Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

2Estudos avaliados

72Comentários coletados

Quando se pensa no verão, muitas pessoas já têm gotas imaginárias de suor na testa. Com temperaturas médias de 24 graus Celsius em julho e agosto, é difícil fazer o exercício clássico.

Se você se exercita no ar fresco ou apenas dentro de suas próprias quatro paredes em casa - o calor é extremamente cansativo. E não apenas para os humanos. Seja cão, gato ou coelho - todos sofrem com isso.

Os ventiladores clássicos só ajudam de forma limitada, no entanto, porque eles não esfriam o ar, mas fingem esfriar o corpo através da corrente de ar. É por isso que faz sentido pensar em comprar um ar condicionado split no ano 2022.

A grande vantagem é óbvia: os condicionadores de ar divididos sugam o ar de fora, esfriam na unidade principal e o transportam diretamente para a sala e área desejada.

Por esta razão, nós criamos este artigo para você sobre as vantagens e desvantagens dos aparelhos de ar condicionado split, o que você precisa considerar ao comprar, que diferenças existem e o que você precisa procurar ao comprar seu próprio aparelho de ar condicionado split.

O teste de ar condicionado split 2022 somente aqui conosco!




Os fatos mais importantes em resumo

  • Os aparelhos móveis de ar condicionado split dão ao usuário a possibilidade de regular a temperatura confortavelmente mesmo em um apartamento alugado sem consultar o locador e fazer quaisquer ajustes estruturais. Para fazer isso, simplesmente coloque a mangueira de entrada ou a unidade externa fornecida no exterior através de uma janela aberta.
  • Os aparelhos de ar condicionado com ar dividido permanentemente instalados são particularmente adequados para proprietários de apartamentos ou casas. Um furo é feito através da parede e, ao mesmo tempo, um ar condicionado é instalado permanentemente em uma sala. Estas unidades são normalmente muito mais potentes do que os aparelhos móveis de ar condicionado split e podem, portanto, muitas vezes fornecer uma temperatura agradável em várias salas conectadas por uma porta aberta.
  • Os aparelhos de ar condicionado divididos são mais caros de se comprar do que um ventilador convencional. No entanto, um ventilador convencional só agita o ar e não o esfria. O vento que sopra só engana o corpo a pensar que ele tem uma temperatura mais fria. Os aparelhos de ar condicionado divididos funcionam basicamente como aparelhos de ar condicionado em carros modernos - eles esfriam o ar notavelmente.

Ar Condicionado Split: as melhores bem quentes

Critérios de compra e avaliação para aparelhos de ar condicionado split

Os critérios que você pode usar para comparar aparelhos de ar condicionado split uns com os outros incluem:

Tamanho do quarto

Pense cuidadosamente antes sobre o tamanho do quarto que seu aparelho de ar condicionado split precisa temperar.

Esta questão é muito importante, já que a maioria dos aparelhos de ar condicionado split não diferem em função da tecnologia básica, mas sim em função do desempenho e do tamanho potencial da sala associada.

Uma temperatura confortável pode ser alcançada dentro de 15-20 minutos.

Enquanto quase todos os aparelhos de ar condicionado comuns podem facilmente temperar salas com um tamanho de cerca de 25 metros quadrados, salas maiores requerem aparelhos de ar condicionado com maior potência correspondente.

Um ou mais quartos

Ou você gostaria de aquecer vários quartos ao mesmo tempo com uma unidade? Então você basicamente tem duas opções.

Você pode comprar um ar condicionado split móvel e gradualmente movê-lo para os quartos que você deseja temperar. A maioria dos aparelhos de ar condicionado divididos são capazes de aquecer salas com um tamanho de cerca de 25 metros quadrados dentro de meia hora.

Por outro lado, você também tem a opção de aquecer várias salas ao mesmo tempo, adquirindo um poderoso e ao mesmo tempo permanentemente instalado ar condicionado split.

Entretanto, é importante que você sempre deixe qualquer porta de conexão entre as salas abertas, a fim de garantir o fluxo de ar entre as salas.

Instalação móvel ou fixa

Basicamente, ao escolher seu próprio ar condicionado split, você se depara com a escolha se quer um ar condicionado split instalado permanentemente ou um ar condicionado split móvel.

Esta decisão depende fortemente de dois aspectos.

Por um lado, o orçamento disponível é decisivo.

Os aparelhos de ar condicionado split fixo são geralmente mais caros.

Por outro lado, você tem que considerar se suas próprias quatro paredes são próprias ou alugadas.

Se for de propriedade, você não está obrigado por nenhuma especificação ao instalar um ar condicionado split fixo.

Entretanto, se for um imóvel alugado, o locador deve ser contatado com antecedência porque se trata de uma mudança estrutural no imóvel alugado.

Gama de funções

Outra pergunta importante que você precisa fazer a si mesmo é o propósito exato do ar condicionado split. Se você só quer baixar a temperatura nos meses de verão com seu ar condicionado split, então um ar condicionado split móvel é suficiente.

No entanto, se você também quiser aquecer o ar em suas próprias quatro paredes nos meses de inverno, então nós aconselhamos que você compre um ar condicionado split instalado permanentemente, porque estes normalmente também têm uma função de aquecimento embutida de até 30 graus Celsius.

Consumo de energia

Quando se trata de consumo de energia, ainda há uma grande aversão a aparelhos de ar condicionado divididos. A razão para isto é que os velhos aparelhos de ar condicionado split eram verdadeiros guzzlers do poder.

No entanto, este não é mais o caso dos modernos aparelhos de ar condicionado split.

Por exemplo, os modernos aparelhos de ar condicionado móveis split, como os Impulsos 2.0+ da Suntec que apresentamos, consomem apenas 0.8 quilowatt-hora de eletricidade no modo de resfriamento.

Decisão: Que tipos de aparelhos de ar condicionado split existem e qual é o mais adequado para você?

Existem basicamente dois tipos de aparelhos de ar condicionado split. Os aparelhos móveis de ar condicionado split e os aparelhos fixos de ar condicionado split. A seguir, vamos explicar qual tipo de ar condicionado split é o mais adequado para você.

Mobile Split Klimaanlage

Ar condicionado móvel split

Ar condicionado móvel split é particularmente adequado para proprietários de apartamentos alugados que desejam manter quartos individuais a uma temperatura agradável durante os meses quentes de verão.

A vantagem de um aparelho móvel de ar condicionado com ar dividido é que você só precisa colocar uma mangueira externa fora da janela para aspirar no ar.

Para evitar que o ar já resfriado saia pela janela aberta, você pode obter um defletor para sua janela em sua loja local de bricolagem que impede exatamente isso.

A grande desvantagem dos aparelhos móveis de ar condicionado é que a capacidade de refrigeração não é tão forte quanto a dos aparelhos fixos de ar condicionado split.

Vantagens
  • Pode ser usado em qualquer quarto com porta ou janela
  • Fácil de conectar
  • Comparativamente mais barato
Desvantagens
  • Menor capacidade de refrigeração
Fest verbaute Split Klimaanlage

Ar condicionado split fixo

Um ar condicionado split fixo é particularmente adequado para proprietários de apartamentos ou residências.

Como eles não dependem de um locador em potencial, os proprietários de apartamentos ou casas podem facilmente instalar aparelhos de ar condicionado fixos em suas próprias casas sem medo de conseqüências legais.

Isto envolve a perfuração de um furo através da alvenaria através da qual a mangueira de conexão entre a unidade interna e externa é colocada.

A unidade interna é normalmente fixada permanentemente à parede e, devido à sua alta capacidade de refrigeração em comparação com os aparelhos móveis de ar condicionado split, garante temperaturas agradáveis, mesmo em salas grandes ou adjacentes.

Vantagens
  • Forte capacidade de refrigeração
  • às vezes esfria pisos inteiros
Desvantagens
  • Comparativamente caro
  • instalação complexa

Guia: Perguntas frequentes sobre aparelhos de ar condicionado split respondidas em detalhes

O que é um aparelho de ar condicionado split?

Um ar condicionado dividido é um dispositivo que resfria notavelmente a temperatura em salas. Uma unidade externa e uma interna são conectadas uma à outra por uma mangueira.

O ar quente é aspirado através da unidade externa e resfriado na unidade interna. Este ar resfriado é então liberado para a sala pela unidade interna para resfriá-lo visivelmente.

Para quem é adequado um condicionador de ar dividido?

Os condicionadores de ar divididos são particularmente adequados para pessoas sensíveis ao calor que têm problemas consideráveis com as altas temperaturas, especialmente nos meses quentes de verão.

Por exemplo, muitas pessoas têm problemas relacionados ao calor ao adormecer ou estão simplesmente exaustas fisicamente pelo calor.

Os condicionadores de ar divididos são adequados para estas pessoas porque eles podem criar uma diferença notável de temperatura em suas próprias quatro paredes em poucos minutos.

Um ar condicionado split é adequado para apartamentos alugados?

Em resumo: Sim!

Os aparelhos móveis de ar condicionado split em particular são extremamente adequados para apartamentos alugados porque eles não exigem nenhuma mudança estrutural no apartamento. Eles funcionam simplesmente colocando uma mangueira de sucção fora da janela.

No entanto, se você quiser ter um ar condicionado split permanentemente instalado em seu apartamento alugado, você deve discutir isso com seu locador antes.

Isto porque a instalação de um ar-condicionado fixo com fenda geralmente envolve a perfuração através da alvenaria, que deve ser confirmada pelo locador de antemão.

Qual o tamanho do ar condicionado split que eu devo comprar?

O tamanho, ou melhor, a capacidade de resfriamento, depende muito das salas a serem resfriadas. Em princípio, aparelhos de ar condicionado móveis menores são muito adequados para salas com até 25 metros quadrados.

Os aparelhos de ar condicionado com ar dividido instalados permanentemente são normalmente muito mais potentes e, dependendo de seu desempenho, podem refrigerar apartamentos ou pisos inteiros.

Split Klimaanlage-1

As unidades externas de ar condicionado split fixo aspiram no ar quente e o direcionam através de uma mangueira de conexão para a unidade interna
(Fonte de imagem: Ashkan Forouzani / unsplash)

Entretanto, o desempenho varia de unidade para unidade. É por isso que a maioria dos aparelhos de ar condicionado split também indicam na embalagem o tamanho mais adequado de sala na qual o aparelho de ar condicionado split é capaz de esfriar razoavelmente a temperatura até um nível confortável.

Quais são as alternativas para um ar condicionado dividido?

Existem principalmente duas alternativas sensatas aos aparelhos de ar condicionado split. Estes são ventiladores e dispositivos com um modo de operação similar, assim como os mini refrigeradores de ar. Na seção seguinte nós explicaremos brevemente o que estes dois produtos são todos sobre

Fãs

Fãs estão agora disponíveis em muitas versões diferentes. Seja como um novo tipo de ventilador de torre ou na versão clássica com pás de ventilador - a maneira como funciona é a mesma. O ar é agitado e acelerado, criando assim uma brisa agradável.

Split Klimaanlage-3

Os ventiladores não esfriam o ar, mas a agitação do ar o faz sentir temporariamente mais agradável
(Fonte de imagem: Frederick Tubiermont / unsplash)

Esta brisa, no entanto, não pode ser comparada com os condicionadores de ar clássicos, porque o ar agitado dos ventiladores não é mais fresco. O corpo é meramente feito para se sentir mais frio.

Mini refrigeradores de ar

Mini refrigeradores de ar não têm uma unidade externa, mas são baseados no poder de refrigeração da água e do gelo.

A água é enchida dentro do tanque de água embutido. O ar quente é passado através do tanque de água e resfriado por um sistema automático integrado que atomiza finamente a água.

Tipo Efeito Capacidade máxima da sala Vantagem Desvantagem
Ventilador Gera fluxo de ar, efeito de resfriamento é simulado ao corpo Efeito perceptível a 1-10 metros do ventilador Efeito de resfriamento é sugerido Sem resfriamento mensurável
Mini resfriador de ar Resfriamento mínimo do ar Salas muito pequenas até 15 metros quadrados Resfriamento mensurável Tanque de água sempre deve ser abastecido, se possível com cubos de gelo

Este efeito de resfriamento pode ser intensificado pela adição de cubos de gelo na água do tanque de água para resfriar a água e assim o ar ainda mais. Entretanto, estes mini refrigeradores de ar só podem ser usados para um resfriamento mínimo do ar.

Devo comprar um ar condicionado split móvel ou fixo?

Antes de comprar um ar condicionado split, pense cuidadosamente sobre o escopo e as salas para as quais você quer usá-lo. Na tabela a seguir, listamos claramente as vantagens e desvantagens dos aparelhos de ar condicionado split móvel e fixo:

Tipo Vantagens Desvantagens Tamanho médio do quarto
Ar condicionado split móvel Uso móvel, preço de compra mais baixo Menor capacidade de refrigeração 1-25 metros quadrados
Ar condicionado split fixo Enorme capacidade de refrigeração, Muito durável, Às vezes refrigera vários quartos ao mesmo tempo Preço de compra caro, perfuração necessária 1-100 metros quadrados

Outro aspecto importante é que a maioria dos aparelhos de ar condicionado split fixo também oferece a opção de controlar o aparelho através de seu próprio aplicativo e, assim, manter o quarto ou salas a uma temperatura agradável mesmo antes da chegada.

Como eu limpo meu ar condicionado split?

Os condicionadores de ar divididos geralmente têm filtros embutidos para limpar o ar que é usado de fora. Este filtro normalmente está localizado na unidade interna e requer uma limpeza regular para manter o desempenho de limpeza.

Isto envolve remover o filtro da unidade e simplesmente enxaguá-lo com água limpa da torneira até que todos os resíduos e restos sejam removidos do filtro. Então o filtro só tem que secar e pode ser colocado de volta no aparelho.

Fonte da imagem: praewpailin/ 123rf.com

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas