Na foto um telhado com algumas antenas em cima.
Ultima atualização: 7 de junho de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

25Horas investidas

4Estudos avaliados

56Comentários coletados

Hoje lhe damos as boas-vindas ao ReviewBox Brasil para falar de um produto essencial para quem quer captar sinal para assistir TV digital de canais abertos: a antena digital!

Com ela você passa a ter recursos que não estavam disponíveis na TV analógica – um conceito bem antigo –, como programas em alta definição, opções de interatividade, entre outros.

Se o seu objetivo é melhorar a qualidade de transmissão dos canais de TV aberta, não é necessário assinar um pacote de TV a cabo, isso é possível por meio deste produto.

Em busca de uma antena digital que atenda a todas as suas necessidades? Confira o nosso artigo! Aqui trouxemos diferentes modelos de preços variados, além de vantagens e desvantagens, critérios de compra, onde comprá-las e mais.




Primeiro, o mais importante

  • Posterior ao analógico, o sinal digital já está no Brasil há mais de dez anos e foi uma consequência natural do desenvolvimento da transmissão no país.
  • As antenas digitais podem ser instaladas tanto no interior da casa ou apartamento, quanto no exterior. Verifique qual a melhor opção para você.
  • Os preços deste produto são bem em conta e não possuem grande variação. Neste Guia estão listadas antenas digitais que custam, pelo menos, R$ 20 e, no máximo, R$ 150.

Você também pode gostar:

Melhores antenas digitais: Nossas recomendações

A antena digital é um produto indispensável hoje em dia para quem quer assistir à programação das emissoras de TV aberta em alta resolução, com imagens e sons bastante nítidos.

Existe uma série de antenas digitais à venda. De diferentes tamanhos, modelos e formatos, elas servem para transmitir sinal de TV digital ao seu aparelho. Não sabe ainda qual comprar? Fique ligado nas dicas abaixo!

Antena digital AL 3100 da Intelbras

A antena digital da Intelbras é para uso interno, possui amplificador de sinal com ganho de 28 dBi e é compatível com todos os televisores e conversores.

Com acabamento em “black piano” e borda em acrílico, conta com LED indicador de funcionamento na fonte e na antena. A antena pode ainda ser usada de duas maneiras: sobre a mesa ou fixada na parede.

O produto é fabricado com materiais de alta resistência e durabilidade e proporciona à TV uma imagem de alta definição, tanto para canais digitais como analógicos.

Antena Digital U-PA da Hitachi

A U-PA oferece ótima recepção de sinal, além de ser leve e de fácil manuseio. Podendo ser de uso interno e externo, acompanha suporte para ambas as instalações, abraçadeira e capa de borracha para proteção da conexão do cabo.

Possui um alto ganho na recepção do sinal digital direcional de 4.0 a 5.0 com equilíbrio absoluto no balanceamento entre sinal e ruído, garantindo alta performance no envio do sinal à TV.

A antena da Hitachi dispensa uso de amplificador, evitando, assim, risco de queima por pico de tensão. O ângulo de abertura para recepção do sinal é de 76 graus, proporcionando uma quantidade maior de canais na mesma posição da antena.

Kit Antena Digital Externa Log da Mais Vantagens

Este kit de antena digital externa vem com mastro articulado de 50 centímetros e cabo coaxial capte de 10 metros e é excelente para recepção dos sinais de TV 4K UHF digital HDTV.

De fácil instalação, a antena oferece bom desempenho e rendimento. Ela pode ser utilizada em conjunto com conversores digitais externos, TVs LCD, LED e plasma, com ou sem conversores embutidos, e TVs convencionais.

É importante ressaltar ainda que este modelo é à prova d'água e intempéries e possui ganho de sinal de 11 dBi.

Antena digital DTV-1500 da Aquário

A antena externa digital 2 em 1 da Aquário capta sinais em UHF e HDTV digital, proporcionando, assim, muito mais opções de entretenimento e qualidade de imagem para a TV.

Para que a instalação seja realizada de forma prática e rápida, a antena acompanha cabo coaxial com 10 metros, suporte e mastro. Compacta e econômica, a DTV-1500 apresenta design funcional, moderno e ainda é compatível com todos os modelos de TVs e conversores disponíveis no mercado.

Antena digital DTV-150 da Aquário

Com design moderno e compacto, já vem montada e acompanha cabo de 5 metros e base magnetizada. Capta sinais em VHF, UHF, FM e HDTV digital, proporcionando muitas opções de entretenimento e qualidade de imagem, tudo em alta definição.

Esta antena pode ser instalada em ambientes internos ou externos. Apresenta design funcional e é compatível com todos os modelos de TVs e conversores à venda no mercado.

Antena Digital Externa LP3000 da Prime Tech

A Antena Digital de uso externo UHF de 16 elementos da Prime Tech é compatível com qualquer modelo de TV e conversor, pronta para HDTV e Full HD, 3D e SBTVD-T.

O modelo já vem montado e possui elementos em alumínio maciço, além de conectores em latão, que oferecem melhor condutividade. Acompanha ainda passa fio acoplado e garras de fixação. Seu ganho de sinal é de 11 dBi e ela vem com um ano de garantia por parte de fábrica.

Antena Digital DTV-100 da Aquário

Este modelo de antena digital é para uso tanto interno quanto externo e oferece sinais de VHF, UHF, FM e HDTV digital, além de ser compatível com todos os modelos de TVs e conversores do mercado.

Seu design é funcional, compacto e moderno e a antena acompanha cabo com conector F macho de 2, 5 metros. Seu ganho de sinal digital é de 3 dBi e sua frequência de 470-890 MHZ.

Guia de Compra

Quem não gosta de assistir à TV? Seja um filme, novela, seriado, jornal ou programa de entrevistas, o televisor é um passatempo de muita gente há pelo menos 80 anos.

Para quem não possui contrato de TV a cabo, a TV de sinal aberta ainda é uma ótima opção, e, melhor ainda, se utilizada uma antena digital. Se você está à procura do melhor modelo de antena, não deixe de conferir nosso Guia de Compra.

Imagem mostra um homem de costas assistindo à TV.

A antena digital traz sinal digital dos canais para os aparelhos de TV (Fonte: mohamed Hassan / Pixabay)

O que é uma antena digital?

Para que a televisão funcione, sinal de algum lugar ela precisa receber. Seja TV a cabo ou TV aberta, se você possui esse aparelho em casa, você com certeza precisará de alguma dessas duas alternativas.

E é para isto que a antena digital serve. Antigamente, na década de 1950, as casas possuíam a TV aberta analógica. Transmitido por meio de uma antena, ela também precisa deste acessório para funcionar.

Apesar de, no passado, atingir 95% dos brasileiros, com o avanço da tecnologia, este serviço foi ficando antigo e datado, precisando ser substituído por outro. É aí que entra a antena digital.

Com ela, as imagens na TV são transmitidas em HD e são bastante nítidas, assim como os sons emitidos. Além disso, o telespectador passa a contar com opções de interação com os programas e, o melhor: o serviço é de graça.

Os canais abertos, como Globo, SBT, Record, RedeTV, Band e Gazeta, estão à disposição de toda a população de forma gratuita e a maioria da programação dos mesmos já está disponível em alta resolução.

Assim como acontece na TV digital, o sinal é transmitido até a antena instalada na sua casa, seja do lado de dentro, ou de fora, pois existem ambas as opções do produto.

Quais as vantagens e desvantagens de uma antena digital?

Como acabamos de mencionar acima, uma das principais vantagens da antena digital é que ela transmite grande parte da programação dos canais abertos gratuitos em alta definição.

O periférico permite também que o usuário interaja com alguns programas, escolhendo opções e personalizando ao seu gosto.

Outro ponto positivo da antena é o fato de ela ser muito simples de ser instalada, sem precisar de um técnico especializado. Seguindo o manual, ela pode ser facilmente configurada.

Além disso, a antena digital existe em duas opções: externa ou interna. Você pode tê-la do lado de fora da casa ou de dentro, caso prefira, atendendo, assim, melhor a sua necessidade.

Ilustração mostra uma antena digital externa na cor prata.

Você pode ter uma antena digital interna ou externa. (Fonte: Hans / Pixabay)

No entanto, é preciso estar atendo a um detalhe: a sua televisão precisa ter um conversor digital, não podendo ser simplesmente conectada a qualquer modelo de aparelho.

Uma desvantagem, da antena externa, é que, por estar em um ambiente externo, ela acaba sofrendo algumas falhas de transmissão devido a fortes chuvas ou outros problemas climáticos.

Para que você tenha uma fácil compreensão das principais vantagens e desvantagens da antena digital, confira a tabela abaixo:

Vantagens
  • Transmite canais abertos gratuitos em alta definição
  • Interação por parte do usuário, podendo escolher configurações
  • Fácil e simples de ser instalada e configurada
  • Disponível em duas opções (interna e externa)
Desvantagens
  • Necessita de um conversor digital
  • Antena externa pode ter falhas na transmissão devido a chuvas

Como funciona a antena digital?

Depois de todas as explicações acima, você pode estar se perguntando: como, afinal, funciona uma antena digital? E como é que o sinal é transmitido para o seu aparelho de TV?

Fique tranquilo que este artigo poderá esclarecer algumas de suas dúvidas. Presente no Brasil há mais de dez anos, o sinal digital é disseminado de maneira semelhante ao analógico.

Por meio de torres de transmissão, ele se propaga pelo ar até chegar na TV. A televisão digital codifica seus sinais de forma binária e é menos complexo que o analógico, pois apresenta valores pequenos tanto no tempo quanto na amplitude.

Mas lembre-se: se a sua televisão for um modelo antigo, como a de tubo, por exemplo, a antena digital não funcionará. Em aparelhos mais velhos é necessário instalar um conversor digital, mas todas as TVs atuais já possuem o recurso.

Veja neste vídeo, do canal do YouTube da Record, como instalar o conversor digital na TV analógica:

Como o sinal da antena digital pode ser prejudicado?

Diferentemente da TV a cabo, que é, como o próprio nome diz, conectada a cabos e menos suscetível à transtornos, a TV digital é menos imune ainda às interferências exteriores e pode sofrer problemas e falhas em sua transmissão.

Caso isso aconteça, a televisão do usuário poderá apresentar chiados, chuviscos, estalos no som emitido, imagens quadriculadas, ausência de áudio e de vídeo e, em algumas vezes, dos próprios canais.

Quer saber quais são as principais causas de interferência? Veja a seguir na tabela que elaboramos:

Causa O que acontece?
Torres de celular A faixa utilizada para transmitir o sinal 4G de celular é muito próxima à da TV digital, podendo haver interferências na captação dos sinais
Antena instalada incorretamente Uma antena configurada de maneira errada é uma das grandes causadoras das falhas na transmissão. O problema pode ser resolvido por meio de uma visita técnica
Antenas internas As antenas deste tipo acabam tendo um pouco mais de dificuldade para captar o sinal, já que estão do lado de dentro
Smartphones Aparelhos celulares muito próximos à antena ou TV podem causar uma interferência, já que funcionam na mesma faixa de 700 MHz
TV, cabo ou antena danificados Os equipamentos com defeito podem acabar causando falhas no sinal da TV digital. Se encontrar problemas, verifique o funcionamento de todas as peças

Variáveis da antena digital: Como escolher o melhor modelo?

A verdade é que a maioria das antenas digitais são bastante parecidas, oferecem as mesmas funções e entregam o mesmo resultado: uma transmissão nítida e em alta resolução de imagens e som na sua TV.

Mas, como escolher entre os modelos disponíveis? O que levar em consideração? A primeira resposta pode ser relacionada ao fato de você morar em uma casa ou apartamento.

A partir disso você saberá se escolherá entre uma antena externa ou interna e, até mesmo, coletiva ou parabólica, dependendo da região que você se encontra.

Com isso, a escolha fica bem mais fácil, pois o número de opções diminui e você tem à disposição produtos com pequenas diferenças em suas características. Vamos destacar esses fatores mais adiante nos Critérios de Compra.

foco

Você sabia que dispositivos móveis, como smartphones, tablets e televisores em automóveis, com a opção de assistir TV funcionam justamente por terem uma antena digital embutida? Mais uma vantagem desse avanço da tecnologia

Quanto custa?

É possível afirmar que o preço de uma antena digital não é algo absurdo. No mercado encontramos ótimas opções que entregam o que prometem com preços muito em conta.

A variação do valor está mais ligada ao fato da antena ser interna ou externa, por exemplo, ao tamanho e à qualidade do material. Neste Guia constam opções – tanto do periférico para ser usado do lado de fora quanto de dentro – com preços entre R$ 21 e R$ 97.

Onde comprar?

Como hoje em dia tudo pode ser facilmente adquirido online, com a antena digital não é diferente. Você pode encontrar o equipamento na Amazon brasileira e nos sites de lojas como Lojas Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre.

Prefere checar o produto pessoalmente e conversar com um vendedor experiente e que pode lhe ajudar sobre o assunto? Lojas de material de construção e decoração, como Leroy Merlin, e grandes redes de supermercado, como Carrefour, possuem o produto à venda.

Mas não se esqueça caso opte por comprar em uma loja online: faça a compra em um site confiável e verifique sempre os comentários e reviews de quem já adquiriu a antena em questão.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de antena digital

Como contamos anteriormente, existem diferentes modelos da antena digital para você receber sinal na sua TV. Na hora de escolher a que melhor se adapta à sua necessidade, alguns critérios podem ser levados em conta.

Para ajudar nesta decisão, levantamos os seguintes pontos que vão diferenciar uma antena da outra. Veja abaixo quais são eles:

  • Tipo de antena
  • Tamanho
  • Construção da antena
  • Instalação

A seguir explicamos detalhadamente cada um dos critérios para lhe ajudar a adquirir a antena digital que mais se encaixa nas suas necessidades.

Tipo

Se você mora em casa, apartamento, centro urbano ou rural, o tipo da antena vai ser o principal critério de compra.

A antena externa é a ideal para casas ou para quem mora em regiões e bairros mais afastados. O sinal dela é muito bom, podendo captar até mesmo se estiver no meio de diversos prédios. No entanto, sua instalação é um pouco mais difícil.

Imagem mostra uma paisagem com alpes ao fundo e uma torre de transmissão.

Quanto menos prédios, construções e outras torres de transmissão tiver, melhor é a qualidade do sinal digital na TV. (Fonte: David ROUMANET / Pixabay)

A antena digital interna é a mais recomendada para quem mora em apartamentos ou espaços menores. Por ser pequena e compacta, cabe em qualquer ambiente e é bem fácil de ser instalada. Vale ressaltar que elas funcionam melhor perto de uma antena de transmissão ou em locais com poucos prédios e construções.

Já a antena parabólica é para quem reside em uma região rural, afastada de cidades e centros urbanos. Esta opção é um pouco mais antiga, mas também é capaz de captar o sinal digital das emissoras de TV.

Tamanho

O tamanho da antena pode ser também um fator decisivo na hora da compra. As internas são menores e ocupam muito pouco espaço. Uma antena externa logicamente é maior e precisa ser instalada em um local com uma área mais extensa.

Mas, mesmo assim, os periféricos que são feitos para ficarem dentro de casa podem variar de tamanho e formato, encaixando, assim, em diferentes ambientes e necessidades de uso.

Imagem mostra uma antena digital interna preta, ao lado do cabo de transmissão.

A antena digital interna é bastante compacta e fácil de ser instalada (Fonte: Tomasz Wyszolmirski / Pixabay)

Construção da antena

É preciso ficar atento ao material utilizado na construção da antena, principalmente nas versões para ambientes externos.

Por ficarem do lado de fora, elas precisam ter uma construção firme e robusta, materiais de qualidade e peças muito bem encaixadas e fixadas, pois a antena estará exposta à chuva, sol e vento.

As internas também merecem atenção especial neste quesito, pois uma de má qualidade não durará por muito tempo, podendo desmanchar e quebrar com facilidade.

Instalação

Para quem quer uma instalação rápida, fácil e simples, a antena digital interna é uma ótima opção. Basta conectá-la ao conversor digital ou na própria TV (caso ela já possua o conversor) e iniciar a busca de canais.

Já uma antena que fica do lado de fora, no telhado, precisa ser instalada por algum técnico, antenista ou pessoa qualificada, pois possui um procedimento de instalação mais complexo.

(Fonte da imagem destacada: Alberto Masnovo / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.