Foto de uma piscina com raia, com uma pessoa nadando.
Ultima atualização: 26 de março de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

64Comentários coletados

Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Ficamos felizes que você tenha nos escolhido! Hoje vamos conversar sobre um equipamento que faz toda diferença se você possui uma piscina em casa: o aquecedor de piscina.

Nadar e aproveitar as atividades aquáticas no verão é uma delícia, mas no inverno a água gelada não é nem um pouco convidativa, né? Por isso um aquecedor é uma boa escolha: ele garante o bom aproveitamento do espaço durante o ano todo.

Como sabemos que esse produto pode ser pouco conhecido, vamos te explicar tudo sobre ele em um guia bem didático!




Primeiro, o mais importante

  • Possuir um sistema de aquecimento que atenda a sua piscina é uma ótima forma de aproveitá-la durante as quatro estações do ano, sem correr o risco de passar frio.
  • Existem vários tipos de aquecedores de piscina, mas os principais são: aquecedor solar, aquecedor elétrico, aquecedor a lenha, aquecedora a gás e o trocador de calor.
  • Instalar um sistema desses em sua piscina valoriza muito seu imóvel! Caso você tenha a intenção de vendê-lo futuramente, essa pode ser uma boa oportunidade de aumentar o seu valor.

Você também pode gostar:

Melhores aquecedores de piscina: Nossos favoritos

Se você ainda não sabe como funciona o aquecimento da água das piscinas e está um pouco confuso sobre a escolha do melhor equipamento para sua casa, fique tranquilo.

Selecionamos três excelentes opções que podem significar uma boa compra, ou ao menos te ajudar em questões de referências.

Um trocador de calor super econômico

A grande vantagem desse trocador de calor é a economia! Ele reduz em até 80% o gasto de energia elétrica se comparado com os aquecedores que possuem resistência elétrica.

Ele foi desenvolvido com base no princípio “Faça você mesmo”, se adequando às suas necessidades. Você terá total autonomia para definir a temperatura ideal da sua piscina.

Um fator interessante é que esse produto possui o condensador de titânio, que é muito resistente, inclusive aos tratamentos químicos aplicados à agua.

Aquecedor elétrico para piscinas de até 180 mil litros

Se você procura um aquecedor elétrico, este é uma boa opção. Ideal para piscinas maiores, com até 180 mil litros de água, este produto possui sistema de aquecimento com resistência blindada.

Ele permite que a temperatura da água atinja até 36oC, e é muito fácil de instalar, não sendo necessário fazer nenhuma alteração na tubulação da piscina.

Outra vantagem é que ele é feito de alumínio naval fundido, sendo altamente resistente à corrosão, calor, tratamentos químicos da água e sal.

O aquecedor para piscina com a instalação mais simples

Esse aquecedor da Cardal atende piscinas de até 10.000 litros. Seu maior destaque é a facilidade de instalação, o que também gera economia. Com engates flexíveis, a instalação é feita em questão de minutos. Os contatos em prata dão maior vida útil ao aparelho, e a resistência blindada não permite o contato direto entre a água e o elemento de aquecimento.

Guia de compra

Entender o funcionamento, as vantagens e os tipos de aquecedores pode ser um pouquinho complicado, por isso, compilamos todas as informações importantes sobre esse produto em um guia, que você pode ler logo abaixo.

Quer comprar um aquecedor de piscina? As repostas das perguntas abaixo vão te ajudar nessa tarefa!

 Foto de duas adolescentes de biquíni, em uma boia, dentro de uma piscina.

O aquecedor permite que você aproveite ainda mais a piscina da sua casa. (Fonte: Sebantian Voortman / Pexels

Aquecedor de piscina: O que é e quais são as suas vantagens?

É bem provável que no verão a piscina da sua casa seja um dos seus espaços favoritos. O clima quente faz com que seja difícil resistir a uma tarde se refrescando, né?

Em contrapartida, no inverno as piscinas são meramente decorativas, afinal, ninguém tem coragem de enfrentar as baixas temperaturas da água.

Essa rotina de aproveitar a piscina somente no verão pode ser modificado com um aquecedor especialmente projetado para esse espaço.

Ele permite que você aproveite o seu uso durante as quatro estações do ano, sem se preocupar em passar frio. A maioria deles atinge temperaturas até 40o C, que podem ser controladas de acordo com a sua necessidade.

Ter um sistema de aquecimento na sua piscina é algo inovador, valoriza seu imóvel, incentiva a prática de esportes durante todo o ano e contribui para o alívio das tensões após um dia agitado.

No entanto, é importante que você saiba que existem muitas questões envolvidas nessa escolha.

Na hora de comprar seu aquecedor, é importante que você seja consciente leve em conta a sustentabilidade e o gasto de energia elétrica. Esses são fatores que estão diretamente ligados a esse produto, que, de maneira geral, consume bastante energia e não é barato!

O aquecedor é uma excelente forma de manter a piscina da sua casa sempre ativa, mas é necessário que você faça um planejamento antes de escolher qual vai instalar, uma vez que é produto um pouquinho trabalhoso, viu?

Vantagens
  • Usa-se a piscina durante todo o ano
  • Temperaturas até aproximadamente 40o C, Água mais relaxante
  • Valoriza o imóvel
  • Possibilidade de utilizar tecnologia sustentável
Desvantagens
  • É caro
  • Na maioria dos casos, é necessária manutenção periódica
  • Gasto de energia elétrica pode ser alto
  • Nem todas as opções são sustentáveis
  • É recomendado o uso de capa térmica

O que é a capa térmica para piscina?

Alguns aquecedores para piscina necessitam que você use, em conjunto, uma capa térmica. Pra quem está se perguntando o que é isso, nós já vamos te explicar.

A capa térmica é um acessório que retém o calor da piscina aquecida, que tende a perder calor na superfície, principalmente se for localizada em espaço aberto.

A vantagem da capa é que ela é feita de um material firme, que não permite que a água esfrie da noite pro dia, deixando-a sempre em uma temperatura agradável.

Qual o melhor tipo de aquecedor de piscina?

O primeiro passo que deve ser dado antes de comprar o seu sistema de aquecimento da água, é escolher qual será o tipo de aquecedor. Os principais são: aquecedor solar, aquecedor elétrico, trocador de calor, aquecedor a lenha e aquecedor a gás.

Aquecedor solar

Esta é a opção mais sustentável! O aquecimento solar funciona por meio de placas, que precisam ser posicionadas em um espaço onde tenham contato direto com a luz do sol.

Ele age através da radiação solar que será coletada pelo equipamento e transferida para a água da piscina. Apesar de seu preço ser um pouco alto, acaba valendo a pena por ter um custo mensal muito baixo.

Aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico depende, diretamente, de uma fonte de energia. Embora tenha um custo de aquisição bem baixo, o gasto mensal é muito alto, pois trata-se de um produto que consome muita energia elétrica!

A principal vantagem é que ele atinge boas temperaturas, que são controladas através de um termostato. Este é um aquecedor compacto e de fácil instalação.

Trocador de calor

O trocador de calor é preferido de muita gente por ser altamente eficiente e ecologicamente correto. No entanto, ele não está entre as opções mais baratas. Seu funcionamento é elétrico, e a água é aquecida de forma alternada.

Aquecedor a lenha

O sistema a lenha é trabalhoso, caro e nada sustentável. A água é aquecida por meio da queima da lenha, que deve ser armazenada sempre em local seco.

É importante frisar que não é muito legal fazer a retirada da lenha em grande quantidade da natureza, e por isso, seria interessante se você priorizasse outros sistemas.

Aquecedor a gás

Esse é um sistema que faz uso gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás natural (GN). Sua vantagem é que ele atinge qualquer temperatura, e não é considerado tão caro.

No entanto, é necessário que você tenha um cômodo reservado para a instalação dos equipamentos, de acordo com as normas de segurança.

Esse espaço precisa ter uma chaminé para eliminar os gases de exaustão, o que torna esse sistema pouco sustentável, pois prejudica a camada de ozônio.

Solar Elétrico Trocador de calor Lenha Gás
Aquecimento Médio Alto Alto Médio Alto
Sustentabilidade Sustentável Não sustentável Sustentável Não sustentável Não sustentável
Aquisição Alto Baixo Alto Baixo Médio
Custo mensal Baixo Alto Alto Alto Médio
Instalação Trabalhosa Fácil Fácil Trabalhosa Trabalhosa

Quanto custa um aquecedor de piscina?

É muito difícil dizer qual a média de preço de um aquecedor de piscina, pois depende muito do tipo de sistema escolhido, mas, já podemos adiantar que nenhum deles é muito barato.

Adquirir um aquecedor não deverá te custa menos que R$ 1.200, sendo que alguns sistemas ultrapassam os R$ 6.000.

Mas, além do valor da aquisição, você também deve levar em conta o gasto mensal que terá com o aquecimento da água, ok?

Onde comprar um aquecedor de piscina?

O aquecedor de piscinas definitivamente não é um produto que você encontra em qualquer lugar. No entanto, temos boas opções para te indicar.

Você pode buscar por ele em lojas especializadas em piscinas ou aquecedores, como a Sodramar e a Casa dos Aquecedores.

Em lojas de construção como a Leroy Merlin e a Telha Norte você também encontrará bons produtos.

E, por fim, se você preferir o mercado online, te recomendamos a Amazon, o Mercado Livre e o Buscapé.

Critérios da compra: Fatores para comparar os aquecedores de piscina

Acho que você já deve ter percebido que os aquecedores para piscina não são equipamentos tão simples, né? E é exatamente por isso que resolvemos pontuar alguns critérios os quais você deve prestar atenção na hora da sua compra.

A seguir, iremos explicar com mais detalhes cada um desses fatores.

Espaço

Ter um sistema de aquecimento da água da sua piscina é ótimo, mas já pensou que a maioria desses equipamentos ocupa bastante espaço?

É importante que, antes de adquirir um, você faça um planejamento na sua casa, organizando onde será instalado o seu aquecedor.

Caso você não tenha muito espaço, pode ser interessante optar pelo modelo elétrico, que é bem pequeno, ou até mesmo pelo solar, cujas placas podem ser acopladas no telhado.

Manutenção

A frequência da manutenção do seu aquecedor é algo que deve ser levado em conta na hora da sua compra.

É interessante que você dê preferencia àqueles modelos que sejam de fácil preservação, não necessitem de checagens frequentes, e que não requeiram muita mão de obra na hora da manutenção.

Três crianças pulando dento de uma piscina bem grande.

Escolha um tipo de aquecedor de piscina que seja fácil de manter. (Fonte: Marc Richards/ Pexels)

Barulho

De maneira geral, o processo de aquecimento da água não é muito barulhento, no entanto, algumas pessoas são mais sensíveis a ruídos e podem se sentir incomodadas com os sons emitidos pelos aquecedores elétricos e pelo trocador de calor, por exemplo.

Se essa for uma questão pra você, recomenda-se fazer o uso de aparelhos mais silenciosos, como o aquecedor a gás ou o solar.

Valorização do imóvel

Se você tem planos de vender ou alugar seu imóvel no futuro, deve lembrar disso ao comprar um sistema de aquecimento para sua piscina.

Esses equipamentos valorizam bastante a sua residência, e pode ser interessante que você escolha um que valorize ainda mais. Um exemplo são os aquecedores para piscina solares, já que este tipo de energia sustentável vem ganhando espaço no mundo inteiro e, portanto, vai valorizar seu imóvel.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.