Imagem de um anel de formatura.
Ultima atualização: 13 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

2Estudos avaliados

48Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. A formatura do curso de graduação é um dos momentos mais importantes na vida de muitos estudantes. Para simbolizar essa conquista e eternizar esse momento, você pode presentear o universitário com um anel de formatura.

Geralmente, este presente é dado pelos familiares do estudante. No entanto, muitos deles não sabem qual pedra simboliza a profissão do formando. Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O anel de formatura pode ser forjado em ouro – amarelo, branco ou rose – ou prata, carrega uma pedra preciosa central e um emblema lateral, ambos representam o curso de graduação.
  • Quem não tem condições de investir em um anel com pedra preciosa, pode comprar um modelo com pedra de zircônia, desde que seja da cor respectiva ao curso do formando.
  • Também é comum mandar gravar a data da formação no interior do anel de formatura, para eternizar esse momento tão importante. O serviço pode ser cobrado a parte.

Você também pode gostar:

Os melhores anéis de formatura: Nossas recomendações

Se você está em busca de uma joia moderna, delicada, com design sofisticado e que carregue muito significado, vai encontrar excelentes opções na Amazon Brasil. Preparamos algumas sugestões de compra abaixo:

O modelo ideal para formandas da área de medicina

Se você quer presentear uma estudante de uma das áreas relacionadas à medicina, este anel de formatura é uma excelente opção. O anel é forjado em ouro amarelo 18K, possui pedra natural de Esmeralda envolta por diamantes.

A melhor opção para novas jornalistas e advogadas

A jovem presenteada estudou jornalismo ou advocacia? Então este anel vai surpreendê-la. Forjado em ouro 18K, o anel possui pedra central de Rubi (mede 3,5mm) e treze brilhantes ao redor, com 1,25mm cada.

O modelo mais sofisticado

Se a formanda gosta de joias chamativas, esse anel de formatura é a opção ideal, pois além da pedra principal com 4mm – você pode escolher a tonalidade de acordo com a área de formação – há mais 12 pedras com 1,75mm cada. Acompanha estojo para presente.

Guia de Compra

A elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso não é o único desafio o último ano da faculdade. Os universitários também precisam se preparar para a colação de grau e o baile de formatura.

Para reconhecer o esforço do estudante, você pode presenteá-lo com um clássico anel de formatura. A joia representa o orgulho pela profissão e a conclusão de uma das etapas mais desafiadoras da vida. Quer saber mais sobre o acessório? Leia este Guia de Compra.

Imagem de uma formanda.

O anel de formatura é um presente inesquecível. (Fonte: Brandi Ama Doyal / Pexels.com)

O que representa um anel de formatura?

O anel de formatura é uma joia que simboliza a conquista do diploma universitário e o orgulho pela carreira escolhida. Além disso, o acessório representa a superação de uma etapa que exigiu esforço e dedicação.

Embora seja uma tradição antiga, usar um anel de formatura também é um costume entre os recém-formados de diversos cursos de graduação. O presente de formatura pode ser dado pelos pais, padrinhos ou qualquer pessoa que tenha um vínculo emocional com o formando.

Como surgiu a tradição do anel de formatura?

A tradição de usar um anel de formatura teve início em 1835, na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Os anéis serviam para identificar a turma de formandos daquele ano e marcar a passagem deles pela instituição.

Depois dessa turma, a Academia institucionalizou o anel de formatura, tornando-o uma tradição. Outras universidades norte-americanas incluíram o acessório no rito de passagem e, aos poucos, a tradição se espalhou mundo afora.

Não se sabe em que momento as pedras preciosas e suas respectivas cores passaram a ser relacionadas às profissões. A interpretação sugere que a ligação seja com os significados atribuídos à pedra.

Veja as vantagens e desvantagens de presentear alguém com essa joia.

Vantagens
  • O anel de formatura agrada homens e mulheres
  • Para cada área de atuação há uma pedra correspondente
  • O anel pode ser de ouro ou prata
  • Você encontra opções com pedra natural ou artificial
Desvantagens
  • É uma joia, portanto o preço é elevado

Qual é o significado de cada pedra do anel de formatura?

Tradicionalmente, o anel de formatura possui um formato padrão, com emblema da profissão na lateral, enquanto no centro há uma pedra preciosa com a cor que simboliza a área de atuação.

Imagem de um anel de safira.

O anel de formatura com pedra azul representa uma grande variedade de cursos. (Fonte: Axecop / Pexels.com)

  • Pedra vermelha (Rubi): A pedra representa o dom da palavra falada ou escrita. Também simboliza entusiasmo, força e proteção. Tradicionalmente é usada por quem cursou Jornalismo ou Direito. Os formados em odontologia também usam um anel de formatura com pedra vermelha? Mas a pedra é Granada, que representa o Congresso Internacional de Odontologia, que ocorre anualmente na cidade de Granada, na Espanha.
  • Pedra Verde (Esmeralda): Representa a natureza e o seres vivos, por isso é a cor que simboliza os cursos associados à área da saúde como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Veterinária. Também é associada a outros cursos da área: Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Zootecnia e Terapia Ocupacional.
  • Pedra Azul (Safira): Essa pedra transmite criatividade, sabedoria e razão, por isso é muito utilizada por cursos de exatas como Matemática, Engenharias, Física, Estatística e Ciências da Computação. Outros cursos que usam pedra azul são Química, Bioquímica, Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda, Geologia, Secretariado, Relações Públicas, Rádio e TV, Design Gráfico, Pedagogia, Música, Desenho, Ciências Atuariais, Análise de Sistemas, Fotografia etc.
  • Ametista (pedra lilás): Essa pedra representa a reflexão, por isso é usada para representar os cursos de Design de moda, Ciências Sociais, Biblioteconomia, Letras, História, Geografia, Gastronomia, Pedagogia, Sociologia e Teologia.
  • Ônix (preto): A pedra representa o autocontrole, por isso é atribuída como representação dos cursos de Polícia, Gestão de Petróleo e Gás e Radiologia – tem como alternativa a pedra Topázio Imperial.
  • Água-marinha (azul claro): Acredita-se que essa pedra tenha a capacidade de dar clareza ao raciocínio. É associada aos cursos de Economia e Oceanografia.
  • Topázio Imperial (amarelo): Está associada à concentração e sabedoria, também é capaz de transmitir perseverança, por isso está associada aos cursos de Farmácia, Bioquímica e Radiologia.
  • Turmalina (rosa): Essa pedra costuma aparecer no anel de formatura do curso de Ciências Contábeis, a explicação é que o curso de Direito, que utiliza a pedra vermelha, possui forte influência na área de contabilidade.
Imagem de um anel de turmalina.

O anel com turmalina representa o curso de Ciências Contábeis. (Fonte: Axecop / Pexels.com)

Em qual dedo usar um anel de formatura?

Segundo tradições orientais, o anel de formatura deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda para atrair sucesso e reconhecimento profissional. Segundo crenças, este dedo é regido pelo Sol, por isso atrai uma carreira de sucesso.

No entanto, muitas pessoas usam o anel de formatura no dedo médio, pois os dedos anelares são usados para colocar aliança de casamento ou anel de noivado.

Em qual momento devo presentear o formando com o anel de formatura?

Você deve presentear o formando com o anel de formatura após a colação de grau, ou seja, depois do universitário pegar o diploma.

O anel de formatura deve ser dado após a colação de grau.

No momento da entrega, é válido fazer um breve discurso de parabenização e encorajamento ao formando.

O novo profissional pode usar o anel de formatura todos os dias ou apenas em ocasiões especiais. Isso depende da preferência pessoal.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de anel de formatura

A colação de grau está chegando e você ainda não conseguiu encontrar um anel de formatura bacana? Sem problemas! Nessa seção trouxemos algumas dicas de como escolher o melhor anel de formatura para o novo profissional.

  • Estilo do formando
  • Material do anel
  • Formato e espessura do anel
  • Formato e tamanho da pedra
  • Símbolo da profissão

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo desta seção.

Estilo do formando

Presentear uma pessoa com uma joia nem sempre é uma tarefa simples, pois o acessório transmite a personalidade da pessoa que o usará. Portanto, conhecer o estilo do formando ajudará na escolha do anel de formatura.

A pessoa usa acessórios delicados ou extravagantes? Gosta mais de peças na cor dourada ou prateada? Possui estilo clássico ou contemporâneo?

Imagem de uma formanda.

O anel de formatura transmite a personalidade do formando. (Fonte: Jessicaramos12 / Pixabay.com)

Responder a esses e outros questionamentos irá ajudá-lo a encontrar um anel de formatura que agradará o formando. Dica: Na dúvida escolha um modelo com design atemporal.

Material do anel

Geralmente, o anel de formatura é forjado em metais nobres, como o ouro, que transmite a seriedade da formação profissional. Mas há opções mais baratas, confeccionadas em prata.

O anel de formatura pode ser forjado em ouro 18 ou 24K.

Se for escolher um anel de ouro, avalie o quilate da pedra – unidade de medida que indica o grau de pureza do ouro – sendo: 14K quase 60% ouro, 18K 75% ouro e 24K 100% ouro.

O ouro 18K – mistura com cobre, zinco, prata e paládio – é usado para criar joias resistentes e duráveis, pois em seu estado puro, o ouro é um material maleável e frágil, que pode ser amassado com certa facilidade.

Em relação à tonalidade, você pode escolher entre o ouro amarelo, branco ou rose. Se preferir um modelo de ouro branco, verifique se o acessório recebeu banho de ródio – metal mais raro e valioso que o ouro – para assegurar o aspecto prateado brilhante.

Com o tempo de uso, é natural que haja um desgaste do banho de ródio, sendo assim, para que o anel de formatura recupere a aparência vistosa, será necessário dar outro banho de ródio.

Formato e espessura do anel

Quem tem os dedos finos e longos, deve escolher um anel de formatura grosso e horizontal, para adicionar volume e equilibrar a leveza dos dedos. Quem tem dedos grossos e curtos, deve optar por um modelo com detalhe vertical, para provocar sensação de dedos mais longos.

Se a pessoa tiver mãos largas, aposte em um anel grande e proporcional. Quem tem mãos pequenas, deve investir em um anel igualmente delicado.

foco

Você sabia que no meio acadêmico, existem algumas confusões a respeito de determinados emblemas, portanto tenha certeza que o símbolo impresso no anel faz referência ao seu curso antes de comprá-lo.

Formato e tamanho da pedra

O anel de formatura carrega uma pedra preciosa – pode ser esmeralda, rubi, safira, ônix, turmalina, ametista, água-marinha ou topázio – em diferentes tamanhos e formatos. Dica: Outra opção é a pedra de Zircônia colorida.

Você encontra modelos com pedra redonda, quadrada, retangular, oval ou triangular. Em relação ao tamanho, as pedras são medidas em pontos, um sistema que indica o peso delas. Quanto maior for a pedra, mais caro será o anel.

Imagem de um anel de formatura.

Quanto maior a quantidade de pontos, maior é o tamanho da pedra e o valor do anel. (Fonte: Axecop / Pexels.com)

Símbolo da profissão

Além da pedra respectiva à área de atuação, o anel de formatura pode carregar o emblema da profissão – antigamente, usava-se o emblema da instituição de estudo. Os modelos tradicionais carregam esse símbolo impresso na lateral do acessório.

Alguns cursos possuem símbolos oficiais e não oficiais. Pedagogia, por exemplo, tem como símbolo oficial a flor-de-lis, mas a coruja é muito utilizada como emblema do curso, por simbolizar a sabedoria.

Os modelos mais modernos, incorporam o símbolo da profissão no design do anel. É o exemplo do anel de formatura do curso de Medicina, que apresenta o entalhe de duas serpentes, ou de Biomedicina, que apresenta uma molécula de DNA, em uma releitura dos símbolos da profissão.

Vale ressaltar, que não há problema algum em usar um anel de formatura sem o símbolo da profissão. O que importa é o significado que a joia tem para você!

(Fonte da imagem destacada: Axecop / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.