Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Aparelhos auditivos permitem que você faça a sua vida diária normalmente apesar da perda auditiva. Com seus designs modernos e discretos e as últimas tecnologias, os aparelhos auditivos são quase invisíveis para outros e oferecem a você uma ampla gama de funções.

Seja redução de ruído, cancelamento de zumbido ou função Bluetooth, os aparelhos auditivos para dentro do ouvido e atrás do ouvido são adequados para todos os níveis de perda auditiva e compensam a sua perda auditiva.

Neste teste de aparelhos auditivos 2021 você encontrará todas as informações e perguntas que você precisa em um só lugar. Nós queremos ajudar você a encontrar o aparelho auditivo certo para você, independentemente do seu nível de perda auditiva.

Com nossos critérios de avaliação e respostas, você pode comparar os diferentes modelos de aparelhos auditivos e tornar sua decisão de compra mais fácil.




Os fatos mais importantes em resumo

  • Os aparelhos auditivos podem ser usados para todos os níveis e tipos de perda auditiva. Do zumbido à perda auditiva grave de baixa freqüência, você encontrará um aparelho auditivo adequado no mercado para cada problema.
  • Existem dois tipos de aparelhos auditivos, modelos dentro do ouvido e modelos atrás do ouvido. Os aparelhos auditivos intra-auriculares são adequados principalmente para perdas auditivas leves a moderadas. Se você sofre de perda auditiva severa, você deve olhar para os aparelhos auditivos que ficam atrás do ouvido.
  • Se o seu médico prescrever um aparelho auditivo, seu fundo de saúde é legalmente obrigado a cobrir parte ou a totalidade do custo do aparelho auditivo. Você só tem que pagar a taxa de prescrição. Isto significa que você pode obter seu aparelho auditivo por apenas 10 euros por orelha.

Aparelho Auditivo: as melhores bem quentes

Compra e critérios de classificação para aparelhos auditivos

Os diferentes aparelhos auditivos no mercado podem ser distinguidos por vários pontos. Nós selecionamos critérios de avaliação para ajudar você a encontrar o modelo certo para você.

Os critérios que você pode usar para comparar aparelhos auditivos incluem:

Nas próximas seções, você encontrará mais informações sobre os critérios listados.

Perda auditiva

Aparelhos auditivos variam em função do tipo e grau de perda auditiva. Alguns modelos são feitos para perda auditiva leve, enquanto outros são feitos para perda auditiva moderada a grave.

Para diferentes tipos de perda auditiva, existem certos aparelhos auditivos que compensam esta perda.

Muitas vezes é feita uma distinção entre perda auditiva condutiva, perda auditiva neurossensorial e perda auditiva mista, que é uma combinação dos outros dois.

Com perda auditiva condutiva, as vibrações sonoras não são mais transmitidas ao ouvido interno e a fala não é mais claramente percebida. O aparelho auditivo aumenta esta pressão sonora e assim corrige esta forma de perda auditiva.

Com a perda auditiva neurossensorial, certas freqüências não chegam mais ao cérebro e uma compreensão distorcida da fala se desenvolve porque alguns sons são descartados. O aparelho auditivo correto pode compensar esta perda da função auditiva.

Se você tem ambos os tipos de perda auditiva, isto é chamado de perda auditiva combinada. Dependendo da gravidade da perda auditiva, ela pode ser tratada com medicamentos. Se a perda for moderadamente severa, um aparelho auditivo adequado pode ser usado.

Os diferentes modelos de aparelhos auditivos diferem em função do tipo de perda auditiva. Portanto, ao comprar um aparelho auditivo, certifique-se de escolher o certo para o seu problema e para o seu nível de perda auditiva. É melhor consultar um médico ou um especialista para obter conselhos detalhados.

Usabilidade

Você pode ajustar o volume e outros parâmetros dos aparelhos auditivos para que eles se ajustem adequadamente a você. Isto é frequentemente feito no próprio aparelho auditivo, mas existem modelos que vêm com um controle remoto ou que você pode conectar ao seu smartphone.

Aparelhos auditivos com controle remoto vêm com um pequeno e simples dispositivo de controle remoto que lhe permite ajustar o volume e os modos.

Isto permite bloquear o ruído ambiente, ajustar o volume dos aparelhos auditivos individuais e, em alguns casos, até mesmo estabelecer uma conexão sem fio com outros dispositivos. Por exemplo, você pode conectar seu aparelho auditivo a uma TV ou laptop.

Você pode se conectar ao seu smartphone via Bluetooth para ajustar as configurações.

Você também pode conectar aparelhos auditivos modernos ao seu smartphone via Bluetooth e ajustar todas as configurações através de um aplicativo. Isto significa que você nem sempre tem que carregar um controle remoto com você.

No aplicativo, você encontrará diferentes opções para volume, ativação de redução de ruído ou dados de nível sonoro do ambiente. Desta forma, você tem todas as suas informações e funções úteis em um só lugar.

As diferentes opções de controle tornam mais fácil para você usar um aparelho auditivo e lhe dão a oportunidade de adaptar facilmente seu aparelho auditivo às suas necessidades. Ao comprar, escolha o modelo com a usabilidade preferida para você.

Cancelamento de Ruído

Com perda auditiva moderada a severa, é ainda mais difícil entender outras pessoas quando o ruído ambiente é particularmente forte. Aparelhos auditivos geralmente têm características de cancelamento de ruído que reduzem ou eliminam este ruído.

Alguns aparelhos auditivos têm modos diferentes que você pode definir dependendo do ambiente em que você se encontra.

Por exemplo, você pode "desligar" o vento na natureza, minimizar o ruído do trânsito na cidade ou reduzir o nível de ruído em grandes salas.

Se você sofre de perda auditiva grave, nós recomendamos que você adquira um aparelho auditivo que tenha várias opções de redução de ruído. Desta forma, você pode minimizar o barulho irritante em qualquer situação para que você possa se concentrar no que é importante.

Tipo de bateria

Aparelhos auditivos podem ser alimentados tanto por baterias ou baterias recarregáveis. Ao escolher as pilhas, certifique-se de escolher o tipo certo para o seu aparelho auditivo. Nem toda bateria tem o tamanho certo para cada aparelho auditivo.

Os diferentes tipos de pilhas para aparelhos auditivos podem ser facilmente identificados por um esquema de cores padronizado da folha de proteção.

As baterias são identificadas pelas cores amarelo, marrom, laranja e azul (com tamanho ascendente).

Quanto tempo a bateria dura depende do tamanho e do desempenho do aparelho auditivo e do uso individual. Dependendo do modelo, a bateria pode durar apenas 5 dias ou até 3 semanas com uso diário.

Como alternativa, você também pode escolher um aparelho auditivo com uma bateria recarregável. Estes podem ser facilmente recarregados. Eles costumam durar um dia inteiro e podem ser cobrados durante a noite na estação de carga.

Conecte-se a outros aparelhos

Aparelhos auditivos também têm a opção de se conectar a outros aparelhos. Isto é especialmente útil se você senta muito no computador, ouve música ou assiste TV.

Com a função Bluetooth, você pode se conectar facilmente a outros dispositivos e usar o aparelho auditivo como uma fonte de reprodução de áudio.

Cinemas, teatros e prédios públicos às vezes têm sistemas de loop de indução instalados. Estes sistemas emitem sons sem fio que podem ser recebidos pelo telebobina em seu aparelho auditivo.

Para que você também possa conectar seu aparelho auditivo nestes lugares e iniciar a experiência auditiva.

Compre um adaptador para emparelhar com dispositivos incompatíveis com Bluetooth-.

Há também uma solução para dispositivos sem Bluetooth.

Vários adaptadores permitem que estes dispositivos, que anteriormente não eram compatíveis com Bluetooth, conectem-se aos seus aparelhos auditivos Bluetooth e transmitam o áudio.

Se você quer ser capaz de realizar sua vida diária sem obstáculos, nós recomendamos que você procure um aparelho auditivo que tenha uma função Bluetooth e permita que você se conecte a outros aparelhos. Desta forma você pode ir em sua vida diária sem ser perturbado e encontrar seu caminho em qualquer situação.

Decisão: Que tipos de aparelhos auditivos existem e qual é o mais adequado para você?

Existem dois tipos de aparelhos auditivos e você os usa de forma diferente. Os aparelhos auditivos intra-auriculares são tampões muito pequenos que podem ser inseridos no ouvido.

Nos aparelhos auditivos atrás do ouvido, o estojo é colocado atrás do ouvido e o som é conduzido para o ouvido externo através de um tubo.

Tipo Vantagens Desvantagens
Aparelho auditivo para o ouvido Pequeno e discreto
Adaptado individualmente ao canal auditivo
apenas para perdas auditivas leves e moderadas
Apenas alguns modelos com Bluetooth
Atrás do aparelho auditivo Para todos os pontos fortes da perda auditiva
Conexão Bluetooth
o tubo precisa ser trocado regularmente
Um pouco mais perceptível que um aparelho auditivo intra-auricular

Se você quiser saber mais sobre os dois aparelhos auditivos, confira as próximas seções. Nós resumimos aqui mais informações sobre os dois tipos para você.

Im-Ohr Hörgerät

Aparelho auditivo intra-auricular

No caso de aparelhos auditivos intra-auriculares, todos os aparelhos eletrônicos estão em uma pequena concha que você pode colocar diretamente no seu ouvido. Alguns modelos têm uma pequena aba que permite que você puxe facilmente o aparelho auditivo para fora.

Estes modelos são invisíveis para outras pessoas e contribuem para a sua aparência. Este tipo também é muito adequado para pessoas que usam óculos e para atletas.

Este aparelho auditivo vem em diferentes estilos, que variam em tamanho, desempenho e ajuste. Para garantir um ajuste perfeito, uma impressão do seu canal auditivo é tirada e o aparelho auditivo é então ajustado individualmente.

Desta forma você pode ter certeza de que o conforto de uso e a qualidade de som estão no mais alto nível.

Tal aparelho auditivo intra-auricular é adequado para perda auditiva leve a moderada e não pode ser usado para todos os tamanhos e formatos de canal auditivo. Além disso, apenas alguns modelos têm uma função Bluetooth; a maioria é controlada através de um controle remoto.

Vantagens
  • Pequeno e discreto
  • Adaptado individualmente
  • Adequado para atletas e portadores de óculos
Desvantagens
  • Somente para perda auditiva leve a moderada
  • Não adequado para todos os canais auditivos
  • A maioria não tem função Bluetooth

Conclusão: Se você sofre de perda auditiva leve e quer um aparelho auditivo pequeno e (quase) invisível, então o aparelho auditivo intra-auricular é a sua escolha certa.

Hinter-dem-Ohr Hörgerät

Aparelho auditivo atrás do ouvido

O aparelho auditivo atrás do ouvido tem toda a sua eletrônica em uma concha que você coloca atrás do seu ouvido. O som é conduzido para o ouvido externo através de um pequeno tubo ou cabo.

O modelo pode ser escolhido em diferentes cores para que você possa combiná-lo com a sua cor de pele e cabelo. Há também aparelhos auditivos à prova de água e suor, que também são muito adequados para os atletas.

Este aparelho auditivo pode ser usado para todos os níveis de perda auditiva. Também há variantes de bateria e recarregável.

Graças à conexão sem fio, você pode controlar o aparelho auditivo através do seu smartphone e também conectá-lo a outros dispositivos. Esta conectividade facilita o seu dia-a-dia.

O aparelho auditivo por trás do ouvido é ligeiramente maior e, portanto, mais perceptível do que o aparelho intra-auricular. Como ele está preso na parte externa do seu ouvido, você pode sentir uma pressão desconfortável ao usar óculos.

Outra desvantagem é que o pequeno tubo precisa ser substituído regularmente para manter a qualidade.

Vantagens
  • Pode ser usado para todos os níveis de perda auditiva
  • função Bluetooth
  • opções de bateria e bateria recarregável
  • correspondência de cores
Desvantagens
  • Maior e mais notável
  • sensação de pressão possível ao usar óculos
  • substituição regular do tubo

Conclusão: Se você tem uma perda auditiva grave, mas não quer deixar que ela o impeça, então o aparelho auditivo para colocar atrás da orelha é o ideal para você. A função Bluetooth permite que você emparelhe todos os seus aparelhos com o aparelho auditivo.

Guia: Perguntas freqüentes sobre aparelhos auditivos respondidas em detalhes

Antes de você comprar um aparelho auditivo, nós resumimos e respondemos perguntas relevantes para você aqui. Dê uma olhada neste guia e decida qual modelo é o mais adequado para você.

Para quem é um aparelho auditivo?

Aparelhos auditivos são necessários quando o sentido da audição perde sua função e a inteligibilidade da fala ou a percepção dos sons é limitada. A perda auditiva começa principalmente em uma idade avançada, mas também pode ocorrer em uma idade jovem, após acidentes ou devido a doenças.

Hörgerät-1

Os aparelhos auditivos são adequados para pessoas mais jovens e mais velhas. O modelo de aparelho auditivo que melhor lhe convém depende da gravidade da sua perda auditiva e da forma do seu canal auditivo.
(Fonte de imagem: JD Mason / unsplash)

Existem modelos de aparelhos auditivos para todas as faixas etárias, assim até mesmo crianças pequenas e adolescentes podem encontrar um aparelho auditivo adequado. Estes variam menos em função, mas em tamanho para caber no canal auditivo.

Os aparelhos auditivos podem ser usados para perda auditiva leve, mas também para perda auditiva severa. Os tipos de aparelhos auditivos variam de acordo com a gravidade. Por exemplo, aparelhos auditivos intra-auriculares não podem ser usados para pessoas que sofrem de perda auditiva grave.

Para quais doenças um aparelho auditivo pode ser usado?

Aparelhos auditivos podem ser usados para a maioria das doenças ou acidentes que afetam o sentido da audição. No caso de infecções, nós recomendamos que você compre um aparelho auditivo por trás do ouvido para que o ouvido seja suficientemente ventilado e outras infecções possam ser prevenidas.

Algumas das condições mais comuns são zumbido, perda auditiva de baixa e alta freqüência, traumatismo por explosão e infecção do ouvido médio. Nós lhe diremos o que são estes e como o aparelho auditivo é usado nestes casos nas próximas seções.

Tinnitus

Tinnitus é o som desagradável do zumbido ou zumbido no ouvido. A maioria das pessoas já teve um episódio assim em suas vidas, que dura alguns segundos e depois pára.

Entretanto, perda auditiva, ruído alto, problemas circulatórios, estresse ou desalinhamentos da coluna cervical ou da articulação temporomandibular podem desencadear esse zumbido de forma regular, para que ele não pare.

Se você notar uma perda auditiva, você deve fazer um exame médico o mais rápido possível para evitar consequências graves.

Se o zumbido durar mais de três meses, ele é classificado como crônico. Ela tem um grande impacto na sensação de audição e leva à perda auditiva.

Nesses casos, é aconselhável comprar um aparelho auditivo com um zumbido, o que contraria esse zumbido e assobio e melhora o senso de audição.

Perda auditiva de baixa e alta freqüência

Com a perda auditiva de baixa freqüência, é difícil ouvir baixas freqüências e sons. Isto é perceptível em ambientes ruidosos e em conversas em grupo onde você pode não entender completamente a conversa. Também pode ser um sinal de perda auditiva de baixa freqüência se você não conseguir ouvir sons graves profundos.

Sua perda auditiva e perda auditiva serão avaliadas pelo seu especialista em audição usando um audiograma.

O oposto acontece com a perda auditiva de alta freqüência.

Você ouve baixas freqüências e conversas à distância, mas você não percebe os tons altos.

Para ambos os tipos de perda auditiva, existem aparelhos auditivos especiais que compensam a perda. No entanto, podem ser necessárias várias tentativas para encontrar o aparelho auditivo certo para você que compense este tipo de perda auditiva.

Bang trauma

Bang trauma é um trauma acústico no qual a pressão sonora excessiva danifica o ouvido interno. Este som geralmente dura apenas alguns milissegundos, mas pode ter conseqüências severas.

Se a onda de pressão danificar severamente o ouvido interno, então o zumbido de longo prazo ou perda auditiva de alta freqüência pode se desenvolver, entre outras coisas.

Se você tiver sintomas persistentes após um trauma de explosão, aparelhos auditivos podem ajudá-lo a compensar a perda auditiva. Com o aparelho auditivo, você pode ouvir novamente sons agudos e o ruído desagradável pode ser reduzido ou mesmo eliminado.

Infecção do ouvido médio

Se você tiver sua infecção do ouvido médio tratada cedo e a tempo, ela não terá nenhum dano conseqüente. Mas se você esperar muito tempo, a infecção pode afetar sua audição e você pode desenvolver perda auditiva.

Neste caso, somente um aparelho auditivo ou cirurgia ajudará. Você deve adquirir um aparelho auditivo por trás do ouvido para que o ouvido interno seja bem ventilado.

Quais funções adicionais um aparelho auditivo tem?

Aparelhos auditivos na classe sem custos ou básicos geralmente têm configurações de programas simples que são adequados para uso ocasional. Se você escolher um modelo de uma faixa de preço mais alta, funções adicionais são adicionadas para facilitar o dia-a-dia.

Cada vez mais modelos têm uma função Bluetooth que permite que você se conecte ao seu smartphone e outros dispositivos. Isto permite que você controle seu aparelho auditivo através de um aplicativo, conecte a reprodução de áudio do seu computador diretamente ao seu aparelho auditivo e atenda chamadas.

Hörgerät-2

Com a função Bluetooth, você pode conectar seu aparelho auditivo ao seu smartphone. Isto permite que você controle o aparelho auditivo através do aplicativo, atenda chamadas e ligue e desligue funções adicionais.
(Fonte de imagem: Christian Wiediger / unsplash)

Alguns aparelhos auditivos também têm cancelamento de ruído, que você pode ajustar. O cancelamento de ruído é projetado para ajudá-lo a regular e (quase) eliminar o ruído ambiente em ambientes ruidosos ou em público.

Desta forma você tem menos dificuldade para entender uma conversa e não é perturbado pelo barulho desagradável.

Similar ao cancelamento de ruído, há também o cancelamento de zumbido. Isto é particularmente adequado para usuários que têm zumbido crônico e querem neutralizar este ruído ou assobio. Isto também pode ser ligado no aparelho auditivo ou através do aplicativo na situação apropriada.

Quais são as alternativas para aparelhos auditivos?

Dificuldades auditivas leves podem ser tratadas com medicamentos, mas o sucesso não é garantido. Muitas vezes, se você tem perda auditiva moderada, você precisará usar aparelhos auditivos para ajudá-lo a lidar com a vida cotidiana.

Se você tem perda auditiva grave e aparelhos auditivos não ajudam, você pode obter um implante coclear (CI). O implante transmite sinais de áudio diretamente para os nervos auditivos, permitindo que você ouça.

Esta operação é realizada sob anestesia e em alguns casos com um anestésico local. Como em qualquer procedimento cirúrgico, ele tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens
  • Melhor audição do que com um aparelho auditivo
  • Sentir-se mais seguro no dia-a-dia
  • Concentração possível em ambientes ruidosos
  • Melhor qualidade sonora
Desvantagens
  • Os nervos faciais e gustativos podem ser feridos
  • Intolerância aos materiais
  • Sangramento dentro do crânio
  • O paciente pode perder audição residual

Os implantes cocleares só são usados se o aparelho auditivo não for suficiente e o paciente ainda tiver perda auditiva grave. Além disso, os médicos têm que ter certeza de que a parte da audição que está sendo substituída é inadequada, porque os implantes podem causar a perda de audição residual do paciente.

Quando o seguro saúde cobre os custos dos aparelhos auditivos?

Em princípio, as seguradoras de saúde alemãs são legalmente obrigadas a cobrir os custos de aparelhos auditivos se o médico considerar necessário um aparelho auditivo. Para isso, um teste de audição deve ser realizado e alguns critérios relativos à perda auditiva devem ser atendidos.

No teste de audição de fala, sua taxa de compreensão deve estar abaixo de 80% e sua freqüência auditiva deve ser de pelo menos 30 decibéis. Com os modelos de tarifa zero, a companhia de seguro saúde cobre os custos totais, e você só tem que pagar uma taxa de prescrição de 10 euros por orelha.

Entretanto, se você escolher uma categoria de preço mais alta, você mesmo terá que pagar uma parte maior. O valor máximo que o seguro saúde cobrirá é de 784,94 euros para um aparelho auditivo.

Entretanto, se você precisar de um aparelho auditivo mais caro por razões médicas que também tenham sido determinadas por um médico, o fundo de saúde terá que pagar uma quantia maior.

O fundo de seguro saúde também é obrigado a substituir seu aparelho auditivo a cada 6 anos se sua perda auditiva não melhorar e os critérios ainda forem atendidos. Então vá ao seu médico para exames regulares e não se esqueça de trocar seu aparelho auditivo após 6 anos.

Como faço para limpar meu aparelho auditivo?

Você deve verificar diariamente se o seu aparelho auditivo está sujo, porque esta é a única maneira do aparelho funcionar corretamente.

Independentemente de você ter um modelo dentro do ouvido ou atrás do ouvido, o aparelho auditivo não deve entrar em contato com a água e os agentes de limpeza errados, pois isso pode danificar a parte eletrônica. Aqui está como limpar e secar seu aparelho auditivo corretamente.

Limpeza

Aparelho auditivo para colocar dentro do ouvido
  • Use um pano macio ou panos de limpeza especiais e limpe o aparelho auditivo.
  • Use uma pequena escova para limpar as depressões e pontos difíceis.

Nunca coloque seu aparelho auditivo na água e não use produtos de limpeza agressivos, álcool ou sabão.

Aparelho auditivo para trás do ouvido
  • Desconecte o molde do ouvido, a cúpula e a tubulação do aparelho auditivo.
  • Limpe o estojo com um pano macio.
  • Limpe as partes separadas com um desinfetante adequado (disponível com seu acústico).
  • Manchas teimosas podem ser limpas com um bastão de limpeza especial ou uma escova de dentes macia.

Agora há caixas especiais de limpeza UV no mercado que você pode comprar. Eles limpam seu aparelho auditivo rápida e eficientemente, e você pode colocá-lo de volta após 15 minutos.

O vídeo a seguir mostra como limpar corretamente aparelhos auditivos dentro do ouvido e por trás do ouvido e o que você deve prestar atenção.

Secagem

É especialmente importante que você permita que seu aparelho auditivo seque corretamente. A temperatura e umidade dentro do ouvido são muito altas, então o líquido acumulado pode causar danos consideráveis à parte eletrônica. Portanto, você deve deixar seu aparelho auditivo secar da noite para o dia.

Seu acústico pode lhe fornecer caixas de secagem especiais, estojos de secagem ou copos de secagem nos quais você pode armazenar seu aparelho auditivo durante a noite. Estes secam seu aparelho auditivo adequadamente e você pode usá-lo novamente pela manhã.

Como eu ajusto meu aparelho auditivo corretamente?

Para tornar seu aparelho auditivo mais confortável de usar, você deve certificar-se de que seu aparelho auditivo cabe corretamente no seu ouvido. Caso contrário, pode causar pontos de pressão e ruídos de assobio, o que é muito desconfortável.

Se você notar que seu aparelho auditivo assobia, ele pode ser causado por três coisas: o aparelho está sujo, o volume e as freqüências estão ajustados incorretamente, ou o molde do ouvido está ajustado incorretamente.

Muito raramente, isso é devido a um defeito técnico. Portanto, antes de trazer seu aparelho auditivo para reparo, você deve verificá-lo para os pontos acima.

Cera dos ouvidos

A cera dos ouvidos pode bloquear a transmissão dos sons e eles são então movidos para fora novamente. Isto é o que causa o som do assobio. Certifique-se de que seu aparelho auditivo esteja sempre limpo para evitar este barulho de assobio.

Se você sofre de uma produção excessiva de cera dos ouvidos, você pode removê-la regularmente pelo seu especialista em ouvidos, nariz e garganta.

Volume correto

O volume correto do aparelho auditivo determina uma compreensão satisfatória da fala. Quanto maior o volume, melhor a compreensão da fala, mas maior a tendência do aparelho auditivo de gerar feedback, o que então desencadeia o assobio.

Aparelhos auditivos geralmente têm o chamado supressor de feedback que pode ser ativado pelo profissional de saúde auditiva no caso de assobios indesejados.

O volume correto pode ser determinado com base na gravidade da perda auditiva. Fale com um profissional de saúde auditiva para descobrir o volume certo para você. Isto pode ser ajustado mais tarde, mas você estará ciente de que alcance será insuportável para você.

Orelha apropriada deve caber

Se a sua orelha não cabe corretamente ou está muito aberta, pode causar assobio. O barulho do assobio é causado pelo som que supostamente fica no canal auditivo voltando para fora e para o microfone por causa da forma incorreta do molde do ouvido.

Se isso acontecer, leve seu aparelho auditivo ao seu acústico para que ele possa ajustar o ouvido corretamente. Você também deve ter a orelha verificada e ajustada regularmente, já que usá-la por um longo tempo pode deformá-la.

Fonte da imagem: belchonock/ 123rf.com.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas