Imagem do Apple Watch, uma extensão do Iphone.
Ultima atualização: 31 de julho de 2019

Como escolhemos

3Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

68Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o Apple Watch, um gadget lançado em 2015 como uma inovação exclusiva da Apple. Quatro anos depois, a marca já possui quatro gerações do aparelho.

Na hora de escolher o seu, além de analisar as características técnicas cada modelo, verifique o material da caixa, o tamanho (que varia de 38 a 44 mm), cor e a pulseira que acompanha o produto.

Neste artigo vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Apple Watch: os motivos para comprar esse wearable, especificações técnicas de cada geração, algumas dicas de uso e sugestões de compra.



Primeiro, o mais importante

  • O relógio da Apple não mostra apenas as horas, esse modelo tem diversas funções, principalmente relacionadas à prática esportiva. Mas fique atento, o Apple Watch é um aparelho complementar ao iPhone.
  • Na caixinha vem um carregador sem fio, um carregador de tomada (5 watts), cabo USB, manual de instruções e duas pulseiras ajustáveis nos tamanhos pequeno, médio e grande.
  • Variando de acordo com as especificações técnicas e o ano de lançamento, você vai encontrar modelos de R$ 1.200 a R$ 2.800.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de Apple Watch

A linha de relógios inteligentes da Apple é formada por quatro gerações, lançadas anualmente desde 2015. Todos os modelos têm aspectos em comum, mas cada um tem seu diferencial, por essa razão selecionamos um modelo de cada, para ajudá-lo a escolher o ideal.

1º – Apple Watch Series 4

O Apple Watch Series 4 é a melhor versão de smartwatch da Apple, a começar pelo processador S4, dual-core, com 64 bits e 16 GB de armazenamento. Outro diferencial é a tela visualmente maior, por causa das bordas estreitas.

Este modelo conta com tecnologia LTPO que reduz o consumo de energia para você conseguir o dispositivo por até 18 horas sem precisar de recarga. Este modelo é feito em alumínio na cor dourada e vem com pulseira esportiva rosa.

2º – Apple Watch Series 3

O Apple Watch Series 3 conta com processador S3, dual core, 70% mais rápido do que as gerações anteriores e com capacidade de armazenamento para 8 ou 16 GB.

Esse aparelho tem tela Retina OLED, é resistente à água (até 50 metros de profundidade), e a assistente virtual Siri fala. A tela é duas vezes mais brilhante, garantindo um bom desempenho em ambientes claros.

3º – Apple Watch Series 2 (US)

O Apple Watch Series 2 tem processador S2, dual-core, 8 GB de armazenamento e sistema operacional WatchOS 3. A tela Retina OLED tem 1,3 polegadas com 270×340 pixels.

Alguns diferenciais deste modelo são: funcionamento offline (você não precisa carregar o smartphone sempre junto), inclusão de GPS e resistência à água.

4º – Apple Watch Series 1

O Apple Watch Series 1 tem processador S1, dual-core com excelente desempenho na execução de diversas tarefas. O wearable tem o design clássico: tela quadrada, Retina, OLED, touchscreen.

Você pode usar o Apple Watch para praticar e esportes pois o dispositivo é resistente ao suor, respingos de chuva e jatos de água em baixa frequência (classificação IP67).

Guia de Compra

Por anos, as pessoas ouviram rumores de que a Apple estava desenvolvendo um relógio inteligente. Apenas em 2015, a empresa encontrou o momento certo para lançar o Apple Watch, um dispositivo móvel que funciona como uma extensão do smartphone.

Com quatro versões fica mesmo difícil escolher entre a série 1 e 4. Aqui você vai aprender tudo que precisa para decidir qual é o Apple Watch ideal para você.

Imagem de um homem mexendo em seu Apple Watch preto.

O Apple Watch permite que você acompanhe as notificações do smartphone de forma discreta. (Fonte: fancycrave1 / Pixabay)

Quais são as funções de um Apple Watch?

O Apple Watch tem diversas funções, a mais básica é de mostrar as horas e a data. Você também pode acrescentar informações relativas ao clima, tudo de maneira personalizada.

Essas informações vão aparecer no dock do relógio, bastante parecido com o de um smartphone. Para visualizá-las você não precisa apertar nenhum botão, basta levantar o pulso ou dar dois cliques na tela.

Como já mencionamos, o Apple Watch é uma extensão do iPhone, portanto você recebe as notificações do dispositivo no relógio.

Imagem de um Apple Watch em cima de um iPhone.

O uso do Apple Watch está indissociável do iPhone. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

O aviso é sutil: além da vibração, o display acende por alguns segundos e a informação aparece de forma resumida, apenas com o nome do aplicativo e um breve contexto.

Se você quiser saber detalhes é só acessar a Central de Notificações (arraste a barra superior para vê-la). Daí você decide se quer acessar o smartphone para responder ou não. O mais legal é que você pode enviar mensagens e atender ligações diretamente no relógio.

Como posso usar meu Apple Watch na prática esportiva?

Uma das principais funções do Apple Watch é servir como ferramenta para quem pratica esportes, seja caminhada, corrida ou até natação (o dispositivo é resistente à água).

O wearable analisa os batimentos cardíacos durante a respiração, caminhada, exercícios, recuperação ao longo do dia e até durante a noite, ideal para quem tem problemas cardíacos ou está fazendo algum tratamento.

Imagem do aplicativo de monitoramento cardíaco do Apple Watch.

O Apple Watch é um aliado na prática de esportes. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

Os apps de monitoramento físico também contam com análise de calorias gastas, pulsação, passos dados, distâncias percorridas, pedaladas e degraus que você subiu ou desceu.

Os modelos a partir da segunda geração possuem GPS, para ajudá-lo a se localizar caso você se perca (ideal para quem faz trilha) e oferecer relatórios sobre as distâncias percorridas, tempo, velocidade média, entre outras informações.

Por causa da resistência à água (até 50 m de profundidade), você pode usar o Apple Watch para analisar e produzir relatórios sobre sua prática na natação. Para usar esse recurso, é necessário que você baixe um aplicativo.

O que são os sensores do Apple Watch?

O Apple Watch vem com alguns sensores voltados à prática esportiva. Vamos explicar as respectivas funções e você confere uma tabela indicativa dos sensores presentes em cada modelo.

Imagem da parte interna de um Apple Watch.

Os sensores do Apple Watch ficam na parte interna do dispositivo. (Fonte: Fabian Albert / Unsplash)

O altímetro barométrico é um instrumento usado para medir alturas e altitudes e a variação de pressão.

O sensor cardíaco óptico usa LEDs verdes associados a fotodiodos para analisar a quantidade de sangue que flui pelo pulso. Os sensores piscam centenas de vezes por segundo para calcular as batidas do coração.

O sensor cardíaco elétrico usa eletrodos integrados na coroa e na parte de trás do dispositivo para medir os sinais elétricos emitidos pelo coração. Você deverá colocar o dedo na coroa e estabelecer um circuito entre o coração e os braços, para possibilitar a medição de impulsos que passam pelo tórax.

1ª geração 2ª geração 3ª geração 4ª geração
Altímetro barométrico
Resistência à água
Sensor cardíaco óptico
Sensor cardíaco elétrico
GPS
Acelerômetro
Giroscópio
Sensor de luz ambiente

Quais são os aplicativos pré-instalados no Apple Watch?

O Apple Watch vem com aplicativos pré-instalados, são eles: Bolsa, Mail, Calendário, Câmera (o aparelho não tem câmera, mas pode controlar o obturador do iPhone à distância), Maps, Relógio, Contatos, Mensagens, Telefone, Fotos, Lembretes, Música e Tempo.

Os únicos aplicativos que não dependem do iPhone para carregar dados são: Exercícios e Atividade, apps voltados à prática esportiva. Todos os demais necessitam do iPhone para funcionar.

O Apple Watch não possui teclado, portanto, se você for mandar mensagens utilize o recurso de transcrição de voz (é só falar e ele escreve por você).

Quais as vantagens e desvantagens do Apple Watch?

O Apple Watch é um grande aliado na prática esportiva. Como vimos, ele pode ser conectado aos dispositivos da Apple, como iPad, iPhone ou Apple TV.

Com ele, você pode ver suas notificações com o celular no bolso, e ainda pode atender ligações e ler e enviar mensagens. Na tela inicial você pode ver as horas, temperatura e a data.

Imagem de uma mulher mexendo em seu Apple Watch branco.

O Apple Watch mostra data, hora e clima na tela inicial. (Fonte: fancycrave1 / Pixabay)

As vantagens são muitas. Mas, até mesmo um Apple Watch apresenta suas desvantagens. O gadget não funciona se não estiver conectado a um iPhone, portanto se você não tiver esse smartphone, sugerimos comprá-lo primeiro.

Além disso, só a partir da terceira geração que o relógio passou a funcionar longe do iPhone. O preço também é um fator negativo, já que requer um investimento bem alto.

Vantagens
  • É uma excelente ferramenta na prática de esportes
  • Pode ser conectado ao iPad, iPhone e Apple TV
  • Exibe notificações, permite receber e enviar mensagens e atender ligações
  • Exibe data, hora e situação climática
Desvantagens
  • É uma extensão do smartphone, portanto você precisa ter um iPhone
  • Só a partir da terceira geração que o Apple Watch funciona longe do Smartphone
  • No Brasil, esse dispositivo é bem caro

Como manusear o Apple Watch?

O Apple Watch tem três comandos: botão lateral, que ativa o hub de amigos, coroa que serve para rolar a tela, lista de aplicativos, ativar a Siri (assistente virtual) e como botão de retorno e sensibilidade touch screen.

Se você quiser visualizar notificações, arraste o dedo de cima para baixo. Se quiser ver os resumos, faça o caminho inverso e deslize o dedo de baixo para cima.

Outro recurso é a tecnologia Force Touch, basta pressionar a tela com um pouco mais de força para você visualizar menus ocultos em aplicativos e limpar as notificações.

Imagem de um Apple Watch.

A coroa faz toda a diferença na forma como você manuseia o Apple Watch. (Fonte: Charlie0111 / Pixabay)

A maioria das configurações devem ser feitas pelo iPhone. Você pode selecionar os contatos favoritos para o Hub de amigos e os aplicativos dos quais deseja receber notificações.

Enquanto você estiver manuseando o iPhone, nenhuma notificação chegará no relógio, mas assim que você desligar a tela, o smartwatch voltará a receber avisos e atualizações.

Apple Watch: Qual geração escolher?

As quatro gerações tem algumas características em comum como design, tela Retina OLED, resistência à água e alguns sensores como medidor cardíaco, acelerômetro e giroscópio. As similaridades param por ai e cada modelo tem seus diferenciais.

Apple Watch Series 1

Apesar de ser da primeira geração, o Apple Watch Series 1 não deixa a desejar. O processador é S1, dual-core, desenvolvido especialmente para a primeira geração do aparelho. Ele tem conexão Wi-Fi e Bluetooth 4.0.

Este modelo é acionado automaticamente quando você levanta o pulso. A bateria tem duração de até 18 horas, que varia conforme o uso. O Apple Watch Series da 1ª geração é compatível com Iphone 5 e superiores.

Apple Watch Series 2

O Apple Watch Series 2 foi lançado um ano depois da primeira versão. Esse modelo é ainda melhor para quem utiliza o gadget durante a prática de esportes, pois tem GPS integrado.

Outra diferença é que você não precisa mais carregar o iPhone para todo lugar, pois esse modelo funciona offline. Quando é reconectado à rede faz upload das atualizações.

A resistência à água também evoluiu e agora, o gadget funciona em até 50 metros de profundidade. Outra característica que ganhou upgrade foi a bateria, que pode durar até dois dias.

Apple Watch Series 3

O Apple Watch Series 3 é ainda mais independente do iPhone e 70% mais rápido do que as versões anteriores, pois o processador foi atualizado para um S3 com dois núcleos.

Outra mudança é no grid de aplicativos, agora em formato de lista. A tela está com brilho mais forte, que possibilita um bom desempenho mesmo em locais onde a iluminação for intensa.

Apple Watch Series 4

O Apple Watch Series 4 é o modelo mais atual. Finalmente houve uma alteração no design, e diz respeito ao tamanho: as caixas do relógio estão maiores: 40 ou 44 mm, e o aparelho está mais fino (10,7 mm de espessura).

Esse modelo também pode ser encontrado na versão com caixa de aço inoxidável e em uma nova cor: dourado. Outra inovação é a detecção de queda e os alto-falantes 50% mais potentes.

Houve atualização no processador e ele está duas vezes mais rápido do que na geração anterior. Esse modelo vem com sensor cardíaco óptico de segunda geração e conta também com sensor elétrico.

1ª geração 2ª geração 3ª geração 4ª geração
Diferenciais Resistência à água Funciona offline, tem GPS e resistência à água em até 50 m de profundidade É 70% mais rápido, os apps vêm em formato de lista Processador duas vezes mais rápido do que a última versão
Desvantagens Só funciona conectado ao iPhone. Vem com apenas uma pulseira Nenhuma alteração no design Novamente, nenhuma alteração no design Por ser um lançamento, essa é a versão mais cara
Dimensões da caixa do relógio 38 ou 42 mm e 10,5 mm de espessura 38 ou 42 mm e 11,4 mm de espessura 38 ou 42 mm e 11,4 mm de espessura 40 ou 44 mm e 10,7 mm de espessura

Quanto custa?

O Apple Watch Series 1 é a versão mais barata, sai por cerca de R$ 1.200 (versão de 42 mm). Já o Series 2 está custando R$ 1.700 (42 mm).

O Series 3 está saindo por R$ 2.200 e o modelo mais recente, Series 4, está por R$ 2.800 (40 mm).

Onde comprar?

As lojas oficiais da Apple já tiraram de linha os modelos Apple Watch Series 1 e 2, entretanto, você consegue comprar os modelos e acessórios das linhas 3 e 4, lançadas em 2017 e 2018.

Mas os revendedores autorizados comercializam todos os modelos e você encontra essas diferentes opções em lojas virtuais como Amazon, Mercado Livre e eBay.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de Apple Watch

Antes de você colocar um dos modelos de Apple Watch no carrinho virtual da Amazon, preste atenção nesta última seção. Vamos falar sobre as características que devem ser levadas em consideração no momento da compra. São elas:

  • Material
  • Cor
  • Tamanho
  • Pulseira

Explicaremos item por item, para que você não fique com nenhuma dúvida.

Material

Um dos critérios mais importantes na escolha de um Apple Watch é o material da peça. O Apple Watch Series 1 é a versão mais básica, por isso, a caixa do relógio é feita em alumínio e a tela em vidro.

Os modelos da Series 2, 3 e 4 podem ser de alumínio e vidro (modelo básico), de aço inoxidável com tela de safira (intermediário) ou feito de cerâmica com tela de safira (modelo top de linha).

Cor

O Apple Watch está disponível em cinco opções de cores: o cinza espacial é uma excelente opção para quem procura uma tonalidade discreta e elegante ao mesmo tempo.

O preto é uma cor clássica e combina com diferentes cores e estilos de pulseiras. O prateado é uma opção mais chamativa e ideal para quem busca um modelo com design premium.

Ouro é uma cor muito bonita e chamativa, mas não combina com todo mundo. O ouro rosa é uma variação mais discreta da cor anterior. Apesar de também ser chamativa, a tonalidade é clara e suave.

Imagem de uma Apple Watch.

Você combinar a cor da caixa do relógio com as pulseiras. (Fonte: Ingo Joseph / Pexels)

Tamanho

O Apple Watch foi desenvolvido para se adaptar ao pulso de homens e mulheres, afinal, o aparelho é unissex (você pode personalizá-lo através das pulseiras que podem ser adquiridas separadamente).

Os modelos das gerações 1, 2 e 3 estão disponíveis em dois tamanhos diferentes: 38 ou 42 mm, sendo que a versão maior possibilita que mais informações sejam visualizadas pelo display.

A versão de 38 mm é indicada para quem prefere relógios menores. Também é recomendada para pulsos com 130 a 200 mm de diâmetro. O modelo de 42 mm é um pouco maior, por isso é recomendado para pulsos entre 140 e 210 mm de diâmetro.

A geração 4, entretanto, conta com uma reformulação no padrão, e a caixa pode ter 40 ou 44 mm. Este modelo é ideal para quem procura um relógio mais imponente.

Por se tratar de um wearable, é importante escolher um tamanho que seja confortável e adequado ao seu pulso. Então, mesmo que você for comprar pela internet, vale a pena ir na loja da Apple e experimentar os modelos disponíveis.

Imagem de uma moça usando um Apple Watch.

O Apple Watch se adapta a diferentes espessuras de pulso. (Fonte: Luke Chesser / Unsplash)

Pulseira

A escolha da pulseira está relacionada à questão de gosto pessoal não de funcionalidade. Lembre-se de comprar um modelo compatível com o seu relógio (38, 40, 42 ou 44 mm).

As pulseiras casuais podem ser de couro, liso ou rugoso, com fecho magnético ou de aço inoxidável, em seis opções de cores. Outra opção é a pulseira de liga de aço inoxidável com fecho magnético ou em estilo borboleta.

As pulseiras esportivas estão divididas em duas versões: de fluorelastômero resistente, com fecho de pino em 9 opções de cores. O outro modelo é a Loop esportiva feita de nylon macio, respirável, com fecho ajustável e oito opções de cores.

(Fonte da imagem destacada: Florian-Media / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.