Imagem mostra um homem utilizando um apresentador.
Ultima atualização: 26 de outubro de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

20Horas investidas

2Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre apresentador, um item que é muito útil em palestras, trabalhos de escola e faculdade, apresentações no trabalho, dentre outras coisas.

Os apresentadores, além de possuírem marcadores para que os participantes consigam entender melhor o conceito do que está sendo explicado, também permitem mudar de slide com facilidade.

Neste artigo vamos falar sobre estes equipamentos, e sobre quais são as características que você deve buscar para que faça a melhor escolha possível e consiga ter sucesso nas suas apresentações.




Primeiro, o mais importante

  • Com um apresentador, você não precisará ir até o computador para trocar os slides, e assim você não precisará fazer pausas durante a sua fala, o que permitirá que a apresentação flua melhor.
  • É importante que você avalie o peso do apresentador, pois como ele ficará na sua mão durante a apresentação, você poderá acabar se cansando caso ele seja muito pesado.
  • O alcance também é um detalhe importante a ser observado, pois se você estiver planejando se apresentar em um auditório de grandes dimensões, o apresentador precisará ter um alcance maior.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores apresentadores

Atualmente, a variedade de apresentadores de slides existentes no mercado só tem aumentado, já que cada vez mais pessoas desejam ter um produto como esse para ter mais confiança durante suas apresentações.

Confira abaixo um Ranking com os melhores apresentadores disponíveis no mercado atualmente:

1° - Apresentador a laser YDTECH

Esse apresentador a laser é uma excelente opção para que suas apresentações sejam feitas da maneira mais eficiente, já que não será preciso ir até o computador para mudar o slide.

O seu design leve e elegante é um dos motivos pelos quais muitos compradores têm optado por adquirir esse produto. O apresentador ainda acompanha um estojo com zíper para que você possa guardar o aparelho.

2° - Apresentador sem Fio R400 Logitech

O apresentador R400 da Logitech é considerado um dos melhores produtos disponíveis no mercado atualmente, já que seu design foi pensado para que você fique mais confiante durante suas apresentações e seus controles são muito intuitivos.

Através desse produto você terá um alcance de até 15 metros de distância e uma incrível facilidade para trocar de slide.

3° - Apresentador sem Fio, C3TECH, Ap-400

Esse apresentador possui um design simplificado, e se ajusta perfeitamente às mãos do usuário. Além disso, ele possui alta performance, e um dos melhores custos benefícios do mercado.

Seu alcance é de 10 a 15 metros, e ele funciona nos sistemas operacionais Microsoft Windows XP/ 7/ 8/ 8. 1/ 1.

4° - Apresentador sem Fio Logitech

Esse apresentador é considerado revolucionário, já que ele possui um alcance de até 30 metros de distância e um sistema avançado do ponteiro que permite destacar e ampliar áreas durante a sua apresentação.

Uma carga completa neste equipamento é capaz de durar por até 3 meses, e seu temporizador personalizável permite que sejam enviados alertas de vibração direto para a sua mão.

Guia de Compra

Um apresentador é uma ferramenta que fará com que as suas apresentações sejam um sucesso, já que ele consegue atrair a atenção do público para onde você desejar, seja deixando a tela preta para que o foco das atenções seja em você, ou sublinhando uma palavra ou frase importante.

O Guia de Compras abaixo é ideal para que você consiga avaliar as características principais de um apresentador, para que assim consiga fazer a melhor escolha.

Imagem mostra um homem fazendo uma palestra em um auditório.

Através do guia de compras você conseguirá avaliar melhor as características de um apresentador. (Fonte: Southgeist / Wikimedia)

O que é um apresentador?

Como o próprio nome do produto já diz, um apresentador é um produto que ajuda os usuários em suas apresentações, pois com eles é possível passar os slides, sublinhar as partes do texto mais importantes, dentre muitas outras coisas.

Assim, essa é uma maneira de prender a atenção do público, e você terá a chance de aumentar o interesse da plateia pela sua apresentação.

Quais são as vantagens e desvantagens de usar um apresentador?

Uma das principais vantagens do apresentador é que com ele você ganhará muita mobilidade para lecionar palestras, já que não precisará ficar preso a um computador para trocas os slides, e poderá caminhar tranquilamente enquanto fala.

Assim a palestra fluirá melhor, sem que você tenha que dar longas pausas para trocas de slides, e há maiores chances de que o público preste mais atenção.

Em relação às desvantagens de um apresentador, é que normalmente eles funcionam com pilhas, e o custo de substituir as pilhas acaba “pesando” no bolso.

É preciso que você se certifique também se a bateria possui boa autonomia, pois caso não tenha ela poderá acabar no meio da sua apresentação, e tirar toda a sua confiança no momento da fala.

Confira abaixo, uma tabela com as vantagens e desvantagens de possuir um apresentador:

Vantagens
  • Mobilidade
  • Não é necessário ir até o computador para trocar slides
  • Palestra fluirá melhor
Desvantagens
  • Substituir pilhas sai caro
  • Se a bateria não tiver boa autonomia, poderá acabar no meio da apresentação

O alcance importa no passador de slides?

Essa é uma das principais questões a serem analisadas quando você pensa em comprar um apresentador. E para isso, você precisa refletir qual tipo de apresentação costuma fazer.

Você usa o passador de slides em uma sala de sala de escola ou faculdade para dar aulas? Costuma usá-los em apresentações de reuniões dentro da empresa? Ou está acostumado a fazer palestras em grandes auditórios?

Essa reflexão vai dizer o alcance que o seu apresentador precisa ter. Uma das principais vantagens de um apresentador é permitir que você possa ficar a uma determinada distância dos slides e que mesmo assim consiga comandá-los de forma fácil.

Por isso o alcance é tão importante, pois ele determina a quantos metros você poderá ficar dos slides sem ter problemas. Normalmente eles permitem que o usuário fique a 10, 15, 30 ou até 100 metros.

Se você é um professor, um passador de slides de pouco alcance basta. Pense que uma sala de aula dificilmente será grande demais para você precisar de um apresentador de 100 metros.

Agora, se você costuma usar auditórios, especialmente se movimentando por todo o espaço, quanto maior o alcance, melhor. Isso ditará a liberdade de movimentos que você tem para circular pelo local.

Imagem mostra a palestrante Julie Freeman no TED Talks.

Um apresentador por ter um alcance de até 100 metros. (Fonte: Juliana Rotich on Flickr / Wikimedia)

Quanto custa?

Um apresentador normalmente custa entre R$ 20 e R$ 800, e quanto mais funções ele tiver, maior será o preço do produto. Muitos dos aparelhos mais baratos têm baixo alcance, o que impossibilita que sejam utilizados em salas de apresentações maiores, então preste atenção nisso.

Outro fator que pode vir a ser incômodo para algumas pessoas é a bateria deles, que, na maioria dos casos funciona com pilhas, e pode acabar saindo caro ter que substituí-las sempre que acabarem.

Onde comprar?

Na Internet é possível encontrar apresentadores em sites como Amazon, Submarino, Americanas, Shoptime, basta pesquisar nas páginas destas lojas que você certamente encontrará o que busca.

Se deseja buscar em lojas físicas, procure em papelarias e comércios similares, pois esses são os locais onde usualmente são encontrados os apresentadores. Uma delas é a loja Kalunga, que costuma comercializar este tipo de produto.

Critérios de compra: Principais características para avaliar num apresentador

Para que um apresentador seja considerado uma boa aquisição, será necessário que você avalie as seguintes características:

  • Tamanho e peso
  • Design
  • Memória
  • Bateria
  • Laser

A seguir vamos detalhar essas características, para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Tamanho e peso

O tamanho é um fator muito importante a ser observado por quem deseja comprar um apresentador, pois caso ele seja compacto você será capaz de carregá-lo para qualquer lugar, além de poder guardá-lo na mochila ou no bolso sem qualquer problema.

O aparelho também deverá ter como característica a leveza, para que você consiga ficar com ele durante um longo tempo nas mãos durante as apresentações sem se cansar.

Design

Outro aspecto importante dos apresentadores é o design deles, pois eles devem ser suaves ao tato, e ao mesmo tempo terem uma aparência atrativa, diante do fato de que você irá se apresentar perante uma plateia.

Os botões são uma parte importante do design, pois eles devem ter formatos diferentes para que você possa encontrá-los facilmente em ambiente menos iluminados, já que frequentemente nas apresentações as luzes são mais baixas.

Imagem mostra um homem falando em público perante uma plateia.

O design dos botões é importante para que você possa trocar os slides mais facilmente. (Fonte: Dmytro Sidelnikov / 123RF)

Memória

Muitos aparelhos possuem memória incluída, que permitem que, além de que você possa controlar a sua apresentação, seja possível também que você armazene ela na própria memória do equipamento.

Assim, você poderá realizar suas apresentações de forma muito mais rápida e fácil, pois bastará apertar alguns botões no aparelho para que os slides sejam apresentados na tela, sem que precise se preocupar em conectar o dispositivo a um computador.

Bateria

Um elemento muito importante a ser observado quando você estiver pensando em adquirir um apresentador é a bateria dele, principalmente em relação a dois aspectos: tipo e autonomia.

Com relação ao tipo de bateria, elas normalmente podem ser de lítio ou pilhas, sendo que as primeiras normalmente representam um gasto menor no final do mês por serem recarregáveis.

A autonomia das baterias é um item fundamental a ser analisado, por isso verifique as especificações do fabricante e analise as avaliações de outros usuários a respeito do produto.

Imagem mostra uma mulher falando em pública perante uma plateia.

A bateria dos apresentadores normalmente funciona através de pilhas ou bateria de lítio. (Fonte: Pxhere)

Laser

Uma das características que um apresentador pode possuir é o laser, que pode acompanhar o apresentador ou não, de acordo com o objetivo que deseje obter com o aparelho.

O laser é uma função adicional, que vai manter ainda mais a atenção do público focada na sua apresentação, já que ele ajuda a sublinhar palavras e frases que você considere importantes.

Além disso, os lasers podem ter diferentes cores, sendo a mais comum a vermelha. Os que possuem a cor verde também tem se popularizado, somente é preciso tomar cuidado, pois eles possuem um brilho um pouco maior que os vermelhos, e não devem ir de encontro aos olhos das pessoas.

(Fonte da imagem destacada: ra2studio / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?