Na foto uma telhado com algumas antenas em cima.
Ultima atualização: 15 de novembro de 2019

Como escolhemos

Products

14Produtos analisados
Hours

24Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

54Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Para muitas pessoas assistir televisão é uma forma de divertimento e uma maneira de relaxar após um dia corrido. Mas para que todos os canais abertos possam ser visualizados, é importante que o aparelho possua uma antena externa, e é sobre ela que falaremos hoje.

A antena externa é um produto que capta o sinal de TV e o transmite para a tela dos televisores. Ela permite o acesso a diversos canais e possui um excelente alcance, funcionando até em locais mais afastados. E se você está precisando de uma dessas, mas não sabe qual escolher, basta ler esse artigo até o final para tirar todas as dúvidas.



Primeiro, o mais importante

  • A antena externa possui uma alta captação de sinal e transmite na televisão os canais abertos.
  • O modelo mais comum de antena externa é chamado de espinha de peixe.
  • Atualmente todas as antenas externas à venda transmitem sinal digital.

Você também pode gostar:

As melhores antenas externas: As favoritas da nossa equipe

As antenas externas são muito parecidas entre si, porém existem algumas diferenças entre os modelos disponíveis para compra. Por isso, separamos aqui os que possuem mais pontos positivos e estão entre os melhores, confira.

A antena externa com melhor custo benefício

Esse modelo de antena externa é do tipo UHF e capta sinais digitais HDTV, graças a isso ela garante uma melhor qualidade de imagem no televisor. Essa opção possui uma instalação simples e rápida e acompanha um cabo coaxial de 10 metros, suporte e mastro. Além disso, ela é compacta e é compatível com todos os modelos de televisão.

A versão de antena externa mais discreta

Esse modelo de antena pode ser instalado em áreas internas e externas e tem tamanho compacto e discreto. Ela conta com um plug em 90º e acompanha um cabo de 1,80 metros, o que a permite ficar em local distante do televisor. A antena recebe sinal FM, UHF e VHF. Ela também é compatível com todos os modelos de televisor que possuem conversor digital Integrado.

A antena externa mais completa

Esse modelo de antena digital é do tipo 4 em 1 e capta sinais VHF, UHF, FM e HDTV digital. Ele acompanha 16 metros de cabo, suporte e mastro e possui instalação simples e rápida. A antena tem um design arrojado e é compatível com todos os modelos de televisão e conversor digital disponíveis no mercado.

Guia de compra

A antena externa é um produto muito conhecido por todos. Ela é instalada na parte de fora das residências e garante que o sinal chegue até a tela dos televisores. E para que você entenda mais sobre esse tipo de antena e saiba quais são seus diferenciais, formas de instalação, preço e muito mais criamos esse guia de compra.

Na foto um grupo de pessoas em frente a uma televisão.

A antena externa permite que seja possível assistir a diversos canais na televisão. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123rf)

Para que serve uma antena externa?

Atualmente existem três maneiras de conseguir assistir aos canais de televisão. Os métodos pagos são o de TV a cabo ou rádio, enquanto que a forma gratuita é a partir de uma antena.

A antena externa é uma variação desse produto e tem como função captar o sinal das emissoras e transmiti-lo no aparelho de televisão. Graças a ela é possível assistir aos canais da TV aberta de maneira simples e fácil.

Antena externa ou antena interna: Qual escolher?

Existem dois modelos de antena que podem ser instalados, a externa e a interna. Essas duas opções possuem a mesma finalidade, mas contam com características e indicações diferentes.

A antena externa é mais indicada para quem mora em casas.

A antena externa é mais indicada para quem mora em casas, visto que é colocada do lado de fora do local.

Em comparação ao modelo interno ela conta com uma melhor captação do sinal, pois é maior e recebe menos interferências. Justamente por isso ela é a melhor opção para locais onde o sinal de TV é fraco.

Já a antena interna tem como principal vantagem o seu tamanho, que é reduzido. Ela é instalada juntamente ao aparelho de televisão e somente consegue captar sinais de antenas mais próximas, tendo um alcance menor.

Antena externa Antena interna
Aparência É maior e lembra uma espinha de peixe É menor e normalmente possui um receptor de sinal e duas hastes metálicas
Nível de captação de sinal Consegue captar sinais a longa distância Capta sinais somente de torres mais próximas
Local de instalação Área externa Próximo a televisão
Qualidade de imagem e som Alta Média a alta

Qual o melhor lugar para instalar uma antena externa?

O local de instalação mais comum da antena externa é no telhado, porque essa é a parte mais alta das construções e assim a captação de sinal é melhor. Porém, é possível fazer a sua colocação também em paredes e sacadas.

A única ressalva com relação a instalação desse produto fica por conta do seu posicionamento. A antena sempre deve estar apontada em direção a estação de transmissão. E caso você não saiba onde ela fica basta checar a posição da antena das casas próximas.

 Na foto uma antena externa.

A antena externa deve sempre ser instalada em lugares altos como telhados. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Como instalar uma antena externa?

O processo de instalação da antena externa é simples, mas requer alguns cuidados para garantir a segurança do instalador e a eficiência desse produto. E para que isso seja feito da maneira correta basta seguir o passo a passo abaixo.

  • Após definir o local onde a antena externa será instalada coloque-a na posição horizontal com as espinhas apontadas para as laterais.
  • Fixe os parafusos no mastro e verifique se a estrutura está bem firme.
  • Em seguida deve-se conectar o cabo na antena e no televisor. Para isso encaixe o fio na antena rosqueando até o fim e faça o mesmo na televisão.
  • Para garantir que o cabo não se solte e que água não o molhe passe uma fita isolante no ponto de junção com a antena.
  • Por fim, sintonize os canais na televisão e aproveite a programação.
Demetrio Venicio AguiarEngenheiro Eletricista

” A maior preocupação que se deve ter na hora de instalar uma antena externa e os fios de recepção (RF) é verificar a presença e a distância da rede elétrica (que deve ser de, no mínimo, três metros) para que não haja o risco de encostar o equipamento nos fios.”

Quanto custa e onde comprar uma antena externa?

A antena externa pode ser encontrada para comprar em lojas que vendem produtos elétricos. Caso você não conheça uma na sua cidade pode adquiri-la online e alguns sites que vendem esse produto são Amazon, Americanas e Mercado Livre.

E não é preciso gastar muito para comprar uma dessas. O valor da antena externa fica entre R$19,90 e R$210 e ele varia de acordo com a quantidade de sinais que ela capta.

Critérios de compra: Como comparar os modelos e escolher uma antena externa

Para poder desfrutar dos canais de televisão aberta é fundamental escolher uma antena externa correta. Esse processo de decisão faz toda a diferença e deve ser feito com cautela para não adquirir uma opção inadequada ao local ou necessidade. Para te ajudar nisso separamos abaixo o que você deve levar em consideração.

Agora vamos te explicar cada um desses tópicos.

Tamanho

A antena externa é confeccionada em diferentes tamanhos, existindo opções maiores e menores. Os modelos maiores são os que possuem maior capacidade de captação de sinal, enquanto que os menores têm uma eficiência mais limitada com relação a isso.

Logo, para locais onde o sinal é baixo, quanto maior a antena melhor, já que há mais possibilidade de conseguir assistir a diversos canais. Além disso, deve-se analisar também qual é o tamanho ideal para a área que se tem disponível.

Na foto um telhado com algumas antenas em cima.

Quanto maior for a antena externa mais ela tem a capacidade de captar o sinal. (Fonte: Alberto Masnovo / 123rf)

Sinais que capta

Existem diferentes tipos de sinal que uma antena externa pode captar e cada modelo possui uma capacidade. Há versões que somente alcançam sinais UHF e VHF, enquanto que outras são mais completas e transmitem sinais VHF, UHF, FM e HDTV.

A sigla UHF significa Ultra High Frequency, que é uma frequência ultra alta. Ela é muito utilizada por canais de televisão e é recomendada para áreas urbanas.

A sigla VHF significa Very High Frequency, que é uma frequência muito alta utilizada pelas rádios. Essa é ideal para zonas distantes e rurais. Já a sigla HDTV está relacionada a TV de alta definição, enquanto que o FM diz respeito as rádios.

Portanto, na hora de escolher uma antena verifique quais desses sinais o modelo consegue captar e veja qual se adapta melhor a sua necessidade.

Comprimento do fio

Outro ponto importante a ser considerado na hora de comprar a antena externa é o comprimento do fio que a acompanha. Ele não deve ficar nem muito longo, nem curto, pois essas duas situações irão atrapalhar durante a instalação.

Por isso, antes de adquirir a antena meça a distância entre a televisão e o local onde ela será instalada.

Na foto uma antena externa em cima de um telhado com o pôr do sol ao fundo.

É fundamental que o cabo da antena tenha um comprimento adequado para alcançar a televisão. (Fonte: Hans / Pixabay)

Conformação da antena

Visando garantir uma maior durabilidade da antena e evitar acidentes é importante que ela seja fabricada com materiais resistentes.

Dessa forma, verifique se a estrutura da antena é forte e rígida e se ela é feita com matérias-primas resistentes. Além disso, é fundamental que esse material não enferruje, já que esse produto ficará exposto a sol e chuva.

(Fonte da imagem destacada: Schueler-Design / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.