Imagem mostra uma cerca de arame farpado com gado pastando ao fundo.
Ultima atualização: 17 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

40Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre arame farpado. Se você precisa cercar a sua propriedade, seja ela urbana ou principalmente rural, essa ainda é uma das melhores opções. Vamos ensinar nesse artigo como escolher o modelo perfeito para a sua necessidade.

Mesmo em uma época que novas tecnologias surgem em grande velocidade, o arame farpado continua sendo muito usado. Essa eficiência desafia os limites do tempo, uma vez que trata-se de uma ferramenta de delimitação bastante simples.

Quais são as características ideais que um arame farpado precisa ter para a sua propriedade? Em quais circunstâncias ele deve ser usado e em quais é melhor buscar outras opções? Como escolher o melhor? Iremos responder a todas essas questões a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • O arame farpado é usado tanto em propriedades rurais, como em urbanas. A aplicação é muito mais recomendada no primeiro caso, uma vez que para o segundo já existem opções mais modernas.
  • Há várias categorias importantes para a escolha do arame farpado ideal. Você precisa saber exatamente qual é o uso que será feito para acertar na carga de ruptura e na distância entre farpas, por exemplo.
  • A venda de arame farpado é feita em grandes rolos, por isso, é preciso saber medir o preço por metro. É a partir dele que você saberá se determinado produto tem ou não bom custo-benefício.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de arame farpado: Nós recomendamos

Há vários fabricantes de arame farpado atualmente no mercado brasileiro, e mesmo dentro deles, diferentes modelos são produzidos. Quais são os melhores? Separamos alguns modelos de arame farpado que você certamente deve levar em consideração:

O arame farpado mais maleável

Esse arame farpado da Morlan se destaca por sua maleabilidade, flexibilidade e facilidade de manuseio. O rolo de 250 metros ajuda a cobrir grandes distâncias. Vale destacar também a garantia de três meses do produto. A carga de ruptura é de 250 kgf. O espaçamento entre farpas é de 125 mm e o diâmetro do arame, de 1,60 mm. A fabricação em aço zincado confere resistência e durabilidade ao produto, que dificilmente sofrerá com problemas de ferrugem.

Para quem quer construir uma cerca rapidamente

A Belgo é outra marca que apresenta uma linha com diferentes tipos de arame farpado. O Varjão se destaca pela facilidade de manuseio, permitindo que cercas sejam construídas de maneira rápida e eficaz. Conta com carga de ruptura de 250 kgf e diâmetro de arame de 2 mm. A distância entre as farpas é de 125 mm e a torção é contínua. Há uma camada leve de zinco no produto para conferir maior resistência e durabilidade.

Para quem tem pequenos animais rurais

O Potro é o exemplar da linha da Gerdau para quem tem pequenos animais rurais e precisa evitar que eles fujam de sua propriedade. Ele possui um diâmetro de arame menor, com apenas 1,6 mm, e destaca-se pela flexibilidade.

Apesar de ser indicado para cerca de pequenos animais, a carga de ruptura ainda é respeitável, com 250 kgf. Fácil de ser aplicado e manuseado, é resistente a ações naturais e do tempo. Esse rolo de 250 metros é ideal para quem precisa cercar um espaço de tamanho médio e garantir a segurança dos animais de pequeno porte.

Guia de compra

Você gostaria de entender melhor quais os usos do arame farpado e como ler as especificações técnicas? E saber como escolher qual se enquadra na sua propriedade?

Então é hora de descobrir as vantagens, desvantagens e categorias dos arames farpado

 Imagem mostra uma silhueta feminina obervando uma cerca de arame farpado em uma cidade.

O arame farpado ainda é usado também em ambientes urbanos. (Fonte: Takeshi Charly/ Pexels.com)

O que é um arame farpado e para que ele serve?

Arame farpado nada mais é que fios de arame entrelaçados entre si e com algumas farpas, normalmente bastante afiadas, apontando para todas as direções. Normalmente, é vendido em grandes rolos para a construção de cercas.

O principal uso do arame farpado é no meio rural. É necessário impedir que animais de cria, principalmente o gado, mas também outros de porte menor, fujam.

Com a resistência que possui, o arame farpado cumpre muito bem essa função, uma vez que os animais não irão se aproximar dele, entendendo que aquela é a delimitação máxima do espaço que possuem, após um primeiro contato.

Também há o uso do arame farpado na segurança urbana, protegendo residências e empresas de invasões. Falaremos mais sobre isso a seguir, mas essa não é a aplicação mais recomendada da ferramenta.

Interessado em conhecer como o arame farpado se desenvolveu através dos tempos e sua importância histórica? Então veja vídeo abaixo do canal Invenções na História!

Como escolher o arame farpado para a propriedade rural?

Existem três fatores primordiais na escolha de um arame farpado para uma propriedade rural: clima, animais criados e topografia.

O clima influi na necessidade de materiais mais bem protegidos e resistentes. É preciso perceber se o local da propriedade está exposto a constantes chuvas ou a um sol muito forte e constante. Ações que, com o passar do tempo, podem danificar a cerca.

Quanto piores forem essas condições, mais se deve investir em arames que contenham galvanizações extras ou proteções de materiais como PVC. Eles impedirão o surgimento de ferrugem e outros danos que reduzem a eficácia do arame.

A segunda questão é o porte dos animais. Quanto maiores e mais pesados, maior precisará ser a resistência, ou carga de ruptura, do arame. Com gado, o ideal é usar modelos de 350 kgf, enquanto com aves ou mamíferos menores, 250 kgf fará um bom trabalho.

Por fim, a topografia. Em terrenos totalmente planos, sem acidentes geográficos, recomenda-se que seja empregado um arame liso, não o farpado, que passa a ser exigido quando há subidas e descidas ou variações de relevo.

O arame liso tem algumas características diferentes do farpado. Confira na tabela abaixo:

Arame farpado Arame liso
Recomendações Terrenos com topografia acidentada, terrenos que necessitam de segurança contra invasões Terrenos planos, sem tanta necessidade de proteção
Carga de ruptura Entre 250 e 350 kgf Em média, 700 kgf
Funcionamento Impede que os animais fujam por causar desconforto ou dor no contato com o arame Impede que os animais fujam pela elevada carga de ruptura

Deve-se usar arame farpado em terrenos urbanos?

Outro uso comum do arame farpado é para proteção de terrenos urbanos, impedindo invasões a propriedades e ações como roubos e assaltos. Porém, nesse caso, ele vem perdendo espaço para métodos mais eficazes.

O arame farpado perde na comparação com a cerca elétrica, os alarmes e as concertinas. Oferece menos segurança e pode ser cortado com maior facilidade.

Confira na tabela abaixo as vantagens e desvantagens do uso urbano do arame farpado:

Vantagens
  • Menor preço
  • Maior facilidade de instalação
Desvantagens
  • Oferece menor segurança, impõe menos respeito aos potenciais invasores
  • Pode ser cortado com maior facilidade
  • É um método desatualizado e obsoleto de proteção

Como instalar uma cerca de arame farpado?

A primeira coisa fundamental para a instalação de uma cerca de arame farpado é o uso de equipamentos de proteção. Uma luva grossa e uma blusa de mangas longas impedirão que você se corte ou se acidente.

Deve-se fincar as estacas no solo, que podem ser de madeira ou concreto, e então iniciar o desenrolo do arame farpado. Esse pode ser um processo demorado dependendo do tamanho da propriedade, mas não é particularmente difícil.

Para conferir como é a forma ideal de instalar uma cerca de arame farpado, confira o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Hy8icOxJ5wg

Quanto custa e onde comprar um rolo de arame farpado?

O preço do arame farpado irá variar de acordo com o tamanho do rolo e com a qualidade do material. Não é comum encontrar metragens muito baixas no mercado, uma vez que o uso atual é, na maioria das vezes, para cercar propriedades rurais.

Os rolos podem variar entre 100 e 500 metros. Os preços, por sua vez, costumam ir de aproximadamente R$ 50 até R$ 500, respeitando as variações citadas acima de metragem e qualidade.

https://www.instagram.com/p/Bw8kqEOp9rl/

Para encontrar uma boa variedade de modelos de arame farpado, recomendamos que você vá a uma loja de produtos agrícolas ou de materiais de construção. Grandes redes como Telhanorte, Dicicco e C&C devem apresentar opções de qualidade.

Para comprar pela Internet, a melhor escolha é a Amazon brasileira, com produtos das principais marcas de arame farpado. A Amazon internacional e o Mercado Livre também são boas pedidas, bem como os sites das redes citadas acima.

Critérios de compra: o que levar em consideração ao escolher um arame farpado

Já explicamos como e quando você deve usar uma cerca de arame farpado, além de termos citado algumas questões como a carga de ruptura. Mas separamos mais algumas características importantes para você prestar atenção antes da compra:

Abaixo, falamos um pouco mais sobre cada uma:

Materiais

Um dos pontos mais importantes para uma cerca de arame farpado é a resistência à ferrugem. Caso ela sofra com a oxidação, pode causar vários problemas graves tanto nos animais como nos humanos, destacando-se o tétano.

Por isso, prefira arames que tenham proteções extras contra a ferrugem. A presença de zinco é importante. Ela costuma aparecer a partir da galvanização, que em alguns exemplares chega a ser tripla. Há exemplares até mesmo com revestimento em PVC.

Imagem mostra uma paisagem com uma cerca de arame farpado ao centro.

O arame farpado precisa ser de um material resistente às ações da natureza. (Fonte: Michael Gaida/ Pixabay.com)

Diâmetro

O diâmetro de um arame farpado é importante quando pensamos na carga de ruptura que ela precisa ter. Os arames mais grossos tendem a ter resistência maior, impedindo assim que as espécies consigam romper a cerca.

Esse diâmetro costuma variar entre 1 e 3 mm. Quanto maior, mais será preciso também distanciar uma linha de arame de outra. Tudo isso deve ser levado em conta no momento de construir a sua cerca.

Preço por metro

Como os arames farpados não são vendidos sempre com as mesmas medidas – há variações que podem ir de 100 até 500 metros – o preço final pode ser enganador. Preste atenção se você não está pagando muito por um material que não tem tanta qualidade.

Antes de fazer a aquisição, faça uma conta simples dividindo o valor total pelos metros do rolo. Assim, você chegará ao preço por metro e poderá ter uma noção real do quanto realmente está pagando pelo arame farpado escolhido.

Distância entre farpas

Quais são os animais que você precisa evitar a fuga? Em caso de uso urbano, a ideia é impedir invasões? Você precisa levar tudo isso em conta ao analisar a distância entre as farpas do arame escolhido.

Não há como, por exemplo, ter um grande distanciamento entre farpas para impedir a fuga de animais de pequeno porte. Eles podem simplesmente passar por um período não farpado, uma vez que a carga de ruptura será menor que a de um arame liso comum.

Por isso, saiba qual será a função do arame para não errar na distância entre as farpas!

(Fonte da imagem destacada: MabelAmber/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.