Imagem mostra uma ampulheta com moldura em destaque.
Ultima atualização: 22 de junho de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

49Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você precisa de um objeto bonito e descolado para melhorar a decoração de sua casa ou escritório? Quer marcar tempos curtos, como de exercícios físicos, de maneira eficiente? Então fique conosco nas próximas linhas desse artigo e descubra o que uma ampulheta pode oferecer!

Objeto usado desde tempos remotos da humanidade, a ampulheta teve suas utilidades adaptadas e hoje serve mais como decoração e eventual marcação de tempo. Mas como escolher uma para sua casa ou escritório? O que ela ainda pode te oferecer em eras modernas? Falaremos sobre tudo isso a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • Antes de comprar uma ampulheta, saiba que ela não serve como marcador exato de tempo e não substitui aos relógios.
  • As ampulhetas atuais são excelentes objetos de decoração e servem como temporizadores em situações que não pedem exatidão, como exercícios físicos e jogos com amigos.
  • Existe uma enorme gama de ampulhetas, com cores, designs e molduras variadas. Você certamente conseguirá encontrar uma que combine com o seu ambiente!

Você também pode gostar:

As melhores ampulhetas: Nossas recomendações

Nós pesquisamos muitas ampulhetas à venda no mercado com uma intenção: Descobrir quais são as melhores e recomendá-las para você! Por isso, preparamos uma pequena lista com modelos excepcionais:

Uma belíssima ampulheta para decoração

A Mart produz essa linda ampulheta decorativa com vinte centímetros de altura e oito de largura. Com superfície em vidro e areia rosa, tem um efeito de cores especial. Pode ser colocada em casa ou no escritório e é capaz de adicionar beleza a ambos. Não possui nenhuma função de marcação de tempo.

A ampulheta bonita e completa

Além de sua beleza incrível, com uma ampulheta de estilo clássico ao lado de uma reprodução da Torre Eiffel, essa ampulheta ainda tem outras funções: Pode servir como temporizador para jogos, exercícios e similares, conta com luzes piscantes e movimento de giro. Um presente completo! Funciona a bateria.

Para quem busca ajuda na marcação do tempo

Essa ampulheta da JUSTDOLIFE é bem acabada e se destaca pela estrutura imponente, mas também serve como um marcador de 3 minutos. Assim, mais do que objeto de decoração, ela te auxilia em situações do dia a dia. Um objeto que torna sua casa mais charmosa e ainda tem utilidade prática!

Guia de compra

Será que ampulhetas ainda funcionam como temporizadores? Combinam com o seu ambiente para servirem como objeto de decoração?

Estamos no guia de compra, setor no qual nos aprofundaremos muito nas características das ampulhetas!

Um homem de terno segurando uma ampulheta

É possível usar a ampulheta como decoração ou temporizador auxiliar. (Fonte: lightfieldstudios/ 123rf.com)

Como uma ampulheta deixa seu ambiente mais bonito?

Existem ampulhetas com diferentes tipos de acabamentos, materiais, cores e pinturas. Por isso, independente de qual seja o seu estilo ou o do seu ambiente, você consegue encontrar algo que combine e que faça sentido!

Ampulhetas têm muitos designs diferentes e combinam com variados ambientes.

Por ser um objeto clássico, conhecido como forma primitiva de relógio, a ampulheta sempre terá um valor curioso como decoração. A partir de seu design, ela pode dar um tom misterioso, leve, descontraído, elegante ou até antigo para uma casa ou um escritório.

Ter uma ampulheta decorativa chama a atenção pelo estilo e pelo bom gosto. O charme desse objeto é inegável. Imagine que você pode colocar um modelo retrô em seu quarto com quadros antigos, ou um moderno em sua sala descolada, cheia de pufes e móveis vazados?

O fato que há ampulhetas para todos os gostos!

Como uma ampulheta te ajuda a marcar o tempo?

Ampulhetas não servem para marcação precisa e exata de tempo, uma vez que o sistema de queda de grãos de areia não possui a exatidão da passagem dos segundos. Portanto, usá-las como marcadores em situações importantes não é uma boa ideia.

Mas o tempo de esvaziamento de uma metade é sempre próximo a uma medida pré-indicada, o que significa que é possível usar a ampulheta em situações de lazer e diversão: Jogos, exercícios físicos, brincadeiras entre amigos e pausas para descanso são bons exemplos.

Além de ter a marcação de tempo para esses momentos descontraídos, a ampulheta também confere um charme extra a eles: É muito divertido tê-la marcando o tempo de um jogo de tabuleiro ou de uma corrida na esteira!

foco

Você sabia que as ampulhetas eram usadas para marcar tempo desde pelo menos o século XIV A.C? Elas foram muito úteis no mundo até a época das grandes navegações, quando eram a única forma de estimar o horário nas embarcações.

Quais as vantagens de ter uma ampulheta?

Se você gosta do aspecto de uma ampulheta e a acha charmosa e bonita, o valor estético é enorme! Ela pode ser colocada em qualquer ambiente, seja doméstico ou de trabalho, e fazer com que ele imediatamente passe a ter uma decoração mais interessante e estilosa.

Há ampulhetas clássicas e modernas, em madeira ou em plástico, com grãos de cores variadas e acessórios que dão a elas características diversas. Quem gosta da possibilidade de ter um objeto como esse em casa terá muitas opções para encontrar o que mais se aproxima de seu estilo pessoal.

Também existe a possibilidade de escolher entre uma ampulheta que sirva apenas para decoração e uma que ajude na marcação do tempo. Apesar de não ser um relógio, ela pode tornar seu dia a dia mais divertido: Claro, sem perder o charme!

Não vale a pena comprar uma ampulheta impulsivamente, nem por achar que ela substitui um relógio. Pense se realmente você deseja ter esse objeto no seu ambiente!

Veja na tabela abaixo as principais vantagens e desvantagens da ampulheta:

Vantagens
  • Dá charme e estilo a ambientes domésticos ou empresariais
  • Possui versatilidade de materiais e designs
  • Pode combinar com qualquer tipo de decoração
  • Ajuda na marcação do tempo de maneira divertida
Desvantagens
  • Preço pode ser um pouco elevado
  • Não substitui relógios na marcação do tempo

Como usar uma ampulheta de maneira criativa no dia a dia?

Você não sabe como pode usar a ampulheta no seu dia a dia? Vamos te mostrar algumas formas que podem ser muito divertidas!

  • Auxílio com exercícios físicos: É cada vez mais comum que pessoas se exercitem em casa. Na sua rotina, pode usar a ampulheta para marcar o tempo de cada repetição ou até mesmo do programa completo. Funciona com exercícios em um aparelho único ou com circuitos!
  • Ferramenta educacional: Crianças precisam de experiências lúdicas na hora de atividades como escovar os dentes ou tomar banho. Que tal usar a ampulheta para demonstrar a elas o tempo necessário nessas atividades? Pode ser um jeito divertido de melhorar a percepção infantil!
  • Jogos e brincadeiras com amigos: Às vezes, pode ser difícil marcar o tempo de uma atividade ou um jogo de tabuleiro. Que tal acrescentar a ampulheta nesse momento? A marcação do tempo tornará tudo ainda mais dinâmico e engraçado!

Você pode pensar ainda em usar a ampulheta na cozinha ou para regular sua disciplina em atividades como ver televisão ou mexer em redes sociais, entre outros.

Quais os melhores materiais para uma ampulheta?

No momento de comprar uma ampulheta, você pode escolher qual será o material de sua parte externa. As opções são variadas e bastante diferentes entre si. O mais comum é encontrar modelos de vidro e de plástico, com ou sem moldura.

A moldura é importante não só por questões estéticas, já que faz da ampulheta mais bonita, mas também por durabilidade: Quando feita em metal ou em madeira, aumenta a robustez do objeto e faz com que ele seja bem mais difícil de ser quebrado ou danificado.

Também é possível encontrar molduras de plástico. Essas não são tão resistentes, apesar de serem melhores do que a ausência completa de uma composição externa à parte essencial da ampulheta.

Caso você queira um modelo muito barato, mas não tão durável ou bonito, opte pela ampulheta sem moldura ou com moldura de plástico. Se prefere resistência e design de alto nível, escolha madeira ou metal.

Quanto ao corpo da ampulheta, preparamos uma tabela com a comparação entre vidro e plástico, os dois tipos mais comuns:

Ampulheta de vidro Ampulheta de plástico
Vantagens Maior beleza e estilo Não quebra com tanta facilidade, preço baixo
Desvantagens Pode ser quebrada com qualquer descuido Possui menos elegância e imponência
Recomendações Quem deseja uma melhora significativa na decoração do ambiente Quem deseja pagar menos ou tem crianças em casa

Quanto custa e onde comprar uma ampulheta?

O preço de uma ampulheta varia de acordo com seus materiais, com a complexidade do trabalho de composição e com a capacidade ou não de marcar tempo. Os modelos mais baratos custam cerca de R$ 20 e já podem ter boas utilidades, enquanto os mais caros, sem contar desenhos únicos, chegam a R$ 500.

Você encontrará boas ampulhetas em lojas de artigos para decoração ou de presentes. Também é possível fazer a sua compra pela internet: A Amazon brasileira oferece muitos modelos bonitos e estilosos. Não deixe de conferir também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma ampulheta

Precisamos discutir ainda algumas questões que podem te ajudar a decidir que ampulheta comprar. Selecionamos quatro importantes critérios técnicos que pedem por pequenas explicações:

Abaixo, mais detalhes sobre cada um!

Tempo de queda

Você pensa em usar a ampulheta para marcar tempo de atividades domésticas? Se sim, quanto elas duram, em média? Cada modelo já vem com uma duração definida e é o consumidor que precisa se adaptar a ela, não o contrário.

Portanto, ampulhetas de cinco ou de trinta minutos têm serventias bastante diferentes. Se você deseja usar o objeto para marcar o tempo de seu circuito de exercícios de vinte minutos, por exemplo, procure por um modelo que a areia leve exatamente esse tempo para cair!

Imagem mostra uma ampulheta com areia branca sobre uma mesa.

Ampulhetas podem ajudar na marcação do tempo em algumas circunstâncias. (Fonte: Studio-72/ Pixabay.com)

Design e moldura

Quem procura por ampulhetas mais trabalhadas, com molduras e designs completos e realmente bonitos, certamente encontrará. Existem modelos com formato de monumentos ou até entalhes trabalhados com palavras escritas ou símbolos. As opções não faltam!

O mais importante é que a ampulheta combine totalmente com seu ambiente.

É claro que quanto mais complexo o trabalho, maior é o preço. Mas a escolha continua existindo: Vale a pena comprar uma ampulheta detalhada, com acabamento de primeira linha, caso você se identifique totalmente com ela ou acredite que é a opção ideal para o seu ambiente.

A questão mais importante é você sentir que a ampulheta, seja ela simples ou detalhada, fica bem em seu futuro ambiente. A partir daí, independente da complexidade de seu design, será possível ficar feliz com a escolha!

Material interno

O mais comum é que o material interno de uma ampulheta seja areia. Porém, por efeitos de beleza e decoração, ela normalmente varia de cor. Você irá encontrar modelos com areia vermelha, azul, preta, branca e assim por diante, facilitando bastante a escolha em relação às suas necessidades.

Caso você queira uma variação no material interno, há outras opções. A mais comum é o pó de ferro, que faz com que o funcionamento passe a ser magnético. É uma opção interessante para quem busca mais precisão na marcação de tempo.

Aplicações específicas

Algumas ampulhetas já saem de fábrica com funções específicas, indicadas para usos educacionais ou recreativos. Existem, por exemplo, aquelas infantis, com design mais lúdico, cheias de luzes e cores. São as que mais ajudam com tarefas relacionadas às crianças.

Para quem pensa em ter uma ampulheta para um uso claro e único, como medir o tempo de exercícios ou de jogos de tabuleiros, buscar um modelo temático pode ser a opção.

(Fonte da imagem destacada: JamesDeMers / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Raíssa Alvarez Personal Organizer
Entre as amigas, Raíssa sempre teve fama de organizada. Mesmo na fase adolescente, mais rebelde, seu quarto sempre foi um primor de organização. E não seria para menos. Ao descobrir o surgimento de uma demanda, denominada "personal organizer", ela mergulhou nesse universo. Hoje, ganha a vida ajudando as pessoas a organizarem suas casas e a escolherem os produtos para seus lares.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.