Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Você está farto de odores e ar abafado em sua área de trabalho ou de moradia? Ar fresco e suficientemente humidificado em todas as épocas do ano é o que você está desejando? A compra de um ar condicionado cuidará disso.

Em nosso teste de ar condicionado 2022 nós não apenas lhe apresentamos os mais recentes e eficientes aparelhos de ar condicionado, mas também lhe fornecemos informações detalhadas sobre possíveis tipos de aparelhos de ar condicionado.

Para facilitar a sua decisão de compra, nós não apenas lhe dizemos as dicas e truques mais importantes para a limpeza e manuseio do seu ar condicionado, mas também sobre o consumo de energia para um ótimo desempenho de resfriamento.




Os fatos mais importantes em resumo

  • Os condicionadores de ar podem proporcionar um clima interior agradável.
  • A seguir, nós distinguimos entre unidades monobloco (móveis), unidades divididas e bombas de calor.
  • Os aspectos de saúde, higiene e segurança devem ter uma consideração especial quando se trata de clima interior.

Ar Condicionado: as melhores bem quentes

Guia: Perguntas que você deve tratar antes de comprar um ar condicionado

Quais são as vantagens e desvantagens de um ar condicionado?

Os condicionadores de ar oferecem muitas vantagens, mas podem ter efeitos colaterais negativos, especialmente na saúde. A seguir, vamos listar os mais importantes.

Um ar condicionado pode ser usado para criar um clima interior agradável. (Fonte das fotos: 123rf.com / 84332850)

Antes de mais nada, os ar-condicionados proporcionam um agradável resfriamento nos dias quentes de verão e calor nos dias de inverno. Embora à primeira vista a função de resfriamento esteja frequentemente em primeiro plano, o efeito de aquecimento igualmente importante não deve ser esquecido.

Os condicionadores de ar também servem como umidificadores e filtros de ar. Isto também remove odores e partículas nocivas. Tanto na esfera privada quanto no trabalho, elas facilitam assim a vida cotidiana. Através da circulação, ar fresco é fornecido à sala e o ar "velho" é removido.

A principal desvantagem é o efeito potencialmente desagradável sobre o corpo, que, no entanto, depende da percepção pessoal.

Se o ar não estiver suficientemente úmido, também é perceptível um arranhão na garganta.

Se os condicionadores de ar não forem mantidos adequadamente, isto leva à propagação de germes, o que nega os benefícios potenciais da limpeza.

Em seguida, os aparelhos de ar condicionado fazem ruído, que pode ser mais ou menos alto, dependendo da unidade. Finalmente, os custos de eletricidade - dependendo do tempo de operação e das configurações - são um fator não negligenciável.

Em geral, as opiniões estão divididas sobre a questão de se você deve adquirir um ar condicionado. Em última análise, depende sempre do caso individual específico se faz sentido comprar um ar condicionado.

Para quem é adequado um aparelho de ar condicionado?

Um ar condicionado é basicamente adequado para todos.

No entanto, recomenda-se cautela para pessoas com dores nas articulações e músculos, assim como para pessoas com artrite. Especialmente com um suprimento constante de ar frio, a tensão pode se desenvolver.

Entretanto, para prevenir a propagação de doenças, é recomendado que o ar condicionado seja limpo regularmente.

Este artigo também lhe diz como fazer isso.

Para quais salas é adequado um ar condicionado?

Um ar condicionado é adequado tanto para salas grandes quanto pequenas. Existem diferentes modelos de condicionadores de ar que são feitos especialmente para escritórios em open-plan, por exemplo.

Em última análise, se uma determinada sala pode ser climatizada ou não depende da capacidade de refrigeração da respectiva unidade, bem como de outros fatores listados abaixo.

Quais são as alternativas ao ar condicionado?

Umidificadores ou desumidificadores de ar, assim como purificadores de ar, fontes climáticas ou mesmo ventilação são mencionados como alternativas aos condicionadores de ar.

Deve-se notar que estas "alternativas" só podem assumir parte das funções de um ar condicionado e, portanto, não são equivalentes.

Para certas necessidades, no entanto, elas são certamente a alternativa mais barata.

A ventilação como uma alternativa natural não é uma opção sensata, especialmente para quem sofre de alergia, pois o pólen também é levado para dentro da sala durante a ventilação.

Isto pode ser mitigado ao arejar a sala apenas brevemente várias vezes ao dia (a chamada "ventilação por choque") e depois fechar todas as portas e janelas. Entretanto, é provável que o ar em tal sala seja "espesso".

Especialmente no verão, é uma boa idéia desligar o aquecimento. Se a temperatura ambiente é alta, a umidade relativa cai e vice versa.

Desta forma, pelo menos nos meses mais quentes, a temperatura e a umidade do ar podem ser reguladas (sem custos) fazendo sem aquecimento desnecessário.

Para os mais criativos entre nós, há também um velho truque de dona de casa: Mergulhe os panos na água (fria) e pendure-os sobre a janela aberta. Desta forma, a temperatura e umidade agradável é distribuída pelo ar da sala.

Decisão: Que tipos de aparelhos de ar condicionado existem e qual é o mais adequado para você?

Dependendo de suas necessidades, existem diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado que podem ser divididos aproximadamente nas seguintes categorias

  • Ar condicionado (móvel) monobloco
  • Unidade dividida
  • Bomba de calor como condicionador de ar

O que distingue um ar condicionado (móvel) monobloco e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Os condicionadores de ar monobloco não precisam ser instalados permanentemente em um local específico, mas são transportáveis.

Eles oferecem assim uma flexibilidade particular que não pode ser alcançada com ar condicionado embutido, o que é especialmente importante em regiões que permanecem quentes apenas temporariamente (como a Europa do Norte ou Ocidental)

Vantagens
  • Flexível
  • Barato para comprar
  • Não é necessária instalação
Desvantagens
  • Alto nível de ruído
  • Eficiência energética comparativamente baixa

O prático é que eles podem ser usados conforme necessário. Isso economiza tempo de instalação. Finalmente, as unidades monobloco também são mais baratas de se comprar do que os aparelhos de ar condicionado fixos.

Uma desvantagem é o nível relativamente alto de ruído operacional e menor eficiência energética do que as unidades divididas, por exemplo.

O que distingue uma unidade dividida e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Ao contrário das unidades monobloco, as unidades divididas são firmemente aparafusadas no lugar.

Isso faz com que não sejam tão fáceis de transportar quanto as unidades monobloco; no entanto, as unidades divididas são silenciosas porque seu compressor está localizado no exterior.

Vantagens
  • Maior eficiência energética
  • Relativamente silencioso em operação
Desvantagens
  • Caro para comprar
  • Complexo para instalar

Além disso, eles produzem regularmente um rendimento maior e são ainda mais eficientes do que os sistemas monobloco, especialmente quando utilizados durante um longo período de tempo, que é o que eles são destinados.

As unidades divididas são, portanto, mais adequadas para lugares onde as temperaturas sobem ou permanecem altas regularmente.

O que distingue uma bomba de calor e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Como o princípio da bomba de calor é baseado em um processo de resfriamento, como também é usado em sistemas de ar condicionado, também é possível usar a bomba de calor para resfriamento ambiente no verão. O sistema pode fornecer tanto calor quanto frio.

Vantagens
  • Alta eficiência energética mesmo a baixas temperaturas
  • Amigo do meio ambiente
Desvantagens
  • Possivelmente altos custos de eletricidade
  • altos custos de compra e reparos

A bomba de calor tem a vantagem de ser muito eficiente em termos energéticos. Além disso, ele não emite nenhum CO2 - ao contrário dos sistemas convencionais de ar condicionado. Como ele pode ser operado com energias renováveis (ar, água, solo), ele também é particularmente sustentável.

No entanto, dependendo da fonte de fornecimento, pode consumir muita eletricidade. Além disso, é muito caro comprar (os custos aqui estão frequentemente na faixa de cinco dígitos do euro) e consertar se alguma vez não funcionar corretamente.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar os condicionadores de ar

A seguir, mostraremos quais características você pode usar para decidir entre os muitos condicionadores de ar possíveis.

Estes são, em particular

  • Capacidade de resfriamento
  • Volume
  • Classe de eficiência energética e consumo de energia

Nos parágrafos seguintes nós explicaremos a você exatamente quais são os critérios individuais.

Capacidade de resfriamento

A capacidade de resfriamento é frequentemente declarada na BTU (Unidade Termal Britânica). Isto geralmente significa BTU por hora (BTU/h), onde um BTU corresponde a cerca de 0,293 watts.

Ocasionalmente, a capacidade de resfriamento também é dada diretamente em watts (W) ou kilowatts (kW).

Há inúmeros fatores que influenciam a capacidade de refrigeração necessária.

Estes incluem, por exemplo, o número de salas próximas, acima ou abaixo da sala, quanta superfície da janela está exposta à radiação solar, o isolamento, o número de portas, o número de pessoas na sala, outros dispositivos técnicos tais como PCs, TVs ou lâmpadas.

Em termos simplificados, a área ou o volume pode ser usado para determinar a capacidade de resfriamento necessária.

O seguinte se aplica à área: Área em metros quadrados [m²] x [Zahl zwischen 60 (gute Isolation, wenig Sonneneinstrahlung) und 100 (schwache Isolation, hohe Sonneneinstrahlung) in Watt [W] oder Kilowatt [kW]]

Exemplo para um apartamento moderno com uma área de 50m², isolamento fraco e radiação solar relativamente alta: 50m² x 100 W = 5.000 W = 5 kW

O seguinte se aplica ao volume: Volume em metros cúbicos [m³] x 40 W

Exemplo para um apartamento moderno com uma área de 50m² e uma altura de 2.5m: 50m² x 2,5m x 40 W = 5'000 W = 5 kW = 17060 BTU/h

Isto significa que um ar condicionado com uma capacidade de cerca de 8500 BTU precisa de cerca de duas horas para ar condicionado completamente um apartamento de 50m² com uma altura de 2,5m.

Entretanto, este cálculo é altamente simplista: como mencionado acima, a capacidade de refrigeração é influenciada por vários fatores. Para simplificar o cálculo, você também pode usar uma ferramenta online.

Volume

Um valor de 60 dB é geralmente dado para o volume da sala (conversa normal entre as pessoas).

Os condicionadores de ar geralmente têm um volume de 40 a 60 dB, que é ligeiramente abaixo do volume da sala. No entanto, o volume varia dependendo se o ar condicionado é usado dentro ou fora de casa.

Se você tem ouvidos sensíveis ou sofre de distúrbios do sono, você deve instalar o ar condicionado em um lugar onde o barulho não o incomode.

Lembre-se: 10 dB mais significa a percepção de uma duplicação do volume, 10 dB menos significa uma redução pela metade.

Classe de eficiência energética e consumo de energia

À medida que a tecnologia avança, a eficiência dos aparelhos de ar condicionado também avança.

Em geral, a classe de eficiência energética indica quão eficientemente um determinado aparelho (neste caso, ar condicionado) funciona em comparação com um aparelho de referência mais antigo, "neutro" (ou seja, servindo como um objeto de ponto zero/comparação, por assim dizer).

Dependendo da porcentagem de energia (geralmente eletricidade) consumida por um aparelho em comparação com o aparelho de referência, o aparelho a ser classificado é atribuído a uma classe de eficiência diferente.

O número de classes de eficiência varia dependendo da categoria do aparelho; para condicionadores de ar há uma classificação de A (mais eficiente) a G (mais ineficiente).

Você pode usar um medidor de energia para determinar o consumo de energia do seu ar condicionado. (Fonte da imagem: 123rf.com 17347439)

Entretanto, é importante lembrar que são os próprios fabricantes que fazem a classificação. Portanto, a classe de eficiência energética nunca deve ser o único critério decisivo.

Além disso, os diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado não podem ser facilmente comparados uns com os outros.

Dependendo se é uma unidade mono ou dividida, a classificação pode ser enganosa. Por exemplo, é possível que uma unidade dividida na categoria B funcione mais eficientemente do que uma unidade monobloco na categoria A.

É por isso que faz mais sentido decidir primeiro que tipo de condicionador de ar você precisa.

Então, dentro deste tipo, você pode usar a classe de eficiência energética atribuída aos vários aparelhos em consideração como um critério adicional para a sua decisão de compra.

A Regulamentação de Rotulagem Energética da UE regula os detalhes da rotulagem.

Fonte da imagem: 123rf.com / 72570056

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas