Homem segurando arco e flecha.
Ultima atualização: 17 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

53Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um instrumento que virou esporte profissional: o arco e flecha.

Utilizado em competições mundo afora, o arco e flecha evoluiu e hoje existem diversos modelos, com funcionalidades diferentes para cada pessoa, nível de conhecimento e objetivo.

Em meio a tantas opções, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar o arco e flecha que irá atender às suas expectativas e necessidades.




Primeiro, o mais importante

  • O arco e flecha tornou-se uma prática esportiva que atrai pessoas de todas as idades.
  • Hoje em dia existe uma variedade enorme de modelos de arco e flecha para cada objetivo e cada pessoa.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher o arco e flecha ideal.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de arco e flecha: Nossas escolhas

Quem busca por um arco e flecha quer a união perfeita de conforto e eficiência. Sabendo disso, os fabricantes investem em modelos cada vez mais personalizados.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de arco e flecha disponíveis hoje em dia no mercado.

Uma opção completa

O arco Crosman Eos Hunter é do tipo composto, para destros, e tem ajuste de peso da tração de 20-70lbs e de comprimento de 19-31cm. Esse arco e flecha acompanha estabilizador, descanso para as flechas, mira de fibra óptica, loop para arco e estilingue de pulso.

Uma opção para adultos iniciantes

O Kit Arco Composto de 65 Libras da Buffalo River é feito com hastes em fibra de vidro e empunhadura em liga de alumínio. Esse arco e flecha, ideal para adultos que desejam iniciar no esporte ou praticar arquearia por diversão, tem 8cm de altura, 29,5cm de largura e 112cm de comprimento.

Uma opção resistente

O arco e flecha Nautika é do tipo composto, feito de fibra de vidro, com corda multifilamento de poliamida e pegador de alumínio. De 48 libras, esse arco mede 1,16m de comprimento. Além disso, o arco e flecha Nautika, que é recomendado para destros, acompanha três flechas de fibra de vidro, além mira regulável.

Uma opção equipada

O Tomcat é um arco e flecha do tipo composto que apresenta uma potência ajustável de 20 à 22 lbs. Este arco vem equipado com mira em fibra óptica e apoio para flecha. O arco, que é feito de fibra de vidro, tem 75cm de comprimento e vem acompanhado do quiver para três flechas, além de duas flechas de fibra de vidro.

Guia de Compra

Se você já pratica ou não o tiro com arco e flecha é importante saber que, para comprar o equipamento ideal, é necessário levar em conta o seu objetivo, nível de conhecimento, entre outros fatores.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao comprar o arco e flecha mais adequado.

Mulher com arco e flecha.

O arco e flecha é um esporte que pode ser praticado por todos.
(Fonte: 422737 / Pixabay)

O que é um arco e flecha?

O arco e flecha é um equipamento originalmente utilizado para a caça e guerras. Hoje em dia, porém, seu uso mais comum é em campeonatos esportivos.

Os arcos são formados por segmentos curvados e flexíveis com duas extremidades unidas por uma corda. É na corda que se apoia a parte de trás da flecha, um projétil em forma de haste que tem uma ponta perfurante.

Uma vez tensionada a corda para trás, o arco é flexionado. E, assim que a corda é solta, a flecha é impulsionada com grande velocidade na direção apontada pelo arqueiro.

Quanto maior a tração, maior será a distância percorrida pela flecha e a força do seu impacto.

Arco e flechas na grama.

O tiro com arco e flecha é um esporte reconhecido mundialmente. (Fonte: TheDigitalWay / Pixabay)

Além disso, durante a tração máxima da corda, você precisará sustentar um peso de até 120 libras, o que corresponde a cerca de 54 kg. Por isso já se vê que este é um esporte que exige condicionamento físico.

Também por isso, esse equipamento evoluiu ao longo dos tempos, inclusive em termos de material de fabricação.

Originalmente o arco e flecha era confeccionado em madeira. A partir da segunda metade do século XX, começou a ser fabricado com materiais mais resistentes, leves e duráveis, como fibra de carbono, fibra de vidro e algumas ligas metálicas.

Hoje em dia, ainda que existem diversos tipos diferentes de arco e flecha, dos mais tradicionais ao mais modernos.

Ainda assim, são apenas dois os modelos de arco e flecha utilizados como esporte. Falaremos sobre eles em detalhes em Critérios de Compra.

Quando surgiu o arco e flecha?

A origem do arco e flecha não tem data de origem precisa, mas pinturas em cavernas comprovam sua utilização desde o Período Paleolítico, na Idade da Pedra Lascada.

Usado na caça e guerra, o arco e flecha foi utilizado desde o período paleolítico até dar lugar às armas de fogo.

E essas evidências aparecem em grande parte das culturas, desde os núbios, passando pelos índios da América, até os europeus e chineses. No início, os dois principais usos do arco e flecha foram a caça e a guerra.

Arma de caça e de guerra, o arco e flecha foi utilizado desde o período paleolítico até dar lugar às armas de fogo. Mas, com o aparecimento das armas de fogo, o arco e flecha perdeu sua importância.

Com o tempo, até os dias de hoje, porém, o arco e flecha se manteve presente tanto na prática da caça, em culturas tradicionais, quanto em competições desportivas.

Como o arco e flecha se tornou um esporte?

O arco e flecha passou a ser utilizado como esporte no século XVII, com um torneio realizado na Inglaterra.

O esporte foi introduzido nos Jogos Olímpicos em 1900 e permaneceu até 1920. Em 1931, a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) foi fundada.

No Brasil, o tiro com arco chegou na década de 1950, trazido por Adolpho Porta, um comissário de voo da Panair do Brasil.

Em 19 de novembro de 1958, foi fundada a Federação Metropolitana de Arco e Flecha, no Rio de Janeiro. E, em 1991, nasceu a Federação Brasileira de Tiro com Arco.

E, ainda que o esporte tenha ficado fora das Olimpíadas por um tempo, ele voltou no ano de 1972 e se mantém presente até hoje. A primeira participação do Brasil em Olimpíadas ocorreu em 1980, nos Jogos de Moscou.

https://www.instagram.com/p/BxPkh6rHUyQ/

Hoje em dia, o tiro com arco e flecha pode ser disputado em ambientes abertos (Outdoor) e fechados (Indoor). O objetivo é fazer a maior pontuação possível.

Para você ter uma ideia, nas provas organizadas pela FITA, o arqueiro faz 144 disparos, com 12 séries de três flechas para cada uma das quatro distâncias regulamentares.

A pontuação se obtém pela soma dos resultados de todos os disparos. Já o arco utilizado nas competições costuma ser de aço ou de composições de fibra, plástico e madeira.

Suas dimensões variam: os arcos mais compridos caracterizam-se pela estabilidade, enquanto os mais curtos disparam flechas mais rápidas.

Também existe diferença entre os arcos masculinos e femininos. Os utilizados nas competições masculinas medem de 1,73m a 1,83m; já os usados por mulheres têm de 1,50m a 1,68m.

Já as flechas medem entre 60 e 79 centímetros, com peso máximo de 28g. Nas competições, o arqueiro pode contar com a ajuda de uma mira, assim como de marcas diferentes de orientação.

 Homem mirando com arco e flecha de luvas.

O arco e flecha faz parte de competições esportivas desde o século XVII. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Quais são as características do alvo no esporte de arco e flecha?

O alvo, geralmente feito de palha torcida ou cordas, é fixo e conta com uma superfície de papel ou de lona.

Cada alvo se divide em 10 zonas concêntricas, numeradas de um a 10 (do centro para a borda) e identificado por cores.

Acertar a flecha no centro do alvo, ou seja, no centro do número 10, é o grande objetivo de todo arqueiro, que também é conhecido como X.

Confira a seguir a pontuação de acordo com cada área do alvo e suas respectivas cores:

Cor de cada zona do alvo Pontuação
Amarelo 10 e 9
Vermelho 8 e 7
Azul 6 e 5
Preto 4 e 3
Branco 2 e 1

Se a flecha tocar a linha entre duas zonas de pontuação, vale a maior pontuação. Por exemplo, se um competidor atingir a linha que limita as áreas de pontuação 8 e 9, sua pontuação será 9.

Se o atleta errar o alvo, sua pontuação, evidentemente, é zero ou M (do inglês “miss”, ou em tradução livre, “perder”).

Já tamanho do alvo obedece a padrões internacionais de tamanho, que variam de acordo com a distância em que as flechas são atiradas e com a categoria do competidor.

Quando os praticantes iniciam o aprendizado, no entanto, o alvo é colocado entre cinco e 10 metros de distância da linha de tiro.

Alvo de arco e flecha.

Acertar a flecha no centro é o desafio dos arqueiros. (Fonte: chrisko1960 / Pixabay)

Com o tempo de prática, o atleta começa a treinar com distâncias maiores, até chegar aos 18 metros, que é a medida padrão das competições indoor. Nesse caso, o diâmetro do alvo é de 40cm e conta com 10 anéis.

Já nas competições outdoor, a distância entre a linha de tiro e o alvo, o diâmetro e o número de anéis do alvo dependem da categoria em que o arqueiro compete.

A seguir, você confere a tabela com as informações referentes ao alvo de acordo com a categoria do competidor indoor:

Categoria Distância do alvo (m) Diâmetro do alvo (cm) Anéis no alvo
Recurvo Adulto 70 122 10
Recurvo Cadete 60 122 10
Composto Adulto 50 80 6
Recurvo Infantil 30 122 10

Como são as flechas no esporte de tiro?

Com vimos, a flecha consiste de uma haste longa e fina, com seção circular, feita originalmente de madeira. Nos dias atuais, no entanto, existem flechas de alumínio, fibra de vidro ou de carbono.

Ela é afiada na ponta ou armada com uma ponta separada na extremidade, possuindo um engaste (nock) para fixação na corda do arco.

Pontas de flecha são disponibilizadas em uma variedade de tipos, dependendo do uso que será feito da flecha, seja desportivo, caça ou militar.

Flechas dentro de saco.

As flechas também têm variações de acordo com o nível do atleta. (Fonte: Vibergsborken / Pixabay)

Logo após o nock são fixadas as penas, ou vanes. Normalmente são coladas três penas.

Existem diversas medidas de flechas que são consideradas de acordo com o atleta e sua puxada. É preciso considerar todos esses fatores para escolher a ideal para você.

Por isso, recomendamos que você converse antes com o seu treinador. Mas também falaremos mais sobre isso logo mais em Critérios de Compra.

O que eu devo saber para praticar o arco e flecha?

O arco e flecha é um esporte que requer muito treino físico e psicológico. É preciso força para puxar a corda. Também é necessário ter consciência corporal para combinar movimentos de ombro, cotovelo, cabeça e queixo.

Além disso, a respiração deve ser controlada, já que um simples suspiro no momento errado pode tirar o foco do atirador e fazer com que ele perca a mira.

A postura e a correta estrutura biomecânica também são decisivas para a estabilidade, força e resistência necessárias para se praticar esse esporte.

Os pés, por exemplo, devem estar separados em uma distância equivalente à largura dos ombros. Além disso, a distribuição do peso do seu corpo deve ser de 60 a 70% na parte dianteira dos pés e de 40 a 30% nos calcanhares.

Homem mirando com arco e flecha.

Foco, concentração e postura correta são fundamentais para se ter um bom desempenho no arco e flecha. (Fonte: claus_indesign / Pixabay)

A concentração é outra etapa crítica. Os especialistas recomendam que uma ou duas respirações profundas ajudam nesse processo.

Dessa forma, a rotina para iniciantes e profissionais inclui treinos para aprimorar a coordenação motora e fortalecer músculos da coluna, mãos e braços.

Além disso, é claro, existem recomendações de precaução. O praticante nunca deve mirar na direção de pessoas e animais. Mais do que isso, não se deve mirar para cima, já que a flecha pode alcançar grande velocidade em seu retorno.

Quais são as curiosidades sobre o arco e flecha?

O arco e flecha é uma arma que, por sua origem arcaica, sobrevive no imaginário popular e, é claro, em filmes de época. Não à toa, o arco e flecha fez história, seja nas culturas antigas seja no mundo do esporte.

Por isso, reunimos para você três grandes curiosidades sobre o arco e flecha. Confira a seguir:

  • Robin Hood: O herói da Idade Média, Robin Hood, empresta o seu nome para uma das jogadas mais raras do arco e flecha: aquela em que o competidor consegue acertar a parte de trás de uma flecha, que já está fincada no alvo, partindo-a ao meio.
  • Recorde de medalhas: O belga Hubert Van Innis possui o recorde de medalhas conquistadas no tiro com arco em flecha em Olimpíadas. Nos Jogos de Paris em 1900, ele levou duas medalhas de ouro e uma da prata. Vinte anos depois, nas Olimpíadas da Antuérpia, em 1920, conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata.
  • Domínio coreano: Os atletas da Coréia do Sul dominam o tiro com arco no cenário internacional. Das quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Londres, em 2012, os coreanos faturaram três.

Quais as vantagens do arco e flecha?

O tiro com arco e flecha é um esporte com inúmeras vantagens. A principal delas é que não há limitação nem de idade nem de estrutura física. O fato é que, hoje em dia, crianças de 6 anos até adultos de 80 anos praticam o esporte.

O arco e flecha é usado como terapia de autoconhecimento e controle emocional, além de exercitar a paciência.

Ainda que seja um esporte exigente fisicamente, outra vantagem é que o arco e flecha trabalha a musculatura das costas, ajudando na postura, além da concentração, respiração e relaxamento.

O arco e flecha é inclusive usado como terapia de autoconhecimento e controle emocional.

Outra vantagem é que o arco e flecha também é um bom instrumento para praticar a paciência. Além disso, esse é um esporte que pode ser praticado tanto em ambientes fechados como ao ar livre.

Ainda assim, existem algumas desvantagens. Para competir, os gastos com a arma e os acessórios costuma ser bem alto.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do arco e flecha:

Vantagens
  • Trabalha musculatura do corpo
  • Melhora a postura
  • Desenvolve foco e atenção
  • Estimula a paciência e o relaxamento
  • Para todas as idades e tipos físicos
Desvantagens
  • Exige força e condicionamento físico
  • Pode ser muito caro

Quanto custa um arco e flecha?

O preço do arco e flecha varia bastante em função do modelo e dos acessórios que vêm incluídos. Em geral, você vai encontrar o arco e flecha custando entre R$ 200 e R$ 3 mil.

É claro que você não precisa comprar o mais caro, a não ser que você seja profissional. Para iniciantes e amadores é possível escolher os de valor mais baixo.

Onde comprar um arco e flecha?

Você vai encontrar o arco e flecha à venda em lojas de esportes, de departamento e hipermercados como Casas Bahia e Carrefour. Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Isso porque, em geral, o arco e flecha profissional possui mais oferta nas lojas online. E, além disso, você ainda adquire o equipamento do conforto da sua casa.

Mulher com arco e flecha mirando em alvo ao ar livre.

O tiro com arco e flecha é um esporte exigente que trabalha o corpo e a mente. (Fonte: Films42 / Pixabay)

Critérios de Compra: O que você deve considerar antes de escolher o arco e flecha

Como vimos, antes de comprar o seu arco e flecha é preciso analisar o seu objetivo, o seu nível de prática e a sua estrutura física.

Com isso, você deve também levar em conta as características de cada modelo disponível hoje em dia no mercado. Por isso, listamos para você os principais fatores que devem ser considerados antes de comprar o arco e flecha:

  • Olho dominante
  • Tipo do arco
  • Peso
  • Tamanho
  • Flechas
  • Acessórios

A seguir, vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e invista no arco e flecha ideal.

Olho dominante

Esse é um fator fundamental que você deve levar em consideração antes de comprar o seu arco e flecha.

Antes de escolher entre os modelos disponíveis você precisa descobrir o seu olho determinante. No tiro com arco e flecha normalmente se escolhe o tipo de arco para destro ou canhoto.

Os fabricantes disponibilizam essa informação na embalagem do produto. Mas essa escolha é feita com base no olho diretor ou dominante, que pode garantir uma mira mais precisa.

Para que você possa identificar o seu olho correto siga as seguintes instruções:

  1. Olhe um objeto que esteja a 5 ou 10 metros de distância;
  2. Coloque as mãos para frente, unindo-as, e, em seguida, deixe um espaço entre os dedos polegares e indicadores;
  3. Ao perceber que a sua mão se aproximará de apenas um olho, ele será escolhido como seu olho dominante.

Tipos de Arcos

Existe uma variedade de arcos e cada um possui suas características. E, como vimos, o uso eficaz do equipamento dependerá da técnica e postura utilizada.

Por isso, é importante que você adquira o arco correto para você. Recomendamos que, antes de investir nesse equipamento, você consulte o seu técnico ou treinador.

Isso porque existem arcos e flechas de vários modelos como, por exemplo, o Arco Longbow Tradicional, o Flatbows, o Arco Recurvo, o Arco Composto entre outros.

Aqui, no entanto, nós vamos focar nos dois tipos principais e mais populares: o arco recurvo e o composto.

Homem com arco e flecha.

O arco recurvo e o composto são os mais utilizados atualmente. (Fonte: dalumian / Pixabay)

O arco recurvo é o tipo utilizado nas Olimpíadas. Esse modelo possui lâminas com dupla curvatura, formando um “S” suave. Mas, como não possui roldanas, esse tipo de arco e flecha exige um esforço maior para a puxada.

Além disso, o arco recurvo pode ser encontrado em dois formatos: o inteiriço e o desmontável. Pode ser feito em madeira ou em material de alta resistência como metal, fibra de carbono e fibra de vidro.

Já o arco composto é um modelo mais moderno, que possui um sistema de polias (ou roldanas) em suas extremidades por onde a corda passa.

https://www.instagram.com/p/BsDXHNCnjqY/

Com a ajuda das polias, a corda é esticada com a ajuda das polias, o que reduz a quantidade de força necessária para esticar a corda por completo, facilitando, assim, a mira para o disparo.

Além disso, o arco composto é menos afetado por mudanças de temperatura e de umidade se comparado com o arco recurvo.

Ele também oferece ao arqueiro uma melhor precisão, velocidade e alcance. Ainda assim, ambos os tipos de arco e flecha podem ser equipados com acessórios que facilitam o tiro preciso.

Confira a seguir as principais diferenças entre os arcos recurvo e composto:

Arco recurvo Arco composto
Formato Dupla curvatura Sistema de polias
Utilizado nas Olimpíadas Sim Não
Precisão, velocidade e alcance Menor Maior
Força para esticar a corda Maior Menor
Interferência de fatores climáticos Maior Menor

Peso

Outro fator que você deve observar antes de investir no seu arco e flecha é o peso. E, nesse caso, não se trata da quantidade de quilos que o instrumento pesa. Tratamos aqui da força que você exerce para puxar a corda do arco.

Se você é um iniciante é recomendado que escolha um arco recurvo que pesa entre 25 a 35 libras (lbs), o que equivale aproximadamente entre 11 a 15 kg.

Já para arcos compostos, 50 a 60 libras são os ideais. Isso é necessário para que o praticante possa executar os movimentos da forma correta.

Tamanho

Para escolher o tamanho do seu arco é preciso conhecer a medida da sua “puxada”. O fato é que cada pessoa tem uma “puxada” diferente.

Para descobrir essa medida, você deve medir a distância entre os dois braços esticados do lado. Em seguida, multiplique esse valor por 2,5 e você terá a puxada em polegadas.

Confira a seguir a tabela, que mostra o tamanho (em polegadas) do arco de acordo com a sua puxada (em polegadas):

Tamanho da puxada (lbs) Tamanho do arco sugerido (lbs)
24 62
24 a 26 64
26 a 27 66
27 a 29 68
29 a mais 70

Flechas

Por fim, é importante que você considere as flechas na hora de comprar o arco. Em muitos casos, o instrumento já vem acompanhado de algumas flechas, em geral, entre duas e 6. Mas isso não é regra, por isso fique atento.

Assim como o arco, a flecha tem diversas especificidades e unidades de medida. Uma dessas medidas é o comprimento da flecha, medido entre o nock e o fim do tubo, descartando o tamanho da ponta.

É a envergadura do arqueiro que determina o tamanho da flecha ideal. Por isso, mais uma vez, consulte o seu treinador para fazer a melhor escolha.

Menino usando arco e flecha.

O tamanho da flecha deve ser escolhido de acordo com a sua envergadura. (Fonte: 27707 / Pixabay)

Isso porque uma flecha longa demais pode levar a tiros instáveis. Já uma flecha curta pode acarretar em acidentes graves, já que ela é mais veloz.

Outra medida importante é o spine. Essa unidade mede a flexibilidade da flecha: quanto maior o spine, maior o movimento de contorção da flecha durante o voo até o alvo.

Acessórios

Recomendamos ainda que você observe quais são os acessórios que acompanham o arco e flecha.

É possível encontrar apenas o arco à venda, mas se possível opte pelo modelo que já vêm com alguns acessórios, incluindo as flechas.

Em geral, o arco e flecha pode incluir itens como estabilizador, descanso para as flechas, mira de fibra óptica, quiver para carregar as flechas, loop para arco e estilingue de pulso.

O custo-benefício costuma ser maior quando você com o equipamento com os acessórios incluídos.

foco

Você sabia que existem derivados do arco e flecha como a Besta e a Balista? A Besta é uma arma que possui maior precisão e facilidade de execução, já que você pode usá-la apenas com uma mão. Já a Balista, que é uma versão portátil da Besta, dispara dardos e era muito utilizada no passado principalmente em guerras.

(Fonte da imagem destacada: Vince Fleming / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.