Imagem mostra, do alto, uma grande anilha comum no chão, com dois pés à sua frente.
Ultima atualização: 12 de janeiro de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

20Horas investidas

3Estudos avaliados

54Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar absolutamente tudo sobre a anilha, um dos principais equipamentos para musculação e exercícios no geral, perfeito para todas as academias, inclusive a da sua casa.

No Guia que você lê abaixo, vamos ajudar a encontrar o modelo ideal para o seu exercício. Vamos mostrar as principais informações e as dicas mais importantes, os diferentes tipos de anilha, e, claro, os melhores modelos do mercado.




Primeiro, o mais importante

  • Existem anilhas comuns, "restritas" ao uso com barras e as vazadas, que podem ser usadas diretamente com as mãos.
  • Feitos de ferro, muitos modelos são revestidos para maior conforto e durabilidade. Elas podem ser emborrachadas, texturizadas ou injetadas, nesse caso.
  • Os modelos de anilha olímpica contam com anéis centrais de maior diâmetro, e precisam de barras igualmente maiores para um uso eficaz.

Você também pode gostar:

Melhores anilhas: As favoritas da nossa equipe

A seguir, mostramos as melhores anilhas do mercado. Material, revestimento, peso, marca, avaliamos tudo, para ajudar você na sua pesquisa pelo modelo ideal.

O modelo de anilha mais inovador

A anilha da Welness é desenvolvida para maximizar o conforto durante o exercício, mas sem perder sua efetividade. Sua estrutura é composta por poliuretano, com o anel do centro em aço inox, para maior resistência em atividades com barra. Medindo 18cm de comprimento, e mais 18 de largura, pesando 1,25kg, o modelo é vazado e do tipo olímpico, isto é, com doze faces e pegadas laterais para maior versatilidade de exercícios.

A anilha emborrachada ideal

O modelo da KL Master Fitness é um exemplo do que uma anilha emborrachada precisa. Feita em ferro fundido, pesa exatamente um quilo, e conta com revestimento higiênico impermeável de vinil PVC, que também impede a oxidação do produto, assim como possíveis danos do seu impacto com o chão. Redonda, a anilha conta com duas pegadas laterais de fácil manuseio, e anel central de aproximadamente 3,5cm de diâmetro.

O modelo ideal para barras

Para você que treina pesado, inclusive pensando em competições, não há modelo melhor do que a da Gears. Atendendo à todos os padrões internacionais, essa anilha olímpica possui grau de dureza altíssimo, e alta resistência aos impactos, graças ao disco central de aço cromado, além de aguentar melhor o atrito com a barra. Com design exclusivo, conta com três opções de cores vivas, inscrições em alto relevo e bordas elevadas.

Guia de Compras

Rotina, transporte, preço...não faltam motivos para a academia em casa ser uma opção tão interessante quanto uma academia "de rua". Você pode começar a sua facilmente com uma anilha.

A anilha permite a você poder fazer a maioria dos exercícios efetivos de musculação, e até de aeróbica, desde que seja o modelo certo. Neste Guia, vamos auxiliar você nessa busca, respondendo as dúvidas cruciais e apresentando as variedades mais importantes.

Imagem mostra dois amigos sentados no chão de uma academia, exaustos, se cumprimentando sobre uma barra com anilhas.

Fazer academia é bom demais. Mas dá um trabalho... Por que não fazer em casa? (Fonte: Victor Freitas/ Unsplash.com)

Como se exercitar com uma anilha?

Em termos básicos, há quatro tipos de exercícios possíveis com uma anilha. Cada tipo compõe um grupo com uma série de exercícios em cada. São eles:

  • Musculação com anilha e barra: o clássico levantamento de peso, com pelo menos uma anilha em cada lado da barra;
  • Aeróbicos com anilha e barra: combinação de movimentos como agachamento, avanços, afundos, entre outros, enquanto segurando a barra com pelo menos uma anilha de cada lado;
  • Musculação com anilha: levantamento de peso adaptado, mas utilizando apenas a anilha;
  • Aeróbicos com anilha: combinação de movimentos do corpo enquanto segurando apenas uma anilha. Os exercícios são diferentes dos aeróbicos com a barra, mas a dinâmica é a mesma.
Imagem mostra uma mulher apoiada numa barra com anilhas vazadas e se olhando no espelho de uma academia.

Da musculação ao aeróbico, são diversos os exercícios possíveis usando a anilha. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Anilha comum ou anilha vazada?

A variedade básica das anilhas divide-se entre a anilha comum e a anilha vazada. A anilha comum é o peso para barras que vemos por aí, uma circunferência maciça, com apenas um furo, chamado de anel, ao centro, onde se insere a barra.

A anilha vazada, por sua vez, conta com outras duas aberturas laterais na sua circunferência, que nem necessariamente é uma circunferência, podendo ter outros formatos, como o octógono ou um dodecágono.

foco

Dica: fique de olho se a anilha é do tipo olímpico. Podem ser anilhas comuns ou vazadas, mas com um anel central com um diâmetro maior do que os outros modelos, e precisam, portanto, de barras com maior diâmetro para serem usadas.

De qualquer maneira, essas duas aberturas são chamadas de pegadas, porque é de fato onde se pega a anilha para exercícios fora da barra. Esse ponto, inclusive, é a grande diferença prática entre as duas: a anilha comum é restrita à exercícios barras, e a anilha, versátil em suas atividades possíveis.

O ponto forte da anilha comum, se de qualidade, é que é pensada especicamente para os exercícios com barra, o que significa que ela tem soluções em seu material para diminuir o impacto quando a barra é soltada na chão, assim como os danos do atrito entre barra e anel central.

Comum Vazada
Uso Com barra Com ou sem barra
Formato Circular Circular, octogonal, dodecagonal
Ponto forte Desempenho Versatilidade

Anilha injetada, emborrachada ou texturizada?

Se existe algo que pode confundir ou atrapalhar a sua busca pela anilha ideal é a variedade entre aninhas injetadas emborrachadas e texturizadas. Como tanta variedade para um produto tão simples?

Bom, a realidade é que esses três tipos de anilhas, são, basicamente a mesma anilha, a anilha, digamos, revestida, com uma camada protetora tanto do produto quanto da sua mão, que fica diretamente sobre o ferro.

As variedades nomeiam o material que reveste as anilhas.

Essas variedades, nomeiam, no fim das contas, o tipo de material que reveste a anilha. A anilha emborrachada, como você deve imaginar, tem uma camada de borracha, que é mais barata, mas, se má qualidade, pode esfarelar e até cortar a sua mão em atividades mais intensas.

A anilha texturizadas também são de borracha, mas necessariamente de maior qualidade, impedindo os problemas comuns dos modelos emborrachados e com uma absorção de impacto superior. Costumam a ter um aspecto fosco, e, claro, um maior preço.

Por fim, as anilhas injetadas são cobertas por PVC, o que as confere um preço competitivo, maior durabilidade seja por duração seja por resistência aos impactos.

De qualquer maneira, essas nomenclaturas são mais convenções do que nomes técnicos. O ideal é que você se informe com o vendedor ou na descrição do fabricante quanto ao material que reveste a anilha de sua escolha.

Injetada Emborrachada Texturizada
Material PVC Borracha Borracha de alta qualidade
Preço Médio Baixo Alto
Características Revestimento durável Baixo preço e fácil de encontrar Toque mais confortável, maior absorção de impacto, não descasca

Por que comprar uma anilha com barra?

Em suas pesquisas, você pode se deparar com a dúvida entre comprar uma anilha "solitária" ou com anilha (ou anilhas) e barra. No termo mais simples possível, optando por uma anilha com barra, sua compra terá maior custo-benefício.

Isso porque, como viu algumas seções para cima, é possível fazer uma série de exercícios com a anilha com barra, e para além do levantamento de peso. Assim, você tem mais opções de exercícios, seja para ganhar massa, seja para perder peso.

Além do mais, com uma anilha com barra você pode dosar o peso do exercício, colocando mais ou menos anilhas de cada lado. Fora que, e isso fica um tanto restrito se as anilhas do conjunto forem vazadas, você pode simplesmente fazer exercícios sem a barra.

Imagem mostra o close dos braços de um homem que ajusta a anilha comum numa barra, que já conta com outra anilha posicionada.

Optar por um conjunto de anilha e barra aumenta suas opções de exercícios e dá maior custo-benefício a sua compra. (Fonte: Victor Freitas/ Pexels.com)

Qual o preço da anilha?

Por conta de sua enorme variedade de pesos, materiais e formatos, o preço da anilha tem também uma grande variação. Você paga menos de dez reais em modelos básicos de 1kg, e pode pagar mais de mil em modelos profissionais ou em conjuntos de anilhas com barras e etc.

Critérios de Compra: Como comparar modelos de anilha

Escolher uma anilha entre as várias disponíveis no mercado pode ser um desafio. Por ser um produto simples, é necessário reparar nas menores nuances para selecionar o modelo ideal. Sorte a sua que, nesta seção, mostramos exatamente como fazer isso, apresentando os principais critérios de compra.

Peso

O peso da anilha deve ser um dos principais guias das sua escolha. Há modelos de diversos pesos, de um à vinte quilos. Obviamente, você deve escolher aquele que caiba no seu rendimento, assim como tipo de exercício que pretende fazer.

Para exercícios mais básicos, em que é usada apenas a anilha, os pesos mais comuns ficam entre um e cinco quilos. Para levantamentos com barra, os modelos acima dos cinco quilos são mais populares.

Não esqueça de pensar na sua evolução, isto é, na progressão de pesos em que você pode (ou quer) ser capaz de levantar.

Imagem mostra uma composição, com quatro anilhas, duas de cada lado da foto, com apenas às suas indicações de peso à mostra no quadro.

O peso da anilha deve ser um dos princiais guias da sua escolha. (Fonte: Lukas/ Pexels.com)

Material

O material da anilha é outro aspecto muito importante a ser considerado na sua escolha. Ele deve ser o mais durável e resistente possível, e denso também. O material mais comum no mercado é o ferro, sendo o ferro fundido considerado como ideal, por sua fluidez na fundição, o que permite anilhas mais detalhadas.

Existem também modelos de poliuretano (PU), que são ainda mais maleáveis na produção, e por isso mais inovadores no design, e com uma textura e um manuseio levemente melhorados.

Fique atento ao anel central.

Fique de olho também no material do anel central. Como é a área de contato com as barras, deve ser muito resistente, tanto à impactos como atritos. O ideal é que sejam de aço, inox ou cromados.

Revestimento

Critério mais importante nos modelos emborrachados, injetados e texturizados, o revestimento é o ponto que interfere diretamente no manuseio do anilha, e portanto na experiência do usuário, no desempenho dos exercícios e até na durabilidade do produto.

Isso porque uma anilha com revestimento de má qualidade pode descascar e até machucar a mão do usuário, ou impedir que este manuseie as pegadas com confiança, o que atrapalha qualquer atividade.

Foque nos modelos com revestimento impermeável e durável, como vinil de PVC e borrachas de qualidade.

Imagem mostra três pares de anilhas comuns, cada par de uma cor e empilhado, sobre um chão escuro.

O revestimento da anilha dita como será o manuseio e toda a experiência do usuário. (Fonte: Victor Freitas/ Unsplash.com)

Kit

Para um maior custo-benefício, dê uma chance aos kits de anilha e barra. Melhor ainda se o kit contar com mais de uma anilha, e que elas tenham diferentes pesos.

Ao optar por um conjunto, você abre o leque de exercícios que pode fazer, além de abrir o precedente para uma evolução continuada, fora a economia na compra de uma anilha individual e mais pesada, para quando você precisar subir a intensidade.

(Fonte da imagem destacada: Victo Freitas/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.