Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

68Comentários coletados

Há anos se sente mais quente na Alemanha a cada verão. A próxima onda de calor certamente virá. Um ar condicionado móvel pode ajudar a tornar esses dias quentes mais agradáveis.

Vários fabricantes oferecem diferentes modelos em diferentes tamanhos e faixas de preço. Nós queremos ajudá-lo a manter uma visão geral e encontrar o sistema certo para você.

Com nosso grande teste de ar condicionado móvel 2022 nós gostaríamos de apresentar a você vários modelos e explicar suas funções.

Para fazer isso, nós examinaremos vários fabricantes e estabeleceremos alguns critérios de compra importantes para suas necessidades individuais. No final deste artigo, você deve ser capaz de tomar a melhor decisão por si mesmo.




Os fatos mais importantes em resumo

  • Os aparelhos de ar condicionado móveis são muito flexíveis em comparação com as unidades instaladas permanentemente, pois consistem de apenas uma unidade (monobloco) que é conectada à tomada elétrica.
  • Um ar condicionado móvel extrai o calor do ar dentro da sala e o libera para fora através de um circuito de resfriamento usando uma mangueira de exaustão.
  • Ao escolher a unidade certa, você deve primeiro considerar quais salas você quer refrigerar. Além do tamanho da sala, a posição da sala, o número de janelas e seu isolamento também desempenham um papel importante.

Ar Condicionado Móvel: as melhores bem quentes

Critérios de compra e avaliação para ar condicionado móvel

Antes de comprar um ar condicionado móvel para sua casa ou sua próxima viagem de acampamento, você deve pensar em algumas coisas básicas.

Você deve incluir os seguintes critérios de compra em sua decisão de compra para encontrar o aparelho de ar condicionado móvel perfeito para você.

A seguir, explicamos o que é importante nos critérios de compra individual e o que você deve considerar antes de comprar um aparelho de ar condicionado móvel.

Classe de eficiência energética

Os aparelhos móveis de ar condicionado consomem bastante energia em comparação com outros aparelhos de ar condicionado. Mesmo que geralmente sejam usados apenas nos meses de verão, estes custos não devem, portanto, ser subestimados.

Portanto, ao comprar um novo ar condicionado, uma atenção especial deve ser dada à sua eficiência energética. Estes variam de A +++ (muito bom) a D (muito pobre).

Quanto melhor for a classe de eficiência energética, menores serão os custos de energia. Um aparelho classe A++++ consome cerca de 40% menos eletricidade que um aparelho de ar condicionado classe B.

A classe de eficiência energética é calculada de acordo com a EER-Wer. Isto mostra a relação entre o consumo de energia e sua capacidade de refrigeração. Quanto melhor este relacionamento, maior será a classificação.

Portanto, a eficiência energética é importante ao escolher o ar condicionado certo. É melhor escolher uma unidade com um melhor equilíbrio energético. Mesmo que seja um pouco mais caro, ele se pagará por si mesmo ao longo dos anos.

Capacidade de refrigeração

A capacidade de refrigeração é um fator crucial na escolha do ar condicionado certo. Em última análise, deve ser suficientemente alto para resfriar a sala até a temperatura desejada. Portanto, você deve primeiro se perguntar qual quarto ou veículo deve ser resfriado.

Além do tamanho da sala, outros fatores como o número de janelas, a posição da sala ao sol, o isolamento ou o número de dispositivos eletrônicos também desempenham um papel importante.

Como regra geral, são necessários cerca de 40 watts por metro quadrado.

Se o seu quarto tem 20 metros quadrados, seu ar condicionado precisa de 800 watts. Por favor, note, entretanto, que isto é apenas uma diretriz e que os fatores mencionados acima também desempenham um papel importante.

A capacidade de resfriamento também é freqüentemente expressa em BTU / h. A unidade terminal britânica indica a energia térmica necessária para aquecer um quilo de água por um grau Fahrenheit. 1 BTU / h é aproximadamente equivalente a 293 watts. Quanto maior a sala, maior o valor deve ser.

Tamanho e peso

Ao escolher um ar condicionado portátil, o tamanho e o peso podem ser importantes na sua decisão de compra. Se você usar o ar condicionado para salas diferentes, um tamanho compacto e uma unidade leve facilitarão a locomoção.

O peso dos monoblocos varia entre 15 e 32 quilos e as dimensões médias (A x L x P) são de 80 x 40 x 40 cm. Embora haja diferenças de peso, as unidades são semelhantes em termos de tamanho.

Os chamados mini-condicionadores de ar são exceções. Estes são significativamente menores e mais leves, mas têm menor capacidade de refrigeração e são adequados apenas para salas pequenas.

Volume

O volume de um aparelho de ar condicionado móvel não deve ser negligenciado. Isso pode ser bastante irritante e prejudicar sua saúde. Especialmente se você ficar no mesmo quarto por um longo período de tempo, um ar condicionado ruidoso pode ser visto como estressante.

10 decibéis já é percebido como o dobro do volume.

Portanto, o volume produzido pelo seu ar condicionado não é um critério secundário de compra. 60-65 decibéis são comuns, os quais as pessoas percebem como barulhentos.

Os níveis de ruído abaixo de 50 decibéis são geralmente considerados silenciosos. Em qualquer caso, considere quando você quiser usar o seu ar condicionado móvel.

No quarto, é recomendado ligar o ar condicionado com antecedência. Desta forma o quarto já está frio e a unidade pode ser desligada antes de ir para a cama.

Funções (adicionais)

Ar condicionado móvel tem funções (adicionais) diferentes, dependendo da categoria de preço. Estes podem ser mais ou menos úteis.

Portanto, considere antecipadamente quais funções você realmente precisa para sua unidade. Quanto melhores forem as características do ar condicionado, maior será o preço. A tabela a seguir lhe dá uma visão geral das características possíveis.

Feature Explanation
Remote control Com um controle remoto, o ar condicionado pode ser operado de uma curta distância.
Smart app Se um dispositivo tem esta função, ele pode ser acoplado ao smartphone e o ar condicionado também pode ser controlado enquanto em movimento.
Swing mode Com esta função, o ventilador está permanentemente em operação para que o ar seja distribuído uniformemente na sala. A potência da unidade de resfriamento é brevemente aumentada para resfriar uma sala mais rapidamente.
Botão Speed Com esta função, diferentes velocidades do ar condicionado podem ser ajustadas
Desumidificador de sala Esta característica regula a umidade na sala.

Quase todas as unidades têm um controle remoto e um temporizador. Outras funções importantes incluem o modo de balanço e controle de umidade.

Guia: Perguntas mais frequentes sobre aparelhos de ar condicionado móveis respondidas em detalhes

O seguinte guia responde às suas perguntas mais importantes sobre a compra, operação e manutenção de seus aparelhos de ar condicionado móveis.

Ao responder as seguintes perguntas, nós queremos ajudá-lo a ter uma boa visão geral e entender os antecedentes relevantes.

O que é um aparelho de ar condicionado móvel?

O ar condicionado móvel é a solução certa em dias quentes de verão quando a temperatura ambiente está muito alta. Ele o ajuda quando você não suporta mais em sua caravana ou em seu apartamento. A temperatura ambiente é resfriada e um agradável frescor é criado.

mobile Klimaanlage-1

Como um ventilador, um ar condicionado móvel pode ser movido flexivelmente de sala para sala. Ao contrário de um ventilador, ele resfria o ar e não apenas o agita.
(Fonte de imagem: 123rf.com/ Rakin)

O ar é resfriado por um circuito de refrigeração e o ar quente é conduzido para fora através de uma mangueira de exaustão.

Em comparação com outros dispositivos, os aparelhos móveis de ar condicionado consistem de apenas uma unidade que é conectada diretamente à tomada elétrica através de um cabo de alimentação. Eles também são chamados de aparelhos de ar condicionado monobloco.

Para quem é adequado um aparelho de ar condicionado móvel?

Os condicionadores de ar móveis são adequados para aqueles que não querem instalar condicionadores de ar fixos. Eles são mais adequados para salas menores, pois requerem uma quantidade relativamente grande de energia.

As áreas de aplicação são muito diversas. Ele resfria o quarto, sala de estar ou escritório e cria uma temperatura ambiente constante. Com uma temperatura ambiente confortável, o calor do verão é muito mais agradável.

Os aparelhos de ar condicionado também podem ser usados de forma muito eficaz em escritórios. Ninguém gosta de trabalhar com o calor, isso afeta nossa produtividade e reduz a motivação no trabalho. Este é especialmente o caso quando o escritório é compartilhado com um ou mais colegas.

mobile Klimaanlage-2

Um ar condicionado móvel não é apenas adequado para casa, mas também para sua próxima viagem de acampamento
(Fonte de imagem: Unsplash/ Kevin Schmid)

Ar condicionado móvel também pode ser muito útil para caravanas ou em sua próxima viagem de acampamento. Você ficará feliz em ter uma agradável frescura em sua caravana.

Como funciona um aparelho de ar condicionado móvel?

Um ar condicionado extrai calor do ar quente da sala e o resfria com um líquido refrigerante. Isto produz ar frio, que é soprado de volta para dentro da sala por um ventilador.

Dentro do ar condicionado há um termostato. Isto verifica o calor e liga a unidade de resfriamento assim que a sala está mais quente do que o desejado. O ar quente da sala é aspirado para dentro da unidade e absorvido pelo refrigerante.

Isso refrigera a sala até a temperatura selecionada através do ar formado neste circuito.

mobile Klimaanlage-3

Um ventilador dentro do ar condicionado sopra o ar resfriado de volta para dentro da sala.
(Fonte de imagem: 123rf.com/ kwangmoo)

Os processos no compressor geram ar quente que é conduzido para fora através de uma mangueira. É por isso que todo ar condicionado precisa de uma mangueira de escape, que muitas vezes é encaminhada através de uma janela.

Também há aparelhos de ar condicionado sem mangueira de escape. Estes são chamados de resfriadores de ar, mas estritamente falando não são condicionadores de ar em absoluto. Eles também são geralmente menos eficazes e, portanto, são adequados apenas em uma extensão limitada.

Quais alternativas existem para um aparelho de ar condicionado móvel?

Ar condicionado é a maneira mais eficaz de esfriar seu quarto no verão. No entanto, se você não quer investir tanto dinheiro e economizar em custos de energia, também existem alternativas mais baratas.

Os resfriadores de ar são uma combinação de ventilador e umidificador. Eles proporcionam um clima agradável na sala. Se você não quer gastar muito dinheiro com um ar condicionado "real", eles são uma boa alternativa.

Tem um tanque de água dentro que tem que ser enchido com água regularmente. Mas não precisa de uma mangueira de escape.

Os fãs podem ajudar você a manter seu quarto frio. Eles são muito mais baratos e usam menos eletricidade. Eles vêm em tamanhos e versões diferentes, dependendo de suas necessidades.

Mesmo sem ar condicionado, nós reunimos algumas dicas para quartos frios no verão.

  1. Ventilar corretamente: Aproveite as temperaturas mais baixas no início da manhã ou no final da noite e ventile neste momento. Durante o dia, mantenha as janelas fechadas para manter o ar quente fora. Ao arejar para fora, abra todas as janelas e portas para criar um rascunho.
  2. Proteção solar: Use suas persianas e persianas para manter o calor fora do seu quarto. Se você não tiver cortinas, filmes especiais de proteção solar podem ajudar.
  3. Desligue os aparelhos elétricos: Aparelhos elétricos liberam calor e contribuem para aquecer seu quarto desnecessariamente. Se você não precisa de sua TV ou laptop, desligue-os. Mesmo no modo stand-by, eles continuam a emitir calor.
  4. Refresco: Não apenas seu quarto, mas também seu corpo deve ser resfriado em temperaturas quentes. Beba muita água e se refresque com coberturas molhadas. Cuidado: bebidas geladas são bastante contraproducentes, já que seu corpo tem que lidar com diferenças de temperatura que são muito frias.
  5. Lençóis molhados: Você pode esfriar o seu quarto com a ajuda de lençóis molhados ou outros panos. À medida que a folha seca, ela retira calor do ar e baixa a temperatura ambiente.

Como faço para limpar meu ar condicionado móvel?

Você deve limpar e descalcificar seu ar condicionado em intervalos regulares. Isso impede o desenvolvimento de legionella ou outros germes.

Existem descalcificadores especiais para descalcificação. Você deve usá-los duas vezes por ano.

O filtro também deve ser limpo regularmente e deve ser trocado anualmente. Isto assegura que a capacidade total de refrigeração seja atingida e que não se formem germes.

Os desinfetantes domésticos são adequados para limpeza. Para fazer isso, remova o filtro, limpe-o e só o reinstale quando estiver seco.

Eu tenho que ter meu ar-condicionado móvel reparado?

Para evitar reparos dispendiosos em primeiro lugar, você deve cuidar bem do seu ar condicionado móvel e fazer a manutenção dele regularmente. Isso reduzirá as interrupções e garantirá uma operação higiênica.

A manutenção anual prolongará significativamente a vida útil do seu ar condicionado.

Além disso, condicionadores de ar com mais de três quilos de refrigerante devem ser testados a cada ano de acordo com os regulamentos. Isto é feito por uma empresa especializada certificada. Ar fresco e saudável só é garantido pela limpeza regular do sistema de ar condicionado.

No vídeo a seguir, mostramos mais dicas valiosas sobre a seleção, operação, instalação, cuidado e manutenção do seu ar condicionado móvel:

Fonte da imagem: Jongwattanasilkul/ 123rf.com

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas