Imagem de um aparador de cerca viva.
Ultima atualização: 15 de novembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

2Estudos avaliados

65Comentários coletados

A manutenção da cerca viva torna-se muito mais simples com o uso de um equipamento específico, o aparador de cerca viva. A máquina é encontrada nas versões elétrica, à bateria e à gasolina e possui lâminas que variam de 40 a 70cm de comprimento.

Com a variedade de modelos, você só precisa encontrar um aparador de cerca viva que atenda às suas necessidades. Para ajudá-lo na escolha, nós da ReviewBox Brasil, preparamos um artigo com todas as informações sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • A lâmina de um aparador de cerca viva pode medir de 40 a 70cm – o comprimento das lâminas pode ser indicado em polegadas. Quanto maior e mais robusta for a cerca viva, mais comprida deve ser a lâmina.
  • Você encontra modelos de aparador de cerca viva movidos a energia elétrica, bateria ou gasolina. Cada um desses equipamentos possui pontos positivos e negativos.
  • O aparador de cerca viva pode ser utilizado em topiaria, a arte de podar plantas em formatos ornamentais. Nessa modalidade, opte por um equipamento com lâmina de corte duplo.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de aparador de cerca viva: Os favoritos da redação

Procurando o aparador ideal para a manutenção de cerca viva? Então você veio ao lugar certo, pois preparamos uma lista com os melhores equipamentos, de acordo com as avaliações dos consumidores.

O preferido dos consumidores

O aparador de cerca viva da Black & Decker é movido à bateria, o que garante eficiência contínua até o fim da carga. A lâmina de aço endurecido mede 56cm e possui capacidade de corte de cercas vivas com até 19mm. O aparelho oferece alça ergonômica que permite o uso de diferentes maneiras.

Um equipamento potente

O aparador de cerca viva PE50 da Tramontina é um modelo elétrico que se destaca pela potência de 600W. O equipamento possui navalha com 50cm de comprimento, é leve, compacto, fácil e seguro de manusear, pois possui empunhadura com duplo acionamento e cabo giratório ergonômico.

Um modelo silencioso

O aparador de cerca viva CC501 da Tekna é um aparelho compacto, leve, silencioso e de fácil manuseio. O motor tem potência de 450W e lâminas com 50cm. Esse equipamento é fabricado com materiais de excelente qualidade e durabilidade.

O modelo mais seguro

Quem está procurando um equipamento eficiente e seguro deve investir no aparador de cerca viva da Trapp. O aparelho possui 700W de potência, 10.500RPM, lâmina de 50cm que oferece diâmetro de corte de 18mm. O diferencial está no sistema de proteção do usuário que pode ser acionado com apenas uma das mãos.

Guia de Compra

Quem possui um jardim e deseja vê-lo sempre bonito, deve investir nos equipamentos certos. Um desses equipamentos é o aparador de cerca viva que ajuda a manter os arbustos podados e simétricos.

Mas existem diferentes modelos de aparador de cerca viva no mercado, que atendem a diferentes necessidades. Para descobrir a melhor opção, continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de um homem utilizando um aparador de cerca viva.

O aparador de cerca viva é uma ferramenta importante na jardinagem. (Fonte: 5617024/ Pixabay.com)

O que é um aparador de cerca viva e quais são as vantagens deste equipamento?

O aparador de cerca viva é uma ferramenta motorizada que movimenta as lâminas rapidamente para criar o formato desejado em cercas vivas, arbustos que servem como delimitadores de jardim ou terreno.

O equipamento simplifica o trabalho de poda das cercas vivas, que antes era realizado com uma tesoura de jardinagem.

Você pode escolher entre um aparador de cerca viva elétrico, movido à bateria ou a gasolina. Cada um desses modelos é adequado a determinada necessidade, por isso é importante conhecê-los e escolher o equipamento que melhor atenda você. Conheça todas as vantagens do equipamento na tabela abaixo:

Vantagens
  • Substitui a tesoura de jardinagem
  • Simplifica o serviço de poda da cerca viva
  • Você encontra opções com diferentes estilos de funcionamento
  • O tamanho das lâminas varia de acordo com o modelo
Desvantagens
  • O modelo movido a gasolina gera poluição
  • O aparelho movido a energia elétrica cobre áreas pequenas
  • O equipamento é robusto e pesado

Como usar um aparador de cerca viva?

Antes de iniciar o trabalho, estabeleça o sentido do corte para promover uniformidade. Comece aparando as laterais, utilize os dois lados da lâmina para realizar um movimento semicircular de cima para baixo.

Para aparar o topo, a lâmina deve ser passada em apenas um sentido. Para facilitar, posicione a lâmina em um ângulo de 0 a 10º do topo dos arbustos a serem cortados.

Alguns modelos possuem lâminas que podem ser movimentadas em um ângulo de 90º com o cabo, o que facilita a poda de plantas mais altas, dessa forma você não precisa subir em escadas.

foco

Dica: Durante o uso, é fundamental que você utilize luvas de proteção e sapatos fechados para evitar possíveis acidentes.

O equipamento deve ser utilizado apenas para cortar folhas e galhos finos, nunca use para podar galhos maiores ou o caule de sustentação da cerca viva, pois isso pode danificar o equipamento.

Outras dicas são:

  • O processo de corte da cerca viva deve ser feito sem pessoas próximas.
  • Tome cuidado para não machucar alguém do outro lado da cerca.
  • Crie cercas com base mais larga do que o topo, dessa forma, as folhas de baixo vão receber tanta luz solar quanto as do topo.

Como fazer a manutenção do aparador de cerca viva?

Para que o aparador de cerca viva funcione por bastante tempo, é fundamental realizar a manutenção do equipamento antes e depois de utilizá-lo. Sempre leia o manual de uso e manutenção.

Antes de usar, verifique se as porcas e parafusos estão apertados. Confira também o protetor de mãos, o acessório o protege de pequenos galhos que podem voar em sua direção. Alguns modelos não possuem essa peça, nesse caso, use luvas de proteção.

 Imagem de um aparador de cerca viva.

É preciso manter alguns cuidados antes e depois de usar o aparador de cerca viva.(Fonte: Jovan Mandic/123RF.com)

Depois, avalie se as lâminas estão afiadas e lubrificadas, se não for o caso, não utilize o equipamento, pois podar a cerca viva com lâminas sem corte pode sobrecarregar o aparelho e danificar o motor.

No caso de aparelhos elétricos, é importante verificar se a tensão do equipamento é a mesma da casa. Para a sua segurança, conecte o cabo elétrico ao fixa-cabo do podador.

Após o serviço, limpe as lâminas com uma escova ou pano, cubra-as com o protetor incluído no pacote e guarde o equipamento em um ambiente seco, fora do alcance de crianças.

Imagem de um aparador de cerca viva.

O aparador de cerca viva é um equipamento cortante, é preciso cuidado ao manuseá-lo. (Fonte: Alexas_Fotos/ Pixabay.com)

Quais cuidados devo ter com um aparador de cerca viva?

É preciso manter certos cuidados com um aparador de cerca viva.
Utilize peças de reposição da mesma marca do equipamento.

Nunca utilize o equipamento em gramados molhados ou debaixo de chuva, pois pode danificar o seu equipamento.

Caso o aparelho apresente algum defeito e seja preciso utilizar peças de reposição, compre produtos da mesma marca do equipamento para garantir o bom funcionamento.

Critérios de compra: O que analisar ao comprar um aparador de cerca viva

Para escolher o aparador de cerca ideal para o seu jardim e economizar tempo em pesquisa é só anotar as dicas de compra que preparamos nessa seção. Depois é só cuidar do jardim.

Vamos explicar cada um dos itens nessa seção.

Elétrico, à bateria ou gasolina?

Quando for escolher um aparador de cerca viva, analise qual modelo é mais eficaz: Elétrico, à bateria ou gasolina. Ambos possuem vantagens e desvantagens, é você que deverá analisá-las e escolher o que melhor atende às suas necessidades.

O aparador de cerca viva elétrico é indicado para áreas pequenas, pois precisa estar conectado à tomada e o tamanho do fio limita o usuário a percorrer longas distâncias.

Embora possua tamanho padrão, é mais leve do que os demais, então considere comprá-lo caso você tenha dificuldade de manusear equipamentos grandes e pesados.

Imagem de um homem utilizando um aparador de cerca viva para cuidar do jardim.

O aparador de cerca viva substitui a tesoura de jardinagem. (Fonte: Divulgação: Tramontina/ Amazon.com)

O aparador de cerca vivo movido a bateria é o modelo mais silencioso, ideal para quem tem animais de estimação em casa (os bichinhos costumam se incomodar com o barulho desses equipamentos).

O aparador de cerca viva movido à gasolina possui motor mais potente e resistente do que os dos demais aparelhos. Por ser mais potente, reduz o esforço e tempo de trabalho. Por ser movido à gasolina, pode ser usado na manutenção de jardins maiores.

Ainda está em dúvida sobre qual é o melhor modelo para você? Confira a tabela comparativa abaixo:

Elétrico Gasolina Bateria
Ideal para Áreas pequenas Jardins de todos os tamanhos Jardins de todos os tamanhos
Diferencial Mais leve e seguro Motor potente Facilidade de manusear
Vantagens Facilidade para encontrar nas lojas Durabilidade superior Opções quanto a potência do motor
Desvantagens Precisa estar conectado a uma tomada ou extensão próxima ao jardim Emite muita poluição O tempo de recarga pode ser longo
Impacto ambiental
Preço Mais barato Mais caro Intermediário

Potência do motor

Outro fator que influencia no desempenho de um aparador de cerca viva é a potência do motor. Os modelos mais básicos oferecem de 400 a 450 Watts de potência.

Os modelos mais eficientes chegam a 700W.

Os modelos intermediários oferecem de 500 a 600W. As máquinas mais potentes oferecem acima 700W. Também vale a pena analisar a frequência de rotações por minuto (RPM).

Comprimento das lâminas

Quando for comprar um aparador de cerca viva, analise o material, comprimento e especificações das lâminas. O tamanho varia de 40 e 70cm, para saber qual escolher, é importante analisar as dimensões da cerca viva e escolher um equipamento capaz de cobrir a superfície.

As lâminas maiores são perfeitas para quem precisa aparar cercas mais altas. Mas fique atento, a profundidade da vegetação também deve ser analisada, pois há lâminas para todos os padrões.

Imagem de um homem utilizando um aparador de cerca viva.

As lâminas do aparador de cerca viva medem de 40 a 70cm. (Fonte: Tommaso Altamura/ 123RF.com)

Lâminas com corte simples ou duplo?

Quando você for escolher um aparador de cerca viva, avalie se as lâminas possuem corte simples ou duplo.

Quem deseja esculpir a cerca viva, deve comprar um aparador com lâminas de corte duplo, capazes de deixar a superfície das plantas no formato desejado. Esse estilo de corte reduz a vibração e aumenta a estabilidade e segurança do equipamento.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação: Black&Decker/ Amazon.com )

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.