celular em bancada

O amplificador de tela de celular permite expandir em até três vezes qualquer imagem reproduzida pelo smartphone.
Fonte: alexxndr / 123rf.com

O que é um amplificador de tela de celular?

O amplificador de tela de celular, como o nome deixa claro, é um dispositivo capaz de ampliar a tela do celular, facilitando a visualização de detalhes como legendas de filmes, por exemplo.

Ele é composto por um suporte onde é encaixado o smartphone e uma tela frontal, maior, que amplia a imagem reproduzida pelo celular. Alguns modelos mais avançados possuem caixa de som acopladas, para amplificar também o áudio produzido pelo telefone.

Como funciona um amplificador de tela de celular?

O funcionamento de um amplificador de tela de celular é relativamente simples, sem a necessidade de alimentação elétrica. Ainda que existam diferenças entre os modelos, todos eles funcionam basicamente da mesma forma.

A ampliação da imagem se dá por um jogo de refração da luz, como ocorre em uma lupa ou nos microscópios, por exemplo. A lente que fica a frente da tela do celular consegue expandir a imagem, mantendo a proporção e a qualidade.

O amplificador de tela de celular pode aumentar a imagem em até 3 vezes, mantendo o brilho e a nitidez originais.

Para quem o amplificador de tela de celular é indicado?

O amplificador de tela pode ser usado por qualquer pessoa, nas mais diversas situações — seja na leitura de notícias on-line ou para assistir as melhores séries de comédia ou aventura —. Para exemplificar, podemos citar em que condições e por quais pessoas este dispositivo é mais procurado:

  • Pessoas que costumam assistir a filmes no smartphone e querem mais conforto visual no dia a dia;
  • Leitores assíduos de jornais ou livros digitais, que sentem dificuldade ao ler textos em fontes pequenas;
  • Pessoas com baixa visão que pretendem ler as legendas com mais facilidade.

Por ser universal, o amplificador de tela de celular pode ser usado com qualquer modelo de smartphone e tem ajustes de ângulos para se adaptar facilmente às mais diversas situações.

amplificador de tela de celular

As pessoas que tem problema de visão podem se beneficiar com o uso deste dispositivo.
Fonte: Karel Joseph Noppe Brooks / 123rf.com

Quais as vantagens de um amplificador de tela de celular?

Um produto versátil que pode transformar o seu jeito de assistir conteúdos no celular. Só este ponto já poderia ser considerado como uma grande vantagem. Mas o amplificador de tela ainda traz outros benefícios — e também alguns pontos negativos —, como mostramos no quadro abaixo:

Vantagens
  • Facilita a visualização de detalhes das imagens na tela do celular
  • Amplia e mantém a qualidade do conteúdo exibido na tela
  • Evita a sensação de cansaço nos olhos
  • É uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com baixa visão
  • É simples de transportar e guardar
Desvantagens
  • Pode gerar reflexos que atrapalham a visualização, dependendo do ambiente
  • Os modelos mais acessíveis não entregam a mesma qualidade de imagem que os mais avançados
  • Alguns podem ser frágeis e riscar com facilidade

Como usar corretamente o amplificador de tela de celular?

Não há muito segredo na hora de usar o seu amplificador de tela de celular. Em geral, ele é um aparelho simples e intuitivo, já que não depende de instalação prévia nem conexão a outros dispositivos.

Apesar de haver vários modelos distintos, como você viu na nossa lista de produtos, é possível utilizar qualquer um deles seguindo um passo a passo básico:

  1. Levante a lente do aparelho e o suporte onde será colocado o celular;
  2. Escolha, no smartphone, o conteúdo a ser reproduzido;
  3. Posicione o celular no local indicado, com a tela virada para a parte de dentro do equipamento;
  4. Ajuste o ângulo da tela para a posição que proporcione maior conforto visual;
  5. Se o amplificador tiver caixa de som, conecte-o à saída do fone de ouvido do celular;
  6. Tudo pronto, agora é só pegar a pipoca e dar o play!

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de amplificador de tela de celular

Agora que você já tem todas as informações sobre o funcionamento e aplicações mais comuns do amplificador de tela de celular, queremos falar sobre alguns aspectos técnicos que podem fazer a diferença na hora do uso. Confira.

Finalidade

Dependendo de quando e onde você pretende utilizar o amplificador de tela de celular, pode ser que um modelo seja mais adequado que outro. Se pretende deixá-lo sempre na mesa do escritório para visualizar as mensagens que chegam, opte por um modelo sofisticado, em madeira.

Já para ver filmes no fim do dia, enquanto descansa na cama ou na rede, é mais aconselhável optar por um modelo dobrável, com material acrílico e resistente. Se você cochilar, ele pode cair da sua mão sem risco de quebrar!

Recursos

Ainda que seja um produto muito simples, é possível encontrar modelos que trazem recursos extras. Ele pode ser desde garras diferenciadas para prender o celular até lentes adaptáveis para projeções em 3D.

Há modelos com lente curva e com caixa de som acopladas, conforme comentamos há pouco. Por isso, antes de comprar, verifique as funções agregadas ao amplificador e, se possível, escolha o mais completo.

O tamanho da tela de um amplificador pode chegar a até 14 polegadas.
Fonte: 123rf/ bacho12345

Medidas

No mercado, estão disponíveis desde os modelos mais compactos até aqueles maiores e com mais recursos. Na hora de comprar, leve esse ponto em consideração, tendo em mente, sobretudo, o local onde pretende utilizar o amplificador.

A medida da tela também varia. Você vai encontrar modelos de 8 a 14 polegadas. Sobre este aspecto, é interessante verificar as avaliações de compradores para saber se as maiores telas reproduzem a imagem com fidelidade.

Qualidade da lente

A manutenção da resolução e outras características da imagem dependem totalmente deste fator. Por isso, é importante estar atento a este ponto, especialmente se optar por um amplificador de tela grande e com recursos como 3D.

Na hora de comprar, procure os modelos que tenham tela o mais plana possível (com exceção dos modelos de tela curva). As  mais côncavas geralmente distorcem a imagem e geram reflexos.

Material

O material do qual o seu amplificador de tela de celular é fabricado pode influenciar na experiência de uso. É disso que depende a durabilidade do utensílio. Se for em plástico, procure os confeccionados em ABS, que são mais resistentes.

Se preferir os modelos em madeira, fique atento ao acabamento e ao tipo de madeira utilizada. Verifique a procedência para ter certeza de que não se trata de matéria-prima fruto de exploração ilegal.

Resumo

Se você gosta de assistir filmes e outros conteúdos pelo smartphone mas sente desconforto ao tentar ver os detalhes das cenas, o amplificador de tela de celular pode ser o gadget que faltava na sua coleção.

Neste artigo, mostramos como este utensílio pode mudar seu jeito de usar o celular e deixamos dicas para escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades e expectativas.

Esperamos ter ajudado a conhecer mais sobre essa novidade. Se gostou deste material, compartilhe com seus amigos e familiares. Obrigado, até mais!

(Fonte da imagem destacada: 123rf/ fabrikacrimea)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas