Barbeiro passando a máquina na barba de um homem
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

59Comentários coletados

Se você deseja deixar sua barba bonita e saudável todos os dias, sem precisar frequentar sempre uma barbearia, contar com o auxílio de um aparador de barba em casa pode ser fundamental.

Com esse produto, você conseguirá atingir seu objetivo com mais praticidade, otimizando a rotina diária que é tão corrida.

Não sabe como escolher o aparador adequado? Preparamos o guia a seguir com tudo que você precisa conhecer! Leia:




O mais importante

  • Os aparadores de barba são ideais para quem procura por um produto que deixe os pelos mais bonitos e bem cuidados, porém com volume.
  • Diferente dos barbeadores elétricos, os aparadores não removem todos os fios, eles apenas diminuem o comprimento de acordo com a preferência dos usuários.
  • O grande diferencial entre os modelos de aparadores está nos acessórios que cada formato possui. Um dos mais importantes são os pentes, pois permitem diferentes tipos de corte da barba.

Aparador de barba: nossa recomendação dos melhores produtos

Mas que ir ao barbeiro com frequência, para ter uma barba bonita é preciso de cuidados diários para deixá-la com uma boa aparência. Selecionamos os melhores aparadores de barba para te ajudar nessa missão:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre aparador de barba

Mesmo que o aparador de barba seja um equipamento simples, eles contêm certos detalhes que você precisa saber para alcançar o funcionamento perfeito do aparelho.

Acompanhe o artigo e esclareça as principais dúvidas sobre ele!

Um aparador e um pincel de barba em uma mesa de madeira

Ter um aparador de barba traz mais praticidade à sua rotina de cuidados diários (Foto: annmariephotography/ Pixabay)

Como funciona o aparador de barba?

A principal função desse equipamento é cortar os pelos da barba em um tamanho específico. Para isso, ele conta com pentes (fixos ou ajustáveis) que levantam os fios antes de que a lâmina seja aplicada.

Esses aparadores são conectados a uma fonte de energia (elétrica, pilhas ou baterias) que permite aos usuários passar o aparelho no contorno do rosto, cortando os fios uniformemente de forma suave e com segurança.

Para quem é recomendado o aparador de barba?

O aparador é um bom investimento para quem gosta de deixar a barba com mais volume, somente cerrada ou de bigode e cavanhaque.

Isso porque ele é ideal para controlar a altura e o comprimento dos fios, permitindo cortes diferenciados.

Com os pentes que acompanham o equipamento, é possível criar variações e até fazer detalhes e acabamentos melhores na barba. Ele é recomendado especialmente para quem deseja manter uma rotina de cuidados com os pelos frequentemente.

Prós e contras dos aparadores de barba: quais são?

Cada marca de aparador de barba irá trazer especificações técnicas diferentes e recursos exclusivos que influenciam no desempenho do aparelho e no resultado que ele proporcionará aos fios.

Entretanto, algumas particularidades são comuns em diversos modelos. Separamos os pontos positivos e negativos relacionados ao uso desse aparelho no dia-a-dia para você considerar antes de escolher um produto para adquirir:

Vantagens
  • Diversidade de funções
  • Lâminas resistentes
  • Fontes de energia variadas (elétrica, pilha ou bateria)
  • Designs ergonômicos e compactos
  • Facilidade de manuseio
  • Valor acessível
  • Permite o ajuste dos acessórios
Desvantagens
  • Nem todos os modelos são à prova d'água
  • Algumas baterias demoram a carregar
  • Lâminas precisam de manutenção em determinado período
  • Baterias e pilhas podem ser fracas e de pouca duração

Como usar o aparador de barba corretamente e com segurança?

De nada adianta possuir um aparador se você não criar a rotina de ajeitar o visual da barba frequentemente para deixá-la com uma aparência bonita, uniforme e estilosa.

Por isso, separamos dicas para você aplicar com seus pelos:

  • Hidrate a barba: Como nas barbearias, use uma toalha de microfibra molhada e quente antes de se barbear. Isso faz com que os poros se abram, deixando os pelos mais macios para receber o corte.
  • Penteie os fios: Fazer esse processo desembaraça os nós formados naturalmente e ajuda a identificar diferenças nos tamanhos dos fios. Quanto mais longo os pelos, maiores devem ser os dentes do pente.
  • Faça o corte de forma gradual: Se você cortar de uma vez pode correr o risco de não conseguir consertar depois. Por isso, opte por remover os fios aos poucos até atingir a aparência que você deseja.
  • Finalize com uma tesoura: Mesmo após usar o aparador de barba, alguns fios podem ficar rebeldes. Faça o acabamento dos pelos manualmente com uma tesoura.
  • Aplique óleo para a barba: Ao final de tudo, não esqueça de passar creme ou óleo pós-barba para melhorar ainda mais a aparência e a saúde dos seus pelos e evitar que ocorra irritações na pele por causa das lâminas.

Qual a diferença entre o aparador de barba e o barbeador elétrico?

Mesmo que sejam usados para uma função semelhante, o aparador de barba e o barbeador elétrico funcionam de modo diferenciado, produzindo resultados singulares nos fios.

Enquanto o barbeador retira todos os pelos do rosto, deixando o visual de "cara limpa", o aparador permite a realização de cortes variados, já que ele possui acessórios para controlar a altura e o comprimento do fio.

Vale lembrar que no mercado é possível encontrar aparelhos 2 em 1, que podem ser usados como aparador ou barbeador, por meio de acessórios que são removíveis e conforme a necessidade do usuário.

Barbeiro ajeitando a barba de um homem com aparador

Se você quer a barba com volume é melhor usar um aparador do que um barbeador elétrico. (Foto: Renee_Olmsted_Photography/ Pixabay)

Como limpar o aparador de barba?

A limpeza do aparador deve acontecer após cada uso para evitar obstruções e danos. Para realizar o processo, verifique se o produto está desligado e desconectado da eletricidade.

Depois, aperte o controle para abrir o aparador. Coloque o aparelho debaixo da água morna e ligue novamente. Após isso, desligue e tire o excesso de água, deixando secar naturalmente.

A lubrificação das lâminas deve ser feita a cada seis meses com uma gota de óleo mineral.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de aparador de barba

Para encontrar um aparador com os recursos que você precisa é necessário analisar determinados critérios antes de escolher um modelo. Vamos explicar alguns deles:

Pentes

Esse item é essencial para o aparador, afinal são eles que controlarão o comprimento dos fios. Antes de comprar, verifique a capacidade de corte desses elementos.

Normalmente, os modelos tem seis a dez pentes que possibilitam diferentes cortes. Porém, ao invés de optar por um aparador com mais pentes, prefira formatos com maior abrangência de ajuste do equipamento.

Em geral, pentes de 1 a 12 mm atendem às necessidades básicas dos usuários.

Lâminas

Cada lâmina executará uma função diferente no aparador. Enquanto algumas cortam pelos com mais agilidade, outras farão o acabamento com mais eficiência.

Além disso, ainda existem aparadores com lâminas específicas para retirar fios do nariz e da orelha. Por isso, fique atento à sua necessidade para decidir a melhor lâmina para você.

Recursos Extras

A maioria dos aparadores possuem acessórios extras para facilitar o manuseio e expandir as funcionalidades do item. Alguns deles são:

  • Base Organizadora: Ideal para armazenar o aparelho de forma correta, evitando que ele sofra quedas.
  • Luz Indicadora de Bateria: Assim fica mais fácil saber se o aparelho suportará o tempo para finalizar o processo completo.
  • 2 em 1: Muitos aparadores já fazem outras funções como cortar os pelos de outras partes do corpo.
  • Resistência à água: Nem todos os aparadores podem ser usados no banheiro, mas há modelos que possuem a tecnologia "à prova d'água".

Fonte de Energia

Por mais que a maioria dos aparadores tenham a energia elétrica como fonte principal de funcionamento, muitos modelos vem com baterias e pilhas.

Assim, você economiza na consumo elétrico e ainda consegue maior versatilidade do aparelho. Entretanto, observe a qualidade da pilha e da bateria, pois muitas carregam lentamente ou são fracas.

Usualmente, baterias recarregáveis, que trabalham por cerca de 90 minutos, são suficientes para deixar a barba mais bonita.

Homem de olhos fechados usando um aparador na barba

Pilhas e baterias trazem versatilidade ao aparador de barba. (Foto: goodluz/ 123rf)

Ergonomia

Equipamentos de barbearia são usados com frequência, por isso é importante analisar o conforto que oferecem durante o manuseio, evitando assim doenças posturais.

Nesse sentido, um dos pontos a ser observado é o peso do aparador. Isso porque quanto mais leve, menor será o desconforto ao usar o produto. A recomendação é que os modelos pesem até 150 gramas.

Resumo

Os aparadores de barba são ideais para quem procura por praticidade no cuidado com os fios constantemente. Assim, você poderá criar novos cortes com facilidade, sem precisar de vários equipamentos.

Com bom custo-benefício, os aparadores são indispensáveis para a manutenção de uma barba saudável e bonita. Não esqueça de ler as instruções do fabricante, evitando acidentes ao manusear o produto.

(Fonte da imagem destacada: senivpetro/Freepik)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas