Mulher no sofá, ligando ar condicionado com controle remoto
Ultima atualização: 6 de maio de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

45Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quem busca por um ar condicionado acaba se deparando com uma grande quantidade de marcas fabricantes. Para facilitar a sua escolha, hoje vamos tratar de uma das mais renomadas do mercado: O ar condicionado Samsung.

A seguir, nós vamos mostrar quais são as características e os principais modelos de ar condicionado da Samsung, e ajudar você a escolher o melhor para a sua casa ou escritório.




Primeiro, o mais importante

  • O ar condicionado Samsung é um dos top de linha devido à alta tecnologia, durabilidade e variedade de recursos.
  • Antes de comprar um ar condicionado da Samsung é preciso garantir que o local tem as características necessárias para a correta instalação.
  • Para comprar o melhor modelo observe a quantidade de BTUs, o
    consumo de energia do aparelho, o tipo de ciclo e as funções extras.

Você também pode gostar:

Melhores ar condicionados Samsung: Nossas recomendações

O melhor ar condicionado de 9000 BTUs

O ar condicionado Samsung Split Digital tem o sistema Inverter com 8-Polos, ciclo quente e frio e capacidade de refrigeração de 9.000 BTUs. Além disso, esse modelo mantém a temperatura desejada sem que seja preciso desligar e ligar o aparelho frequentemente, o que o torna ainda mais silencioso.

O ar condicionado com mais recursos

O Split Hw Digital Inverter é um ar condicionado da Samsung de 12000 BTUs. Esse modelo também possui o ciclo de refrigeração quente e frio, além do filtro 3 Care, que coleta pó e elimina até 99% de bactérias e vírus. Outras funções desse modelo são: Modo Turbo, Good Sleep, desumidificação e modo silencioso.

A melhor opção para purificar o ar

Com 18000 BTUs, o ar condicionado Samsung Split Digital Inverter possui o ciclo de resfriamento e aquecimento. O grande diferencial desse modelo é a tecnologia Vírus Doctor, que promete eliminar alguns tipos de vírus, além de bactérias, ácaros e fungos do ar. Esse modelo conta ainda com o filtro Full HD e a função Good Sleep.

Guia de Compra

Escolher o melhor ar condicionado, seja para sua casa ou local de trabalho, não é tão simples. E ainda que o ar condicionado da Samsung seja top de linha, o fato é que existem modelos diferentes, para cada tipo de cômodo e situação. Por isso, nesse Guia de Compra vamos tirar todas as suas dúvidas.

Mulher no sofá, ligando o ar condicionado com controle remoto.

O ar condicionado da Samsung é um dos mais modernos e eficientes. (Fonte: Aleksandr Davydov/ 123rf.com)

Qual o diferencial do ar condicionado Samsung?

Os vários tipos de ar condicionado da Samsung são tão populares entre os consumidores devido, principalmente, ao renome da marca.

Afinal, a Samsung é conhecida por investir em tecnologia de ponta tanto no funcionamento e recursos quanto no design de seus produtos.

Mas, além disso, é possível citar alguns diferenciais que apenas o ar condicionado Samsung oferece. São eles:

  • Durabilidade: A serpentina de cobre presente no ar condicionado Samsung evita a corrosão do aparelho;
  • Filtro Full HD: O ar condicionado da Samsung conta com um filtro de alta densidade, que é mais eficiente para reter partículas sólidas;
  • Wi-Fi: Com o ar condicionado da Samsung você pode controlar as funções do aparelho pelo aplicativo, de onde você estiver. O app Smart Home permite ajustar remotamente as funções e programar a operação do ar condicionado;
  • Zero Standby Power: O ar condicionado da Samsung também conta com esse recurso que que economiza a energia enquanto o aparelho não está sendo usado, diminuindo assim o consumo em até 90% em relação aos aparelhos convencionais.

De acordo com a Samsung, a energia economizada no modo "Zero Standby Power" é suficiente para que você possa utilizar outros aparelhos eletrônicos sem pagar a mais por isso.

Além disso, os modelos mais completos de ar condicionado da Samsung contam com os compressores Samsung Digital Inverter 8-Polos, que mantêm a temperatura desejada sem que seja preciso desligar e ligar o equipamento com tanta frequência.

Esse tipo de compressor da Samsung também oferece menos ruído e, o melhor: Tem garantia de 10 anos.

foco

Você sabia que, atualmente, a Samsung oferece apenas o ar-condicionado split?

O Split é um tipo de ar condicionado que possui uma unidade que fica fora da casa, chamada de condensadora; e outra unidade que fica dentro de casa, a evaporadora.

O ar condicionado split é mais eficiente e mais silencioso se comparado com o ar condicionado de janela e o portátil.

Quais as tecnologias presentes no ar condicionado da Samsung?

Além das funcionalidades exclusivas da Samsung, o ar condicionado da marca conta com tecnologias de ponta.

E, ainda que existam diferentes modelos de ar condicionado, algumas tecnologias acabam sendo comuns a maioria deles.

Para você ter uma noção de como funcionam essas tecnologias e da importância delas no ar condicionado Samsung, selecionamos as principais e mais desejadas dos consumidores. Veja:

  • Wind-Free: Essa tecnologia garante que que o ar condicionado funcione sem vento;
  • Digital Inverter: A tecnologia Digital Inverter oferece eficiência energética e menor nível de ruído. Isso é possível porque quando a temperatura do ar condicionado é alcançada, o compressor passa a operar com capacidade mínima, resultando em uma economia de até 60% de energia.
  • Triple Protector Plus: Com essa tecnologia presente no ar condicionado Samsung, o aparelho está livre de sobrecargas e pode suportar condições extremas.

Ar condicionado Samsung: O que é o Vírus Doctor?

Um dos diferenciais do ar condicionado Samsung que merece destaque é a funcionalidade chamada de Vírus Doctor.

De acordo com a Samsung, conforme teste realizado pela Universidade de São Paulo (USP), os condicionadores de ar que possuem a tecnologia Vírus Doctor são capazes de eliminar completamente o vírus causadores da gripe do ar ambiente.

Além disso, essa tecnologia presente em alguns modelos de ar condicionado Samsung reduz de maneira considerável a presença de bactérias e fungos nocivos que estão no ar. O Vírus Doctor também é capaz de matar os ácaros, que são fontes de alérgenos.

Como funciona o suporte técnico para o ar condicionado Samsung?

Todo eletrodoméstico pode apresentar um problema de funcionamento ou até mesmo defeito técnico ao longo de sua vida útil. Por isso é tão importante contar com um boa e acessível assistência técnica da marca fabricante.

No caso do ar condicionado da Samsung, cuja maioria é do tipo Inverter, você tem alguns canais para acessar o suporte técnico. Você pode contactar a assistência técnica, por exemplo, por meio do telefone para instaladores (0800 0244 300).

Mas, além disso, a Samsung também disponibiliza um canal em seu site oficial para que você possa tirar dúvidas, até mesmo na hora de instalar o ar condicionado.

Também no site da Samsung você poderá descobrir a capacidade certa para o seu projeto de instalação de ar condicionado inverter, pedir peças de reposição, entre outros.

O que saber antes de instalar o ar condicionado da Samsung?

Antes mesmo de comprar o seu ar condicionado Samsung é preciso ter em mente alguns detalhes no que se refere à instalação do aparelho.

Para começar, a Samsung recomenda que você contrate um técnico de confiança para realizar a instalação do produto. Isso porque, a má instalação do eletrodoméstico pode ocasionar danos ao aparelho de ar condicionado.

Em seguida, é fundamental seguir as instruções da marca para a correta instalação do ar condicionado Samsung, seja em casa, seja no escritório. Veja algumas das recomendações principais:

  • As tubulações do local onde o ar condicionado da Samsung será instalado deverá ter, pelo menos, 3 metros. Além disso, devem ser de cobre e terão que ligar a parte interna com a parte externa;
  • É preciso ter um disjuntor exclusivo para cada unidade e fiação elétrica. Vale destacar que o ar condicionado da Samsung utiliza tomada 220V;
  • Nem a unidade interna nem a parte externa devem ficar expostas diretamente ao sol;
  • Evite ter outros eletrodomésticos ou móveis próximos ao ar condicionado Samsung.

Quais as vantagens e desvantagens do ar condicionado Samsung?

Se você chegou até aqui, pode perceber que o ar condicionado da Samsung vai além de apenas refrigerar o espaço em que está instalado.

Como vimos, a marca investe em recursos variados e alta tecnologia. Portanto, a grande vantagem de um ar condicionado da Samsung é que você pode escolher entre vários modelos, com recursos e tecnologias diferentes.

Mas como ponto negativo está o fato de que os condicionadores de ar da Samsung trabalham apenas com a tensão de 220V.

Casal sentado no sofá, ligando o ar condicionado com o controle.

O ar condicionado da Samsung tem muito mais vantagens do que desvantagens. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Por isso, a Samsung orienta que, ao chamar o técnico de instalação, ele tenha atenção e cuidado com a parte elétrica do ar condicionado.

Além disso, a tomada que deve ser utilizada para ligar o ar condicionado Samsung precisa estar de acordo com o padrão da norma NBR 14136, com três plugs.

Quanto custa e onde comprar o ar condicionado Samsung?

O preço de um ar condicionado da Samsung pode variar dependendo do modelo, dos recursos e tecnologias presentes no aparelho.

Mas, geralmente, o ar condicionado Samsung custa entre R$ 1,5 e R$ 5 mil. Para adquirir o eletrodoméstico, você poderá optar por supermercados como o Carrefour, ou lojas de departamento como Casas Bahia.

A internet é outra opção. Ao comprar online em lojas como a Amazon Brasil você poderá tirar proveito de promoções e ainda receber o seu ar condicionado Samsung em casa.

Critérios de Compra: Como analisar o ar condicionado Samsung

Para comprar o melhor ar condicionado Samsung, você precisa entender um pouco sobre o funcionamento técnico do aparelho. Por isso, listamos os principais tópicos que devem ser considerados na hora de comparar os vários modelos:

A seguir, você confere como analisar cada um desse itens.

Capacidade de refrigeração

Na hora de escolher o seu ar condicionado Samsung é importante analisar qual é a capacidade de refrigeração do aparelho, que é medida em BTUs.

É a quantidade de BTU que vai determinar a potência do ar condicionado necessária para atingir a temperatura desejada em um determinado ambiente.

O ar condicionado Samsung pode ter entre 9000 e 24000 BTU/h.

De modo geral, você vai encontrar modelos com capacidade de refrigeração variada. O ar condicionado Samsung pode ter entre 9000 e 24000 BTU/h.

Para escolher o melhor, tenha em mente que o BTU deve ser considerado de acordo com o tamanho do local onde o ar condicionado será instalado, entre outros fatores como, por exemplo, a quantidade de luz e de pessoas.

A seguir, você confere uma explicação detalhada sobre a quantidade recomendada de BTU do ar condicionado Samsung de acordo com a metragem do local de instalação.

Tamanho do cômodo BTUs/h
Até 10m² Até 7.500
15m² 10.000
20m² 12.000
25m² Entre 12.000 e 15.000
30m² Entre 15.000 e 18.000
40m² Entre 18.000 e 21.000
50m² Acima de 21.000

Consumo de energia

Outro fator que você deve levar em conta na hora de comprar o melhor ar condicionado Samsung é o consumo de energia do equipamento.

Dependendo do modelo que você escolher, o consumo pode variar entre 15,9 kWh por mês e 44 kWh por mês. É claro que, quanto menor o consumo de energia, melhor.

Ciclos

Observe também o tipo de ciclo do ar condicionado Samsung, que pode ser apenas frio ou quente e frio. A segunda opção é ideal para quem vive em regiões onde é preciso resfriar e aquecer a temperatura, dependendo da estação do ano.

Funções

Outro critério importante a se considerar na hora da compra são as funções extras do ar condicionado Samsung. Selecionamos as principais que pode ser úteis para você:

  • Quiet: Essa função reduz o ruído gerado pela unidade interna;
  • Smart Saver: Poupa energia enquanto o aparelho estiver no modo frio;
  • Auto Clean: Limpa automaticamente o ar condicionado, impedindo a formação de mofo e o acúmulo de sujeira;
  • Good’Sleep: Essa função controla automaticamente a temperatura do ar condicionado Samsung durante o sono, e economiza até 36% do consumo de energia.

(Fonte da imagem destacada: Andriy Popov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Vanessa Santos Engenheira Mecânica
Engana-se quem pensa que Vanessa não é uma mulher vaidosa. Ela gosta tanto de estar bem arrumada que, quando quer comprar um secador ou um babyliss, usa seus conhecimentos em engenharia para escolher o melhor modelo. Faz a mesma coisa com os eletros em casa, e por isso decidiu compartilhar o que sabe com o público online, por acreditar que muitas pessoas compram produtos sem saber, de fato, o que estão levando para casa.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.