Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

47Comentários coletados

Como nosso trabalho é tornar seu trabalho mais fácil e confortável, hoje queremos falar sobre um produto que não só torna seus espaços mais confortáveis, mas também é absolutamente necessário quando altas temperaturas tomam conta de sua casa, escritório ou similares: o aquecedor, mas não apenas qualquer aquecedor, mas o aquecedor a gás.

E qual é a sua real importância? A verdade é que nós talvez não vejamos isso até que realmente precisemos de um. Quando se trata de altas temperaturas, os aquecedores podem nos ajudar a manter nossos espaços em condições ótimas e agradáveis, para que o frio não se apodere deles. Quando nosso produto é gás, ele pode facilitar muitas coisas.

Ao longo destas linhas você aprenderá tudo sobre aquecedores a gás, seus usos, seus benefícios e os menores detalhes que o ajudarão a escolher a melhor opção para você e a sua. Você está pronto? Se sim, leia e nós lhe diremos mais.




O mais importante

  • Aquecedores a gás são produtos ideais para quando você quer controlar as altas temperaturas em seus espaços, a fim de criar ambientes mais confortáveis e adequados para aqueles que estão presentes. Esses dispositivos garantem maior economia de energia e menos poluição ambiental.
  • O calor emanado pelos aquecedores a gás será percebido de forma diferente dependendo de como eles funcionam. Existem 3 tipos básicos: chama radiante, catalítica e azul, que oferecem diferentes benefícios e características quando se trata de capacidade, consumo e segurança.
  • Ao selecionar o modelo que você preferir, você deve levar em conta o tipo de gás a ser utilizado, o local que você tem que localizá-lo, a quantidade de recursos que você terá que mantê-lo em operação e a economia que você precisa aplicar, e as dimensões que permitirão o fácil armazenamento e localização.

Aquecedor a gás: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre um aquecedor a gás

Aquecedores a gás podem ser encontrados com várias características, modelos, operação, tamanho e mais, com sua missão comum: fornecer calor naqueles lugares onde ele está localizado. Aqui estão algumas informações mais detalhadas que você vai querer levar em consideração ao fazer sua compra.

Os aquecedores a gás podem gerar ambientes quentes sem desperdiçar eletricidade, então eles funcionam perfeitamente para restrições de energia. (Foto: Kirill Ryzhov / 123rf.com)

O que é um aquecedor a gás e quais são suas vantagens?

Aquecedores são dispositivos que emanam ar quente contínuo para um determinado espaço, com a intenção de regular ou aumentar a temperatura ambiente. Embora existam modelos que funcionam no modo elétrico, desta vez vamos falar exclusivamente sobre aquecedores a gás.

Quando escolhemos este tipo de modelo, conseguimos uma grande economia de energia, não dependemos da eletricidade e reduzimos os riscos que podem ser causados ou agravados pelos modelos que utilizam eletricidade.

Escolher entre uma opção ou outra pode parar você de pensar por um momento, por isso queremos deixar tudo o mais claro possível. Para explicar suas características mais especificamente, nós criamos uma lista de vantagens e desvantagens que você encontrará ao escolher um aquecedor a gás.

Vantagens
  • Economia de energia
  • Baixa poluição
  • Economiza dinheiro a longo prazo
Desvantagens
  • Requer instalação de gás
  • Gás pode se esgotar
  • Investimento inicial caro

Aquecedor a gás radiante, catalítico ou de chama azul - o que deve ser cuidado?

Como há uma grande variedade de modelos quando se trata de aquecedores a gás, é importante saber como eles se comportam quando são instalados, ligados e começam a funcionar e aquecer. Este conhecimento será fundamental para conhecer suas necessidades e limitações e como o aquecedor a gás perfeito pode ajudá-lo a resolver seus problemas.

Quando nos referimos ao tipo de operação e ignição dos aquecedores a gás, temos 3 opções principais que podemos facilmente encontrar entre os modelos que são apresentados no mercado: chama radiante, catalítica e azul. Abaixo explicamos cada um deles em detalhes.

Radiante. O calor vem de uma metodologia infravermelha que atinge uma alta potência e pode atingir até 4.000 watts. O consumo de gás se traduz em 300 gramas por hora e seu alcance pode alcançar até 20 metros quadrados, quando em perfeito funcionamento.

Catalisador. Esta opção é mais segura para espaços com animais de estimação e crianças, e sua economia de energia é muito maior. Sua radiação aquece objetos que indiretamente aquecem o ar, de modo que o risco de queimaduras é muito reduzido.

Chama azul. O desempenho deste modelo e a economia de energia são muito maiores do que as opções acima mencionadas. O ar é aquecido diretamente, de modo que uma temperatura equilibrada é alcançada em um curto espaço de tempo. Além disso, eles são capazes de cobrir mais espaço com menos desgaste em sua vida útil.

Radiant Catalytic Chama azul
Space Interno e ventilado Interno Interno ou externo
Consumo de gás 300 gramas por hora Até 200 gramas por hora 300 gramas por hora
Capacidade 20 m2x 25 m2x 35
m2
Segurança Cuidado com crianças e animais de estimação Baixo risco de queimaduras Safer

Critérios de compra

Ao contrário de outros produtos que são mais comuns em nossa casa, os critérios a serem levados em conta na compra de um aquecedor a gás podem ser um pouco mais complexos e específicos, e é por isso que, além de verificar quais são os mais adequados às suas necessidades, seria aconselhável obter aconselhamento profissional também.

Tipo de gás

Há 3 tipos de gás que podem ser usados na maioria dos aquecedores a gás: natural, butano e propano. Abaixo mostramos as principais características de cada um deles para que você possa escolher o que é mais conveniente para você.

Gás natural. Há uma grande variedade em oferta, o preço é acessível e não é muito poluente. É fácil de instalar e pode estar nas mãos de qualquer companhia de gás perto de você com acesso à rede pública. Sua desvantagem é sua alta inflamabilidade.

Gás propano. Ela pode ser concentrada em cisternas, tornando-a uma escolha ideal para as áreas rurais. Também é adequado para instalações ao ar livre, pois pode suportar temperaturas tão baixas quanto - 44°C. Infelizmente, seu preço é o mais alto destas opções e sua instalação requer uma quantidade considerável de espaço externo.

Gás butano. Este tipo de gás é normalmente encontrado em garrafas portáteis, portanto seu transporte e mobilização é geralmente fácil e ideal tanto para uso interno quanto externo, mas tenha cuidado, ele não deve ser exposto a temperaturas muito altas e evapora a temperaturas muito baixas.

Após ler isto, lembre-se de verificar o tipo de conexão que você será capaz de estabelecer. Se o seu espaço tem acesso ao gás natural, esta é a opção mais conveniente. Se esta não for uma opção para você, você pode consultar distribuidores de gás propano.

Localização do quarto

Dependendo do aquecedor de gás que você escolher, seu tipo de operação, tamanho e outras especificações, você pode ou não ser capaz de usá-lo com sucesso em diferentes espaços. Por exemplo, o aquecedor que você deve escolher para um pequeno escritório não é o mesmo que para um terraço ao ar livre ou uma grande sala.

Se você tiver salas pequenas, escolha um aquecedor que não ocupa muito espaço e que sua potência não exceda as dimensões do lugar que você selecionou e, se for o caso, certifique-se de que você possa regular sua temperatura. Se você vive com crianças pequenas ou animais, opte por aquecedores a gás catalíticos ou de chama azul para evitar incidentes.

Economia de energia

Alguns aquecedores a gás são conhecidos por consumirem muita energia e rapidamente consumirem o gás que você lhes forneceu. Se você está procurando por economia de energia, é importante que o produto que você escolher tenha entre suas propriedades a possibilidade de regular a temperatura e a intensidade, para que você possa adaptá-lo aos seus espaços.

Foi comprovado que os aquecedores a gás catalítico e a chama azul podem economizar até 30% do gás que um aquecedor a gás radiante poderia consumir, além de serem muito mais seguros. Use estas opções se você quiser aproveitar ao máximo a entrada de gás que você tem para executá-las.

Dimensões

Há muitos projetos de aquecedores a gás para escolher. Desde modelos de 15 centímetros de altura e apenas 4 centímetros de espessura até modelos grandes com mais de 90 centímetros de altura e largura, e com mais de 30 centímetros de espessura. Seu peso pode variar de pouco mais de 1 quilograma a mais de 12 quilogramas.

Isto deve ser levado em consideração ao selecionar para que você irá usá-lo, com que freqüência você irá usá-lo e se você precisa ou não carregá-lo com freqüência. Se você decidir escolher um modelo grande para cobrir mais espaço, nós recomendamos selecionar um projeto que tenha rodas ou alças para facilitar o transporte.

Dependendo do projeto que você escolher, o aquecedor a gás pode ser colocado nas paredes ou no chão, dependendo de suas possibilidades. (Foto: slasny / 123rf.com)

(Fonte da imagem em destaque: Nikkytok/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas