Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre ar condicionado, e sobre quais são os melhores equipamentos para refrescar a sua casa e deixar o ambiente bem mais confortável.

Muitas pessoas acham que o ar condicionado é um aparelho caro, e que vai aumentar muito os gastos com energia elétrica. Porém, vamos demonstrar que é possível ter um equipamento desses na sua casa sem gastar muito.

Neste artigo vamos falar sobre estes aparelhos e proporcionar uma lista com os melhores equipamentos de ar condicionado disponíveis no mercado atualmente.

Primeiro, o mais importante

  • Uma das principais vantagens de um ar condicionado é o fato de ele ser vantajoso para pessoas que possuem doenças respiratórias, já que filtra o ar do ambiente.
  • Está em dúvida entre um ar condicionado split, janela ou portátil? Vamos explicar as diferenças neste guia.
  • Uma das características que as pessoas mais procuram em um ar condicionado é a eficiência energética, já que ela é “chave” para economizar energia elétrica com o aparelho.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores aparelhos de ar condicionado

Há alguns anos o ar condicionado era considerado um aparelho de luxo. Devido ao aumento das temperaturas ano a ano, e também ao preço que vem caindo, hoje, o equipamento é uma necessidade.

Se você busca saber quais os melhores modelos de ar condicionado para refrescar sua casa, confira a seleção abaixo:

1° – Ar Condicionado Electrolux

Este ar condicionado da Electrolux possui sua eficiência energética classificada como “A”, o que significa que ele consegue atuar com a máxima potência e gastar pouca energia elétrica.

Ele possui o sistema de filtragem Ultra Filter, que ajuda a reter 99% das bactérias, e uma função de autolimpeza, que evita a proliferação de odores e mofo.

2° – Ar Condicionado Split HW Electrolux

Esse ar condicionado Split da Electrolux é prático, moderno e econômico e possui uma função chamada ECO, que se adapta à temperatura do corpo do usuário durante o sono.

Ele possui um sistema de tripla filtragem chamado Ultra Filter, que retém 99% das bactérias e ajuda a reduzir os odores do ambiente. O equipamento também possui uma excelente eficiência energética.

3° – Ar Condicionado Janela Midea

Esse ar condicionado janela da Midea equipa qualquer ambiente com qualidade, pois além de possuir um design moderno e bonito, ele deixa a sua casa muito mais confortável nos dias de calor.

A saída dupla de ar ajuda que o resfriamento do ambiente seja rápido, e, além disso, outra característica que ajuda a refrigerar de forma mais eficiente são as duas velocidades disponíveis.

4° – Ar condicionado Janela Springer Midea ECO

O ar condicionado de janela Springer da Midea possui um design moderno e bonito e apresenta baixo nível de ruído durante o seu funcionamento, o que possibilita que seja colocado em quartos, pois não incomoda durante a noite.

O resfriamento dele é uniforme e rápido graças às duas saídas de ar e também por causa das duas velocidades de refrigeração que ele possui. O ambiente ficará muito mais confortável com este ar condicionado.

5° – Ar Condicionado janela Consul

Encontre esse produto em Amazon.com.br

O ar condicionado de janela Consul é excelente para refrescar os ambientes, e a sua potência de 12.000 BTUs é ótima para cômodos de aproximadamente 20 m².

Ele possui um filtro antipoeira que ajuda a manter o ar do ambiente mais limpo e agradável. Essa função é excelente para pessoas que possuem problemas respiratórios.

6° – Ar Condicionado Janela Fontaine

Este ar condicionado de janela Fontaine é excelente, pois ele possui um design moderno e bonito, e um funcionamento prático e com baixo ruído. Ele garante segurança, conforto e economia para o seu ambiente.

A classificação A em eficiência energética garante que, mesmo com alto poder de resfriamento, ele não irá gastar mais energia, e que sua conta de luz não aumentará.

Guia de Compra

Desde o século XIX, a temperatura média da Terra cresceu 1,02 grau Celsius. Nós estamos sentindo na pele, ano a ano, as consequências desse aquecimento terrestre. Você também tem a sensação que a cada verão fica ainda mais quente?

O ar condicionado tem sido a melhor opção para enfrentar o calor. Nesse Guia, vamos lhe fornecer todas as informações sobre esse equipamento, assim, você poderá escolher o seu de forma segura.

Imagem mostra mulher sentanda no sofá apontando controle para o ar condicionado.

Eficiência energética do ar condicionado determina o consumo de energia. (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

O que é um ar condicionado?

Até algum tempo atrás, era mais fácil aquecer um ambiente do que esfriar, isso porque para esquentar basta acender uma lareira ou algo parecido, mas para refrigerar já é outra história.

Para você aquecer um local basta produzir energia térmica, mas para esfriar é preciso tirar essa energia do ambiente. A invenção do ar condicionado, em 1902, ajudou a resolver este mistério.

Este equipamento possui uma serpentina interna, por onde passa um fluido, que, devido às diferenças de pressão internas, vai liberar ar frio de um lado, e ar quente do outro.

Para saber um pouco mais sobre como os ares condicionados funcionam, assista a vídeo aula abaixo no canal Ponto em Comum, que conta com mais de 120 mil inscritos:

Quais as vantagens de ter um ar condicionado?

Possuir um equipamento de ar condicionado durante o calor ajuda a lidar com problemas comuns em áreas muito quentes do planeta, como a insolação. As pessoas mais vulneráveis a este problema são as crianças menores de 4 anos, os idosos e os obesos.

O ar condicionado também ajuda pessoas que possuem problemas respiratórios e asma, pois ele filtra as impurezas do ar e diminui a umidade, o que reduz a ocorrência de ácaros e mofo.

Ao mesmo tempo em que ajuda a diminuir o aparecimento de mofo e ácaros dentro de um ambiente, estes seres vivos podem ser acumular internamente, se não houver uma limpeza constante do equipamento.

Outra desvantagem são os preços desses equipamentos, que ainda são considerados altos pela maioria da população. Um grande número de pessoas não têm acesso a eles, e tem que se contentar com um ventilador, ou, muitas vezes, nem isso.

Mesmo que os preços ainda não sejam muito acessíveis, as fabricantes destes equipamentos têm melhorado cada vez mais a eficiência energética deles, para que assim os custos com energia elétrica sejam cada vez menores.

Muitos consumidores também relatam se sentirem incomodados pelo ruído que alguns equipamentos produzem. Apesar disso, cada vez os ares condicionados fazem menos barulho, para que as pessoas não tenham receio de colocá-los no quarto. Confira a tabela a seguir com as vantagens e desvantagens de um ar condicionado:

Vantagens
  • Combate a insolação
  • Filtra o ar
  • Eficiência energética
  • Refresca o ambiente
Desvantagens
  • Limpeza deve ser constante
  • Ainda custa caro
  • Pode fazer ruído

Ar condicionado de janela, split ou portátil?

O ar condicionado evoluiu tanto ao longo dos anos, que diversos modelos surgiram. Isso dificultou um pouco a vida dos consumidores no sentido de que devem pesquisar mais para saber qual é o equipamento que melhor se adequa ao que desejam.

O mais tradicional deles é o de janela, que normalmente é indicado para ambientes menores, produz ruído e deve ser instalado em um local que permite que ocorram mudanças na fachada.

O ar condicionado split é mais moderno do que o modelo de janela, e normalmente possui mais funções, como a “inverter”, por exemplo, que ajuda a economizar energia elétrica.

O ar condicionado portátil pode ser transportado entre os ambientes do local em que você deseja ter um ar condicionado. Ele é ideal para ambientes menores, e alguns modelos produzem um ruído que pode incomodar o usuário em determinados momentos. A tabela a seguir vai comparar os ares condicionados de janela, split e portátil:

Janela Split Portátil
Ideal para Ambientes menores Qualquer ambiente Ambientes menores
Ruído Pode ter ruído Baixo ruído Pode ter ruído
Vantagens Mais comum e melhores ofertas Mais moderno e função inverter Facilidade de refrescar qualquer cômodo da casa
Instalação Necessita instalação feita por um técnico Necessita instalação feita por um técnico Não necessita instalação

Qual o número de BTUs indicado para cada ambiente?

Quando escolher um ar condicionado, o mais importante é saber se o aparelho dá conta do seu ambiente, seja uma sala, escritório ou quarto. Normalmente as pessoas apenas se preocupam em comprar um ar condicionado analisando os números de BTUs.

Com certeza é ele que indica se o modelo dará conta do recado. Mas você sabia que existem inúmeros fatores que devem ser analisados para escolher o número de BTUs ideal?

Antes de definir se você precisa de um aparelho de 7.500 ou 18.000 BTUs, é importante refletir sobre:

  • Qual o metro quadrado do ambiente?
  • Quantas pessoas normalmente estarão no local fazendo uso do ar condicionado?
  • Pega sol no local?
  • Existem muitos aparelhos eletrônicos?

Todas essas questões são importantes para fazer o cálculo. Somente dessa forma você não se decepcionará após a compra. Basicamente, as regras para se chegar ao resultado são:

  1. São necessários 600 BTUs para cada metro quadrado;
  2. Depois, você adiciona 600 BTUs para cada pessoa extra no ambiente (a primeira pessoa não conta);
  3. E por último, para cada equipamento eletrônico é necessário somar 600 BTUs.

Porém, se o ambiente possui incidência de sol, a base do cálculo pode ser 800 ao invés de 600 BTUs.

Uma sala de estar de 15 metros quadrados, para uma casa com quatro moradores e que possui apenas uma televisão, porém, possui incidência de sol, precisará de um ar condicionado de 15.200 BTUs.

Agora se o local for um quarto de 10 metros quadrados, sem incidência de sol, para um casal que possui apenas a televisão no quarto, um ar condicionado de 7.200 BTUs dará conta do recado.

Como economizar energia utilizando o ar condicionado?

A economia de energia com o uso do ar condicionado começa na hora da compra. Analise o selo Procel do aparelho antes de comprá-lo. Saiba mais sobre isso logo abaixo, nos Critérios de Compra deste artigo.

Mas além disso, há outras dicas que você deve levar em conta ao usar o ar condicionado para não tomar um susto cada vez que a conta de luz chegar em sua casa:

  • Incidência de sol: Fechar as cortinas de casa durante os momentos de maior incidência de raios solares;
  • Posição do aparelho: Buscar um local para o ar condicionado que não seja tão atingido pelo sol;
  • Janelas: Feche as janelas e portas enquanto ele estiver em funcionamento.

Para saber mais dicas sobre como economizar energia elétrica com o ar condicionado, veja o vídeo a seguir:

Como limpar um ar condicionado?

É indicado fazer a limpeza quinzenal dos filtros do seu ar condicionado. Isso garante o bom funcionamento do aparelho e também maior durabilidade do produto. Portanto, escolha um ar condicionado que você possa retirar o filtro com facilidade.

Essa limpeza pode ser feita por você mesmo. Além disso, é importante fazer a limpeza completa anualmente. Aquela em que o técnico vem até sua casa e retirar o ar condicionado para o procedimento. Em muitos casos, eles até mesmo levam o aparelho para essa limpeza na própria empresa.

Mas para que nesse intervalo o seu ar condicionado cumpra sua função e resfrie o ambiente, você mesmo pode limpar de 15 e 15 dias. Confira as dicas:

  1. Desligue o aparelho da tomada e abra, com muito cuidado, a parte da frente do seu ar condicionado. Movimentos bruscos podem quebrar a tampa do aparelho. Confira como se basta levantar ou se possui algum botão, você deve encontrar essa informação no manual.
  2. Retire o filtro de dentro do aparelho, novamente com bastante cuidado para não engatar e rasgar a peça.
  3. Agora, apenas lave esse filtro em água corrente. Não utilize escovas ou produtos químicos. Isso pode danificar o filtro. Uma boa lavagem apenas com água será suficiente para remover a poeira que fica grudada nele.
  4. Feito isso, você pode balançar suavemente para retirar o excesso de água. A partir daí existem duas opções: você pode deixar secar naturalmente na sombra ou passar um paninho macio para fazer a secagem, sempre com muito cuidado para não danificar.
  5. Enquanto seu filtro seca, com um pano seco, retire a poeira da parte interna do ar condicionado.
  6. Depois, é só encaixar o filtro novamente e fechar a tampa. Passe um pano também pelo lado de fora.

Como prolongar a vida útil do ar condicionado?

Técnico de ar condicionado fazendo manutenção do aparelho instalado na parede

A manutenção periódica é fundamental para prolongar a vida útil do aparelho. (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

Você pode tomar alguns cuidados para garantir que seu ar condicionado dure longos anos. A primeira delas é, como mencionamos, a limpeza periódica e manutenção especializada. Não deixe para fazer a manutenção apenas quando o aparelho apresentar problemas, isso diminui a vida útil dele.

Além disso, se você respeitar o cálculo de BTUs ideal, também estará contribuindo com esse quesito. Ele não será sobrecarregado e terá menos chances de ser danificado.

Assim como fazer a instalação correta e apropriada com um profissional também auxilia no aumento da vida útil do ar condicionado.

Por fim, proteger a unidade externa é fundamental. Essa parte que fica na área de fora das casas ou prédios, também merece cuidado. As diferentes condições climáticas, no longo prazo, podem danificar a peça. Vale a pena considerar uma proteção para ela, mesmo que isso custe um pouco mais caro.

Quanto custa?

O preço de um ar condicionado vai depender do tipo que você deseja comprar. Abaixo listamos os preços médios de acordo com cada tipo de ar condicionado:

  • Ar condicionado de janela: R$ 800 a R$ 2.500;
  • Ar condicionado split: R$ 1.000 a R$ 15.000;
  • Ar condicionado portátil: R$ 2.500 a R$ 4.000.

Existem muitos fatores a serem considerados além do preço antes de comprar um ar condicionado, como o custo da energia elétrica consumida por ele e o valor da instalação.

A eficiência energética – que é a relação entre capacidade de funcionamento e gasto de energia elétrica – sempre deve ser observada, e ela é representada pelo selo Procel, do Inmetro, que classifica os aparelho eletrodomésticos em A,B,C,D ou E, sendo A o mais econômico.

O custo de instalação também deve ser observado, pois ares condicionado split e janela envolverão mudanças nas fachadas dos prédios, e por isso deverá contratar um técnico. Já os portáteis não possuem esse custo, pois você mesmo pode montar o equipamento.

foco

Você sabia que o ar condicionado foi inventado em 1902, por Willis Carrier, para resolver o problema de uma empresa gráfica?

Quando ele foi criado, a ideia não era refrigerar o ambiente com ele, mas sim melhorar a qualidade das impressões realizadas nos dias úmidos, já que as cores não se fixavam direito durante esses dias.

Depois ele começou a ser utilizado para aumentar a produtividade dos funcionários em diversos locais e, por volta dos anos 50, já era um sucesso de vendas.

Onde comprar?

Um equipamento de ar condicionado pode ser comprado em sites como Amazon, Americanas, Ponto Frio e Submarino. Comprar pela Internet é uma ótima maneira de economizar dinheiro, já que os itens costumam ser mais baratos.

Além disso, ao comprar pela Internet você poderá verificar as avaliações dos usuários anteriores, o que ajuda muito a escolher, pois assim você saberá todas as vantagens e desvantagens do equipamento de antemão.

Se você prefere comprar em lojas físicas, alguns locais são o Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza e Ricardo Eletro. Se os preços dos equipamentos novos estão muito altos para você, também é possível encontrar ares condicionados usados em sites como OLX e Mercado Livre.

Imagem mostra quatro ares condicionados na parte de fora de um edifício.

É mais fácil encontrar equipamentos de ar condicionado mais baratos online (Fonte: ElasticComputeFarm / Pixabay)

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de ar condicionado

Existem certas características que são fundamentais em um ar condicionado, como as listadas a seguir:

  • Potência
  • Eficiência energética
  • Timer
  • Inverter
  • Controle remoto
  • Ruído
  • Resfriamento rápido
  • Dormir (sleep)

A seguir, vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Potência

Muitas pessoas associam potência com o desempenho do ar condicionado, mas ela tem a ver com a área que o aparelho vai refrigerar. Quanto maior for o tamanho do ambiente, maior deverá ser a potência, que é representada em BTUs.

Existem outros fatores a se considerar além da área do local, antes de calcular a potência que vai precisar, como:

  • Número de pessoas que vão ocupar o ambiente;
  • Incidência de sol no local;
  • Quantidade de aparelhos eletrônicos no ambiente.

Eficiência energética

Um dos itens mais importantes ao escolher um ar condicionado, é, sem dúvida nenhuma, a eficiência energética, pois quanto mais alta ela for, maior será a capacidade de funcionamento do equipamento com pouco gasto de energia elétrica.

A etiqueta Procel ajuda a categorizar os equipamentos de ar condicionado mais econômicos do mercado, classificando-os em A, B, C, D ou E, sendo E o menos econômico, e A o menos gastador.

Embora a eficiência energética seja muito importante, existem outros fatores que contribuem para que você economize energia com o equipamento. Logo acima, em nosso Guia de Compras, você encontra algumas dicas para economizar energia no uso do ar condicionado.

Timer

O timer é importante para que o ar condicionado seja ligado e desligado automaticamente nos horários estabelecidos por você. Assim você poderá, por exemplo, programá-lo para ligar às 10 horas da manhã e desligar às 5 horas da tarde.

Essa é uma função excelente para os mais “esquecidos”, pois você não precisará ficar lembrando quando é o momento de ligar e desligar o seu aparelho. Assim, permite que seja economizada energia elétrica, já que você não correrá o risco de esquecer de desligar o equipamento.

Além disso, o timer permite que você programe o ar condicionado para ligar quando ainda não estiver em casa. Isso permitirá que você tenha a casa refrigerada ao chegar, para que o seu nível de conforto seja o máximo possível com o equipamento.

Imagem mostra um ar condicionado instalado em uma parede.

O timer é uma importante função para economizar energia elétrica com o seu ar condicionado (Fonte: Yabee Eusebio / Pexels)

Inverter

Essa é uma função dos ares condicionados split, em que o equipamento não vai precisar ser ligado e desligado, já que eles vão buscar sempre manter a temperatura selecionada constante.

Isso proporciona maior durabilidade ao equipamento, já que o compressor não se desgasta tão facilmente quanto em outros ares condicionados, pois a maior parte do tempo ele fica em baixa rotação.

O consumo de energia com aparelhos que possuem esta tecnologia pode chegar a 60%, dependendo da marca de ar condicionado que você escolher. Além de tudo isso, o ruído que ele produz é menor, já que o compressor está constantemente em baixa rotação.

Veja o vídeo abaixo para tirar suas dúvidas a respeito dos equipamentos de ar condicionado com a tecnologia Inverter:

Controle remoto

Um ar condicionado deve possuir um controle remoto, para proporcionar a tranquilidade de poder alterar as funções, ou para mudar a temperatura, sem precisar ir até ele.

Apesar de ser um item que já está presente em praticamente todos os equipamentos de ar condicionado, ele tem se modernizado com o tempo, e ganhou outras funções. Uma delas é a que é chamada de “siga-me”, em que a área ao redor do controle remoto será considerada prioritária para a refrigeração.

Além disso, já existem ares condicionados disponíveis no mercado que utilizam um aplicativo de celular ao invés de um controle remoto. Basta instalar o aplicativo para que possa comandar o equipamento de onde estiver.

Ruído

Os equipamentos de ar condicionado sempre foram conhecidos por serem barulhentos, mas isso tem mudado com o passar dos anos, já que as fabricantes têm investido em tecnologia para produzir aparelhos mais silenciosos.

Os ares condicionados que possuem a tecnologia Inverter, por exemplo, são conhecidos por fazerem menos ruído, já que o compressor fica durante a maior parte do tempo em baixa rotação, para que a temperatura se mantenha sempre constante.

Para saber o nível de ruído que um ar condicionado produz, é preciso medir a quantidade de decibéis. Se esse valor for acima de 50, ele já começa a causar incômodos.

Essa informação normalmente é encontrada dentre as especificações do produto antes da compra, ou mesmo através da avaliação de outros usuários.

Resfriamento rápido

Outra característica que pode ser encontrada em equipamentos de ar condicionado é a função resfriamento rápido, que permite que a refrigeração seja feita de forma mais rápida. Assim, no momento em que tiver que refrigerar a casa rapidamente, essa função poderá ser ativada.

Pode parecer pouco útil para alguns, mas quem nunca chegou em casa em um dia ensolarado e só queria uma ambiente gelado? Porém, com a casa toda fechada, encontra apenas uma sala de estar ainda mais abafada. Essa função ajuda a deixar sua casa gelada mais rapidamente.

Dormir (sleep)

Essa função, presente em diversos modelos de ar condicionado disponíveis no mercado atualmente, é muito interessante, pois permite adaptar a temperatura do quarto durante a noite, para que você tenha uma noite de sono confortável.

Muitas pessoas confundem essa função com o timer, que apenas liga/desliga o aparelho automaticamente durante uma hora que foi programada pelo usuário.

A função dormir aumenta a temperatura em 1°C após a primeira hora de sono, e em mais 1°C após a segunda, tudo isso de acordo com as alterações sofridas pela temperatura corporal durante a noite.

Afinal, todo mundo já passou frio ou calor durante a noite, e isso ocorre justamente por conta dessa variação de temperatura que o corpo sofre.

(Fonte da imagem destacada: tashka2000 / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
23 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...