Imagem de uma mão segurando um controle mirando em direção a um ar-condicionado colocando suplementos e frutas no liquidificador
Ultima atualização: 9 de dezembro de 2019

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

59Comentários coletados

As temperaturas começam a subir e a procura por um ar-condicionado também. Afinal, no Brasil, ter esse aparelho é uma questão de necessidade e não luxo. Hoje queremos trazer tudo que você precisa saber sobre o ar-condicionado inverter 9000 BTUs. Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil para refrescar o seu verão, ou quem sabe, até mesmo esquentar seu inverno.

Esse aparelho está bastante acessível e as empresas também buscaram tecnologias para reduzir seu consumo energético, sendo assim, o ar-condicionado se tornou uma opção bastante viável. Siga conosco e aprenda tudo sobre os modelos de ar-condicionado inverter 9000 BTUs.




Primeiro, o mais importante

  • O ar-condicionado inverter 9000 BTUs é um dos menores modelos, ideias para pequenos ambientes. Falaremos mais sobre isso ao longo do guia.
  • É comum lembrar o ar-condicionado apenas no verão, mas os modelos quente e frio podem ser bem úteis no inverno, especialmente para quem tem bebê em casa e mora na região Sul do país.
  • O preço desses equipamentos baixou muito nos últimos anos e com cerca de R$ 1.500 é possível comprar uma ar-condicionado inverter 9000 BTUs para sua casa.

Você também pode gostar:

Os melhores aparelhos de ar-condicionado inverter 9000: Nossas indicações

Quer deixar seu verão mais refrescante? O ar-condicionado inverter 9000 BTUs pode ser a opção perfeita para o seu quarto. Selecionamos modelos de diferentes marcas e funcionalidades para que você possa escolher o melhor para sua necessidade e bolso:

Ar condicionado com ultra filter

Esse modelo de ar-condicionado inverter 9000 BTUs da Electrolux possui classificação energética A, para garantir uma economia de energia. Ele conta com um sistema de filtragem que retém até 99% das bactérias. A função autolimpeza ainda evita proliferação de odores e mofo. Ele é sustentável, já que usa gás r410a, que não agride a camada de ozônio. Tem função frio apenas.

Um ar-condicionado inverter 9000 BTUs super silencioso

Esse modelo da LG tem funcionamento quente e fria, sendo útil em todas as estações do ano. Ela gera até 70% de economia de energia e refrigera até 40% mais rápido. Ele é super silencioso, já que o ruído é a partir de 19 decibéis. A marca compara que é mais silenciosa que uma biblioteca, que gira em torno de 36 decibéis. Entre muitas funções, destacamos a Comfort Sleep, que assegura o conforto térmico do ambiente durante o período de sono, permitindo o ajuste de 4 diferentes funções automáticas em um clique.

Um ótimo custo-benefício

Esse ar-condicionado na Midea é quente e frio e proporciona até 60% mais economia de energia que os aparelhos convencionais, na função Eco Noite pode alcançar até 74%. Você ainda pode controlar seu split de qualquer lugar, graças a compatibilidade com o kit wi-fi. Tem selo Procel classe A e elimina até 99,9% dos vírus e bactérias existentes no local. O gás é ecológico (R-410A), conhecido por não agredir a camada de ozônio.

O modelo quente e frio da Samsung

Esse modelo quente e frio da Samsung consome apenas 28% da energia usada pelos modelos convencionais. Ele mantém a temperatura desejada sem desligar e ligar o aparelho frequentemente, isso resulta em um modelo mais silencioso. O sistema de filtragem Vírus Doctor elimina 99,9% de vírus e bactérias. Ele ainda conta com Selo Procel A, que resulta em economia de até 66% quando comparado a equipamentos convencionais.

Guia de Compra

Conhece a tecnologia inverter quando se fala em ar-condicionado? Sabe qual o tamanho do ambiente que um modelo de 9000 BTUs dá conta? Vamos responder essa e outras perguntas ao longo desse Guia de Compra.

Hoje em dia o ar-condicionado virou uma necessidade em todos os lares. E com a baixa no seu preço, ficou mais acessível para todos, especialmente o ar-condicionado inverter 9000 BTUs. Siga conosco e saiba comprar o melhor modelo para sua casa.

Mulher sentada em um sofá ligando o ar-condicionado e sorrindo.

Um ar-condicionado inverter 9000 BTUs é a escolha ideal para pequenos ambientes. (Fonte: Andriy Popov /123rf.com)

Do que se trata a tecnologia inverter?

É muito comum se deparar com o termo inverter na busca por um novo ar-condicionado, mas você sabe do que se trata?

Ele ficou conhecido por economizar ainda mais energia, algo que todo usuário busca em um aparelho de ar-condicionado, já que no fim do mês o funcionamento de apenas um aparelho pode resultar em uma diferença significativa na conta de luz.

A tecnologia inverter controla o fluxo de energia e reduz o consumo.

Em resumo, a tecnologia inverter controla o fluxo de energia e reduz o consumo quando detecta que o ambiente precisa de menos refrigeração, essa troca de temperatura é feita sem desligar o compressor. Como ele reduz esses picos de energia e o compressor sofre apenas ajustes, é possível conseguir uma economia considerável.

As vantagens dessa nova tecnologia são muitas. Confira na próxima seção.

Quais as vantagens de investir em um ar condicionado inverter 9000 BTUs?

Quando falamos de um ar-condicionado inverter 9000 BTUs (British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica em português) temos que falar das vantagens em duas categorias, primeiro da tecnologia inverter e segundo da quantidade de BTUs.

Se tratando da tecnologia inverter já podemos elencar algumas vantagens em relação ao aparelho de ar-condicionado convencional. Já mencionamos o consumo de energia na seção anterior, mas vale destacar que essa redução na conta de luz pode chegar a 70%.

Outro ponto que merece destaque é que por não desligar o compressor para regular a temperatura, ele acaba sendo uma opção bem silenciosa. Ele também alcança a temperatura desejada mais rapidamente.

O ar-condicionado inverter funciona com um gás que é ecológico (R410a) e não agride a camada de ozônio.

Além disso, os preços de um ar-condicionado inverter baixaram muito e é possível fazer o investimento em suaves parcelas. Esse também é um ponto positivo dos modelos de 9000 BTUs, que acabam sendo a opção mais em conta do mercado, por oferecerem menor potência.

E se você busca um ar-condicionado para um pequeno ambiente, o modelo de 9000 BTUs é a escolha certa. Geralmente ele acaba sendo a melhor opção para quartos.

E claro, um ar-condicionado inverter 9000 BTUs vai consumir menos energia do que um modelo de 12000 ou mais.

Suas desvantagens estão associadas a dois pontos, a tecnologia inverter ainda requer um investimento maior que o modelo convencional e 9000 BTUs pode ser ineficiente para certos ambientes. Você vai entender mais sobre isso nas próximas seções. Agora veja um resumo das vantagens.

Vantagens
  • Maior economia de energia
  • Opção mais silenciosa
  • Atinge temperatura desejada mais rapidamente
  • Preços baixaram bastante nos últimos anos
  • Utiliza gás ecológico
  • Perfeito para pequenos ambientes, como quartos
Desvantagens
  • Inverter é mais caro que ar-condicionado convencional
  • 9000 BTUs pode ser ineficiente para certos ambientes

Para qual tamanho de ambiente um ar condicionado inverter 9000 BTUs é ideal?

Antes de responder essa pergunta queremos te ensinar a calcular a quantidade de BTUs ideal para cada cômodo. Alguns fatores influenciam nesse cálculo, e o tamanho do ambiente é apenas um deles.

Primeiro, saiba que BTUs é uma unidade de medida que determina a potência desses aparelhos, logo, percebemos que 9000 BTUs é um dos modelos menos potentes, especialmente se tratando do ar-condicionado inverter.

Menor potência não quer dizer ineficiência. Se escolhido para o local certo, o ar-condicionado 9000 BTUs pode ser a melhor opção e cumprirá muito bem seu papel, de refrescar ou esquentar o cômodo. Agora vamos ao cálculo.

Além de considerar o tamanho do cômodo, outros três fatores são importantes:

  • Número de pessoas no ambiente;
  • Número de aparelhos eletrônicos;
  • Incidência do sol.
Imagem de um lindo quarto moderno e organizado com ar-condicionado instalado.

O cálculo de BTUs deve ir além do tamanho do ambiente. (Fonte: interiorsphoto/123rf.com)

O ponto de partida é que se calcula 600 BTUs por metro quadrado, e nesse cálculo já está inclusa uma pessoa. Se tiver incidência de sol no ambiente, use 800 BTUs para o cálculo. A partir disso, você pode adicionar 600 BTUs por pessoa a mais ou equipamento eletrônico no ambiente.

Supondo que você esteja procurando um aparelho para seu quarto, que tem incidência de sol durante toda a manhã. Junto de você, dorme seu marido ou esposa. No quarto, que possui 10 metros quadrados, vocês possuem apenas uma televisão que fica ligada durante à noite.

Logo são 800 BTUs por metro quadrado, mais 600 pela pessoa extra e mais 600 pelo aparelho de televisão. Resultando em um ar-condicionado de aproximadamente 9000 BTUs.

foco

A região que você mora, a quantidade de janelas no quarto e o tipo e quantidade de lâmpadas também podem alterar esse cálculo, precisando de um ar-condicionado um pouco mais potente que o cálculo base indica.

Qual o consumo de um ar condicionado inverter 9000?

Novamente precisamos recorrer aos cálculos. Esse resultado vai depender de vários fatores como quantidade de horas que funciona por dia, quantos dias no mês você liga o aparelho, o consumo de energia em quilowatts por hora ao mês (kwh/mês) e a tarifa da energia em reais. Mas calma, vamos ajudar você a entender esse cálculo.

Antes, vale lembrar que esse é um cálculo médio, e não exato, pode haver uma pequena oscilação. Mas com esses dados em mãos, a fórmula é a seguinte:

(Média de horas x média de dias) x consumo kwh/mês x tarifa de energia. (1)

Depois divide o total por 30 dias e você terá o preço em reais de quanto sua fatura subirá depois de instalado seu ar-condicionado.

Vamos simular uma situação. Você mora em São Paulo, usa o ar-condicionado por cerca de 6 horas no período da noite quando está em casa, porém liga o aparelho todos os dias do mês. Seu aparelho é de 9000 BTUs e consome 32 kwh/mês. O cálculo ficará assim:

(6 x 30 = 180) x 32 kwh/mês x R$ 0,56 / 30 dias = R$ 107,52.

Você gastará R$ 107,52 a mais com esse aparelho no mês. Primeiro você multiplica 6 horas por 30 dias, e chega em 180. Depois multiplica por 32 - que é o consumo em kwh no mês, e então por 0,56 – valor médio da tarifa na região Sudeste (2). Basta dividir por 30 dias e você tem seu total.

Ou seja, o consumo depende de diversos fatores. Mas esteja preparado para elevar o preço da sua fatura de energia, mesmo com os aparelhos mais econômicos. E sempre priorize a compra de um modelo de tenha o selo Procel A, que garante mais economia.

Qual a diferença do ar condicionado inverter 9000 e 12000?

Com tantas informações trazidas até aqui, podemos concluir que as diferenças estão na potência, consumo e indicação de ambiente.

Um ar-condicionado inverter 12000 BTUs é ideal para ambientes maiores, como vimos no cálculo nas seções anteriores. Por conta disso poderá consumir um pouco mais de energia. E claro, seu investimento acaba sendo mais caro do que um modelo de 9000 BTUs.

Faça bem os cálculos para chegar no número de BTUs certo para sua necessidade. Geralmente o modelo de 9000 ou 12000 são os mais indicados no uso doméstico.

Ar-condicionado inverter 9000 Ar-condicionado inverter 12000
Uso ideal Pequenos ambientes, com poucas pessoas e pouca incidência de sol Pequenos e médios ambientes, com mais incidência de sol e aparelhos eletrônicos em funcionamento
Investimento De R$ 1.000 a R$ 1.800 De R$ 1.200 a R$ 2.500
Consumo Mais barato Mais elevado

Critérios de Compra: Compare os modelos de ar-condicionado inverter 9000

O ar-condicionado se tornou um equipamento essencial nos lares, especialmente no verão, quando as temperaturas estão super elevadas. Para saber escolher o melhor modelo para você, confira os critérios que listamos abaixo:

Veja cada uma dessas características em detalhes para que não reste nenhuma dúvida.

Marca

As marcas que oferecem modelos de ar-condicionado inverter 9000 BTUs são infinitas. Uma rápida busca mostra os mais variados modelos e preços.

Sempre priorize marcas mais renomadas, que ofereçam melhores garantias e assistência técnica facilitada. LG, Electrolux, Samsung, Elgin e Midea são algumas delas.

Quente e frio

Um ar-condicionado pode ter apenas a função frio e também a quente. Os modelos ‘quente e frio’ são mais caros, mesmo que a diferença seja pequena algumas vezes.

Reflita sobre a real necessidade da função quente antes de investir em algo que pode acabar não usando. Ela pode ser interessante para quem tem bebês em casa e mora na região Sul do país.

Funções

Cada modelo e marca oferece funções específicas, algumas são gerais. Confira se você pode apagar a luz e o painel do ar-condicionado que muitas vezes atrapalha para dormir.

Outras funções interessantes são: aumento gradual de temperatura, timer para desligamento automático, controle através do smartphone, entre outras.

Leia bem todas as funções disponíveis, muitas vezes os usuários deixam o manual de lado e acabam não aproveitando tudo que o ar-condicionado inverter 9000 pode oferecer.

Imagem mostra mulher sentada em uma sala ligando o ar-condicionado.

Conhecer bem as funções do aparelho é saber aproveitá-lo ao máximo. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Design

Tudo bem que a maioria dos modelos de ar-condicionado são brancos, bem padronizados. Mas você pode encontrar designs diferenciados, na cor preta ou prata. Isso depende daquilo que você busca para seu cômodo.

Orçamento disponível

O preço de um ar-condicionado inverter 9000 BTUs pode variar de R$ 1.000 a R$ 1.800, ou mais. Confira o orçamento que você possui para esse investimento e exclua aquilo que não se encaixa. É uma ótima forma de colocar um filtro na sua pesquisa.

Mas lembre-se, muitas lojas oferecem condições facilitadas de pagamento em suaves parcelas e dessa forma pode ser que você nem precise abrir mão de um modelo mais caro.

(Fonte da imagem destacada: tashka2000/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.