Olá, bem-vindo a ReviewBox Brasil! No artigo de hoje falaremos sobre um item que pode ser estritamente funcional ou dar aquele destaque que sua estante precisa: o aparador de livros.

É comum que as pessoas amantes de literatura tenham apego e carinho especial com seu acervo de livros. E nada melhor que um bom aparador para manter com estilo a coleção de livros em ordem, perfeitamente alinhada e segura, sem o risco de que os livros da ponta caiam para o lado.

Neste artigo, apresentaremos os modelos de suporte de livros mais interessantes do mercado, e daremos dicas e orientações para que você possa escolher o produto que mais atende às suas expectativas.

Primeiro, o mais importante

  • Normalmente vendidos em pares, os aparadores de livro são muito úteis para manter a organização dos livros, evitando que caiam e se danifiquem, e até mesmo separá-los por categorias em estantes ou armários.
  • Material, peso, design e tamanho estão entre os principais aspectos que você deve avaliar para escolher o aparador de livro ideal, vamos abordar esses fatores detalhadamente ao longo desse guia.
  • É possível encontrar aparadores de livro básicos, sem muitos detalhes, a partir de R$10. No entanto, os modelos de designs rebuscados, com materiais nobres ou assinados por artistas e marcas renomadas podem custar milhares de reais.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores aparadores de livro

Nesta seção vamos apresentar o ranking dos seis modelos de aparador de livro mais interessantes à venda no Brasil. Lembrando que a maioria das marcas listadas fabrica o produto em outros modelos e temas, que podem se adequar melhor ao seu estilo e gosto. Confira a lista:

1º – Organizador de Escritório Multicolor

Básico e sem muitos detalhes, esse aparador de livros é ideal para quem quer a funcionalidade do aparador de livros gastando pouco.

Em metal esmaltado, esse modelo é discreto, e conta com pontos antiderrapantes no fundo para garantir a firmeza do apoio aos livros sem risco de acidentes. A embalagem contém um par de aparadores.

2º – Aparador de Livros Cinema

Ideal para os amantes de cinema, esse aparador promete ser a estrela de sua estante. Além de livros, pode ser usado para aparar DVDs, BluRays e CDs.

Feito em resina, vem em duas unidades de 19 cm de altura x 11cm de largura x 8 cm de comprimento, que juntos formam um projetor de Filmes. Pesa cerca de 600g, o necessário para garantir que os objetos aparados permaneçam no lugar.

3º – Aparador de Livros Game

Pensado para os aficionados em videogame, este aparador de livros no formato de controle de game mantém os livros em ordem e no estilo geek. É o fim da preocupação com pilhas de livros caindo e bagunçando toda a estante.

Feito em plástico rígido, vem em par, sendo cada parte uma metade do controle, proporcionando ainda mais personalidade ao ambiente. Mede 08 cm x 13 cm x 12 cm.

4º – Aparador de Livros Cactos

Se você quer mais vida em sua estante, esse aparador que guarda seus livros e cactos ao mesmo tempo é a opção. Feito em chapa de aço com pintura epóxi, tem componentes em MDF e EVA.

A embalagem vem com um par de aparadores de livros. As dimensões individuais de cada lado são: 8.3 x 16 x 8.1 cm no lado esquerdo e 8.3 x 16 x 8.1 cm no direito.

Guia de Compra

Agora que você conferiu nossas sugestões de aparadores de livro, vamos ao próximo passo: o guia de compra. Nesta sessão você terá as informações mais relevantes acerca dos aparadores de livro, como indicação de uso, vantagens e desvantagens, valores, onde comprar, etc.

Além disso, te ajudaremos com tópicos sobre as características para as quais você deve atentar para escolher seu aparador de livros ideal.

mulher lendo livro sentada

O aparador de livros ideal deve ser firme para dar sustentação aos livros. (Fonte: delo / Pixabay)

O que é um aparador de livros?

Um objeto simples, o aparador de livros é muito importante para uma boa organização de livros e estantes. Os modelos mais conhecidos são aqueles em formato de “L”, que quando dispostos sobre uma bancada, estante ou prateleira, abraçam os livros mantendo-os juntos e na posição desejada.

Com eles, você não corre o risco de que os exemplares situados nas pontas caiam derrubando os demais livros ou objetos próximos e danificando sua capa ou páginas.

Quais suas vantagens?

Além de ser um produto prático e funcional para manter em ordem seu acervo literário, ou até mesmo de Discos de Vinil, CDs, DvDs e Blurays, o aparador pode ser um item de composição ou até destaque na decoração de estantes e prateleiras.

Seja de temas abstratos, de personagens ou culturais, esse objeto tem o poder de representar um pouco da personalidade do dono na estante.

Podem ser confeccionados em plástico, madeira, aço, ferro, louça e até materiais recicláveis. No entanto, materiais muito finos, leves ou sem firmeza podem não oferecer o apoio necessário aos livros.

É possível encontrar aparadores de livros em todas as faixas de preço, que irão flutuar de acordo com o tamanho, modelo e material da peça. Além disso, é claro que os modelos mais refinados, ou feitos em materiais e designs especiais terão preço mais salgado.

Vantagens
  • Existem modelos para todos os bolsos
  • Podem ser feitos de qualquer material, até reciclados
  • Além de funcionais podem ser decorativos, e também para coleções de Discos e DVDs
Desvantagens
  • Modelos com muitos detalhes podem ser difíceis de limpar
  • Alguns materiais podem ter pouca sustentação
  • Modelos mais sofisticados podem ser bem caros

Dicas importantes: No que devo prestar atenção?

Antes de escolher o seu aparador de livros ideal, algumas questões precisam ser consideradas.

Comece definindo e analisando o local onde o aparador será colocado. Modelos muito altos ou largos, por exemplo, podem não caber em algumas prateleiras.

Tire as medidas, principalmente da altura, estante e prateleira e compare com as dimensões do aparador escolhido. Assim, você evita a frustração de comprar o produto e só depois perceber que ele não tem o tamanho adequado para o local escolhido para abrigá-lo.

Preste atenção também ao peso do aparador. Quanto mais pesado maior sustentação ele dará os livros. Porém, modelos muito robustos também podem sobrecarregar estantes e prateleiras suspensas, afinal, esse peso ainda será somado ao dos livros, que também são pesados.

Verifique se o local escolhido para o produto tem sustentação reforçada e capacidade para suportar o peso do aparador e dos demais objetos que o acompanharão.

Além do peso, confira se o modelo escolhido conta com outros mecanismos para garantir estabilidade, tais quais pontos antiderrapantes no fundo ou desenho diferenciado para evitar quedas.

Você está adquirindo o aparador para segurar seus livros. Um produto instável pode danificar não só seu acervo como também ele próprio. A escolha do material também é importante, pois irá influenciar diretamente na resistência e durabilidade do seu produto.

Lembre-se que aparadores em louça, porcelana ou vidro podem não ser os mais indicados para crianças, por exemplo, já que são mais frágeis e correm o risco de quebrar. Por fim, atente para o modelo. Aqui a observação deve ser apenas com relação a suas preferências pessoais.

Certifique-se que o modelo escolhido tenha um design que realmente lhe agrade e combine com o restante da decoração do ambiente, afinal, ele ficará em destaque na sua estante.

Quanto custa?

Os aparadores de livro podem ser encontrados por valores que variam muito de acordo com a marca, modelo e material. É possível comprar os modelos mais simples por valores bem em conta, a partir de R$10 o par.

Já os modelos mais sofisticados, com design e materiais mais sofisticados podem custar alguns milhares de reais. Pesquise bastante antes de comprar, pois o mesmo produto pode apresentar flutuações de valor de um lugar para outro.

Se for comprar online, considere o valor do frete. Dependendo da região e do volume da embalagem do produto, o frete pode encarecer a compra.

Por fim, use as plataformas comparadoras de preço, que podem ser aliadas na busca das melhores ofertas.

Onde comprar?

Você pode comprar seu aparador de livros em lojas físicas de materiais de escritório como a Kalunga ou lojas de decoração como a Etna, Tok Stok e Camicado.

No entanto, é nas plataformas de e-commerce como Amazon, Mercado Livre e Elo7 que você encontra a maior variedade do produto em diversos modelos, marcas e materiais.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de aparador de livro

Agora que você já tem várias informações gerais sobre o aparador de livros, listaremos algumas das características que você pode comparar para reconhecer a melhor opção de aparador para atender as suas necessidades e expectativas. São elas:

  • Material
  • Peso
  • Design
  • Tamanho
  • Facilidade de limpeza

Material

O material do seu aparador irá determinar não só o efeito dado à sua estante, mas também a durabilidade e a resistência de seu produto.

Você pode encontrar um aparador de livros de todos os tipos de materiais. Desde de reciclados aos mais sofisticados. O material produzido acaba interferindo nos outros fatores que veremos abaixo, como peso e design, por isso, prestar atenção a esse critério é essencial.

Caso ele vá ser manuseado com muita frequência, especialmente por crianças ou pessoas que possam ser descuidadas, evite materiais frágeis como porcelana, louça e vidro.

Peso

Como já comentamos em sessões anteriores, essa característica é muito importante na escolha de seu aparador de livros.

Você precisa atentar não só para o peso do produto em si, mas para o peso final dele com os livros e demais objetos que serão usados juntos na organização. Isso porque o excesso de peso pode sobrecarregar estantes e prateleiras, especialmente as do tipo suspensas.

Verifique se o local escolhido para o produto tem sustentação reforçada e capacidade para suportar o peso do aparador e dos demais objetos que o acompanharão. Aparadores leves demais também devem ser avaliados com cuidado, pois podem não proporcionar sustentação adequada aos livros.

Design

Aqui a questão é puramente de gosto pessoal. Tente escolher o aparador que não só lhe agrade esteticamente, mas que também tenha a ver com sua personalidade e o tipo de decoração do ambiente.

Outra dica também é casar o modelo com a temática dos livros que ele irá aparar, e aproveitar para segmentar com estilo o seu acervo.

Escolha um modelo temático para sua coleção de livros de Game of Thrones, por exemplo. Ou um aparador de balança para o Vade Mecuum e demais livros de Direito; um modelo com malas e mapas para livros de viagens, e assim por diante. O céu é o limite para as combinações possíveis.

Tamanho

Poucas coisas são mais frustrantes do que escolher e comprar um produto pensando no cantinho perfeito para ele e só depois perceber que ele não possui o tamanho adequado.

Por isso, antes de escolher o seu aparador defina o local onde ele será colocado. Tire as medidas do espaço, especialmente da altura, para conferir se o modelo escolhido é compatível. Aparadores muito grandes e robustos podem não ficar bem em estantes menores, por exemplo.

Da mesma forma, aparadores pequenos e mais delicados podem acabar sumindo ou ficando desproporcionais em estantes muito grandes ou quando usados para aparar uma quantidade maior de livros.

Facilidade de limpeza

É apenas um detalhe, mas pode ser fundamental na sua escolha. Algumas estantes pegam pó com muita facilidade, dependendo do local onde os livros estão, é necessário tirar o pó toda semana ou até mesmo com mais frequência.

Consequentemente, o seu aparador de livros também entra na limpeza. E, um modelo com muitos detalhes pode dar muito trabalho. Aparadores com muitos recortes pequenos vão exigir mais paciência na hora da limpeza.

Se você busca praticidade também nesse momento, opte por um aparador de livros mais liso, com menos detalhes e material de fácil limpeza.

(Fonte da imagem destacada: stevepb / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
51 Voto(s), Média: 4,49 de 5
Loading...