pessoa que controla o ar condicionado
Ultima atualização: 8 de dezembro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

23Horas investidas

4Estudos avaliados

57Comentários coletados

Chega o verão e, com ele, o calorão de sempre. E é então que você se lembra que precisa de um ar condicionado, certo? Mas como está cada vez mais difícil escolher o modelo ideal, em meio a tanta variedade, hoje vamos nos concentrar em um dos mais populares do momento: O ar condicionado inverter 12000.

O ar condicionado inverter 12000 é um dos mais eficientes do mercado, mas não é indicado para qualquer ambiente. Por isso, nesse artigo nós vamos explicar quais são as vantagens desse tipo de ar condicionado e como escolher o melhor modelo em meio a tantas marcas.




Primeiro, o mais importante

  • O ar condicionado inverter 12000 é um dos mais potentes e econômicos, mas é recomendado especificamente para cômodos como salas e quartos que não passem de 20m².
  • Existem muitas diferenças entre o ar condicionado inverter 12000 BTUs e o modelo mais comum disponível no mercado.
  • Hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de ar condicionado inverter 12000 e é preciso avaliar alguns fatores para garantir a compra do modelo ideal para você.

Você também pode gostar:

Melhores aparelhos de ar condicionado inverter 12000: Nossas recomendações

O processo de escolher um ar condicionado vai muito além de considerar apenas o preço e o design. E o mesmo vale para o ar condicionado com tecnologia inverter e de 12000 BTUs. isso porque os fabricantes oferecem um modelo ideal para cada situação e necessidade. Por isso, nós listamos a seguir os melhores aparelhos de ar condicionado 12000 disponíveis no momento. Confira:

Para controlar seu ar condicionado de qualquer lugar

O ar condicionado inverter 12000 da Midea alia conforto térmico e economia. O sistema Inverter reduz o uso de energia em até 60% no modo normal e em até 74% na função Eco Noite. Tem Selo Procel A de Energia e conta ainda com Kit WiFi Midea, que permite que você controle o ar condicionado de qualquer lugar.

Ar condicionado para economizar energia

Esse modelo de ar-condicionado inverter 12.000 BTUs da Agratto mantém a temperatura constante e evita picos de energia, por conta de seu circuito inteligente, o que pode economizar até 60% de energia. Com classificação Procel A, esse modelo é sustentável, com design clean e controle com display digital.

Ar condicionado para eliminar vírus e bactérias

Esse modelo de ar inverter 12.000 BTUs da Samsung conta com um inversor de 8 polos para manter a temperatura desejada sem desligar e ligar com frequência. O ar se mantém limpo com o 3 Care Filter e, além de coletar o pó, o sistema elimina até 99% de certos vírus, bactérias e alérgenos. Outro fator positivo é a tecnologia Triple Protector Plus, que mantém a temperatura desejada mesmo nos ambientes mais difíceis.

Guia de Compra

Como você pode perceber com a variedade de tamanhos e funcionalidades, nunca é simples escolher e comprar um ar condicionado. Ainda mais quando você está à procura de um modelo específico como é o caso do ar condicionado inverter 12000.

Por isso, nesse Guia de Compra, nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre as características, modelos e o funcionamento do ar condicionado inverter 12000.

Mulher sentada no sofá debaixo do ar condicionado.

O ar condicionado inverter 12000 é um aparelho econômico, durável, potente e silencioso. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Quais são as características de um ar condicionado inverter 12000?

Para que você possa entender o que é, como funciona e quais são as características de um ar condicionado inverter 12000, é preciso explicar sua denominação por partes.

Primeiramente, é preciso que você compreenda o que significa o termo “inverter” e, depois, o que representa a numeração “12000”.

Inverter é uma tecnologia que torna o aparelho de ar condicionado mais econômico quando tratamos de consumo de energia. O sistema de um ar condicionado inverter permite que o aparelho refrigere o ambiente de forma constante, controlando a velocidade do compressor.

Dessa forma, o ar condicionado inverter não liga e desliga, como ocorre com os modelos comuns. Com isso, acaba desgastando menos o motor, reduzindo a emissão de ruídos e evitando os picos de voltagem.

Mulher deitada no sofá, usando notebook, com o ar condicionado ligado acima dela.

O ar condicionado inverter 12000 é ideal para refrigerar locais de tamanho médio. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Além disso, como o compressor do ar condicionado inverter está sempre em funcionamento, não ocorrem oscilações na temperatura.

Com isso, esse tipo de ar condicionado consome cerca de 60% menos energia em comparação a um modelo que não tem a tecnologia inverter.

A numeração em BTU determina a potência de refrigeração do ar condicionado inverter.

Já o numero 12000 representa a BTU, uma sigla em inglês que significa Unidade Térmica Britânica. Na prática, a numeração em BTUs determina a potência de refrigeração do ar condicionado.

Ou seja, quanto maior for o número de BTUs, mais potente será o ar condicionado. Mas isso não quer dizer que você pode escolher o ar condicionado com o maior BTU à revelia.

Isso porque, na prática, a quantidade de BTUs de um ar condicionado é calculada levando-se em consideração alguns fatores como, por exemplo, o tamanho do cômodo, a quantidade de incidência solar e de pessoas que passarão pelo local.

Dessa forma, de modo geral, o ar condicionado inverter 12000 é recomendado para cômodos de até 20 metros quadrados.

Mas, para que você entenda como isso funciona essa analogia entre o BTU do ar condicionado, o tamanho do local onde ele será instalado e a provável quantidade de sol que irá incidir sobre ele, confira a tabela que criamos a seguir:

Metragem do ambiente Pega sol da manhã Pega sol da tarde ou o dia todo
Até 10 m² Até 7.500 BTUS/h Até 7.500 BTUS/h
15 m² 10.000 BTUS/h 10.000 BTUS/h
20 m² 12.000 BTUS/h 12.000 BTUS/h
25 m² 12.000 BTUS/h 15.000 BTUS/h
30 m² 15.000 BTUS/h 18.000 BTUS/h
40 m² 18.000 BTUS/h 21.000 BTUS/h
50 m² 21.000 BTUS/h 30.000 BTUS/h

Qual a diferença entre o ar condicionado inverter 12000 e o tradicional?

Há várias diferenças entre o ar condicionado inverter 12000 e o modelo convencional. Como vimos, o ar condicionado inverter é mais econômico do que o modelo que não possui essa tecnologia.

Além disso, por conta de seu sistema de funcionamento, o ar condicionado inverter 12000 cria uma climatização que acontece aos poucos e, por isso, a temperatura é mais constante do que no modelo tradicional.

Já o ar condicionado convencional possui um compressor que funciona ligando e desligando para manter o ambiente climatizado. Isso acaba causando uma grande variação de temperatura e, consequentemente, gera picos de energia. O resultado é que o consumo de energia do ar condicionado comum é muito maior.

Mas as diferenças entre o ar condicionado inverter 12000 e o convencional não param por aí. O inverter também oferece maior controle, já que também atinge a temperatura escolhida mais rapidamente do que o tradicional.

Casal sentado no sofá ligando o ar condicionado.

O ar condicionado inverter 12000 é mais eficiente do que o comum. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Como nos aparelhos tradicionais a oscilação de temperatura é maior, o ar condicionado também leva mais tempo para alcançar a temperatura desejada.

Além disso, enquanto no ar condicionado tradicional o jato de ar é intenso, podendo incomodar quem fica mais próximo dele, o ar condicionado inverter 12000 possui um jato suave e contínuo.

O gás utilizado pelo sistema inverter (R-410) é ecologicamente correto.

Vale ressaltar ainda que o gás utilizado pelo sistema inverter (R-410) é ecologicamente correto. Além disso, o aparelho utiliza filtros de íon negativos, que retiram do ar sujeiras e odores desagradáveis.

Outra diferença entre o ar-condicionado inverter 12000 e o convencional é o preço. O inverter é um pouco mais caro, por conta de sua tecnologia. Mas se considerarmos a economia na conta de luz ele ainda ganha no quesito custo-benefício.

Dessa forma, para você entender melhor quais são as diferenças entre o ar condicionado inverter 12000 e o aparelho comum, confira a seguir a tabela que preparamos para você:

Ar condicionado Inverter 12000 Ar condicionado comum 12000
Consumo energético Economiza até 60% de energia Compressor liga e desliga constantemente, gerando picos de energia
Controle de temperatura Atinge a temperatura desejada rapidamente e a mantém estável, sem oscilação entre calor e frio Tem maior variação de temperatura
Tipo de gás Usa gás ecológico Usa o gás comum (R-22)
Emissão de ruído Mais silencioso Compressor costuma fazer mais barulho ao ligar e desligar
Durabilidade Maior durabilidade, pois o desgaste do compressor é menor Menor, já que o compressor trabalha mais

Qual o local ideal para instalar o ar condicionado inverter 12000?

Como vimos, em geral, o ar condicionado inverter 12000 é indicado para ambientes de até 20 metros quadrados.

Mas, de acordo com especialistas, podem ocorrer variações dependendo do período do dia, da quantidade de incidência de calor e também do número de pessoas que transitarem pelo espaço.

Por isso, de maneira geral, os especialistas afirmam que o ar condicionado inverter 12000 é indicado para uma cômodos de 20m² em casas e apartamentos.

Já em um ambiente comercial, no qual o trânsito de pessoas é maior e mais constante, esse tipo de ar condicionado com 12000 BTUs é recomendado para áreas de no máximo 15m².

Homem sentando em mesa de trabalho com ar condicionado na parede.

O ar condicionado inverter 12000 é ideal para cômodos de até 20 metros quadrados. (Fonte: Helena Lopes/ Pexels.com)

Além disso, o ar condicionado inverter 12000 pode ser especialmente indicado em locais onde a variação climática é maior. Um bom exemplo seriam regiões do país como o Sudeste, onde ocorrem grandes variações de temperatura em um mesmo dia.

Em regiões como essa, o sistema inverter ajuda a manter a temperatura do ambiente mais constante. Além disso, o mais recomendado é que o ar condicionado inverter 12000 fique em uma área sombreada e bem arejada.

Isso porque, se alguma fonte de calor incidir sobre o aparelho de ar condicionado, ele poderá esquentar e, com isso, consumir ainda mais energia para funcionar de forma apropriada.

E é, claro, não se esqueça de checar as regras da fachada do seu imóvel antes de instalar o ar condicionado. Prédios, em geral, possuem regras que limitam as mudanças que podem ser feitas nas fachadas.

Quais são as vantagens e desvantagens do ar condicionado inverter 12000?

Como vimos até aqui, existem inúmeras vantagens quando tratamos do ar condicionado inverter 12000. A primeira é, certamente, a maior economia na conta de luz possibilitada pela tecnologia inverter.

Além disso, por conter 12000 BTUs, esse tipo de ar condicionado é potente para refrigerar espaços de até 20 metros quadrados, sejam eles salas, quartos, escritórios e até quitinetes. Outra vantagem é o baixo nível de ruído do ar condicionado inverter 12000.

Sem contar que esse aparelho também garante uma maioria estabilidade na temperatura e na utilização do gás ecológico R-410A que, além de não ser tóxico nem inflamável, causa menos
agressão à natureza, já que não afeta a camada de ozônio por não conter cloro.

Mão usando controle remoto para ligar o ar condicionado.

A grande vantagem do ar condicionado inverter 12000 é que ele é econômico, potente e ecológico. (Fonte: Sasin Tipchai/ 123rf.com)

Por outro lado, é importante que as desvantagens desse tipo de aparelho também sejam mencionadas. O fato é que a instalação do ar condicionado inverter 12000 do tipo split, o modelo mais comum, pode demandar uma reforma.

Isso porque esse tipo de ar condicionado inverter 12000 é composto por duas unidades, uma interna e outra externa. Ainda assim, essa não é a única opção de modelo quando tratamos do ar condicionado inverter 12000. Falaremos em detalhes sobre esse tópico em Critérios de Compra.

Mas, além disso, o preço do ar condicionado inverter 12000 também acaba sendo um ponto negativo, já que em geral, é maior se comparado ao aparelho comum.

Para resumir, criamos a tabela abaixo com as principais vantagens e desvantagens do ar condicionado inverter 12000. Veja:

Vantagens
  • Mais econômico
  • Silencioso
  • Eficiente para ambientes de 20m²
  • Utiliza gás ecológico
Desvantagens
  • Preço alto
  • Dependendo do modelo pode requerer reforma em casa

Quanto custa e onde comprar o ar condicionado inverter 12000?

O preço do ar condicionado inverter 12000 pode variar bastante dependendo da marca, do modelo e das funcionalidades que acompanham o aparelho. Por isso, de modo geral, você vai encontrar esse aparelho custando entre R$1,6 mil e R$4 mil.

Se o preço pode ser um problema, encontrar o ar condicionado inverter 12000 não será difícil. Você pode comprar esse aparelho em lojas especializadas, de departamento e até em hipermercados como Lojas Americanas, Novos Mundo e Extra.

No entanto, hoje em dia, a forma mais prática e rápida é adquirir o seu ar condicionado inverter 12000 pela internet, em lojas como a Amazon Brasil, por exemplo. Além do conforto, você ainda encontra modelos exclusivos, com preços promocionais.

foco

Você sabia que o ar-condicionado deve ser instalado no alto do cômodo?

A razão é simples: As moléculas de ar frio ficam mais próximas umas das outras e, com isso, concentram seu peso em um determinado local.

Dessa forma, o ar nesse local fica mais pesado e, portanto, mais propício para descer.

Critérios de compra: O que diferencia um ar condicionado inverter 12000 de outro

Se você chegou até aqui é porque o ar condicionado inverter 12000 é a opção certa para você. Mas agora é chegada a hora de escolher o modelo ideal em meio a tantos disponíveis no mercado atualmente.

Para tanto, recomendamos que você leve em consideração alguns critérios antes de efetuar a sua compra. São eles:

Abaixo vamos explicar detalhadamente cada um desses tópicos para você.

Tipos

Na hora de escolher um ar condicionado inverter 12000 você terá alguns modelos disponíveis. Os mais comuns são: Janela e Split. O de janela é raríssimo de ser encontrado com a tecnologia inverter.

Por isso, o mais comum será encontrar o aparelho do tipo split. O split, como vimos, é formado por duas unidades, a condensadora e a evaporadora. Mas existem alguns tipos de ar condicionado inverter 12000 do tipo split. Confira:

  • Split tradicional: Para quem tem espaço como um quintal ou uma varanda para instalar a unidade condensadora, que fica do lado de fora da casa.
  • Split Window: Esse tipo de ar condicionado conta com uma unidade condensadora que fica encaixada na janela.
  • Split Hi-Wall: O ar condicionado split HW é o mais popular, já que é indicado para quem não pode quebrar a parede.

Quente e frio

Outro fator que você deve analisar antes de comprar o ar condicionado inverter 12000 é o cilo de temperatura do ar. A maioria conta apenas com o ciclo de ar frio, para resfriar o ambiente. Mas os modelos mais modernos contam também com o ciclo de ar quente.

E essa função pode ser bastante útil especialmente se você mora em um local onde o clima muda muito durante o ano. Ou seja, o ar condicionado inverter 12000 com ciclo frio e quente, além de refrigerar durante o verão, pode aquecer o ambiente no inverno.

Voltagem

Em seguida, recomendamos que você analise a voltagem do ar condicionado inverter 12000, que deve ser compatível com a voltagem da região onde você vai instalar o aparelho.

Além disso, é preciso que você saiba que o gasto de energia com os modelos de ar condicionado 127V é maior e, para instalar esse aparelho, você vai precisar utilizar fios mais resistentes e grossos.

Já o aparelho de 220V, pode ser instalado com fios mais finos já que esse tipo de ar condicionado não puxa tanta força da fiação.

Sala com ar condicionado.

É preciso atenção com a voltagem do ar condicionado inverter 12000. (Fonte: Jodie Johnson/ 123rf.com)

Gasto de energia

Por fim, é importante que você também considere o gasto que você terá com o consumo de energia elétrica. Como vimos, o ar condicionado inverter 12000 pode gerar uma economia de mais de 60%, mas o fato é que isso varia de modelo para modelo.

Portanto, é importante que você verifique o Selo Procel de Economia de Energia que vem na embalagem. A classificação A é a mais econômica.

(Fonte da imagem destacada: SORAPONG CHAIPANYA/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.